Sofás de canto

Sofás de canto dobráveis: características, tipos e seleção

Sofás de canto dobráveis: características, tipos e seleção
Contente
  1. Características, vantagens e desvantagens
  2. Mecanismos de transformação
  3. Materiais de estrutura, estofamento e enchimento
  4. Dimensões (editar)
  5. Dicas de Seleção
  6. Como arrumar o quarto?

Os sofás de canto rebatíveis são elementos do interior do uso diário, por isso a maioria das pessoas, ao escolhê-los, presta atenção apenas aos modelos comprovados e conhecidos. O mercado de móveis modernos oferece uma ampla gama de produtos de design diversos, feitos em estilos originais com mecanismos de transformação universais. Antes de comprar esses móveis, é importante considerar todas as características e diferenças das modificações.

Características, vantagens e desvantagens

Antes de comprar um sofá de canto, é importante prever exatamente como e onde será utilizado, se há previsão de mudança. Cada cômodo - sala de estar, cozinha, corredor ou banheiro - precisa de seu próprio sofá de canto. Os modelos diferem não apenas na aparência ou design, mas também têm designs diferentes de mecanismos de transformação.

Muitos tipos de produtos requerem espaço adicional durante o desdobramento.

Em geral, o sofá de canto tem muitas vantagens:

  • um canto universal permite que você instale móveis no lado esquerdo e direito;
  • no estado desdobrado, é um local de dormir completo para 2 a 3 pessoas, e algumas estruturas podem acomodar até 5 pessoas;
  • tem mecanismos de transformação confiáveis ​​projetados para uso frequente, operação diária;
  • durante a produção, materiais duráveis ​​e resistentes ao desgaste da estrutura, revestimento, enchimento são usados ​​principalmente;
  • é possível adquirir um produto com diversos tipos de estofamento, moldura e enchimento.

A principal desvantagem dos sofás de canto é considerada sua incômodo, opções de colocação limitadas. Mas nestes casos, se for necessário reorganizar periodicamente, mudar a disposição dos móveis, recomenda-se adquirir modelos pré-fabricados - onde o canto e as partes principais são desconectados um do outro.

Entre as desvantagens está o alto custo de tais móveis estofados, especialmente produtos feitos de materiais naturais ou feitos à mão... Mas com um manuseio cuidadoso, o sofá vai durar muito tempo - mais de 15 anos - sujeito a manutenções preventivas periódicas: pequenos consertos, transporte, substituição do enchimento.

Mecanismos de transformação

A escolha de um sofá de canto moderno não é apenas uma solução para um problema de design no interior, mas também a compra de um produto multifuncional, que terá elevados requisitos em termos de resistência ao desgaste e durabilidade. Portanto, deve-se levar em consideração as qualidades externas dos móveis estofados, os materiais de fabricação e as possibilidades de design. Existem três tipos principais de mecanismos de transformação de sofás de canto.

Sair da cama

Sofás com sistemas de transformação roll-out são altamente confiáveis ​​e compactos quando montados. Quando desdobrado, o mobiliário é cama confortável para até 5 pessoas, dependendo do modelo e design.

A transformação é realizada usando uma alça de tecido localizada na travessa do assento. Você precisa puxá-lo - e todas as outras partes se moverão sucessivamente. Sofás também podem ser atribuídos a este tipo. com o mecanismo de transformação "tesoura", só aqui a parte de dormir não desliza sobre rodas, mas rola para o lado e encosta no canto, formando uma cama de casal.

Dobrando

Os sofás mais populares com mecanismo dobrável incluem móveis estofados, como "acordeão" - durante a transformação, as partes do sofá são puxadas para fora, como o fole de um instrumento musical. Para layout levante o assento até ouvir um clique e, em seguida, retire todas as outras peças e instale-as nos suportes.

Comum entre este tipo e modelo "Conchas" - no estado dobrado, os elementos do sofá também ficam dentro da estrutura e, quando desdobrados, são instalados em estantes especiais. Somente nas "camas dobráveis" o cinto de transformação é colocado em um recesso entre o assento e a parte traseira - puxando-o, o assento pode ser puxado para fora, após o que o sofá se abre como uma pia.

Elevação

Entre os sofás dobráveis ​​de canto com mecanismo de elevação, os mais difundidos são produtos modulares, onde o canto e as partes principais são desconectados um do outro. O processo de transformação é realizado, como nos sofás clássicos "livros" ou "click-clack". O assento sobe até ouvir um clique, abaixando assim o encosto do sofá e, em seguida, toda a estrutura é puxada em sua direção o máximo que pode - a extremidade dos assentos é instalada nas pernas dobráveis ​​e a parede traseira é colocada sobre a moldura.

Em alguns modelos, a estrutura não se estende, então para arranjar um local de dormir e criar uma superfície única, a parte de canto é desconectada da principal e se move para trás para o lado - no mesmo nível da metade desdobrada.

