Sutiã para meninas
O primeiro sutiã para menina tem valor funcional, estético e psicológico.
Em um sentido funcional, promove o desenvolvimento harmonioso das formas femininas. No sentido estético, o primeiro sutiã ajuda a se perceber como uma linda garota em fase de maturação. E no psicológico, ensina a mulher adulta a guarda-roupa e ensina o uso competente de um novo tipo de lingerie, que precisará ser usado ao longo da vida.
Quando é necessário?
Cada menina tem características de desenvolvimento individuais. Uma das primeiras marcas de idade para começar a usar sutiã é aos 9 anos. Em geral, entre as idades de 9 e 15 anos, a maioria das meninas já está começando a se acostumar com um novo item de guarda-roupa.
Sinais que indicam que é hora de comprar seu primeiro sutiã de bebê:
- a garota começou a sentir vergonha de usar blusas, camisetas e vestidos ligeiramente transparentes ou justos;
- havia o desejo de segurar o tórax durante os movimentos ativos: correr, pular etc .;
- há sensações de inchaço, sensibilidade e até leve dor ao toque;
- sensações desconfortáveis aparecem na área delicada ao usar roupas feitas de tecidos grossos;
- a garota começou a hesitar em trocar de roupa na frente de seus pais e colegas;
- se você medir a circunferência sob o busto, então já atingiu 65-67 cm
Do ponto de vista médico, o sutiã é necessário para o desenvolvimento dos seios, a fim de proteger contra microdanos e lesões. A opinião dos médicos é inequívoca - se o seio começou a caber na palma da mão da menina dobrada em um barco, é hora de atualizar o guarda-roupa. Um sutiã bem escolhido ajudará a moldar seus seios harmoniosamente.
Acontece que uma adolescente é inicialmente ricamente dotada por natureza e, em uma idade bastante precoce, por exemplo, tem um terceiro tamanho de seio. Nesse caso, usar sutiã é imprescindível, pois vai ajudar a manter a forma bonita por mais tempo e evitar esticar a pele.
Do ponto de vista psicológico, essa não é apenas uma necessidade fisiológica, mas também um certo limite na mente de uma criança em crescimento, simbolizando a transição para a infância. Por isso, os psicólogos recomendam que você preste atenção ao pedido da menina para começar a vestir, mesmo que veja visualmente que ainda não existe tal necessidade. Na adolescência, a opinião pública é muito importante. E se amigos e colegas já estão usando os primeiros sutiãs, ao lado deles a menina não vai querer sentir sua inferioridade. Neste caso, recomenda-se também a compra do primeiro modelo, ainda que puramente "simbólico".
Você sabia que: Um sutiã deve sua origem a um espartilho. No século 18, as meninas começaram a usar espartilho aos sete anos, o que prejudicou extremamente a saúde. Em meados do século 19, médicos e mulheres progressistas que se opunham ao uso dessa peça de roupa cortaram as partes superior e inferior, o que tornou mais fácil para as mulheres e acrescentou liberdade de movimento para elas. Entre eles estava o escritor Georges Sand. Os sutiãs foram formados posteriormente na parte superior.
Hoje em dia, a roupa íntima não faz mal à saúde da mulher, mas, ao contrário, reflete favoravelmente nela. No entanto, existem certas nuances na escolha de um sutiã para uma jovem que não devem ser negligenciadas.
Peculiaridades.
As principais diferenças entre um modelo infantil e um adulto:
- falta de elementos decorativos, de uma forma ou de outra, destinados à sedução;
- falta de ossos familiares, apenas ossos laterais podem ser costurados;
- o uso de materiais principalmente naturais para costura, com um teor de algodão de pelo menos 70%;
- falta de um copo de fixação rígido.
As cores são principalmente esportivas ou fofas, infantis. Padrões brilhantes e coloridos em forma de ervilhas, flores e frutos silvestres, laços e listras são as estampas mais comuns. Se o sutiã é feito em uma versão monocromática e lembra um pouco o maiô de uma menina, será mais fácil para ela se acostumar com uma nova peça de seu guarda-roupa.
Falaremos sobre estilos com mais detalhes abaixo na seção "Modelos Bonitos".
Tecidos preferidos para o sutiã de uma jovem fashionista:
- A microfibra é um material elástico e macio com propriedades muito semelhantes às dos tecidos naturais.
- Algodão, puro ou com uma ligeira adição de poliamida respirável.
- Jérsei espesso.
- Viscose respirável é um tecido obtido a partir do processamento de madeira.
- Certos tipos de cetim e seda também são adequados.
