Designer

Designer: descrição da profissão, tipos, responsabilidades e requisitos

Designer: descrição da profissão, tipos, responsabilidades e requisitos
Contente
  1. Que profissão é essa?
  2. O que ele está fazendo?
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Que tipo de designers existem?
  5. Responsabilidades
  6. Para quem é adequado?
  7. Quanto eles ganham?
  8. Educação
  9. Como se tornar um?
  10. Perspectivas e crescimento na carreira

A profissão de designer está diretamente relacionada com a criação de estruturas e o desenvolvimento de imagens de maquetes de interiores, móveis, acessórios, computação gráfica, paisagens e muito mais. Vamos falar sobre quem são os designers, dar uma descrição e descrição da profissão, considerar quais as responsabilidades que desempenham e quais as qualidades que devem possuir para ter sucesso na sua especialidade.

Que profissão é essa?

O designer é especialista no desenvolvimento de layouts da realidade envolvente, e este modelo pode ser real e virtual, pode encontrar a sua encarnação na vida, ou permanecer apenas uma ideia. As principais ferramentas de design serão desenhos gráficos, conceitos, projetos e todos os tipos de diagramas.... Os designers fornecem ergonomia e facilidade de uso para vários itens e soluções de interiores. Esses especialistas devem saber bem e ser capazes de combinar diferentes objetos, materiais, formas e texturas. Além da habilidade artística, eles devem ter habilidades para trabalhar com programas de computador, visto que a atividade de qualquer designer envolve a constante introdução da tecnologia da informação e novos desenvolvimentos.

Muitas pessoas confundem a profissão de designer e artista. A diferença entre eles é na utilização prática dos resultados do trabalho. Um pintor pode se dar ao luxo de desenhar modelos surrealistas, por exemplo, design de interiores, sem pensar em como colocar todos os móveis retratados ali. O objetivo do designer é completamente diferente - ele deve criar um projeto que possa ser trazido à vida para que as pessoas possam viver e interagir com sucesso neste interior.

Por isso, para se profissionalizar, não basta se formar na escola de artes, é preciso ter uma formação especializada.

O que ele está fazendo?

As tarefas do designer incluem o design, bem como a criação dos mais recentes conceitos modernos de interiores / paisagens / mercadorias / produtos informáticos. Ao criar projetos certifique-se de levar em consideração a ergonomia da solução, a facilidade de uso, bem como o design de cores e a estética geral do produto acabado. Na elaboração dos layouts, os designers devem, antes de mais nada, orientar-se pelas solicitações dos clientes individuais ou pelos desejos dos consumidores em geral. Durante o trabalho preparatório, os especialistas fazem as medições e os testes necessários, após os quais incorporam a ideia na forma de um desenho esquemático ou de uma maquete da estrutura.

Todo o trabalho necessário pode ser realizado de forma independente ou em conjunto com fotógrafos, ilustradores, psicólogos, profissionais de marketing e outros especialistas relacionados.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer outra profissão, a direção do design tem suas vantagens e desvantagens. Portanto, as vantagens incluem os seguintes pontos.

  • Demanda. A profissão é popular e relevante. Segundo especialistas, nas próximas décadas, o interesse pelos serviços dos designers só vai crescer.
  • Salários decentes especialistas qualificados.
  • Habilidade para trabalhar tanto no escritório quanto como freelancer.
  • Trabalho criativo, permitindo que você realize seu potencial criativo e melhore a realidade circundante.

Não sem suas desvantagens.

  • Dificuldades em alcançar um bom nível de remuneração... Designers iniciantes têm que trabalhar vários anos praticamente por um centavo, enchendo seu portfólio, já que especialistas sem experiência não são cotados no mercado.
  • Praticamente horários irregulares de trabalho.
  • Para um designer freelance, uma desvantagem significativa pode ser irregularidade das ordens. Eles podem obter uma boa quantia para o projeto e depois ficar sentados esperando por várias semanas.
  • Designers experientes dizem que o mais difícil nesta profissão é a subjetividade da avaliação do trabalho.... Mesmo com as mais altas qualificações e vasta experiência, os designers sempre enfrentarão mal-entendidos de clientes, construtores, engenheiros e outros profissionais.