Materiais de estrutura, estofamento e enchimento

A estrutura dos sofás dobráveis ​​de canto é principalmente montada com diferentes materiais - as prateleiras principais e os lintéis são feitos de madeira, as paredes laterais são feitas de compensado ou aglomerado, lamelas prensadas de suporte adicionais são freqüentemente instaladas nos assentos.

Nos modelos econômicos, quase toda a estrutura pode ser em aglomerado, apenas os elementos deslizantes terão vigas ou barras de madeira, mas esta opção não é recomendada para instalação em quartos e quartos de crianças devido ao alto nível de toxicidade do material.

Como enchimento, os fabricantes modernos usam muitos materiais diferentes: a maioria deles são sintéticos e desfavoráveis ​​à saúde humana, portanto, a escolha deve ser feita com cautela. Os tipos mais populares de "recheios" de sofás recomendados por especialistas para edifícios residenciais e apartamentos:

  • espuma de borracha;
  • espuma de poliuretano ou espuma de poliuretano;
  • blocos de mola;
  • Winterizer sintético;
  • látex natural.

Os produtos sintéticos são adequados para estofamento apenas para móveis de escritório, enquanto em edifícios residenciais e apartamentos é melhor usar materiais naturais:

  • rebanho;
  • esteira ou serapilheira;
  • chenille;
  • jacquard.

Se você escolher uma opção econômica, não deverá prestar muita atenção à "compatibilidade ambiental" do material de estofamento - ainda assim, comprar um sofá barato com estofamento natural não funcionará. Neste caso, é preferível dedicar tempo à escolha de um produto prático e duradouro, para se certificar de que as cores se adequam ao interior geral da divisão.

Dimensões (editar)

Quase todos os sofás de canto dobráveis ​​sugerem a transformação em um lugar de dormir completo, portanto, como regra, eles são grandes. Por exemplo, um sofá-cama triplo com 180 cm de comprimento quando desdobrado pode ter até 230 cm de largura, sendo estes modelos frequentemente encontrados entre as opções modulares. A versão de canto duplo compacto terá cerca de 130 cm de largura na posição montada e desdobrada. Os tamanhos dos modelos de sala são de 2,3 a 2,8 m de comprimento e 1,4 a 1,7 m de largura.

Dicas de Seleção

Segundo as estatísticas, a versão clássica de parede é a que apresenta as vendas mais elevadas do mercado moveleiro. Mas, nesses casos, os especialistas em arranjos de interiores aconselham a compra apenas de modelos deslizantes, que proporcionam uma transformação não parcial, mas completa em um dormitório, por exemplo, com mecanismo roll-out.

Deve-se ter em mente que, além da versão clássica, os sofás de canto são classificados em mais três tipos, cada um dos quais se adequará ao seu próprio ambiente.

  • Sofá monolítico. Os produtos são compostos por várias peças fixas que são fixadas entre si na fábrica. Esses modelos são os menos funcionais - o mecanismo de dobramento só levanta. Você também pode usar apenas a parte principal longa ou a parte curta do canto como berços.
  • Tipo modular consiste em vários elementos separados, o tamanho e o número de peças dependerá do modelo específico. Os produtos proporcionam uma transformação quase completa - muitas combinações diferentes podem ser feitas a partir deles.

Graças à capacidade de trocar apoios de braço e peças de canto (pufes), os modelos modulares ganharam grande popularidade entre os designers de interiores.

  • Ilha de sofás dobráveis ​​de canto formar na sala uma espécie de áreas de lazer dedicadas, que normalmente são equipadas no centro das instalações. Os modelos ficam bem tanto de frente como de fora - para isso, as costas traseiras são decoradas da mesma forma que as laterais principais (estofados, ornamentos).

Freqüentemente, os designers criam desenhos de modelos de ilhas sem uma parede posterior para economizar espaço.

Graças à sua configuração ideal modelos de canto de sofás são adequados para quase qualquer ambiente, eles são usados ​​em absolutamente todos os estilos de interiores mundialmente famosos. Os produtos monolíticos são instalados principalmente em cozinhas, salas de estar, quartos de crianças. Produtos dobráveis ​​são adequados para apartamentos pequenos.

Os designers aconselham a instalação de modelos modulares e de ilhas em quartos grandes e apartamentos estúdio espaçosos.

Como arrumar o quarto?

Apesar do design inequívoco, à primeira vista, o sofá dobrável de canto não precisa ser instalado no canto da sala. Tamanhos geometricamente corretos permitem que você crie várias composições de design originais nos quartos - equipar ilhas quadradas para recreação, dividir a sala em zonas temáticas.

É melhor colocar um sofá de canto montado na parede sob uma janela.de modo que o lado longitudinal principal fique voltado para a porta. Na cozinha, esses móveis devem ser colocados longe do fogão a gás. Nos quartos das crianças, os sofás de canto são posicionados de forma que o lado curto, o apoio de braço e o encosto não interfiram na movimentação da criança.

Para informações sobre como escolher um sofá de canto dobrável, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa