Sofás na sala

Sofás na sala: variedades, escolhas e opções no interior

Sofás na sala: variedades, escolhas e opções no interior
Contente
  1. Prós e contras de usar
  2. Tipos de estruturas
  3. Materiais de manufatura
  4. Formas e tamanhos
  5. Espectro de cores
  6. Estilos
  7. Conjuntos com poltronas
  8. Como escolher?
  9. Regras de localização
  10. Exemplos de sucesso

Os novos apartamentos tornaram-se mais espaçosos, o que abriu caminho para mais opções de design de quartos. Embora os apartamentos soviéticos típicos não tenham mudado de tamanho, eles se tornaram plataformas onde designs de interiores completamente novos podem ser aplicados. A escolha de móveis e decoração está se tornando mais ampla e acessível, mas as pessoas ainda resolvem problemas padrão. Uma delas é que tipo de sofá comprar na sala?

Prós e contras de usar

O mobiliário moderno deve ser confortável, bonito, moderno e, o que é muito importante, durável. E embora a aparente variedade de escolha sejam centenas de opções, ainda hoje todos os sofás pertencem a apenas 6 grupos.

Isso significa que nada mudou significativamente na escolha de um sofá para a sala. E este item é necessário no corredor para os mesmos fins:

  • na área de lazer este é o móvel mais confortável;
  • se necessário, servirá de dormitório;
  • enfatiza a ideia interior, torna o estilo mais convincente.

    Finalmente, a questão razoável de se um sofá pode ser dispensado também irá surgir. No interior da sala de estar, teoricamente, você pode passar sem ele. Mas, na prática, verifica-se que este ainda é o mesmo sofá, embora na forma de um colchão sobre estrados, um banco com estofamento, etc.

    Existem algumas vantagens em usar o sofá - é conveniente, bonito, une famílias e convidados e é funcional. Quase não há desvantagens. A menos que um sofá possa se tornar uma desvantagem da sala, que obviamente não se ajusta ao ambiente - nem na cor, nem no design, nem na forma, nem no material, é "amigável" com outros elementos do espaço.Mas se o assunto era apenas atrás do sofá, era ele quem tinha que se adaptar à situação existente.

    Tipos de estruturas

    Como afirmado acima, os sofás são divididos em 6 grupos ou tipos. Dentro dessa classificação, pode haver ramos próprios, mas eles não são mais tão essenciais.

    • Modular... Esses designs são compostos de módulos individuais que diferem em forma e tamanho. Eles podem diferir até mesmo nos materiais de fabricação, mas isso é menos comum. Os módulos podem nem estar conectados uns aos outros de nenhuma forma, eles estão apenas geograficamente localizados nas proximidades. Mas se o modelo for elite, ele pode ser equipado com ímãs especiais que fixam os módulos.

    Como regra, os componentes de tal sofá são leves, são fáceis de levantar e mover para outro lugar. E isso permite transformar frequentemente o sofá. Isso é necessário para que o sofá possa servir a diferentes propósitos.

    • Sofás de arte da ilha... Os assentos de tal sofá podem ser firmemente presos às costas e aos apoios de braços, e não será possível desmontar / montar essa estrutura novamente. Na maioria dos casos, são sofás macios não dobráveis. Modelos redondos, ovais e ondulados são bastante populares hoje em dia. Os sofás da ilha têm um encosto no mesmo estofamento que os assentos. Esse mobiliário foi criado para instalação no centro de uma sala espaçosa. Normalmente você pode sentar-se em um sofá desses de lados diferentes (é com os dois lados). Os sofás da ilha não foram concebidos para dormir, não significam um local para dormir.
    • Secional. Eles geralmente são chamados de retos e angulares, mas seu nome real é seccional. O comprador pode escolher um produto com um número diferente de seções. O fabricante torce assentos, encostos e apoios de braços, etc. Um sofá feito sob medida implica imediatamente várias opções de seções. Um grande sofá é uma estrutura na qual existem 7 ou mais seções. A versão compacta do sofá secional é a linha reta usual. Esse tipo de sofá é frequentemente usado para zonear uma cozinha e uma sala de estar. Esta é uma boa opção para quem deseja se contentar com uma opção versátil.

