Designer

Tudo sobre a profissão de designer freelance

Tudo sobre a profissão de designer freelance
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de especialidades e suas responsabilidades
  3. Educação
  4. Quanto eles ganham?

Um designer que trabalha remotamente é hoje um especialista bastante difundido e requisitado. Vamos considerar quais são as características do trabalho dos freelancers em design, o que eles fazem, como se educam e trabalham, quanto podem ganhar.

Peculiaridades

O trabalho de qualquer freelancer, incluindo designers, tem a mesma característica - eles trabalham remotamente por meio de um computador e da Internet. Isso implica tanto as vantagens quanto as desvantagens de tal organização do trabalho para freelancers. É verdade que cada especialidade tem sua própria especialidade.

Existem várias vantagens em ser um designer freelance.

  1. Flexibilidade do horário de trabalho. O próprio designer é considerado um trabalhador criativo. E as pessoas criativas ou têm inspiração ou, no momento, ela está completamente ausente. É por isso que um horário flexível é uma ótima opção para um designer freelance.
  2. Falta de fiscais (chefes), exceto para o cliente. Ou seja, o especialista é totalmente responsável pelo seu trabalho, ninguém está acima da “alma”, você pode, com a consciência tranquila, introduzir no projeto qualquer uma das suas ideias e experiências. Em geral, completa liberdade de ação e fuga de pensamento.
  3. Possibilidade de escolha de encomenda interessante. Os comentários são desnecessários aqui - cada designer tem seus próprios temas e projetos favoritos.
  4. Total independência de outros profissionais ou colegas. Do início ao fim, o projeto está totalmente a cargo de um designer freelance.
  5. O trabalho no pedido pode ser parcialmente executado independentemente da Internet e do computador: no papel com um lápis em qualquer lugar e a qualquer hora.

E essas são apenas as vantagens de que o projetista remoto mais gosta. Aqui podemos agregar as vantagens comuns a todos os autônomos: a escolha de um pedido mais caro, trabalho em horário conveniente, sem necessidade de gastar dinheiro e tempo em viagens para o local de trabalho (para o escritório, por exemplo), a ausência de “confrontos” de escritório e um “tapete” mandão, ninguém não atrapalha a plena concentração e imersão no trabalho.

As principais desvantagens de um designer trabalhando remotamente se resumem a três pontos.

  1. Inconveniente de se comunicar com o cliente. É muito difícil discutir todas as nuances de um projeto ordenado à revelia - mesmo usando um telefone ou vídeo. Além disso, nem todo intercâmbio freelance oferece essa oportunidade, temendo a conclusão de transações diretamente - fora dos limites do recurso da Internet.
  2. Você precisa adquirir de forma independente ferramentas, programas e aplicativos bastante caros para um trabalho de design completo. Às vezes, você precisa aumentar seu nível de habilidade. Você também precisa pagar por isso do bolso.
  3. Em especial, pode-se notar a dificuldade de se obter um pedido lucrativo para iniciantes. Para um designer, um pré-requisito é a presença de um portfólio, que contenha exemplos de seus próprios desenvolvimentos. Só eles podem interessar os clientes.

Das desvantagens comuns a qualquer freelancer, as mais importantes são: a necessidade de procurar encomendas de forma independente, o risco de ser enganado nos cálculos, a concorrência nas bolsas de freelance.

Tipos de especialidades e suas responsabilidades

Vamos considerar quais tipos de especialidades de design são mais comuns entre freelancers e também descrever suas principais responsabilidades.

  • Web designer. Uma das especializações mais populares. Um web designer combina 2 habilidades - ser um programador e um esteta. Ele deve saber em que princípios é feito o design do site, ter habilidades de desenho e compreender design gráfico.
  • Paisagista. Este especialista deve ser capaz de decorar lindamente lotes de casas, parques e outros territórios com referência à paisagem natural circundante: rio, lago, plantas e edifícios.
  • Especialistas em design de interiores, móveis, roupas. Esses designers trabalham de acordo com seu perfil: equipam suas casas, criam novos móveis ou roupas. Na maioria das vezes, esses freelancers recebem pedidos de firmas de construção, produção de móveis e lojas de costura, onde não há designers internos.
  • Designer gráfico. Um freelancer desta área precisa ter a prática de trabalhar com diferentes tipos de programas gráficos e entender as cores, principalmente na sua seleção. Além disso, você precisa entender os princípios do impacto dos mecanismos de publicidade em uma pessoa. As responsabilidades deste profissional incluem, por exemplo, o desenvolvimento de logotipos, cartões de visita, embalagens, camisetas promocionais, todo tipo de catálogos publicitários.

Todos os designers nomeados estão unidos por dois aspectos: o senso de beleza e a capacidade de trabalhar com editores gráficos.

Educação

A educação profissional seria a melhor opção para um designer freelance. Mas mesmo coisas relacionadas provavelmente levarão ao sucesso. Por exemplo, a educação artística, aliada a um bom conhecimento de programas gráficos (e os artistas os conhecem) já é uma desculpa para fazer design gráfico ou de interiores.

Um programador por formação ou vocação (autodidata) pode facilmente tentar a sorte em web design. Ele terá apenas que aprimorar seus conhecimentos sobre design de sites.

Projetos paisagísticos podem ser realizados por especialistas em arquitetura e designers de construção. Eles devem estar familiarizados com o trabalho com gráficos e também saber desenhar.

Quanto eles ganham?

Para uma pessoa criativa, um bom trabalho, agradável aos olhos e ao coração, é mais importante, mas você também precisa alimentar sua família. Você pode obter um bom dinheiro com a implementação de projetos de design até mesmo em bolsas de valores, mas não imediatamente. Para aumentar a classificação e ganhar experiência, primeiro você deve aceitar pequenos empreendimentos de clientes ocasionais. Esses pedidos são pagos de forma barata. Por exemplo, o design do site custa no máximo 3.000 rublos, desenvolvimento de logotipo - a partir de 300 rublos.

Projetos de paisagismo, design de interiores e outras grandes encomendas são pagos em média a partir de 25 mil rublos. Mas a tarefa para eles é mais difícil de obter, dada a competição.

E para se provar, um freelancer terá que fazer um bom trabalho pela sua imagem.

sem comentários

Moda

a beleza

casa