Banheiro: o que é, projetos e decoração de interiores
O banheiro é parte integrante de qualquer apartamento. Ao projetar este espaço, é importante levar em consideração não apenas o apelo estético da sala, mas também sua funcionalidade.
O que é isso?
Uma casa de banho é um local onde uma pessoa realiza procedimentos sanitários e higiénicos... A definição SNiP contém uma série de requisitos específicos relativos ao tamanho dessas instalações em edifícios residenciais e públicos. A largura do espaço não deve ser inferior a 80 centímetros, e a profundidade deve ser de pelo menos 1,2 metros. A altura mínima do teto é indicada em 2,5 metros. Se o banheiro estiver localizado no sótão, então do próprio banheiro ao telhado inclinado, deve-se manter 1,05 a 1,1 metros.
A porta da sala só pode abrir para fora, mas a saída não deve levar para a cozinha ou sala de estar, mas apenas para o corredor ou corredor... A descrição de um banheiro implica que seus componentes principais são um banheiro e um vaso sanitário, localizados juntos ou separadamente.
O quarto pode conter não apenas um vaso sanitário, pia e chuveiro, mas também um mictório ou bidê, mesas de cabeceira, secadores de mãos e toalhas ou um aquecedor de água.
Os banheiros em casas particulares têm uma série de características incomuns., uma vez que na maioria dos casos o sistema de encanamento clássico está ausente deles. Portanto, fora da cidade pode ser entregue armário seco, que é um pequeno dispositivo portátil, que consiste em um assento de sanita e um tanque localizado sob ele.
Outra opção é armário de folga. Neste caso, trata-se de uma casa de banho isolada, ligada directamente a uma fossa, para a qual escoa os resíduos através de canalizações. Por fim, faz sentido instalar um armário de pó na dacha, conectando o vaso sanitário e a fossa com um sistema de box.
Visão geral da espécie
Os banheiros típicos são geralmente divididos em três tipos principais. Primeiro - uma casa de banho combinada, em que a banheira ou chuveiro está localizado no mesmo quarto que o WC. A principal vantagem deste tipo é a economia de espaço vital, o que é especialmente importante com uma pequena metragem do apartamento. Em alguns casos, uma casa de banho contígua tem uma disposição mais cómoda, que permite limpar, colocar espaço de arrumação e, em princípio, deslocar-se no espaço sem problemas.
Há uma casa de banho combinada em edifícios antigos e novos, especialmente quando se trata de estúdios e apartamentos de um quarto.
As desvantagens desta variedade incluem inconveniente de uso para famílias compostas por várias pessoas. Se alguém tomar banho, os demais não poderão usar o vaso sanitário, o bidê ou a pia.
Se a área da sala for pequena - cerca de 4 metros quadrados, a densidade da localização do encanamento e dos móveis será muito alta. Pelo menos em um espaço pequeno, você precisará colocar uma banheira ou chuveiro, vaso sanitário, máquina de lavar e espaço de armazenamento para toalhas e outras coisas. Geralmente um banheiro combinado pode ser um verdadeiro achado se não mais do que duas pessoas morarem no apartamento e a área do quarto for bastante espaçosa.
O segundo tipo de banheiro é separado, composto por dois quartos - um banheiro compacto e um banheiro maior... Apesar da presença de uma divisória em forma de parede plena, do ponto de vista técnico, uma casa de banho separada é uma divisão, uma vez que está unida por canos comuns, água de abastecimento e também ralo. Isso também simplifica muito o reparo das instalações.
A principal vantagem de uma casa de banho separada é a possibilidade da sua instalação simultânea por várias pessoas. As desvantagens incluem um aumento nos metros quadrados ocupados, mas ao mesmo tempo uma pequena área de componentes individuais. Pessoas grandes sentem-se bastante desconfortáveis usando toaletes ou banheiros tão minúsculos e, para elas, um banheiro adjacente certamente pareceria mais confortável.
Há também um terceiro tipo de banheiro chamado banheiro separado configurado... Sua essência é aquela banheiro e toalete estão localizados em diferentes partes da residência... Como regra, esse layout é típico para grandes apartamentos em prédios altos modernos ou para casas particulares. Isso também inclui os casos em que vários banheiros estão localizados em um apartamento.
Normalmente, um deles é uma variedade adjacente e o segundo é um banheiro normal com apenas um banheiro e possivelmente uma pia. Isso é muito conveniente para uma família de muitos membros ou pessoas que costumam hospedar convidados.
