Designer de móveis: prós e contras da profissão
Cada profissão é necessária e importante, e para obter não só o resultado do trabalho, mas também o prazer do trabalho, você precisa saber o máximo possível sobre o tipo de atividade que lhe interessa. Hoje em dia são muito procurados designers de móveis que, pelos seus próprios esforços, criam peças de mobiliário originais que podem decorar qualquer casa.
Não é muito difícil fazer esse trabalho, mas nem todo mundo tem talento para isso, porém, se há muita vontade de se tornar um designer de móveis, é preciso conhecer todos os prós e contras dessa profissão.
Características da profissão
A produção de móveis foi lançada há muito tempo. A principal tarefa dessas atividades era a fabricação de utensílios domésticos que facilitavam muito a existência e a tornavam muito mais confortável. Com mesas, cadeiras e camas standard disponíveis, as pessoas queriam comprar peças de mobiliário originais e bonitas. Inicialmente, apenas pessoas nobres com ampla capacidade financeira podiam pagar por móveis de design bonitos, mas agora tudo é muito mais simples e há muito mais oportunidades para comprar esses produtos.
Dependendo da direção da produção, seu quadro de funcionários pode ser de dez a centenas de funcionários. Uma fábrica de móveis completa deve ter especialistas como:
- designer;
- construtor;
- carpinteiro;
- pintor;
- selecionador;
- colecionador;
- costureira, cortadora.
Um designer de móveis está empenhado no desenvolvimento de um conceito para uma determinada peça de mobiliário, utilizando a sua visão ou os desejos dos clientes para isso.Em uma grande empresa, designers, tecnólogos e designers são responsáveis pelo processo de criação de novos móveis, que por esforços conjuntos obtêm a versão mais ideal da peça acabada de mobiliário.
Para ser um designer de móveis de sucesso, é desejável obter uma educação adequada, mas os critérios mais importantes são os dados naturais de uma pessoa. Um bom designer distingue-se pela criatividade, criatividade e habilidade artística, a capacidade de perceber a relação espacial dos objetos e de selecionar o esquema de cores de forma otimizada. Graças ao gosto estético e ao olhar fresco para este ou aquele objeto e projeto, o designer cria um novo esboço, que é transferido para um computador, onde o trabalho é realizado em formato 3D, o que permite alcançar o resultado desejado.
A profissão de designer de móveis é criativa, mas ao mesmo tempo implica muito trabalho, graças ao qual o objeto resultante sai não só bonito, mas também funcional.
Responsabilidades
Um designer de móveis executa uma série de tarefas obrigatórias em seu local de trabalho. Entre eles estão os seguintes:
- esforçando-se para melhorar os produtos acabados;
- trabalhar na estética e ergonomia de móveis;
- redigir esboços usando uma variedade de métodos artísticos e gráficos e design artístico;
- execução oportuna e de alta qualidade de pedidos de clientes;
- desenvolvimento de modelos 3D de certas peças de mobiliário;
- discussão do projeto com designers e tecnólogos;
- consideração dos princípios de operação, condições de instalação e operação técnica dos produtos desenvolvidos;
- controle das normas, condições técnicas e padrões de empreendimentos artísticos e de design existentes no empreendimento;
- manutenção de projeto e documentação tecnológica;
- pesquisa de características técnicas e propriedades de materiais que são utilizados no desenvolvimento de estruturas;
- controle de patentes e padrões de produção;
- consideração do procedimento de execução da perícia artística e de design dos projetos acabados; escolha dos critérios pelos quais é realizada uma avaliação estética da sua qualidade;
- análise constante do desenvolvimento da indústria do design de arte, que permite o uso de tecnologias modernas na produção;
- entrega do projeto elaborado.
Um designer de móveis qualificado deve ter formação adequada, ser capaz de utilizar programas que permitam visualizar o projeto do móvel antes de sua execução, o que possibilita corrigir deficiências antes do início da produção.
Conhecimento e habilidades
Um designer de móveis não deve apenas ser talentoso, mas também preparado para todas as nuances de trabalho que possa encontrar. As habilidades mais importantes de um designer de móveis são:
- a capacidade de trabalhar de acordo com os padrões e tecnologias da empresa;
- criar uma amostra de um produto na mente e a capacidade de transferir ideias para o papel ou computador;
- a capacidade de usar programas de design para desenvolver projetos 3D prontos;
- trabalho em equipe para obtenção de amostra pronta;
- desenvolvimento de soluções de cores e elementos decorativos de móveis;
- entrega de trabalho;
- manutenção da documentação de acompanhamento.
Para lidar com todas as tarefas definidas, um designer precisa de conhecimentos de diferentes indústrias. Estes são os fundamentos da teoria econômica, a organização da produção, trabalho e gestão, os fundamentos da legislação trabalhista, programas modernos de computação e design de arte.
Um verdadeiro especialista contará com conhecimentos de fontes nacionais e estrangeiras, reabastecendo constantemente a base de conhecimentos, o que lhe permitirá melhorar o seu nível de competência.
Como se tornar?
Para se tornar um designer de móveis, é aconselhável concluir o treinamento relevante em uma universidade ou faculdade, onde as principais disciplinas serão design artístico e artes visuais... Assuntos igualmente importantes também serão matemática e design. Com o domínio do design gráfico e do design e programação de computadores, você pode aprimorar seus conhecimentos e habilidades, tornando-se um especialista mais qualificado.
No processo de aprendizagem, você pode começar criando seu portfólio, que gradativamente será reabastecido com novos empregos, e na hora das contratações já haverá algo para mostrar ao empregador. Numa primeira fase, é aconselhável criar o maior número possível de esboços à mão, utilizando apenas papel e lápis, o que permitirá melhorar a sensação de espaço, aprender a planear e desenhar correctamente os objectos.
Ao longo do treinamento e no decorrer do trabalho é importante estudar os projetos de designers famosos, tente recriá-los você mesmo para aumentar seu arsenal e aprimorar sua base de conhecimento. Depois de receber a formação e a experiência necessárias, você pode procurar emprego em uma empresa de móveis ou de design, escolhendo para você uma direção específica ou tendo um amplo leque de responsabilidades.
Onde você pode trabalhar?
Um bom designer de móveis estará sempre em demanda e ele pode ser empregado em vários campos de atividade. Além de trabalhar em uma empresa de móveis, onde pode ser um especialista em móveis de armário ou cozinha, um profissional da sua área pode atuar como consultor no desenvolvimento e design de móveis ou como designer de produtos de móveis (se for o caso experiência).
Um designer de móveis pode fazer parte de uma organização ou trabalhar por conta própria, representando uma organização privada. As vantagens de trabalhar numa empresa de móveis já existente são a estabilidade e uma base de clientes pronta a usar, o que lhe permite trabalhar plenamente na sua área, sem se distrair com questões organizacionais. A desvantagem de tal trabalho pode ser considerada taxa fixa e necessidade de execução de projetos bem definidos de acordo com os padrões da fábrica de móveis.
Para poder criar livremente, você pode abrir seu próprio negócio, mas então terá que despender parte do tempo em questões financeiras e organizacionais, o que não permitirá que você se concentre totalmente em seu trabalho principal.
Para encontrar um meio-termo, o melhor é conseguir um emprego em uma empresa privada que se ocupará de todas as questões não relacionadas ao design de móveis, e lhe dará a oportunidade de implementar suas próprias ideias e projetos, garantindo o crescimento de qualificações e habilidades, bem como salários decentes para esse trabalho.