Designer de jogos: quem é e como se tornar um?
Designer de jogos é uma daquelas profissões que surgiu no mercado de trabalho há relativamente pouco tempo e, talvez, esteja apenas ganhando força. Quem escolheu esta profissão tem de perceber que é ele quem, criando um universo de jogos único, é, de facto, o responsável por tornar o novo projecto atractivo para os consumidores.
Peculiaridades
Em termos simples, um designer de jogos é um especialista encarregado de criar jogos de computador. Suas principais tarefas incluem:
- coordenação de todos os especialistas envolvidos no processo de trabalho;
- pensar e desenvolver uma ideia-chave;
- dando vida a um produto de jogo completo que atrairá a atenção dos compradores.
Esse especialista deve fazer o produto para que o jogador entenda como interagir com ele, e que o usuário se mantenha interessado durante todo o processo. Na verdade, esse especialista pode ser chamado de produtor de um jogo de computador.
Prós e contras da profissão
As vantagens de ser um designer de jogos incluem a natureza criativa do processo, a capacidade de trabalhar em casa e receber um bom salário. Além disso, a cada ano que passa a profissão é cada vez mais procurada no mercado de trabalho. O especialista nunca ficará entediado, pois a maioria das tarefas realizadas são criativas. Um funcionário pode obter uma ampla variedade de experiência na criação do mundo dos jogos, construir uma carreira de sucesso e até mesmo se tornar popular no ambiente de jogos.
As possíveis desvantagens de um trabalho são trabalhos urgentes e horários irregulares, o que torna o processo de trabalho bastante estressante. Um designer de jogos tem muito trabalho a fazer, e isso deve ser feito muito rapidamente.
Especificidade
A lista de responsabilidades de um designer de jogos que determinam as especificidades do trabalho é bastante extensa. O mais interessante é a geração direta de ideias necessárias para criar um jogo, bem como sua integração em um conceito coerente. É responsabilidade de um especialista e a redação da documentação do projeto, o que geralmente ocupa a maior parte do tempo.
Cada mecanismo de jogo deve ser apresentado com o máximo de detalhes possível. Um processo como criação de esboços da interface do jogo.
É necessário estar preparado para que a interface possa sofrer inúmeras alterações no futuro.
Ao longo de todo o trabalho, o designer do jogo tem que comunicar-se com os desenvolvedores, uma vez que os mesmos dados especificados na documentação podem ser percebidos de forma diferente por funcionários individuais. Claro, você não pode prescindir de tarefas como refletir sobre a trama, escrever diálogos e outros textos que estão presentes no jogo. Além disso, Muitas vezes, espera-se que um designer de jogo calcule os sistemas econômicos e de combate.
O especialista adiciona ao sistema todo o novo conteúdo do jogo, desde dicas para personagens e inimigos, e também trabalha em níveis individuais, formando locais, terreno e criaturas vivas. No final do projeto, um profissional certifique-se de testar o jogo, identificando problemas e resolvendo-os rapidamente.
Devo dizer que no exterior, cada designer de jogos tem apenas uma tarefa, enquanto na Rússia, com bastante frequência, quase todo o trabalho recai sobre um especialista. Se você olhar as vagas reais para designers de jogos, encontrará responsabilidades como projetar e lançar atualizações para jogos existentes. O especialista não deve apenas manter toda a documentação do projeto, mas também ser capaz de trabalhar em um painel administrativo especial.
Este funcionário escreve especificações técnicas para o resto da equipe, compõe textos de jogos e projeta recursos.
Requisitos
Uma vez que um designer de jogos tem que lidar com tarefas muito diversas, os requisitos para esse funcionário também são numerosos.
Conhecimento e habilidades
Apesar de este ponto parecer banal, é importante para um game designer conhecer bem o russo, já que escrever vários textos faz parte do escopo de suas funções. Um especialista não vai prejudicar pelo menos um conhecimento básico de inglês, já que o desenvolvimento ativo da indústria de jogos está ocorrendo no Ocidente. Obviamente, uma ótima experiência de jogo também é importante para um funcionário, mas apenas quando combinada com análise e pensamento crítico. Um profissional pode avaliar sobriamente um jogo favorito da infância e uma novidade "barulhenta", revelando todos os prós, contras e momentos cativantes.
A propósito, ser capaz de programar, fazer script e trabalhar com XML não é tão importante para um designer de jogos. Hoje em dia, é muito mais importante ser um especialista em sua própria área, então, em vez de mergulhar em códigos de software, é melhor ampliar seus horizontes culturais. O designer de jogos de hoje nem precisa saber desenhar. Claro, a capacidade de esboçar um esboço para explicar sua ideia é importante, mas o desenho principal de personagens e locações ainda será feito por artistas profissionais. No entanto, o básico o conhecimento de alguns programas especializados será uma clara vantagem para um currículo. Neste caso, estamos falando sobre Adobe Photoshop, 3ds Max, Unreal Editor e Unity.