Infelizmente, mesmo aqueles trabalhadores que foram repetidamente notados pela comunidade mundial não podem evitar isso.

Que tipo de designers existem?

A gama de funções e tarefas de um designer é limitada não apenas pelas habilidades e competências profissionais do funcionário, mas também pela especialização escolhida. As áreas mais populares hoje incluem o seguinte.

  • Design de interiores... A maioria das pessoas comuns entende esta profissão como a capacidade de escolher móveis bonitos e elegantes e organizá-los ergonomicamente na sala. É assim que os aspirantes a especialistas que concluíram os cursos de duas semanas veem seu trabalho. Na verdade, as responsabilidades de um designer são mais complicadas. O interior não é apenas mobiliário, é também engenharia de comunicações, iluminação, conjuntos arquitetônicos. Este especialista é obrigado a apresentar uma opção de acabamento, a localização da fiação, dispositivos de aquecimento, ventilação.
  • Web designer. Esta é uma das profissões mais comuns hoje. Certamente muitos notaram que sites diferentes com um assunto semelhante e estrutura aproximadamente semelhante podem diferir em seu design. Em alguns, tudo é claro e estruturado, em outros pode ser bastante difícil encontrar as informações necessárias.
  • Design do site - esta é a primeira coisa que o usuário vê, um reflexo visual da funcionalidade e do posicionamento do recurso.Aqui não é suficiente apenas criar uma imagem atraente - é importante considerar como o portal será organizado ao ser entregue ao desenvolvedor de front-end, quão conveniente e compreensível será para os visitantes e quais métodos é possível alcançar conversão de página por. Para isso, não basta um especialista saber desenhar lindamente em editores gráficos, aqui é importante saber o básico para desenvolver projetos para Internet.
  • Designer gráfico... Este é um especialista que cria uma espécie de concha. Exemplos de seu trabalho serão a criação de logotipos, identidade corporativa, sistemas de navegação, além de modelos visuais de embalagens e mídias. O produto do seu trabalho desempenha uma função - atrair, contribuindo assim para a promoção da marca. Ao mesmo tempo, o designer gráfico deve estar atento ao uso prático. Então, se uma embalagem para um chocolate está sendo desenvolvida, você precisa entender o quão conveniente ela será, se seu esquema de cores será agradável aos olhos, se a fonte e a imagem usadas se tornarão reconhecíveis - tudo isso depende diretamente do profissionalismo e talento do especialista.
  • Paisagista... Na verdade, essa pessoa desempenha as funções de designer e é responsável por criar a paisagem de parques, praças e lotes pessoais. Esta especialidade requer conhecimento profundo de botânica e engenharia. Aqui você precisa escolher as plantas para que não só fiquem bonitas, mas também possam crescer e se desenvolver com sucesso no local designado para elas; o desenvolvimento de sistemas de irrigação e drenagem não é menos importante. No projecto paisagístico em elaboração, é necessário abordar a praticidade do paisagismo, a eficácia das comunicações implantadas e a criação de condições para a boa sobrevivência de árvores, arbustos e flores.
  • Designer industrial. É o responsável pela criação dos projetos de produção. Um exemplo disso é a indústria automotiva, uma vez que o design de um veículo causa impacto em milhões de pessoas que desejam comprar o carro de um fabricante ou abandoná-lo. No entanto, também aqui se dá muita atenção não só à estética, mas também à componente de engenharia, à praticidade e às características funcionais do automóvel.

Estes são apenas os destinos mais populares. Hoje existem mais de 20 tipos de design, cada um com sua especialização individual e requer um nível básico de conhecimento. Por exemplo, um designer de imagem que cria lindas roupas, sapatos e joias; techno estilista desenvolvendo produtos com dispositivos embutidos; biodesigners responsáveis ​​pela criação de maquetes 3D de órgãos e tecidos. Existe uma grande procura de designers poligráficos e narrativos, desenvolvedores de layouts do ambiente urbano, bem como anúncios, manicure, cortinas e outros tecidos, um designer-decorador, um designer-florista, um designer de fotografia.