    Se for colocar um sofá secional no centro da sala, ele não deve ter um encosto muito alto, mas sim um estofamento de alta qualidade.

    • Canto compacto. Este é o segmento de sofás de canto econômicos e sofás muito populares. As dimensões são escolhidas pelo comprador, mas a escolha geralmente se resume a 2 a 4 tamanhos padrão. Esse sofá dobrável é adequado para dormir e relaxar. Tipos compactos de tais modelos raramente dispensam uma seção de cama, portanto, o nome de um sofá-cama é bastante justo para eles. Geralmente, há uma caixa de roupa de cama sob o pufe. Acredita-se que esta opção seja conveniente para quem deseja comprar um sofá na sala e um dormitório adicional (sobressalente).

    É ótimo se você comprar um modelo cujo ângulo pode ser reorganizado para o outro lado, se houver necessidade.

    • Sofás com colchão. E estes são sofás de alta qualidade adequados para dormir. O sofá tem um colchão totalmente grosso. O design em si pode ser reto ou angular. Quando desdobrado, você obtém uma cama completa, e muito melhor do que no caso de um sofá compacto de canto. Talvez três lugares e não só, adequado para quem tem que dormir na sala.
    • Sofá com função de cama dobrável. Durante o dia é um sofá comum, à noite é uma cama que pode ser colocada em cima do sofá. Mesmo as almofadas, neste caso, não terão de ser removidas. Mas lembre-se que a cama será alta, portanto esta opção é mais indicada para adolescentes. É caro e é encontrado à venda com menos frequência do que outros tipos.

      Acima, apenas são descritos os tipos de sofás, cujas características de design tornaram possível formar essa diferenciação. Mas janelas salientes, sofás eurobook e sofás acordeão são uma divisão mais detalhada. Além disso, o mesmo mecanismo de dobramento pode ser aplicado a diferentes tipos de sofás.

      Materiais de manufatura

      Metal, plástico e vidro são ativamente usados ​​na fabricação de móveis, mas ainda são inferiores em prevalência à madeira e seus derivados.

      Quadro

      A moldura do sofá pode ser feita de madeira maciça, contraplacado, MDF, fibra e aglomerado, OSB. Vigas e lajes são adequadas para apoiar elementos de móveis, e folhas finas de compensado podem ser usadas para revestir a estrutura. Mas se falamos de qualidade, então os materiais modernos são inferiores à madeira em muitos aspectos. Seus derivados podem ser atrativos externamente e não são caros em termos de custo, mas não podem repetir as características do array.

      Nogueira, freixo, carvalho, faia - essas árvores são excelentes móveis, que também são usados ​​na moldura do sofá.

      Hoje, os materiais baratos são revestimentos que mudam sua aparência e desempenho. por laminação, pós-formação, armazenamento em cache, revestimento. Com isso os materiais estão ganhando força e são bastante relevantes para a fabricação de fachadas de móveis.

      Se você procura uma alternativa ao array, então, obviamente, são as placas MDF. São obtidos por prensagem a seco das fibras de madeira. O aglutinante são resinas de ureia. O MDF é considerado um produto altamente ecológico. O material é simples, fácil de processar, o que permite criar peças complexas a partir dele.

      Estofamento

      Hoje, um comprador potencial tem uma escolha - comprar tecido natural (ecológico) para o sofá ou sintético. E a questão geralmente é assim, porque muitos compradores podem escolher o tipo de estofamento na própria loja. Sem dúvida, os tecidos naturais são preferíveis, são higroscópicos e respiráveis.

      Opções de estofamento.

