Designer de interiores: descrição da profissão, habilidades necessárias e educação
A profissão de designer é uma das mais populares da atualidade. Isso se deve à demanda do mercado, às perspectivas bastante sérias e ao bom rendimento. Além disso, esse tipo de trabalho permite que você seja criativo. No entanto, tornar-se um bom designer não é fácil. Para alcançar alturas na profissão, você precisa de educação especial, gosto impecável, senso de cor, pensamento criativo e perseverança.
Existem várias instituições que formam designers agora, desde instituições de ensino superior a cursos regulares.
O que um designer de interiores faz?
Um especialista em design de interiores resolve questões relacionadas à disposição de uma sala confortável e estética. Pode ser um apartamento, uma casa ou uma divisão separada - um quarto, uma sala de estar, uma cozinha. O projetista não só faz um projeto e uma descrição do mesmo, mas também faz o controle até o final do reparo.
Existem 3 princípios que fundamentam a disposição das instalações:
- estética - qualquer interior deve ser bonito e agradar ao cliente;
- funcionalidade - esta característica proporciona conforto, facilidade de uso do ambiente;
- uniformidade - sem uma composição holística, é improvável que um conjunto verdadeiramente harmonioso apareça.
É por esses princípios que todo especialista se orienta ao decorar um apartamento ou uma casa.
Também existe uma classificação de designers:
- especialista em design residencial - casas particulares, apartamentos;
- especialista em design não residencial - escritórios, teatros, bancos, sociedades filarmônicas, restaurantes, hotéis e outros locais públicos.
A maioria dos designers, embora tenham amplo conhecimento, se especializam em 1-2 direções. Além disso, um designer pode combinar suas funções com as de um arquiteto e lidar com mudanças não globais na arquitetura.
Um designer profissional é avaliado de acordo com os seguintes critérios:
- confiabilidade e qualidade dos materiais selecionados;
- satisfação do cliente;
- gosto estético.
Portanto, não se deve pensar que a profissão se limita à criatividade, é muito importante conseguir encontrar uma aproximação com as pessoas, para construir uma comunicação com competência.
O próprio processo de trabalho consiste nas seguintes etapas:
- ordenar e buscar uma ideia;
- formação de conceitos, análise de precedentes;
- redação, otimização, harmonização;
- formação de esboço, coordenação;
- criação de um modelo 3D;
- elaboração de desenhos;
- implantação do projeto, adequação pelo cliente;
- desenho e colocação de móveis;
- decoração.
Prós e contras da profissão
A relevância e relevância da profissão são indiscutíveis, é interessante para muitos, mas antes de decidir estudar é necessário pesar os prós e os contras.
Vantagens da profissão:
- o foco criativo do trabalho permite que pessoas com um tipo de pensamento criativo sejam realizadas;
- novos projetos não permitem que você fique entediado, ao contrário do trabalho de rotina;
- oportunidades de desenvolvimento contínuo, crescimento;
- perspectivas em termos de salário e carreira;
- altos salários;
- há uma oportunidade de trabalhar por si mesmo.
No entanto, existem várias desvantagens significativas:
- a princípio você terá que trabalhar por sua reputação, e não para enriquecimento;
- é preciso entrar em contato constante com as pessoas, levar em consideração seus desejos, buscar um compromisso em soluções de design.
Requisitos
Para ser um especialista realmente altamente qualificado e requisitado, deve-se não apenas escolher a instituição educacional certa, mas também ter certas habilidades, traços e traços de caráter. Você pode tentar-se na profissão com segurança se for típico de:
- habilidade do plano artístico;
- mentalidade criativa, criatividade;
- gosto estético impecável;
- imaginação artística, a capacidade de criar uma imagem a partir do texto;
- a capacidade de avaliar a proporção de objetos no espaço;
- harmonia de cores, um senso de simetria;
- atenção, observação, habilidade de perceber detalhes;
- antecipação do resultado;
- pensamento abstrato, flexível, associativo e intuitivo.
Além disso, você precisa ter habilidades de desenho, design, conhecimentos de computador. A habilidade de desenho é desejável, mas não necessária e pode ser aprendida na preparação.
Responsabilidades
As funções de um especialista em design de interiores incluem uma enorme lista de obras:
- planejamento, design de decoração de espaço;
- responsável por todos os trabalhos especializados de acabamento e códigos de construção;
- levando em consideração as propriedades dos materiais, móveis, decoração;
- controle sobre a execução de todas as obras;
- comunicação com o cliente, desde a sua procura até à entrega / aceitação do interior acabado.
Simplificando, o designer é totalmente responsável pela decoração interior confortável e bonita, residencial ou não residencial, dependendo da especialização. A criação de um ambiente interior está sujeita apenas a um especialista qualificado. Deve ser projetado de maneira segura, fisicamente confortável e esteticamente agradável.
Entre outras tarefas do designer:
- aconselhamento;
- identificação das metas, objetivos do projeto, necessidades do cliente;
- criação de layouts, esboços;
- preparação de toda a documentação;
- organização do espaço em função da sua funcionalidade.
Além disso, o designer monitora o mercado, busca os itens de interior necessários, adquire materiais.