Responsabilidades

Em termos simples, um designer é uma pessoa chamada a criar beleza e manter a funcionalidade usando sua imaginação e habilidades profissionais. A descrição do trabalho desses especialistas inclui:

  • ouvir os desejos do cliente;
  • desenvolvimento de ideia geral e projeto e sua aprovação;
  • desenho de conceito;
  • execução de trabalhos de modelagem 3D para facilitar a visualização do conceito;
  • preparação de modelos espaciais;
  • Projeto;
  • prototipagem;
  • acordo final com clientes;
  • transferência do projeto para a obra e controle do cumprimento do projeto em todas as etapas da obra.

Para quem é adequado?

Para se tornar um designer, você deve ter certas habilidades profissionais e traços de personalidade.

Habilidades profissionais exigidas

Para otimizar as atividades, um designer profissional utiliza os mais modernos programas em seu trabalho. Este especialista é obrigado a:

  • posse de técnicas gráficas e de desenho clássicas e não tradicionais;
  • conhecimento dos conceitos básicos de design de computador, SketchUp, AutoCAD, bem como ArchiCAD e Sweet Home 3D;
  • posse das competências de identidade e economia do projeto a ser desenvolvido;
  • compreensão dos princípios básicos de marketing;
  • para se comunicar com clientes estrangeiros, é necessário o conhecimento de um segundo idioma.

Qualidades pessoais

Não menos atenção deve ser dada às qualidades pessoais.

  • Pensamento lógico... O designer não cria um quadro bonito, mas sim projetos reais, portanto, no âmbito desta especialização, é muito importante pensar conceitualmente e logicamente.
  • Estilo individual. Normalmente, esta qualidade está intimamente ligada à criatividade e permite gerar ideias únicas que tornarão o design mais reconhecível e elegante.
  • Atenção. Um único erro pode levar às consequências mais desagradáveis. Portanto, se uma imprecisão foi feita na elaboração de um projeto de interior, este é um alô para uma violação completa de sua funcionalidade, e a elaboração incorreta de um layout de web design se transformará em longas noites sem dormir para um designer de layout.
  • Perseverança. Este artista pode esperar anos pela inspiração, e o designer é forçado a trabalhar em condições de prazo limitado, cujo descumprimento acarreta grandes penalidades.

Este especialista não será prejudicado pela observação, boa imaginação, capacidade de pensar fora da caixa e processar grandes volumes de informações que chegam. Para facilitar o entendimento mútuo com o cliente, o designer deve ser sociável e capaz de persuadir.

Quanto eles ganham?

    Os salários dos designers dependem diretamente da orientação da experiência profissional, da qualidade e do número de projetos concluídos, do nível de proficiência em ferramentas técnicas e de software, bem como da região de residência e muitos outros fatores.... Portanto, é difícil indicar o valor exato da remuneração de um designer, embora seja possível estabelecer benchmarks. No nosso país, os especialistas recebem uma média de 30-35 mil rublos, em Moscou esse montante está perto de 40-50 mil, porém, nas províncias russas, os designers costumam receber 10-15 mil por mês.

    Mais bem pago pelo trabalho de designers de interface - seu salário chega a 100 mil, literalmente "nos calcanhares" são pisados ​​por designers 3D - ficam com cerca de 90 mil, web designers - 75-80 mil, designers de interiores - 50-70 mil, móveis - até 60 mil e paisagismo designers - até 50-60 mil Um designer experiente pode tentar concretizar a sua força nos países europeus, onde os especialistas em cada direcção conseguem muito mais. Assim, o mesmo designer de interface nos Estados Unidos recebe até US $ 3.000 por mês, no Canadá - 2.500, e na Alemanha o pagamento chega a 4.000 euros.

    Educação

    Apesar da crença generalizada de que o design pode ser feito por qualquer pessoa com talento artístico e bom gosto, esta profissão exige, no entanto, uma boa formação especializada. Para se tornar um especialista competente, você precisa ser bem versado na técnica de elaborar projetos e dominar programas gráficos perfeitamente... Um verdadeiro especialista não para de se aperfeiçoar, pois mais e mais novas tecnologias surgem a cada ano.