      • Algodão. Material acessível e tátil, mas tem uma vida útil limitada.
      • Jacquard. O material se diferencia por uma textura em relevo e alta densidade, o tecido não se desgasta rapidamente e não tem medo da radiação ultravioleta.
      • Tapeçaria. Móveis com esse tipo de estofamento parecem elegantes e aristocráticos. É durável e natural, mas tem tendência à abrasão.
      • Seda... Raramente é usado. Eles geralmente são equipados com móveis antigos. A superfície é muito agradável ao toque, o material é hipoalergênico e fácil de cuidar (mas o material é frio).
      • Couro. Estofos luxuosos, duráveis, resistentes à umidade, fáceis de limpar, mas de alto custo, tendência a rachar com o tempo e pegajosidade são as desvantagens de tais móveis.
      • Arpatek. É um estofamento artificial resistente ao rasgo, fácil de limpar, com boa retenção de cor e não sujeito a abrasão rápida.
      • Scotchguard... Parece um jacquard, mas custa menos que isso. Este material é durável, mas pode desbotar ao sol.
      • Rebanho... Excelente cobertura, fácil de limpar e resistente à água. A poeira não gruda nele e nada se agarra à sua textura, mas o material pode se desgastar com o tempo e é propenso a absorver odores.
      • Chenille. Material forte e durável. Desbotando e não esticando um pouco, mas absorve umidade e, por exemplo, não consegue lidar com as marcas das garras de um gato.

        E também há microfibra, floresta, cortesã, microfibra - mas todos são materiais artificiais para estofamento. Os especialistas aconselham, na hora de escolhê-lo, levar em conta os objetivos e as funções do sofá: se costuma dormir sobre ele, é preferível um material com inclusões sintéticas, o que não vai permitir que o tecido se desgaste rapidamente.

        Filler

        Também há muitos deles, e a opção mais popular é considerada bloco de primavera. Ele é responsável por um alto nível de conforto, pela correta distribuição do peso de uma pessoa. O preenchimento tem muitas vantagens, incluindo operação de longo prazo, confiabilidade, elasticidade, propriedades ortopédicas. Mas as desvantagens incluem guincho, que pode aparecer com o tempo, e reparos caros se ocorrer um feriado de primavera.

        Outras opções de preenchimento.

        • Espuma de poliuretano - sintéticos, que podem ignorar a borracha e a borracha em qualidade, podem ser fundidos e bloqueados.Não acumula pó, não causa alergias, suporta cargas, etc. Mas algumas versões deste material são mais rígidas que o mesmo bloco de mola e a espuma de poliuretano barata perde rapidamente a sua elasticidade.
        • Sintepon - o material é freqüentemente usado em modelos baratos. Tem uma estrutura elástica e resiliente, o fungo não pode começar nela. O material não causa reação alérgica, embora seja sintético. Mas o período de operação para o enchimento de poliéster é relativamente curto. E ainda não existe uma tecnologia única para sua produção, então o risco de esbarrar em um material de baixa qualidade é muito alto.
        • Periotec. Este enchimento inclui fibras de poliéster. Este é um material altamente durável e resiliente, pois combina com sucesso, por exemplo, bambu e fibras de viscose ou milho, bem como linho, coco, lã. É feito com uma tecnologia especial de três camadas. Este material é totalmente seguro para a saúde humana. Tem muitas vantagens e as desvantagens incluem apenas um preço elevado e relativa rigidez.
        • Holofiber... E este é um inverno sintético modernizado familiar para muitos. A estrutura em espiral do material garante uma recuperação rápida da forma após longos carregamentos. Este é um material quase ideal, uma vez que nenhuma deficiência significativa foi identificada nele. É seguro, leve, inodoro, não pilling, respirável. Finalmente, não suporta combustão.

          Outros enchimentos que merecem a atenção do comprador incluem látex, durafil e struttofiber.

          Formas e tamanhos

          As dimensões do sofá devem atender aos principais requisitos - organizar o conforto para o usuário, ocupar pouco espaço e estar perfeitamente integrado ao projeto da sala. As características dimensionais são a altura, o comprimento e a largura do sofá.

