Designer de arte: características da profissão e deveres de um especialista
Tudo está mudando muito rapidamente na vida moderna. As prioridades, fundamentos e conduta dos negócios estão mudando. Por exemplo, a publicidade é necessária para promover qualquer negócio e a publicidade precisa de um designer de arte. Consideremos mais detalhadamente as características desta profissão e as funções de um especialista.
Características, prós e contras da profissão
O nome "designer de arte" apareceu pela primeira vez na Itália na década de oitenta do século passado, graças à formação de dois grupos de design. Eles encontraram um certo estilo novo, que se distinguia por uma combinação especial de cores, uma variedade de estilos em um produto, o uso de artesanato e muito mais. Poucos entendem de design de arte, então nem todo mundo gosta.
Atualmente, a profissão de designer de arte se tornou a mais moderna da Rússia. Ela se destaca na concepção de ideias com conteúdo visual e textual.
O design de arte é uma direção especial na arte, na qual o design industrial e a vanguarda se entrelaçam. É a criadora de conceitos e soluções que atendem às necessidades do cliente em um contexto cultural ou social. O mais difícil nessa especialidade é entender o cliente na hora de criar uma comunicação visual por meio de imagens, gráficos e palavras. Um designer de arte sempre precisa criar um ambiente ideal e harmonioso ao seu redor. Também permite que a outra pessoa veja as coisas de maneira diferente. Podem ser vários objetos, móveis, tatuagens e até desenhos nas unhas.
Com base na sua profissão, um designer de arte tenta fornecer ao espectador uma satisfação estética ao ver as coisas. Podem até ser itens inutilizáveis, como lixo doméstico ou lixo.A criação de composições a partir de tais materiais reflete muito significado. Aí vem o apelo das pessoas à pureza do meio ambiente e da natureza em geral. Pessoas desta profissão não apenas perceber sua criatividade e visão de tudo ao seu redor, mas tentar transmitir seus pensamentos sobre quaisquer problemas para as pessoas.
Essa profissão tem muitas vantagens. Os designers de arte são procurados no mercado de trabalho, pois este é um trabalho criativo que consegue realizar todas as suas fantasias e ideias. Este é o caminho para a melhoria de tarefa para projeto. Como os clientes ricos recorrem a eles, o pagamento por seu trabalho é apropriado. Existem, é claro, suas desvantagens. Eles são que às vezes, os gostos do contratante e do cliente não coincidem em nada e é muito difícil encontrar um "meio-termo"... Nesse caso, você tem que convencer o cliente ou se adaptar à opinião dele, mas o projeto nesse caso não interessa mais ao empreiteiro.
Responsabilidades do trabalho
Existe um padrão profissional que define claramente os nomes das profissões e os benefícios e definições correspondentes. Mostra todas as novas especialidades e suas atividades. Um designer de arte deve saber base de design artístico e cópia técnicacomo as cores são divididas e corrigidas, como se dá o processamento estético dos desenhos, o que corresponde às características do equipamento de reprodução. Ele deve compreender os conceitos básicos de técnicas na área de impressão, embalagem, complementação de software, utilizadas no design de objetos de dados visuais. Ele deveria saber termos especializados no domínio do design.
Para alcançar um alto padrão em seus negócios e se manterem requisitados, os especialistas nesta área devem, antes de tudo, estudar e desenvolver constantemente várias teorias, métodos e conceitos formais.
É necessário conhecimento no uso de Adobe Photoshop (raster), Adobe Illustrator (vetor) e Sketch (vetor). O Sketch está disponível apenas para usuários do Mac OS, mas é ótimo para design de interface.
Qualidades pessoais de um especialista
Um designer de arte deve ter sua própria visão de diferentes eventos e coisas e falar sobre eles com uma certa originalidade. Isso só é possível se você tiver pensamento criativo e gosto artístico. É muito importante para resolver qualquer problema seja paciente, pois o trabalho nem sempre é perfeito na hora. No processo, alguns ajustes podem ser feitos ou uma mudança completa no projeto é possível. Portanto, todas essas nuances devem ser abordadas filosoficamente e com moderação. O designer deve ser a fonte das ideias, portanto, deve haver muito potencial nele. É muito importante ouvir e entender o cliente, e para isso você precisa ser sociável, assíduo e paciente.
Educação
Essa especialidade é baseada no potencial pessoal, é claro, na prática e em uma grande oferta de teoria, que precisa ser extraída de autores famosos. Para criar uma peça específica de trabalho, você precisa entender alguns princípios de design. Essa arte é ministrada por diversos cursos e canais.
Por exemplo, o Centro de Educação Prestígio de Moscou recruta alunos para treinamento e reciclagem na profissão de designer de arte. O programa tem duração de pouco mais de seis meses e acontece na matriz em Moscou. Para o treinamento, programas e técnicas especiais são usados. Os grupos são pequenos, cerca de 10 pessoas. A forma de estudo pode ser diurna e noturna. O Instituto Russo de Educação Profissional "IPO" está recrutando alunos em potencial para a especialidade "Designer". Programa de educação a distância. MAEE (International Academy of Expertise and Assessment) realiza cursos a distância em apenas três meses. Após a formatura, é emitido um diploma de reciclagem profissional reconhecido pelo estado.
Importante! Seria útil ler livros de autores conhecidos: "The Design of Everyday Things" de Donald Norman (o livro explica a importância do design), "Don't Make Me Think" de Steve Krug, "The Art of Color" de Johannes Itten (imerso na teoria da cor).
Remuneração
Claro, o salário depende de sua habilidade, recomendação e credibilidade. Se você já ficou famoso, é claro que a demanda por você cresce e, com ela, o salário. Em média, um designer de arte pode receber cerca de 60.000 rublos, mas tudo depende da região. Especialistas novatos em Moscou podem ganhar cerca de 40.000 rublos, e especialistas com mais de três anos de experiência profissional já podem receber 60.000 rublos.
Em outras cidades da Rússia, o salário será um pouco menor, já que a demanda por essa profissão é um pouco menor. Se você fez um estágio no exterior e ganhou certa reputação lá, sua renda pode crescer até 80.000 rublos. A experiência e o nível do cliente muitas vezes desempenham o papel mais importante. Quanto mais caro for o cliente, mais chances você terá de comprar um segundo pedido caro e subsequente.