Designer

Desenhador paisagista: características e essência da profissão

Desenhador paisagista: características e essência da profissão
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Responsabilidades
  4. Qualidades e habilidades
  5. instruções
  6. Educação
  7. O salário

A profissão de paisagista é o sonho de muitas pessoas criativas. A capacidade de concretizar as suas próprias ideias, trabalhar por conta própria e estar em constante contacto com a natureza são os principais motivos da popularidade deste lugar.

Peculiaridades

Um paisagista é um funcionário cujas principais responsabilidades são o projeto e a melhoria de jardins, parques e territórios adjacentes. A descrição desta profissão sugere que a tarefa de um especialista inclui não apenas a criação de uma imagem estética, mas também a organização de locais confortáveis ​​para descanso e o ocultamento de áreas inestéticas da paisagem. Apesar de o paisagista não ser jardineiro ou botânico, sua profissão ainda está parcialmente relacionada à biologia. Ele deve entender como as lavouras plantadas em forma de mudas vão mudando ao longo do tempo, levar em consideração as regras de combinação das plantas e as condições de sua manutenção. Além do mais, o objeto resultante deve estar em harmonia com a natureza circundante, o que significa, novamente, é importante entender como ele muda ao longo do ano.

Um paisagista decora uma área particular, usando plantas, a paisagem natural existente, edifícios e uma variedade de acessórios para exteriores. O trabalho em um projeto começa necessariamente com a criação de um plano com plantio cuidadoso. Para que o site não pareça negligenciado, a composição deve ser equilibrada, mas, ao mesmo tempo, a simetria absoluta ainda parece pouco natural. Embora muitos designers trabalhem como empresários individuais, você pode encontrar esse especialista em estúdios de design, bem como em algumas empresas de construção.

Se você se familiarizar com fatos históricos interessantes sobre a profissão acima, poderá descobrir que anteriormente o paisagismo era um desdobramento da jardinagem e estava disponível apenas para a alta nobreza. Mesmo assim, no século XX, a direção começou a se espalhar entre a população comum.

Vantagens e desvantagens

A profissão de paisagista está atualmente em grande demanda e, portanto, não é surpreendente que o número de suas vantagens seja bastante tangível. Devido à grande procura, o especialista não tem problemas de emprego. - Você pode encontrar emprego em uma construtora, em um estúdio de arquitetura e em uma organização que lide com design. Claro, você pode trabalhar como um empreendedor individual, atraindo novos clientes por meio das redes sociais e do boca a boca. O trabalho de um paisagista paga bem. Apesar do fato de que os recém-chegados na maioria das vezes começam com um salário igual a 25 mil rublos, logo ele pode subir para 60 mil. E especialistas qualificados com um bom portfólio ganham 300.000 rublos por pedido.

Claro, a grande vantagem é a oportunidade de trabalhar por conta própria, engajando-se em atividades criativas. Nesse caso, o paisagista pode regular não só o número de pedidos, mas também sua programação. É possível contratar assistentes, se necessário. A desvantagem da profissão pode ser chamada de certas dificuldades no início de uma carreira. Quem acaba de se formar em uma universidade é obrigado a competir com especialistas já experientes. No entanto, com um forte desejo, esse menos pode ser processado em um ponto positivo: ainda enquanto estuda, ganha um dinheirinho extra como assistente ou voluntário em determinados projetos, além de formar um portfólio, ainda que com pedidos não pagos.

Outra desvantagem é a sazonalidade do trabalho, já que no inverno um número muito pequeno de pessoas requer os serviços de um paisagista. Para alguns, a desvantagem também será a necessidade de fazer o trabalho sujo, por exemplo, arranjar canteiros de flores ou escorregadores alpinos.

Responsabilidades

O trabalho de um paisagista envolve muitas tarefas. Tudo começa, é claro, desde as negociações com o cliente e a identificação dos seus desejos. Além disso, o especialista deve lidar com a paisagem existente, ou seja, determinar o tamanho do território, o tipo de solo, a proximidade da localização das águas subterrâneas, a presença de reservatórios, as especificidades do relevo, o clima e outras características. O próximo passo é criando um projeto de jardim, e o projeto de todos os edifícios no local também é levado em consideração. Após o desenvolvimento dos sistemas de comunicação necessários, por exemplo, drenagem, começa paisagismo direto do local. No final do fluxo de trabalho, instalação de lâmpadas e elementos decorativos.

Basicamente, um paisagista deve ser capaz de fazer tudo - desde a criação de uma bela imagem até trazê-la à vida de acordo com os requisitos de engenharia. Quanto à comunicação, é importante destacar que o especialista deverá desenvolver um sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial, bem como incluir um sistema de drenagem e tanques de sedimentação no projeto de concepção. Se o cliente manifestar o desejo de criar um reservatório adicional no local, o funcionário deve lidar com isso. Claro, é ele quem traça caminhos e caminhos, dirige o plantio de árvores, flores e arbustos, e também pensa no sistema de irrigação.