Observe também que, nessa idade, a mudança no tamanho dos seios ocorre rapidamente, portanto, esteja preparado para atualizar regularmente o seu sutiã. A atualização oportuna eliminará a probabilidade de compressão das glândulas mamárias se o modelo já tiver se tornado pequeno.
Dimensões.
Os tamanhos mais populares para meninas adolescentes são zero, um, dois e três. Determinar o tamanho pode ser muito fácil usando o seguinte algoritmo:
- primeiro, enquanto inspira, meça a circunferência do tórax sob o tórax;
- a seguir, ao longo dos pontos mais salientes, a circunferência torácica é medida com uma fita;
- em seguida, subtraia o primeiro do segundo valor e lembre-se da diferença em centímetros.
A classificação dos sutiãs adolescentes é baseada nesta diferença. Se estiver entre 10 e 12 cm, é considerado zero e é marcado como AA. Assim, a diferença de 12 a 14 cm é o primeiro tamanho, denotado por uma letra A. A diferença de 14 a 16 cm é o segundo tamanho, marcado como B. E se o valor for de 16 a 18 cm, então este é o terceiro tamanho, indicado no produto pela letra C ...
No rótulo, antes das letras, há um número que corresponde ao volume do corpo sob o seio. Ou seja, um tamanho 70 AA significa que o sutiã caberá um busto de tamanho zero com uma circunferência torácica de 70 cm.
Se suas medidas diferirem em alguns centímetros do padrão, elas serão arredondadas. O fechamento traseiro ajustável permite que você ajuste o tamanho para o tamanho que você precisa.
Como escolher seu primeiro sutiã?
Se durante as medições se verificar que ainda não existe um tamanho adequado para uma menina, então neste caso escolhe-se um modelo em forma de top, que lembra uma t-shirt desportiva curta. Copos de suporte podem ser costurados nele. É uma opção muito conveniente e funcional para aqueles cuja circunferência torácica é inferior a 67 centímetros.
Não é recomendável escolher um sutiã sem experimentá-lo. Em primeiro lugar, porque a forma das xícaras de tecido deve idealmente seguir as formas emergentes, que, além disso, estão em constante mudança. Isso é extremamente difícil de determinar sem um ajuste cuidadoso.
Observe que o copo do sutiã deve ser totalmente preenchido. Variantes com inserções justas no copo podem ser recomendadas para uso se o seio já atingiu o segundo tamanho.
Em segundo lugar, a menina deve gostar do modelo escolhido para que o novo item de guarda-roupa seja usado com prazer. Além disso, o encaixe permitirá que você veja como o sutiã se ajusta bem e como fica sob a roupa com que a jovem está caminhando.
Ao experimentar, preste atenção também nas alças:
- eles não devem deslizar ou, ao contrário, cortar o corpo; idealmente, 1-2 dedos devem caber entre a tira e o corpo;
- se você teve que apertar muito as alças para que o sutiã ficasse perfeitamente encaixado, então isso é um sinal negativo, pois as alças esticam rapidamente e irão escorregar no futuro;
- é melhor dar preferência a alças mais largas.
A barra zip-tie posterior não deve levantar durante o movimento. O tamanho ideal é aquele que permite fixá-lo com um gancho médio.
Ao experimentar, depois de usar por pelo menos um minuto, não deve haver marcas do sutiã no corpo. É bom se você optar por uma opção perfeita que tenha um efeito muito benéfico no suprimento de sangue, sem impedi-lo. A armação do sutiã também é indesejável, pois pode impedir a drenagem linfática.
É melhor fazer a compra entre o dia da mulher, quando os seios não estão aumentados e estão com o formato normal.
Recomenda-se também comprar vários tipos de sutiã ao mesmo tempo, para que no processo de uso diário a menina possa determinar qual opção é mais confortável para ela e mais adequada às suas preferências gustativas.
Lindos modelos.
Os sutiãs macios para meninas podem ser triangulares, superiores ou esportivos. Um sutiã esportivo tem um efeito de suporte particularmente bom graças ao uso de um tecido e corte especiais. Existem opções com suporte baixo, suporte médio e alto. Para educação física, essa opção é ideal.
O triângulo é o mais semelhante possível à forma adulta, mas não possui cavidades e inserções densas na xícara. Os top sutiãs parecem camisetas, são lindos e muito confortáveis de usar. Este estilo tem menos efeito de suporte em comparação com os modelos esportivos.
Padrões sem costura ou costuras super planas são muito bons. Eles têm um efeito benéfico no suprimento de sangue e na drenagem linfática. É melhor usar um sutiã sem alças o mínimo possível. Em vez disso, sutiãs com alças transparentes são perfeitos para roupas com ombros nus, por exemplo, um vestido elegante.