          Os sofás são:

          • em tamanho real - até 200 cm de comprimento (não inferior a 180), largura dobrada 80-90 cm;
          • um e meio - comprimento 140-170, largura - 70-90 cm;
          • pequena - comprimento 120-150, largura - 70-80 cm.

            O papel principal nesta classificação é atribuído ao comprimento, que pode ser interpretado como o número de assentos. Mas a largura e a altura podem ser iguais para modelos diferentes.

            A forma dos sofás pode ser reto, angular, em forma de U, redondo, semicircular, oval, raio, etc. Existem modelos longos e espaçosos, e há sofás estreitos e baixos, principalmente decorativos (modelos para um).

            Espectro de cores

            O comprador moderno pode encontrar um esquema de cores exclusivo e extravagante para sofás. Mas algumas cores estarão sempre no topo, enquanto outras compartilham os louros da moda (que lideram as vendas há algumas temporadas) e dos sofás "para todos". Os últimos são feitos com mais frequência sob encomenda.

            Soluções de cores para sofás modernos:

            • estofamento branco, leitoso, marfim - bonitos, mas facilmente sujos, e até os modelos de couro requerem cuidados especiais;
            • Borgonha - cabem em uma espaçosa sala de estar;
            • chocolate marrom - se a decoração do hall tiver cores semelhantes em outros móveis ou decoração, a opção é boa;
            • terracota - uma opção da moda para o hall em cores quentes;
            • cor azul e turquesa as últimas estações estão na moda, especialmente as sombras da chuva, o céu antes de uma tempestade;
            • roxa o sofá fica melhor no interior da pop art;
            • vermelho brilhante - adequado para interiores arrojados, bem como salas de estar brancas e cinzas;
            • bege - os tons pastel dos móveis são clássicos;
            • verde - ficará bem em eco-design;
            • esmeralda - se encaixa bem com estilos caros e nobres;
            • amarelo - uma referência à estética escandinava;
            • roxa - uma cor com a qual se deve ter cuidado (capaz de causar apatia).

            Claro, você pode escolher não um sofá de uma só cor, mas quanto mais cores você usar no design de interiores, mais difícil será não ir além da solução conceitualmente correta.

            Estilos

            O sofá no estilo inglês é, claro, lindo e elegante, mas a palavra-chave no aspecto da escolha é relevância. É muito importante que os móveis não sejam apenas bonitos, desenhados, na moda. É necessário integrá-lo ao design existente e a um certo estilo de interior.

            Os estilos de sofás mais populares hoje são:

            • inglês - modelo familiar com braços arredondados em estofamento monocromático em tons naturais;
            • fusão, lounge, arte pop e os vários estilos franceses são transmitidos bem com os sofás conversíveis;
            • Estilo vitoriano e loft irá enfatizar perfeitamente um sofá Chesterfield estiloso (estofamento em couro, veludo ou floco);
            • estilo art déco, neoclássico, veneziano - este é um excelente solo para um taxido - um sofá chique criado para um interior glamoroso;
            • em um estilo retro escandinavo, um camelback é aplicável - Este modelo é interessante porque tem o dorso semelhante ao dorso de um camelo, o que, de fato, reflete o nome.

              Finalmente, o produto de mobiliário mais popular nesta categoria hoje é sofá escandinavo, que é mais comum no estilo Scandi, mas também se trata de salas de estar, onde o estilo é basicamente borrado. Este é um modelo minimalista de dois ou três lugares com almofadas transparentes. Possui apoios de braços em tecido lacônico e, via de regra, pernas de madeira.

              Conjuntos com poltronas

              Deve-se dizer que hoje uma combinação independente de móveis é popularizada no design de interiores. Isso significa que você não está comprando um conjunto ou kit pronto, mas você mesmo faz combinações confortáveis ​​e bonitas. O sofá e as poltronas não são exceção. Mas mesmo que você presuma que não está preparado para esse risco, pense em um conjunto de móveis de cor diferente, por exemplo.