    Hoje, cada cidade tem institutos e universidades que oferecem programas de educação em design. É aconselhável escolher apenas instituições de grande porte, com boa reputação e que acompanhem a qualidade do processo de obtenção de conhecimentos e habilidades especializadas. Nas universidades, a direção "Design" geralmente inclui vários perfis:

    • design gráfico;
    • design de roupas;
    • Desenho industrial;
    • design de jogos e criação de realidade virtual;
    • design de comunicação e alguns outros.

      Ao entrar na universidade, os candidatos geralmente fazem o Exame Estadual Unificado em russo, matemática, história e estudos sociais - uma lista mais detalhada depende das características da instituição de ensino. Em alguns casos, você também terá que passar por um teste criativo, que permitirá que você demonstre o nível de habilidade. Após a 9ª e 11ª séries, você pode entrar em uma faculdade especializada, o que permite que você obtenha uma educação secundária especializada na direção de design.

      Como mostra a prática, muitos alunos no curso de aprendizagem experimentam frustração, porque inicialmente acreditam que aprenderão tudo. No entanto, isso está longe de ser o caso - na universidade eles podem dar uma teoria, e projetos reais só podem te pegar depois de ganhar experiência. Nos institutos dos primeiros anos, muitas disciplinas gerais são estudadas (estudos culturais, ciências políticas) e também é feita uma introdução à profissão. No mesmo período, inicia-se o contato com os construtores de programas de computador.

      No terceiro e nos cursos seguintes, um estudo mais aprofundado das disciplinas necessárias para a profissão já é dado, e todos os tipos de exposições e concursos são realizados. Na segunda metade da formação, os alunos recebem os primeiros projetos a desenvolver e, após a formatura da universidade, todos se deparam com a defesa do diploma. Normalmente, para isso, o aluno recebe um grande projeto, que deve realizar de forma independente e apresentá-lo aos membros da comissão.

      Como se tornar um?

      A principal dificuldade de qualquer especialista novato é é falta de experiência prática. No entanto, esse problema pode ser resolvido aceitando o desenvolvimento de pedidos de baixa remuneração em um pequeno estúdio de design ou por meio de bolsas de trabalho freelance. Neste último caso, você pode trabalhar na tarefa sem sair de casa, e o baixo salário é totalmente compensado pelo acúmulo de boa experiência. A segunda dificuldade é a falta de ideias, não existe uma solução única para todos.

      Um aspirante a designer deve trabalhar em si mesmo e em sua visão, tanto quanto possível, a fim de revelar seu potencial.

      Perspectivas e crescimento na carreira

      Existem várias maneiras de ganhar dinheiro na direção do design. Primeiro, você pode se tornar um freelancer e trabalhar por conta própria. Neste caso, você pode selecionar pedidos de forma independente, dependendo do nível de pagamento e dos prazos. Ou você pode conseguir um emprego no quadro de funcionários de um bureau de design ou de uma grande empresa de projetos e trabalhar em equipe - neste caso, sempre há uma oportunidade de crescimento na carreira e, consequentemente, um aumento de salário.

      Os aspirantes a designers geralmente encontram empregos em pequenos estúdios. Via de regra, não há perspectivas de carreira, mas o trabalho com elas só pode servir de ponto de partida para a elaboração de um portfólio e a prática de competências adquiridas durante o treinamento. As perspectivas para aqueles que receberam sua educação em uma universidade estrangeira de prestígio são muito melhores - isso abre imediatamente o caminho para a arena internacional.

      Em qualquer caso, apenas um designer que se distingue pelo trabalho árduo e pelo auto-estudo constante pode alcançar uma boa posição e ganhos consistentemente elevados.

      É importante fazer cursos, participar constantemente de seminários, treinamentos e participar de concursos de qualificação profissional. Você precisa perceber incansavelmente novos dados e estudar todas as últimas tendências e tendências, mas ao mesmo tempo não violar seu estilo individual.

      1 comentário

      Nós, como um estúdio de design de interiores, empregamos exclusivamente especialistas com formação superior em arquitetura.

      Moda

      a beleza

      casa