Se você olhar as vagas reais apresentadas na Internet, poderá encontrar requisitos para um candidato como uma rica experiência de jogo em MMORPG e uma visão ampla nesta área. O especialista deve ser proficiente em uma língua estrangeira técnica e demonstrar alfabetização no uso da língua russa.
Por fim, espera-se que um game designer seja capaz de trabalhar em equipe e lidar com um perfeccionismo saudável.
Qualidades pessoais
Uma das principais qualidades que um designer de jogos deve ter é rica imaginação. O especialista deve reabastecer constantemente seu "acervo de conhecimentos" lendo obras da literatura clássica e moderna, assistindo a filmes de alta qualidade, ouvindo música, conhecendo culturas de diferentes países e, claro, jogando videogame. Como resultado A rica experiência levará à geração de designs incomuns e marcantes.
Além de ser criativo, também é importante saber analisar os jogos que já estão no mercado. Somente entendendo o que dá sabor aos produtos populares, você pode entender qual recurso é necessário para seu próprio projeto.
Uma qualidade importante para um designer de jogos é o pensamento lógico, o que é indispensável nas negociações com colegas e adversários para promover suas próprias ideias. Claro, será possível interagir com sucesso com os membros da equipe apenas se você tiver habilidades de comunicação, paciência e uma visão positiva da vida.
É muito importante para um especialista estar em constante processo de autoaprendizagem, uma vez que a indústria dos jogos está em constante desenvolvimento, e é importante acompanhá-la. Um designer de jogos deve seguir as transformações em seu campo, rastrear tendências e dominar novos programas.
Educação e carreira
Para se tornar um designer de jogos, você deve primeiro obter o ensino superior em uma disciplina relacionada, após a qual, adicionalmente, você terá que estudar em cursos especializados. Por exemplo, você pode primeiro obter uma educação na Academia Técnica e Humanitária de Moscou ou na Universidade Estadual de Gerenciamento de Terras, novamente na especialidade "Projeto".
Além disso, o futuro especialista terá que decidir sobre os cursos. Por exemplo, você pode entrar no STEP Computer Academy. Desde 2014, a Escola Superior de Economia também permite a obtenção de uma formação profissional em design de jogos, confirmada por um diploma. É importante acrescentar que a autoeducação também é importante para um profissional da indústria de jogos. O especialista é recomendado para assistir regularmente a conferências e exposições, bem como para estudar artigos em publicações como VC, "Habrahabr", Gamedev e outras.
Quanto aos salários, na Rússia varia de 25 mil a 120 mil rublos. Em Moscou, esse número é um pouco maior: os especialistas recebem de 60 mil a 220 mil rublos. Um designer de jogos pode começar como testador ou em projetos não comerciais de entusiastas amadores... Em qualquer caso, encher o portfólio de projetos interessantes beneficiará o especialista.
Além disso, ao se candidatar ao cargo de designer de jogo diretamente, o candidato deve estar pronto para completar a tarefa de teste.
Muitos aspirantes a designers de jogos que acabaram de concluir os estudos exigidos estão preocupados em como conseguir um emprego, se na maioria dos casos for necessário um especialista com experiência relevante. Atualmente, um movimento independente está se desenvolvendo ativamente no CIS, cujos membros realizam várias competições e conferências. Ao participar dessas atividades, um recém-chegado pode se juntar a equipes independentes existentes para ganhar experiência juntos. No entanto, ao fazer parte dessa equipe, é preciso avaliar honestamente se a equipe pretende trabalhar ou apenas se divertir. Além disso, você não pode ganhar dinheiro participando do movimento indie.
Outra forma de ganhar experiência é participação no teste do jogo... Como regra, não há requisitos especiais para esta vaga e, portanto, é muito mais fácil conseguir um emprego como testador do que como designer de jogos diretamente. Um especialista iniciante será capaz de além de receber um salário, mergulhar de cabeça na indústria de games, interagir com profissionais e estudar projetos de games o mais profundamente possível.
Além disso, muitas vezes são os testadores beta que se tornam designers de jogos na mesma empresa.
Quando se trata de perspectivas de carreira, existem várias opções para um designer de jogos. Primeiro, ele pode subir na carreira, tornando-se um produtor criativo e editor literário e, a seguir, um líder de pleno direito - primeiro as divisões e depois os estúdios. Em segundo lugar, ele pode progredir para liderar o designer de jogos e depois se desenvolver como um especialista. Finalmente, ele pode trabalhar por conta própria, primeiro como empresário individual e depois como proprietário de um estúdio.