Características do layout
Ao desenvolver um projeto de banheiro, é importante seguir uma regra básica - o encanamento deve estar localizado o mais longe possível um do outro e espaço livre suficiente deve ser deixado na frente e nas laterais de cada elemento para uma operação confortável . A casa de banho combinada, em regra, inclui três áreas principais: lavatórios, sanita e duche ou banheira. Se o espaço permitir, eles podem ser cercados com partições, mas na maioria das vezes diferentes texturas e tons da paleta são usados para zoneamento.
A criação ou escolha de um layout depende muito da localização do riser de esgoto. Quanto maior for a folga entre o riser e a tubulação, mais tubos adicionais deverão ser instalados, não esquecendo de manter a inclinação necessária para a drenagem. Por exemplo, se o vaso sanitário for afastado do espelho por alguns metros, ele deverá ser colocado em um pódio para garantir o funcionamento adequado.
É comum usar dois layouts básicos no banheiro: linear e radial.
No linear, todos os elementos de encanamento e móveis existentes estão localizados opostos uns aos outros perto de paredes paralelas, e no radial, eles são colocados em torno do perímetro.
Já os diversos acessórios, por exemplo, porta-toalhas ou papel higiênico, podem estar em qualquer lugar, mas com observância da regra do comprimento do braço. Isso é tudo o que é necessário durante o uso do lavatório deve estar localizado a, no máximo, 70 centímetros dele.
Regras básicas de arranjo
Projetar um banheiro em um apartamento em Khrushchev, uma casa de painéis, uma residência de campo ou um novo prédio de vários andares, é claro, tem suas próprias especificidades. Em uma típica casa de painel I-155, a área do banheiro às vezes é de apenas 3,9 metros quadrados. Neste caso, é muito mais sensato abandonar a casa de banho volumétrica e substituí-la por uma cabina de duche compacta com portas de vidro.
Uma máquina de lavar se encaixará perfeitamente no espaço liberado e os ladrilhos de mosaico nas paredes se tornarão o destaque da sala compacta. No prédio de painéis grandes P-111M, a área do banheiro é um pouco maior - cerca de 4,8 metros quadrados.
Novamente, abandonando o banheiro em favor de um box de chuveiro, será possível alocar espaço até para uma pia dupla e uma poltrona macia. Em "stalinka" II-03, é mais conveniente usar um layout radial e organizar os móveis e o encanamento em todo o perímetro da sala. Isso não só economizará metros quadrados, mas também simplificará o processo de seu revestimento. É por isso ao organizar um banheiro, é necessário usar todas essas nuances.
O projeto finalizado deve incluir os diagramas elétricos existentes, o sistema de esgoto e o abastecimento de água. É melhor trabalhar primeiro o interior no papel ou num programa especial, não tendo apenas a canalização básica, mas também os mais pequenos acessórios. Depois disso, a imagem finalizada começa a se tornar realidade.
As louças escolhidas para o banheiro devem ser combinadas entre si em estilo, cor, forma e material. As dimensões são determinadas dependendo da metragem da sala que está sendo equipada.
Em banheiros pequenos, é melhor comprar modelos triplos, suspensos ou de canto. Para economizar espaço, faz sentido adquirir um lavatório com sifão offset, sob o qual ficará instalada uma máquina de lavar.
A escolha de um espelho é determinada pela aparência do encanamento existente - um modelo oval ou redondo é adequado para estruturas arredondadas, e um elemento com cantos pontiagudos ficará bem próximo a elementos quadrados. Ainda denovo o espelho pode ser embutido no acabamento, ou no chão, ou suspensão clássica, ou simplesmente ser a parte frontal do gabinete... Este elemento pode ser colocado não só por cima do lavatório, mas também numa das paredes, no interior da porta de entrada ou na superfície posterior de um nicho existente.
Idéias de decoração
Uma vez que é muito difícil mostrar imaginação na casa de banho com a ajuda de uma variedade de móveis, o papel principal na concepção do espaço é desempenhado por o acabamento certo. Você pode abordar sua instalação somente quando todas as comunicações forem removidas - os cabos estão escondidos em caixas, e os tubos são preenchidos com uma argamassa de cimento e areia, sobre a qual há uma camada de impermeabilização. Uma variedade de materiais pode ser selecionada para revestimentos de piso, parede e teto. Por exemplo, ladrilhos de cerâmica, gesso cartonado, PVC ou painéis de madeira podem ser usados para revestimento de paredes.
Para que o material não estrague rapidamente em condições difíceis, é necessário realizar o seu processamento de proteção adicional e não se esquecer da ventilação da sala. Em princípio, o uso de tinta à prova d'água, gesso decorativo ou papel de parede à prova d'água não é proibido.
Para a decoração do tecto podem ser utilizados os mesmos materiais que para as paredes, embora com muito mais frequência os proprietários se limitem à habitual pintura anti-humidade. Será apropriado e conveniente em tal situação utilização de tectos extensíveis ou estruturas suspensas.
