Tênis ortopédico infantil
O ritmo de vida moderno dita suas próprias condições. Hoje, usar tênis ortopédico já é uma necessidade. Se antes eram usados apenas para eventos esportivos, agora podem ser usados no dia a dia.
Os sapatos ortopédicos para crianças são especialmente importantes. Mas para escolher sapatos realmente bons e de alta qualidade, você precisa conhecer alguns detalhes e nuances da escolha. Vamos falar sobre isso.
O que é isso?
Hoje em dia, muitos fabricantes chamam seus calçados de ortopédicos, usando esse fato como uma manobra publicitária. Porém, o que é declarado nem sempre corresponde à realidade. Os sapatos ortopédicos originais devem ser feitos de couro ou nobuk.
Um pré-requisito é a presença de uma palmilha com apoio do peito do pé.
Existem dois tipos de sapatos:
- O primeiro são tênis com palmilha ortopédica que alivia o estresse da coluna e o distribui uniformemente por todo o pé.
- O segundo é um calçado com sola ortopédica que alivia o stress nos ossos e nas articulações.
Externamente, o calçado ortopédico praticamente não difere dos simples.
Para que servem?
Em primeiro lugar, esses sapatos são recomendados para profilaxia. No processo de corrida ou prática de esportes, o tênis permite distribuir uniformemente a carga nos pés, eliminar o estresse excessivo nas articulações dos joelhos e quadris, manter a saúde da coluna, relaxar os músculos e melhorar a circulação sanguínea. A mesma coisa acontece com o uso diário.
A maior vantagem do tênis ortopédico é que ajudam a evitar pés chatos. Eles também fornecem proteção contra lesões e sem dor nas pernas.
Os sapatos ortopédicos são frequentemente prescritos por um médico.
Maquetes para crianças
Talvez os melhores sapatos para meninas e meninos sejam os tênis. Não admira que sejam tão populares!
No entanto, os tênis ortopédicos têm suas próprias características:
- O tamanho. Os tênis não precisam ser grandes ou pequenos. Por dentro, do dedão ao dedo do pé deve ter 1,5 cm. Na hora de comprar um tênis, você deve medi-lo com certeza. Você não pode comprar sapatos ortopédicos sem um filho ou simplesmente prendendo-os no pé.
- Meia. O tênis deve ter biqueira elástica. Aliás, ele fala da qualidade do produto. Se, com uma forte pressão no dedo do pé, a amolgadela se endireita rapidamente ou não desaparece, é melhor não comprar esses tênis.
- Único. Tênis ortopédicos de alta qualidade têm uma sola elástica que dobra com algum esforço. Com bons sapatos, o bebê deve ficar facilmente na ponta dos pés, pular ou correr.
- Salto. A melhor opção é a ausência de salto, mas digamos que seja pequeno, cerca de 0,5 cm.
- Palmilha com apoio do peito do pé. Nesse caso, você precisa saber que tipo de pé chato a criança tem. Pode ser longitudinal ou transversal. A curvatura da palmilha também é importante. Quanto mais alto for, mais fortes serão os pés chatos.
- Salto. Independentemente de como seja a parte superior do sapato, o salto deve ser firme e estável. Você pode fazer um pequeno experimento - aperte-o em sua mão. Não deve encolher ou deformar. Nesse caso, o calcanhar deve ser macio para não machucar a perna.
- Material. Tênis são sapatos projetados principalmente para corrida. Portanto, eles devem ser feitos de materiais respiráveis naturais. Se seus sapatos forem impermeáveis, seus pés vão suar e esfregar. Também é desejável que o material seja resistente à umidade.
Como escolher?
Ao comprar calçados ortopédicos, você deve se orientar pelas características descritas acima. No entanto, existem algumas nuances mais importantes.
- Os sapatos não devem ter costuras tortas e fios salientes.
Deve haver palmilha removível, sob a qual haja costuras ou relevo. A parte interna lisa do tênis pode afetar negativamente o desenvolvimento dos pés do seu bebê.
- Preste atenção para que haja um pequeno rolo estourado na área do tornozelo. Sua tarefa é prevenir o atrito.
- Para um bebê, é melhor comprar sapatos com refletores. Eles tornam mais fácil identificar a criança no escuro ou no meio de uma multidão.
Ao contrário da maioria das opiniões, os tênis infantis devem ser amarrados. Ajuda a treinar o pensamento do bebê. Os atacadores devem ser enfiados em ganchos ou anéis especiais. Tênis de velcro são menos seguros e permitem que a umidade passe mais facilmente.
Fabricantes populares
Muitas empresas hoje se especializam na produção de calçados ortopédicos infantis. Vamos considerar o mais famoso deles.
- ORTENBERG
Esta é uma empresa alemã que produz calçados infantis. Seus modelos não apenas tratam, mas também parecem extraordinariamente elegantes. As sapatilhas desta marca fixam perfeitamente a perna e suportam as arcadas. São indicados para quem tem pés chatos, e muitas pessoas os compram para evitar o seu desenvolvimento.
- MAMÃO
Uma marca israelense que fabrica calçados infantis incomuns e atraentes. Uma característica da empresa é o material que lembra o formato do pé e se ajusta a ele.
- AETREX
É uma marca americana que produz modelos infantis e adultos. O orgulho desta empresa é o seu material respirável. Comprando sapatos deste fabricante, você pode ter certeza que os pés do seu bebê nunca vão suar. Naturalmente, os tênis parecem elegantes e bonitos.
- ORTEK
Uma empresa russa que não é de forma alguma inferior às suas congéneres estrangeiras. A marca produz modelos profiláticos e terapêuticos. Todos os calçados são fabricados de acordo com as normas internacionais.
É preciso lembrar que uma marca cara e reconhecível não é uma panacéia! Você precisa se concentrar no conforto do bebê e em sua reação. Os tênis devem ser confortáveis.Modelos caros podem não ser adequados para uma criança. Nesse caso, você não deve comprá-los, acreditando cegamente que o que é caro significa alta qualidade.
Como escolher o calçado para uma criança com o pé deformado?
Todos os calçados ortopédicos disponíveis nas lojas são profiláticos. Se os pés das migalhas já estiverem deformados, esses tênis provavelmente não ajudarão. Aqui você precisa de uma consulta com um cirurgião ortopédico. Provavelmente, para problemas nos pés, os sapatos terão de ser feitos sob encomenda. Outra saída é encomendar uma palmilha com suporte para peito do pé. Isso deve ser feito de acordo com a prescrição do médico. Qualquer atividade amadora é inadequada aqui e pode levar a consequências graves.
Comprar sapatos para uma criança é uma tarefa importante e difícil. Não deve ser considerado levianamente. Afinal, estamos falando da saúde da criança. O principal é escolher os sapatos certos, do tamanho certo, nos quais o bebê fique confortável.