A propósito, muitas vezes todas essas tarefas são realizadas simultaneamente em vários projetos.

Qualidades e habilidades

A principal qualidade que um paisagista deve ter é, claro, pensamento criativo. Sem ele, é simplesmente impossível criar um projeto de design exclusivo que irá satisfazer o cliente, mas ao mesmo tempo levar em conta todas as características do site existente.Para pensar de forma criativa, é claro, você precisa desenvolver a imaginação e incutir em si mesmo um senso de beleza. No entanto, para a implementação de ideias em grande escala, uma imaginação não será suficiente - um especialista precisará de qualidades como perseverança, trabalho árduo, paciência e atenção aos detalhes. Como em quase qualquer trabalho, as habilidades de comunicação são importantes para um paisagista, pois é necessário encontrar uma linguagem comum com qualquer cliente.

Como já mencionado acima, o conhecimento da botânica também será útil, para que uma bela foto de flores e plantas também seja viável. Ajude um especialista posse de programas especiais para a criação de projetos de design, bem como a capacidade de desenho. A profissão de designer de paisagem é ideal para pessoas com propósito, que não estão paradas em um lugar e estão em constante desenvolvimento. Devem ter boa memória para não perder um só aspecto na criação de um projeto de design, para serem bons organizadores. Também importante a capacidade de transmitir claramente suas ideias para construtores e jardineiros e gerenciar seu trabalho durante todo o período.

E, claro, uma qualidade tão importante como tolerância ao estresse... Trabalhar como paisagista envolve interação bastante frequente com as pessoas e a influência do fator humano, para o qual você deve estar sempre preparado. No que diz respeito a uma variedade de conhecimentos e habilidades, o paisagista deve entender arquitetura e plantas, entender os princípios da construção paisagística, navegar pelos custos e procedimentos de trabalho, pensar figurativamente, trabalhar em programas AutoCAD e Archicad e também se manter atualizado com as tendências modernas.

instruções

O projeto paisagístico moderno é geralmente dividido em 3 áreas principais.

  • Engenharia. A direção de engenharia inclui arquitetura, construção e projeto preliminar. O conhecimento nesta área permitirá ao paisagista projetar corretamente o sistema de iluminação e comunicações. Aliás, é ele quem precisará criar sistemas de águas pluviais que drenem as águas servidas, além de desenvolver estruturas adicionais.
  • Biológico. A direção biológica combina botânica e cultivo de plantas. É importante para um especialista que decora um terreno pessoal entender a combinação de plantas individuais, bem como conhecer as peculiaridades de seu desenvolvimento e floração. Algumas das colheitas podem até exigir misturas de solo especiais.
  • Histórico. Por fim, há também uma direção histórica, que inclui a história da cultura e da filosofia. Estas informações permitirão combinar harmoniosamente os edifícios no local com o projeto paisagístico, bem como enfatizar efetivamente as características da paisagem.

Educação

Em princípio, você pode estudar para ser um paisagista em muitos institutos por toda a Rússia. Algumas instituições de ensino (por exemplo, MASPK) oferecem até a oportunidade de fazer cursos de reciclagem profissional remotamente. Devo dizer que um futuro especialista pode receber educação básica em uma direção adjacente, e então você tem que se inscrever para cursos especializados.

Inicialmente, deve-se focar em especialidades como "Arquitectura paisagística", "Jardinagem ornamental e fitodesign", "Paisagens de prados e relvados", "Jardins e parques e construção paisagística" ou "Desenho paisagístico" propriamente dito. Via de regra, disciplinas como matemática, biologia ou geografia, além de russo, devem ser cursadas.

Das instituições educacionais para os candidatos, as mais frequentemente recomendadas são a Universidade Estadual de Florestas de Moscou, a Academia Inter-regional do Complexo Industrial e de Construção, a Academia Agrícola de Moscou em homenagem a V.I. K. A. Timiryazeva e a Universidade Estadual de Tecnologia e Design de São Petersburgo.

O salário

É improvável que um paisagista sem experiência ganhe mais de 28 mil rublos, e um designer assistente que combina estudo e prática receberá ainda menos. Em princípio, na Rússia, o nível de salários é de 30 mil a 120 mil rublos. Em Moscou, esse número é um pouco mais alto - os limites de renda dos paisagistas variam de 40 mil a 130 mil rublos.

Quanto mais altas as qualificações de um designer e mais amplo seu portfólio, mais ele pode esperar receber.

1 comentário
Anastasia 01.09.2020 23:28

Um artigo muito interessante, útil e volumoso! Muito obrigado a quem trabalhou nisso!

Moda

a beleza

casa