As telhas são mais frequentemente colocadas no chão, de preferência com proteção antiderrapante.
Além do mais, também há interiores com linóleo, piso de madeira ou laminado à prova d'água. Nos dois últimos casos, os especialistas recomendam combinar o revestimento com ladrilhos, que são colocados em locais de máximo contato com a água. Em interiores caros, mosaicos, seixos ou pedras artificiais podem ser encontrados em todos os tipos de superfícies.
Os materiais utilizados devem ser não só bonito, mas também prático e resistente à umidade. Se o teto é plano ou ondulado é determinado em função da altura das paredes, já que as estruturas suspensas ocupam pelo menos 5 centímetros.
Espectro de cores
A paleta de cores utilizada é determinada em função do estilo escolhido e das preferências pessoais dos habitantes do apartamento. Além disso, existem vários outros aspectos importantes. Por exemplo, como em qualquer outra sala, a decoração em cores claras amplia visualmente o espaço, enquanto a cor escura, ao contrário, "rouba" os metros quadrados necessários.
Não se esqueça da percepção psicológica da cor. - como opção, o vermelho é considerado uma cor agressiva e enervante, e tal emoção no banheiro não é necessária de forma alguma. Os ensinamentos do Feng Shui recomendam o uso de tons pastéis de azul, verde ou branco no banheiro para restaurar a força e limpar a negatividade.
Em geral, tons de marrom, preto e cinza não são muito bem-vindos nesta sala.
No entanto, tudo depende do estilo escolhido, porque tanto a casa de banho minimalista em preto e branco como a casa de banho de estilo clássico, decorada em tons de bege e cinza, parecem muito elegantes. O principal é, em qualquer caso, não se desviar dos requisitos da direção escolhida.
Iluminação
A iluminação é extremamente importante para uma casa de banho, porque esta divisão está quase sempre desprovida de qualquer fonte de luz natural. Se você projetar o sistema de iluminação corretamente, será capaz de adicionar conforto ao ambiente, torná-lo mais conveniente de usar, adicionar visualmente metros quadrados adicionais ao espaço e também corrigir a forma da sala. Fica melhor no banheiro combinação de várias lâmpadas localizadas em diferentes níveis... Os principais, claro, devem ser os de teto, e os adicionais podem ser montados nas paredes ou até no chão.
Se o espaço permitir, você pode usar iluminação multicolorida e destacar algumas zonas ou elementos com faixa de LED.
De acordo com as regras, cada zona deve ter sua própria iluminação, representada por uma ou mais lâmpadas. É importante lembrar que raios diretos nunca devem ser refletidos em espelhos. Em uma sala pequena, é necessário usar muitos acessórios brilhantes para promover a expansão visual. Além do mais, não é recomendado o uso de lâmpadas fluorescentes de espectro frio em qualquer sala, mas seria bom montar um regulador de potência da luz.
Opções de design
Estilo moderno cada vez mais é escolhido para decorar um banheiro, mesmo em um pequeno apartamento. Não só dá ao quarto uma aparência memorável e espetacular, mas também permite que você torne o espaço o mais funcional possível.
Por exemplo, o quarto acabou sendo muito elegante. em estilo de alta tecnologia. A banheira, via de regra, é substituída por uma moderna cabine de duche, ficando o resto da canalização suspensa.Todos os itens são adquiridos simples e com linhas geométricas rígidas, mas de alta tecnologia e multifuncionais.
A decoração deve excluir vários elementos esculpidos, decoração deliberada ou prateleiras abertas.
As cores principais são escolhidas azul, preto ou metálico. No entanto, você não deve usar mais de dois tons. Para criar um sistema de iluminação em um banheiro de alta tecnologia, você precisará de refletores de teto e arandelas de parede retangulares.
Estilo minimalista na maioria das vezes escolhido para o projeto de pequenos espaços. Uma vez que esta direção se distingue pela ausência de qualquer decoração e simplicidade de estruturas, todos os componentes necessários serão colocados apenas em uma pequena quantidade de metros quadrados. O uso de elementos de vidro é recomendado na decoração, por exemplo, prateleiras ou paredes de um box de chuveiro. É melhor escolher cores pastel - cinza, amarelo claro, bege ou azul.
Para criar um banheiro no estilo japonês, você precisará usar a quantidade máxima de elementos naturais. Por exemplo, na decoração, incentiva-se o uso de pedra, madeira ou imitação de alta qualidade. A decoração não dispensa belas pedras arredondadas e plantas vivas. Portas de correr, estampas temáticas e tons claros como branco, pêssego, rosa e verde claro vão ficar bem.
