Posso levar desodorante no avião e quais são as restrições?
Ao fazer as malas em uma viagem de negócios, férias ou qualquer outro lugar que requeira uma viagem aérea, sempre surge a pergunta: o que você pode levar com você a bordo do avião e o que não. Um item de higiene tão simples como um desodorante também não contornou esse problema. Existem algumas nuances aqui, após a consideração das quais fica claro se os desodorantes pertencem aos líquidos ou não.
Posso levar o produto a bordo?
Para alívio da maioria das pessoas, é possível levar desodorante no avião, mas observando uma série de pequenas convenções. Para começar, vale a pena decidir como vai transportar este produto de higiene: na bagagem de mão ou na bagagem. Isso pode ser determinado pela duração do voo.
Se tiver que ficar no ar por muito tempo, por exemplo, cerca de 18 horas, pode ser mais sensato colocar o desodorante mais perto, ou seja, na bagagem de mão. E vice-versa, se você só precisa voar algumas horas, então não adianta ocupar espaço na bagagem de mão - você deve dar preferência às coisas mais importantes.
A segunda nuance estará associada ao tipo de desodorante. Sabe-se que existem apenas três tipos: desodorantes spray, desodorantes roll-on e bastões, também são sólidos. Dependendo disso, você precisa seguir as regras de transporte para cada tipo específico.
Regras de transporte na bagagem de mão
Os desodorantes em bastão ou em rolo podem ser transportados no avião como bagagem de mão. Mas o desodorante roll-on é um líquido, então o volume da garrafa não deve ser superior a 100 mililitros.
Fique atento a isso ao comprar um desodorante para um voo: é preciso escolher uma garrafa que indique o peso exato do produto.
Durante a inspeção, a atenção é dada apenas a esta marcação, portanto, se levar consigo um frasco de 200 ml, mas meio usado, não deve pensar que o poderá introduzir clandestinamente.
Não leve desodorante aerossol com você.
- A garrafa está sob pressão. Isso, é claro, não levará a uma explosão, mas deixará os passageiros especialmente suspeitos nervosos.
- Sprays são inflamáveis.
- E mesmo que fosse possível levar um desodorante aerossol na bagagem de mão, simplesmente não seria possível usá-lo - o risco de alérgicos a bordo é muito grande.
Se ainda quiser levar o seu produto preferido, é melhor despachá-lo na bagagem e não levá-lo para o salão.
Então, escolhendo um desodorante stick ou roll-on, eles precisam ser embalados da maneira certa... Para fazer isso, adquira um recipiente de plástico especial com um fecho ziplock. Sacos específicos para produtos de higiene são um pouco como um saco plástico transparente de cosméticos feito de um material muito denso. Alguns aeroportos podem emitir esses pacotes para que você embale tudo o que precisa de acordo com os regulamentos do aeroporto, mas isso levará mais tempo, então é melhor fazer isso em casa.
Preste atenção ao volume total de todos os líquidos que você pretende levar na bagagem de mão. Não deve exceder um litro.
Não negligencie esta regra e espere que durante a inspeção você não seja verificado de forma tão completa. Todos, sem exceção, estão sujeitos à fiscalização aduaneira, e se você encontrar uma quantidade inaceitável de líquidos, terá que se desfazer do excesso (ou seja, jogar fora), ou reembalar alguns itens na bagagem geral, o que não só levará mais tempo, mas também pode ter custos adicionais em dinheiro.
Infelizmente, o chamado desodorante seco ainda não é muito comum.
Se você tiver a oportunidade de adquiri-lo antes da viagem, será a melhor escolha de todas. Se isso não for possível, compre um desodorante stick ou roll-on.
Observe atentamente o volume - faz sentido comprar uma pequena ferramenta para a viagem... Isso ocupará menos espaço e todas as suas malas, incluindo a bagagem de mão, vão pesar menos, embora apenas um pouco.
Como faço para carregá-lo na minha bagagem despachada?
O transporte de desodorantes e outros produtos de higiene na bagagem é muito mais conveniente porque o volume máximo permitido é de dois litros, o que é quase o dobro da quantidade de itens transportados na bagagem de mão.
Você pode levar qualquer tipo de desodorante na bagagem, incluindo sprays.
As únicas nuances com este método de transporte se concentram no fato de que de modo que o produto não exceda o volume permitido e seja hermeticamente fechado.
Há opinião na internet de que aerossóis e outros agentes contidos em latas pressurizadas podem explodir durante o vôo, gerando uma emergência. Esta opinião está errada. Se tal risco existisse, as companhias aéreas exigiriam o cumprimento estrito da regra de não permitir sprays ou aerossóis a bordo.
Visto que, além do desodorante, outros produtos de higiene pessoal, assim como outros líquidos, podem estar presentes na bagagem, vale lembrar que o volume de todas as substâncias líquidas não deve exceder dois litros por passageiro... Além do mais, também é recomendável embalar cada líquido em um saco plástico separado. Isso ajudará a proteger as coisas contra manchas e danos no caso de o produto ser repentinamente fechado de forma frouxa e vazar um pouco.
Transporte aéreo de mercadorias adquiridas no Duty Free
Especialmente para produtos adquiridos em lojas francas, existem regras de transporte flexíveis. Isso se deve ao fato de que ao comprar algo no prédio do aeroporto, o passageiro não esperava comprar e transportar inicialmente.
Essa regra também se aplica aos desodorantes, embora ainda seja indesejável arriscar e comprar aerossóis na bagagem de mão.
Para o transporte de todo o resto, basta aplicar um cheque do free shop confirmando a compra e indicando a data.Devido a isso não se apresse para se livrar do cheque e jogue-o na lata de lixo mais próxima.
Além disso, você não conseguirá desempacotar e testar sua compra durante o voo - os produtos de higiene contêm uma porcentagem muito alta de álcool, o que os torna inflamáveis. Isso significa que o transporte de um veículo aberto deste tipo criará um risco adicional, portanto é proibido o uso de quaisquer líquidos ou meios inflamáveis em frascos pressurizados a bordo da aeronave.
Se você está planejando comprar muitos cosméticos para si e presentes para a família e amigos em uma loja duty-free, recomenda-se estudar as regras para o transporte de mercadorias do Duty Free.
Tal deve-se ao facto de os aeroportos de encontro e despedida pertencerem a diferentes companhias aéreas, bem como a diferentes países, e o que pode ser retirado de um nem sempre pode ser legalmente importado para outro.
Apesar do fato de que oficialmente o desodorante pode ser transportado até mesmo na bagagem de mão, se for um desodorante roll-on ou um bastão, e se for pulverizado na bagagem, é necessário estudar cuidadosamente as regras de transporte de várias companhias aéreas. Esses requisitos podem ser diferentes dependendo do país de visita ou da distância do voo, portanto Recomenda-se retirar as malas somente após a compra das passagens e estudar todas as normas de transporte.
Você pode encontrar todas as informações necessárias no site da companhia aérea ou, caso não encontre a resposta, ligue para a linha direta. O número pode ser encontrado tanto no site oficial da operadora quanto nos próprios bilhetes.
Lembre-se de que ao escolher esta ou aquela companhia aérea, você lhes confia a sua vida e, portanto, seus requisitos devem ser rigorosamente seguidos, mesmo que pareçam ridículos ou desnecessários.
No próximo vídeo você descobrirá o que não pode levar na bagagem de mão da Aeroflot.