Educação
Estudar para ser um designer hoje pode quase ninguém. A admissão em uma universidade, instituto ou outra universidade é o caminho mais exigido para os graduados da escola. A faculdade é um bom começo para quem vai estudar depois da 9ª série. A educação em instituições de ensino superior e médio está disponível para aqueles que passaram nos exames de admissão.
Quais disciplinas eu preciso estudar?
Para saber exatamente quais exames são realizados por uma instituição especializada, é necessário esclarecer individualmente. Por exemplo, em algum lugar eles passam em matemática ou desenho. Existem também disciplinas obrigatórias que devem ser aprovadas.
- História. Não só a história da cultura, mas também os conhecimentos gerais, nos quais as diferentes épocas, costumes, vida, moda desses períodos são importantes.
- Literatura. Essa disciplina é necessária para avaliar o nível de proficiência da linguagem literária, pois grande parte do trabalho de um designer é se comunicar com as pessoas. Além disso, o assunto desenvolve a criatividade e a imaginação.
- Especialização ou desafio criativo. Não é só desenho, mas também pintura, composição. Você deve estar pronto para desenhar um retrato ou paisagem, criar um esboço em diferentes técnicas - giz, lápis, tintas.
É desejável ter uma pasta - isso tornará a sua candidatura preferível. O exame criativo é considerado o mais importante, mas os requisitos para disciplinas gerais também são bastante elevados, sendo necessária uma preparação de alta qualidade. No entanto, a especialização ainda é um perfil e, em igualdade de pontos, será dada preferência àquele que se mostrar melhor na mesma. Antes de passar no exame, o seguinte não será supérfluo:
- faça um teste de orientação profissional;
- estudar em uma escola de arte;
- cursos completos em uma instituição de ensino.
Onde estudar?
As oportunidades de aprendizagem moderna são variadas e existem vários caminhos que conduzem à profissão de designer.
- Ensino superior. O treinamento de perfil deste tipo é o mais fundamental. Na universidade você consegue um conhecimento verdadeiramente de alta qualidade e amplo, há tempo para estudar cada tema sem pressa, pois a formação dura de 4 a 6 anos. Além disso, se este for o primeiro ensino superior, pode ser gratuito, sujeito à aprovação em exames com pontuação elevada. Entre os contras estão o longo tempo de aprendizado e um grande número de assuntos gerais que nem sempre são necessários.
- Cursos de Design... Eles duram de períodos muito curtos até 2 anos. O treinamento é intensivo, apenas o conhecimento necessário é dado, sem água. Na maioria dos casos, este é um programa universitário comprimido. Entre as desvantagens está a probabilidade de se chegar a professores pouco profissionais, o alto custo.
- Treino prático. Anteriormente, essas pessoas eram chamadas de "aprendizes", agora - "aprendizes do designer". No processo de ajudar, o conhecimento é adquirido junto com a experiência. Há muita prática aqui, não há teoria supérflua em tudo, mas este é um caminho difícil que requer grande desejo e trabalho altruísta.
- Auto estudo. Este é o caminho mais difícil que requer alta auto-organização.
salário médio
As pessoas estão tão interessadas em informações sobre quanto ganha um especialista em design quanto na própria profissão. Esse trabalho é extremamente demandado, o mercado não está saturado, então não há necessidade de ter medo de ficar sem trabalho. Ao mesmo tempo, o caminho para altos rendimentos pode ser difícil e longo. Os graduados geralmente conseguem um emprego em uma empresa de reforma e reforma de casas, mas no começo eles ganham pouco. Porém, junto com o ganho de experiência, conhecimento prático, a renda também cresce.
Designer é uma profissão que dá oportunidades de freelancer, é conveniente para muitas pessoas. Nesse caso, a receita pode ser várias vezes maior, mas não constante. Em qualquer caso, você primeiro precisa desenvolver uma carteira que desperte o interesse de futuros clientes. Se você trabalha em uma organização, pode contar com segurança com a quantia de cerca de 30 mil rublos. Freelancers com vasta experiência, os proprietários de seus estúdios de interiores, ganham muito mais - a partir de 100.000 rublos.
O crescimento da carreira nessa área está diretamente relacionado ao desenvolvimento profissional. Você pode eventualmente passar do artista para o gerente, abrir seu próprio estúdio. Em qualquer caso, existem muitas perspectivas para especialistas experientes e talentosos.
Por onde começar?
Para se tornar um designer sem experiência, do zero, você precisa saber as respostas para as seguintes perguntas.
- Você é uma pessoa criativa... Não há nada a fazer nesta profissão sem criatividade. A capacidade de comunicar, divulgar a sua marca não é tão importante quanto a inovação, originalidade, conhecimento do assunto, bom gosto. O cliente irá quase sempre procurar alguém que está pronto para oferecer algo inusitado e interessante. O pensamento criativo é essencial aqui.
- Você é uma pessoa organizada. A desordem criativa não é a melhor companhia para um designer, especialmente se você deseja trabalhar como freelancer ou abrir seu próprio estúdio no longo prazo. A capacidade de projetar cuidadosamente, pensar sobre os detalhes é muito importante.
- Você tem medo de problemas. Eles aparecerão em todos os lugares no caminho do designer. A renovação não é um processo fácil que se esforça constantemente para sair do controle.