Designer 3D: especificidades, prós e contras da profissão
Os gráficos tridimensionais são uma invenção relativamente nova do homem. Até 50 anos atrás, não existia a profissão de designer ou visualizador 3D, mas com o desenvolvimento das capacidades tecnológicas, recebemos não apenas um tipo completamente novo de gráfica artística, mas também muitos empregos.
Especificidade e áreas da profissão
Agora o 3D é uma das tendências artísticas mais promissoras. Gráficos tridimensionais são usados em todos os lugares: desde paisagismo e design de interiores até o desenvolvimento de banners publicitários e roupas.
A especificidade da profissão é tal que designer de joias, designer de moda, artista de personagem - estão longe de todas as posições, que um designer 3D competente pode reivindicar.
Prós e contras da profissão
Como em qualquer outro negócio, existem vantagens e desvantagens no trabalho de um schnick 3D, e aqui estão algumas delas.
Vamos começar com os profissionais.
Salário competitivo, em comparação com outras profissões do mercado de trabalho. Claro, para conseguir isso, você tem que tentar.
Um grande número de trabalhos e pedidos individuais. Empresas em rápido desenvolvimento sempre requerem não apenas especialistas, mas também aprendizes nesta profissão. E mesmo que você não queira trabalhar para nenhuma firma, sempre há muitos pedidos particulares nas bolsas da Internet, pelos quais eles pagam bem.
Atividade criativa... Não importa o quão estrita seja a estrutura em que o cliente o direciona, somente você decide como será o resultado final. Este não é o trabalho chato de escritório a que muitos estão acostumados.
A capacidade de trabalhar diretamente de casa. Agora, muitas empresas não mantêm seus funcionários em escritórios abafados, mas permitem que eles trabalhem remotamente de casa, vindo trabalhar apenas algumas vezes por semana.
Existem também desvantagens e devem ser levadas em consideração.
Alta competição. Isso se aplica, antes, a especialistas pouco qualificados, cujo número é muito grande. Os empregadores não têm pressa em receber os recém-chegados, gastar tempo e dinheiro em seu treinamento e crescimento de carreira. É muito mais lucrativo para eles contratar uma pessoa já bem informada e experiente que começará imediatamente a trabalhar.
A necessidade de treinamento contínuo. O design, assim como a moda, é extremamente inconstante e muda de dia para dia. E o que você fez ontem pode não ser mais relevante hoje. A mesma coisa acontece com o 3D. A todo momento surgem novos programas, assim como acréscimos aos antigos, surgem novas oportunidades que simplificam o processo de trabalho, melhoram o resultado. Portanto, sem a prática constante e o monitoramento de tendências, você perderá rapidamente a competitividade com o empregador.
A complexidade da aprendizagem e da busca criativa pessoal. Esta área de atividade não é adequada para todos. Embora a indústria valorize pessoas com formação técnica, a falta de gosto artístico pode ser um grande problema.
Responsabilidades do trabalho
Todo o trabalho de um designer 3D pode ser reduzido a dois pontos simples:
criação de modelos tridimensionais;
sua animação.
Mas dependendo do campo de atividade responsabilidades são distorcidas (conforme necessário). Por exemplo, um designer de personagem cria modelos 3D para jogos, filmes e vídeos comerciais. Seu trabalho é baseado em desenhos do artista conceitual. E é ele quem busca a linha divisória entre a beleza e a funcionalidade do modelo. Freqüentemente, um designer está limitado a um certo número de polígonos que ele pode usar. Isso é feito para que o computador do usuário, que funcionará com o modelo, possa posteriormente processar e utilizar todos os seus detalhes.
Um animador 3D não apenas cria modelos estáticos, mas também os anima.
Apesar de o equipamento de trabalho estar melhorando a cada ano, o trabalho dos animadores é baseado nos princípios clássicos criados por Walt Disney.
Qualidades pessoais e habilidades de trabalho
Um bom designer 3D deve ter as seguintes qualidades e habilidades de trabalho.
Qualidades:
senso de estilo desenvolvido;
observação;
determinação;
uma responsabilidade;
compreender os fundamentos básicos da animação;
pensamento criativo e imaginação.
Habilidades e habilidades:
modelagem de alto e baixo poli;
criação de imagens a partir de fotografia, fotorrealismo;
proficiência em inglês de alto nível para trabalhar com documentação;
conhecimento e compreensão dos estilos artísticos;
capacidade de trabalhar em modernos pacotes 3D (Cinema 4D, Maya, 3DS Max, Blender).
Treinamento e salário
Você pode estudar modelagem 3D em casa e em instituições educacionais. Agora, os cursos de muitas universidades estaduais e não estatais incluem o estudo de programas para trabalhar com gráficos tridimensionais.
O salário de um designer na Rússia é de cerca de 28.000 rublos. Em Moscou, esse número sobe para 63.000, e em São Petersburgo - 43.000.
É claro que o aluno ganha muito menos do que esses números, mas o crescimento na carreira em qualquer empresa não demorará muito.
Veja abaixo o trabalho de um designer 3D.