              E lembre-se disso a poltrona não deve ser decorativa. Se você tem um grande sofá de canto, a missão da cadeira permanece obscura. Considere o tamanho da sala: às vezes, a vontade de colocar um conjunto de móveis estofados no quarto simplesmente vai contra o bom senso. Uma ótima opção é uma cadeira com apoio para os pés. É confortável, elegante e não necessita de uma peça simétrica de mobiliário.

              Como escolher?

              Ao escolher um sofá, vários requisitos são levados em consideração ao mesmo tempo. E se um comprador considera apenas os modelos elite, que a priori são caros, outro procura opções confortáveis ​​com travesseiros e ao melhor preço. E o terceiro está interessado apenas nos modelos originais, de modo que "não como todo mundo."

              Os especialistas recomendam construir uma seleção de sofás com base nas respostas a essas perguntas.

              • Qual é o tamanho da sala de estar, em que parte dela está previsto ficar o sofá?
              • Quantas pessoas se sentarão nele ao mesmo tempo em dias normais?
              • Com que frequência o sofá será usado em princípio?
              • Será usado como cama, com que freqüência?
              • Há animais no apartamento, crianças pequenas?

                Tendo decidido a forma, tamanho, cor, você precisa ir para a escolha do mecanismo de transformação. Existem vários deles: golfinho, livro, eurobook, acordeão, tique-taque, clique-clac, mecanismo extensível. Isso não quer dizer que um dos mecanismos seja significativamente superior aos outros.

                É sabido que muitas compras acontecem, como se costuma dizer, sobre emoções. E os donos então lamentam a pressa em escolher. É por isso não tenha preguiça de fazer uma lista de requisitos que ajudará a levar em conta todas as nuances e desejos.

                Regras de localização

                Para pequenas salas de estar, sofás de canto são uma boa solução. Claro, você não pode colocá-los no meio da sala de estar, mas eles vão caber perfeitamente contra uma longa parede. Se o zoneamento do espaço for necessário, um sofá de canto encostado na parede não dará esse efeito. Mas aqui você tem que escolher: preservando espaço livre ou zoneamento.

                Outras opções.

                • Do outro lado da porta - esta é geralmente uma configuração de janela. A variante é rara, mas comum. Especialmente se o sofá for baixo e eles não vão colocá-lo para fora.
                • Ao lado da mesa de jantar. Isso significa localização geograficamente próxima, não sobreposição. Por exemplo, um sofá fica encostado a uma longa parede com uma mesa de jantar atrás dele.
                • No centro da sala... Adequado apenas para divisões muito grandes ou opções para combinar uma sala de estar e cozinha. Nesse caso, o sofá será um guarda-chuva. A desvantagem desse posicionamento é a impossibilidade de usar a parede acima do sofá.
                • Ao lado de uma mesa baixa. É conveniente mesmo em um espaço relativamente pequeno. Se o salão for pequeno, a mesa também deve ser em miniatura.

                  Às vezes, na mesma sala, os proprietários conseguem combinar dois sofás. E essa não é a pior opção se a área de lazer, segundo os proprietários, for grande. Mas as sutilezas de colocar dois sofás estão no fato de haver uma mesa baixa entre eles, que pode ser transformada em uma grande mesa de jantar completa. Colocar dois sofás lado a lado também é problemático, mas possível.

                  A localização mais comum do sofá é na frente da TV, fornece o máximo conforto enquanto assiste TV. Pode haver um grupo de poltronas ou pufes ao lado do sofá, bem como lâmpadas penduradas.