Se os proprietários do apartamento forem mais próximos no espírito clássico, ou seja, faz sentido usar tons pastéis, formas simples, arandelas de parede e uma decoração incomum.
Se o espaço permitir, então no banheiro você pode colocar zonas adicionais fora do padrão, decoradas no estilo principal. Uma poltrona ou sofá confortável, complementada por uma pequena mesa de vidro, caberá perfeitamente no local de descanso. Na zona de arrumação, será possível instalar não só um roupeiro completo, mas também uma mesinha de cabeceira. Além disso, uma área de spa com cadeira de massagem ou uma área "verde" com uma abundância de plantas vivas podem se formar no banheiro.
Belos exemplos do interior
Uma pequena área do banheiro combinado não é, de forma alguma, uma razão para negar algo a si mesmo ou passar o tempo em um interior pouco atraente. As cores principais são o castanho quente, o branco e um pouco de cinzento. Como o marrom é usado apenas para realces, o interior é visualmente claro e espaçoso. A parede posterior do chuveiro e a prateleira para itens pequenos são decoradas com ladrilhos marrons. O branco é usado para o encanamento, enquanto os ladrilhos leves de "mármore" são usados para revestimentos de paredes e pisos. O box do chuveiro é fechado com portas de vidro transparente, o que também contribui a favor da ampliação visual do espaço.
A pia foi escolhida como uma pia retangular e suspensa. Ao lado está uma sanita suspensa com um botão montada numa estrutura especial, erguida para ocultar canos e outros componentes de comunicação. Deve ser mencionado que esta estrutura é montada de forma que ocupe apenas parte da parede, e um grande espelho está localizado acima dela... Além disso, sua superfície superior é coberta com um painel de madeira e serve como prateleira.
A iluminação da sala é representada por vários focos e um par de arandelas de parede de design. Parece interessante usar uma imagem real como decoração.
Parece muito legal casa de banho combinada, decorada em estilo escandinavo. Ladrilhos brancos como a neve são usados como revestimento de parede, e o chão é coberto com um revestimento de madeira leve. Uma das paredes, no entanto, é acentuada e é preenchida com azulejos de padrões brilhantes de tons claros, mas harmoniosamente combinados, característicos de scandi. Da mobília da sala há uma banheira branca bastante clássica. Acima está um par de prateleiras de vidro com uma máquina de lavar ao lado.Como um layout linear foi escolhido para a sala, o resto dos elementos internos estão localizados contra a parede oposta.
O banheiro é retangular montado na parede. O design compacto em branco parece quase invisível, fundindo-se na parede. Uma pia oval branca é fixada em um armário com tampo de madeira. Um espelho quadrado comum é montado acima dele, bem na parede. Dos elementos decorativos e funcionais da sala, destaca-se um cesto de roupa suja com tampa preta de realce. Há apenas iluminação de teto no quarto.
Uma casa privada permite que você transforme um banheiro comum em um lugar para relaxar. O espaço livre permite colocar no quarto não apenas uma casa de banho, WC e um par de lavatórios, mas até uma pequena TV. Além disso, existe uma janela real na sala, o que não só resolve o problema de iluminação, mas também adiciona um ambiente de relaxamento ao espaço. A sala é decorada em tons suaves de marrom acinzentado, e os azulejos são usados não só para paredes e tetos, mas também para decorar banheiros e pias. A iluminação é representada por vários holofotes ao longo do perímetro, bem como por uma lâmpada principal no meio da sala.
A TV está montada exatamente em frente à lâmpada branca como a neve, o que permite que você assista a bons filmes enquanto os captura. O banheiro foi escolhido em uma cor branca clássica, mas com um formato incomum, e sua cisterna e as comunicações estão escondidas em uma caixa branca especialmente montada. Ambas as pias estão localizadas em uma bancada dedicada em frente a um grande espelho.
Em um espaço de mesma filmagem, o interior pode ser ainda mais pretensioso e luxuoso. Apesar do esquema de cores castanhas calmas e do uso apenas de painéis de madeira castanhos como destaques, cada metro quadrado desta sala chama a atenção. O vaso sanitário e o bidê adjacente são montados diretamente na parede e possuem um formato incomum. Atrás deles, na parede, está um nicho cheio de prateleiras de vidro para cosméticos.
A banheira original em forma de tigela é fixada em um belo painel de madeira escura. Um nicho com prateleiras foi recentemente montado ao lado dele e os porta-toalhas estão localizados nas laterais. Um painel de madeira semelhante é a base para duas pias brancas como a neve, atrás das quais está um espelho enorme. Imediatamente abaixo deles está uma caixa compacta de cor escura. As luminárias são montadas apenas no teto.
O projeto de design do banheiro é apresentado no vídeo abaixo.