Sutiãs com fechamento frontal são uma excelente opção, pois funcionam muito bem para tamanhos de busto compacto. Além disso, eles são mais convenientes de usar. Devido às peculiaridades do encaixe, o copo encaixa-se quase perfeitamente ao corpo.
A partir do segundo tamanho, uma adolescente pode se dar ao luxo de usar um estilo com copas justas: "Angelica" ou uma balconette, um sutiã corbei fechado, um estilo com alças modificáveis.
O modelo push-up não é recomendado não só por razões fisiológicas, mas também por razões estéticas. Em tão tenra idade, esses truques parecem absolutamente inadequados. Além disso, isso pode afetar adversamente o desenvolvimento das mamas devido à compressão inevitável dos vasos sanguíneos. Mas abas especiais de tecido removíveis são bastante aceitáveis.
Como vestir?
Regras de uso para meninas:
- o sutiã não passa de 12 horas, no início será até suficiente para colocá-lo apenas para a prática de esportes;
- o sutiã deve ser retirado à noite;
- é aconselhável ter vários sutiãs e trocá-los todos os dias, pois no segundo dia deve-se dar “descanso” ao sutiã, trocando-o por outro.
Os estilos sem costura são ideais para modelos de roupas justas: camisetas e camisetas de malha, vestidos, blusas para uma figura.
Acontece que uma menina por natureza já na adolescência tem um físico denso. Nesse caso, você precisa tornar uma regra o uso de sutiãs com alças largas. São eles que distribuem uniformemente a carga e o peso do tórax, e não os ossos, como comumente se acredita.
Para uma menina, é permitido que um sutiã em forma de top seja visível sob o tecido translúcido de uma blusa ou vestido. O único pré-requisito é que sua cor coincida com a cor da roupa.
Modelos de cores clássicas - branco, cinza, bege e preto - devem estar no arsenal feminino. Eles são projetados para o uso diário em instituições educacionais. Mas também, além deles, deve haver um par de sutiãs em cores vivas. Essas coisas elegantes e lindas, do ponto de vista de uma jovem, vão ajudá-la a moldar a feminilidade, permitindo que ela se sinta mais confiante.
Cuidado de sutiã.
Este item de guarda-roupa pode ser enviado para lavagem após a terceira utilização. De preferência, lavagem à mão ou modo delicado em uma máquina de lavar sem usar uma secadora. Por exemplo: Lavar à mão, Lã, Delicados. Para a lavagem na máquina, são adequados sacos de rede especiais, e para sutiãs com copa justa - protetores de sutiã, que são feitos de plástico e protegem os copos de deformação.
Se você não quiser lavar à mão, uma máquina de ultrassom seria uma boa opção. Este é um pequeno dispositivo com um fio, que é colocado em uma bacia de lavanderia por 30-40 minutos. Uma ótima alternativa que vai lhe poupar esforços e realizar com perfeição esta delicada tarefa.
Devido a certas características do tecido com o qual os sutiãs são costurados, eles não toleram altas temperaturas, pois a elasticidade é perdida e a aparência do produto se deteriora. Portanto, durante a lavagem, não é aconselhável ajustar a temperatura acima de 30 graus. Além disso, não seque a roupa perto de aparelhos de aquecimento. A melhor opção é secar naturalmente.
Pelo mesmo motivo, o uso de alvejantes, removedores de manchas e outros detergentes agressivos é contra-indicado. É melhor usar um detergente em pó neutro.
Sutiãs devem ser lavados separadamente do resto da roupa. Certifique-se de que não há roupas íntimas na máquina junto com tecidos de textura áspera: jeans, moletons, camisas feitas de material denso. Isso pode arruinar sua cueca de uma vez por todas.
A mesma coisa acontece se você colocar coisas ásperas em cima do sutiã enquanto o usa. Para que a sua cueca lhe sirva o máximo de tempo possível, use uma camiseta entre o suéter e o sutiã. Isso protegerá contra desgaste prematuro e danos à aparência do produto.
Preste muita atenção em ensinar todas as regras para escolher, usar e cuidar do sutiã de uma menina. Afinal, esse conhecimento será útil para ela por toda a vida.Não economize no primeiro sutiã, treine-se para prestar muita atenção na sua calcinha imediatamente. Isso formará o amor da menina por si mesma, como por uma futura mulher, e afetará diretamente sua autopercepção no futuro.
E deixe esse processo se tornar não apenas sério para você, mas também o mais positivo possível. Então, tal evento será lembrado como um momento agradável e alegre na vida de uma adolescente, e um excelente relacionamento de confiança permanecerá entre mãe e filha.
O primeiro tópico pode ser comprado aos 9-10 e aos 12-13 anos. O que importa é o conforto, não a idade da menina! Obrigado pelo artigo, gostei muito!