                  Especialistas em design de interiores prestam atenção a: todos os métodos de colocação são divididos em simétricos, assimétricos e circulares. No primeiro caso, estamos falando de uma sala quadrada ou retangular. A disposição assimétrica do sofá é adequada para uma sala de estar fora do padrão ou para uma sala reta. O mobiliário circular permite criar zonas acolhedoras na divisão. E esta opção é perfeita para a sala de estar. Normalmente, o centro de tal organização de espaço é um tapete, uma TV, talvez uma lareira com prateleiras acima, e o resto da mobília é colocado ao redor deles.

                  Exemplos de sucesso

                  Exemplos específicos dirão de forma mais eloquente como pode ser um sofá ideal em uma sala de estar. A seleção abaixo contém 15 belas ilustrações de como o sofá se encaixa harmoniosamente no espaço. Às vezes, você precisa lutar contra estereótipos e não ter medo de soluções interiores ousadas.

                  • Um grande sofá que forma idealmente uma grande área de estar. Para uma sala de estar longa e relativamente estreita, esta é uma boa opção. Se você fantasiar, ao virar da esquina do sofá você também pode colocar uma área de jantar.
                  • Um lindo sofá cinza que parece uma peça vintage de interiores luxuosos. O conjunto inclui uma poltrona que não combina com a cor do sofá, mas que combina perfeitamente com os travesseiros. Para uma sala de estar inundada de luz, isso é ideal.
                  • Composição de dois sofás e poltronas de diferentes tamanhos. Indicado apenas para uma ampla sala de estar, ou, como neste caso, para um hall, onde haja poucos móveis de armário e o destaque seja para a área de lazer.
                  • Altamente opção concisa e simples, mas é nisso que ele é bom.
                  • A escolha do sofá neste caso é notável, já que se trata de um modelo que não pesa espaço. Triplo, escandinavo, de cor agradável, cabe perfeitamente na estreita sala de estar.
                  • Nem todo mundo gosta do vazio nos quartos, para muitos o conforto é uma proximidade agradável, proximidade de objetos. E este exemplo mostra como esse desejo pode ser traduzido em realidade.
                  • Um pequeno sofá rodeado por mesinhas laterais é uma boa opção para uma família pequena. Tríptico perfeitamente selecionado na parede. Uma excelente solução minimalista.
                  • Outra escolha bacana que adiciona estilo automaticamente ao espaço. Tal sofá não pode ser dobrado, mas se esta missão não lhe é confiada, então por que procurar razões para abandonar o sofá (“por precaução” não é um argumento)? E, novamente, esta é uma pequena sala de estar típica.
                  • Uma solução clássica que complementa uma divisão alongada. Na penteadeira há um banco de um conjunto com um sofá, o que parece muito bom.
                  • Um exemplo de um espaço em que o sofá assume as funções adicionais de um zoner... Para quartos combinados, a opção é muito boa.
                  • Uma ideia muito moderna e democrática. A área acima do sofá é brilhantemente jogada, e a poltrona vermelha combina bem com o estofamento cinza do sofá.
                  • Neste exemplo, um conjunto está envolvido: um grande sofá e duas poltronas. E essas duas poltronas formam uma "zona de diálogo", o que é uma solução muito boa para salas tão compridas e estreitas.
                  • Sofá leve em um espaço leve. Os proprietários abandonaram o grande sofá para poupar espaço na organização de uma área funcional adicional.
                  • Um pouco de estética retro e ocidental. É mais difícil organizar este projeto em um apartamento do que em uma casa privada, mas você pode pegar as idéias básicas. A mesa do meio é o centro da composição.
                  • Uma opção moderna e prática... Um tapete, almofadas, uma mesa - tudo ajuda um sofá cinzento ligeiramente ascético a ficar ainda mais confortável. Muito elegante e convincente.

                    A escolha de um sofá é realmente tratada com admiração, pois esse móvel não vai mudar por muito tempo. Não se emocione, use a racionalidade e o bom senso. E então a compra irá encantá-lo por muitos anos.

                    1 comentário

                    Olá pessoal! Artigo interessante. Está escrito em grande detalhe como selecionar um sofá.

                    Moda

                    a beleza

                    casa