Sofás de canto infantil: características, tipos e opções
Os pais abordam a escolha da cama de uma criança com muito cuidado. Afinal, uma criança deve gostar com uma cor viva ou um desenho interessante. Com um quarto infantil pequeno, você sempre quer economizar espaço. Para isso, os adultos costumam optar por um sofá de canto.
Características, vantagens e desvantagens
A principal característica do sofá de canto no quarto das crianças é a sua forma. Com sua ajuda, você pode criar um ambiente aconchegante fechando o canto livre e criando um local compacto para dormir nele. Para uma criança pequena com menos de 5 anos de idade, um pequeno sofá de até 1,5 m de comprimento é adequado, que quando dobrada pode servir como uma cadeira e economizar muito espaço para o jogo.
As crianças com mais de 5 anos podem escolher modelos com um comprimento de beliche de cerca de 2 metros. Isso será suficiente para eles até atingirem a maioridade.
A principal vantagem desta escolha será um amplo local para relaxar ou receber amigos, onde não são necessárias cadeiras adicionais para sentar. Obviamente, os designs dos cantos também apresentam desvantagens.
Se a sala for muito pequena, o modelo de canto parecerá volumoso devido às costas laterais. Se você precisar fazer um rearranjo, você precisa de um ângulo substituível e, se estiver ausente, isso é difícil de fazer. Para preservar o novo visual, é melhor pedir uma capa de reposição para o sofá.
Variedades
A gama de sofás é muito grande. Eles diferem não apenas em cores e designs, mas também no mecanismo de transformação.
De acordo com o tipo de construção, os sofás de canto podem ser divididos em 4 tipos.
- Modular. Possui vários blocos que podem ser trocados se necessário.
- Sofá conversível. Tem a concepção de uma cama dobrável e um sofá, um roupeiro com uma prateleira. Um guarda-roupa é embutido no sofá, o que vai economizar espaço em uma pequena sala.
- Sofá-livro. Quando desdobrado, tem um espaço para dormir completo.
- Com ângulo intercambiável. Perfeito para reorganizar a seção principal para a direita ou esquerda.
Materiais superiores e de enchimento
Ao escolher um sofá, o material da parte superior deve ser levado em consideração. Afinal, as crianças não são como os adultos gastam seu tempo de lazer. O estofamento do beliche deve ser adequado às necessidades e à idade da criança. O tecido deve ser o mais resistente ao desgaste e hipoalergênico possível, portanto, considere os seguintes pontos ao escolher o material da parte superior.
- Rebanho. Agradável ao toque e superfície aveludada. Remove bem as manchas, não tem medo da umidade, enxuga rapidamente e absorve fortemente a umidade. Adequado para crianças mais velhas.
- Tecido de teflon. Perfeitamente lavável e resistente à sujeira, esse revestimento pode ser usado em crianças pequenas.
- Chenille. Material bastante resistente ao impacto físico. Praticamente não se desgasta e está perfeitamente limpo de sujeira.
- Tecidos Jacquard. Eles esfregam rapidamente e são difíceis de limpar.
- Velours. Material natural com ampla gama de cores. É hipoalergênico, agradável ao toque e de baixo custo. Limpe rapidamente, deixando marcas inteiras de arranhões. Limpo mal de sujeira. Adequado para crianças mais velhas.
Preenchimentos podem ser assim
Carregado com mola
O melhor e mais seguro enchimento para um sofá infantil é um bloco de molas. Suporta bem a coluna e distribui uniformemente a carga sobre ela. Esses preenchimentos são chamados de ortopédicos. Eles podem suportar uma carga bastante grande, têm dureza média, longa vida útil, não emitem componentes nocivos e não se decompõem. Eles não causam alergias.
Bloco de molas dependentes consiste em uma caixa e um pano de mola, que se dobra quando colocado sobre ele. Esse sistema funciona por cerca de 10 anos. Em seguida, começa a ranger e apertar em certos lugares.
Bloco de molas independentes consiste em molas individuais localizadas independentemente, cada uma das quais é separada das outras. Pode durar cerca de 10 anos sem defeitos. Mas é possível alterar as partes flácidas do bloco substituindo as peças flácidas.
Tem uma função ortopédica valiosa e um preço bastante alto. As armações feitas com essas estruturas têm uma boa troca de ar e não absorvem odores.
Enchimentos sintéticos
Apesar da origem, esses materiais são ecologicamente corretos, não causam alergias e não são propensos ao crescimento de fungos no interior da estrutura.
- Existem duas versões de espuma de poliuretano. O material pode ser cortado em blocos ou transformado em uma estrutura. Despeje também na forma e obtenha a peça acabada do sofá. Absorvem odores, mantêm a forma por muito tempo e possuem dureza média. Sem qualidade ortopédica. Projetado para pequenas cargas, respectivamente, para crianças pequenas.
- Structofiber tem uma ótima função ortopédica, não absorve umidade, não queima, hipoalergênico. Tem um preço alto e alta rigidez. Uma criança pequena precisa de um estofamento macio para suavizar a rigidez do sofá.
- Bolas de poliestireno. Este tipo de enchimento destina-se ao sofá, no qual a criança brinca principalmente e dorme ocasionalmente. As bolas seguem claramente as curvas do corpo, não absorvem umidade, não queimam. Eles se perdem rapidamente e são muito macios, por isso não mantêm a postura da criança durante o sono.
- Holofiber - o mais digno de materiais sintéticos. Não tem medo de fogo e ameaças biológicas. Não absorve umidade.
Os materiais naturais são usados com menos frequência porque são muito caros.
- Látex. Produzido com suco de borracha. Vida útil de até 20 anos. Possui o melhor desempenho ortopédico entre os preenchedores naturais.
- Velo de coco. Derivado de pêlos de coco.Absolutamente seguro e hipoalergênico. Baixo custo. O alto grau de rigidez torna este tipo de enchimento pouco confortável para o descanso.
- Cabelo de cavalo - o enchimento natural mais conveniente e caro.
Soluções de cor
Para o estofamento de sofás infantis, costumam ser utilizadas cores vivas que estejam em harmonia com o design do ambiente. Eles podem ser combinados com imagens de personagens de desenhos animados ou flores para meninas e carros para meninos.
Eles podem conter várias cores. Para as meninas, os tons rosa são geralmente selecionados com a adição das cores branco ou laranja. Os meninos adoram azul claro, marinho e cáqui.
Dicas de Seleção
Para que o modelo adquirido sirva por muito tempo e agrade seu filho, e também não ocupe muito espaço na sala, antes de comprar, decida algumas nuances.
- Para qual função o sofá é mais necessário? Será uma opção para uma brincadeira ou pernoite, encontrando os amigos da criança. Se este for um lugar para dormir para duas pessoas, o sofá deve ser estendido na largura. Se for para dois rapazes, pode escolher um modelo com dois cantos para que cada um dos rapazes tenha o seu espaço.
- Antes de comprar um sofá com um material específico para a parte superior, leve seu filho à loja de móveis e peça a opinião dele na escolha do tecido. Deixe-o tocar os modelos acabados com as mãos. O tecido deve ser ecologicamente correto e hipoalergênico.
- O mecanismo do sofá deve ser simples e seguro para a criança.
- As partes salientes e rígidas devem estar ausentes.
- O local de dormir deve ter cerca de 80 cm de largura e meio metro a mais que a altura da criança.
- Não deve haver diferenças de altura na cama.
- A altura do sofá deve ser adequada à idade da criança.
Resenha do sofá de canto infantil "Bravo" no vídeo.