Depressão

Como a depressão se manifesta nas mulheres e como lidar com ela?

Como a depressão se manifesta nas mulheres e como lidar com ela?
Contente
  1. Motivos principais
  2. Sintomas
  3. Visão geral do formulário
  4. Possíveis consequências
  5. Como lutar em casa?
  6. Medidas preventivas

Mulheres são naturezas bastante sensíveis. Portanto, não é surpreendente que os transtornos depressivos sejam os mais comuns entre eles. Como resultado, uma pessoa com uma condição patológica não pode viver plenamente e dar sua ternura às pessoas próximas. No entanto, qualquer transtorno mental nunca ocorre "do nada". Sempre há uma razão para sua ocorrência. Para entender esse problema, você precisa estudá-lo mais profundamente.

Motivos principais

A depressão é geralmente caracterizada como uma condição na qual a esfera emocional é perturbada. Como resultado, a pessoa torna-se extremamente letárgica e indiferente. As causas dos transtornos depressivos são altamente controversas. Portanto, costuma-se destacar apenas duas razões: externas (isso inclui relações ou circunstâncias sociais) e internas (falta de autoestima ou baixa autoestima).

A depressão nas mulheres é uma condição comum. Por quais motivos isso pode surgir, consideraremos a seguir.

  • Se os processos bioquímicos da mulher no cérebro são perturbados, ocorre a depressão. No entanto, tomar medicamentos (terapia hormonal) também pode afetar o desenvolvimento desta doença.
  • Se parentes próximos de uma determinada pessoa já tiveram casos de transtorno depressivo, então ela pode ter essa doença. No entanto, a predisposição genética nem sempre causa doenças. Portanto, não entre em pânico prematuramente com isso.
  • Um ambiente social disfuncional pode desencadear a depressão.Por exemplo, a depressão de uma mulher pode aparecer após a traição de seu marido (ou sua morte). Além disso, a perda de um emprego e uma vida pessoal instável, etc. também causam um sentimento destrutivo.
  • Se uma mulher fuma ou bebe, esses fatores também podem causar o aparecimento da doença.
  • A auto-estima das mulheres é instável. Se uma representante do belo sexo deixar de se valorizar, ela cairá na opressão.
  • A depressão pode ser causada por jovens. Devido às mudanças no corpo da adolescência, muitas meninas sentem desconforto psicológico. E esse fator claramente piora o estado de espírito.
  • Além disso, a idade reprodutiva pode ser uma causa de depressão. Nesse momento, o fundo hormonal da mulher é extremamente instável. Portanto, surge a depressão.
  • Lembre-se de que a depressão se manifesta com mais frequência em indivíduos com 30 anos de idade. Nesse momento, os hormônios da mulher atingem seu pico. Além disso, a menina pode ficar deprimida após o casamento. Nesse caso, seu estilo de vida muda completamente. Se uma pessoa se distingue por uma psique extremamente instável, então sua consciência pode não suportar tais sobrecargas, e então um distúrbio destrutivo surgirá.
  • As mulheres mais velhas também não têm menos problemas a esse respeito. Observe que os seguintes fatores afetam negativamente a psique do belo sexo: alienação de filhos, perda de um parceiro, amigo, cônjuge, etc. E isso leva a pessoa a um estado extremamente instável.

Sintomas

Para não atingir a exaustão nervosa, as mulheres precisam reconhecer a tempo os sinais de depressão severa em si mesmas. Você precisa saber: os sintomas da doença são muito diversos. Eles lidam com emoções e doenças físicas. O alarme deve ser batido quando os primeiros sinais de um estado depressivo não desaparecerem por várias semanas. Então, o que você precisa prestar atenção antes de tudo:

  • se uma mulher sente que o sentido de sua vida está irremediavelmente perdido e o desespero foi substituído;
  • se a melancolia não vai embora, de tal manifestação de emoções na opressão da alma cresce e o humor permanece sempre "em zero";
  • se a irritação não passa, mas, ao contrário, só aumenta;
  • há uma premonição de infortúnio, no entanto, após um exame mais detalhado dessa questão, verifica-se que essa premonição não tem fundamento;
  • a mulher começa a se autoflagelar e se culpa por "todos os pecados mortais";
  • trabalho anterior e hobbies tornam-se desinteressantes;
  • a auto-estima cai drasticamente;
  • uma vida começa na qual não há emoções;
  • existe uma ansiedade inexplicável pelo destino dos entes queridos.
  • o belo sexo está no controle de suas ações o tempo todo, por medo de cometer erros.

Se uma mulher sofre de depressão latente, ela começa a exacerbar medos injustificados.

No entanto, é preciso lembrar que a depressão se manifesta não apenas no comportamento humano. Com o início de um humor destrutivo, podem aparecer sintomas fisiológicos. Vamos considerá-los.

  • Na depressão grave, os distúrbios do sono não são ambíguos. Uma mulher pode sofrer de insônia.
  • Na depressão profunda, a mulher se torna menos ativa em sua vida pessoal.
  • Com a depressão prolongada, o apetite diminui muito ou, ao contrário, aumenta. Portanto, uma mulher pode perder ou engordar drasticamente.
  • Na depressão severa, o potencial de energia diminui.
  • Com qualquer forma de transtorno depressivo, a mulher pode desenvolver problemas no sistema cardiovascular.

É importante saber. Com o aparecimento das doenças corporais acima, a mulher começa a ir ao médico para ser curada. No entanto, a cura nunca chega. Então, você precisa concluir que ela provavelmente sofre de um transtorno depressivo.

Além disso, uma mulher que sofre de opressão tem uma mudança dramática de comportamento. Vamos considerar esse problema em detalhes.

  • Se antes uma mulher gostava de se divertir, então, com o início de uma doença, ela não quer mais fazer isso.
  • A mulher fica apática e indiferente.
  • Sua atividade social está caindo. Ela deixa de se interessar por sua aparência.
  • Uma mulher pode ser viciada em álcool ou drogas.

A cognição também sofre durante a depressão. Portanto, torna-se difícil para uma mulher realizar as seguintes ações:

  • é difícil para ela tomar decisões;
  • ela não consegue se concentrar;
  • parece-lhe que se tornou uma pessoa sem valor;
  • ela tem pensamentos que visam à autodestruição.

Visão geral do formulário

Existem dezenas de formas de depressão. Veremos os mais comuns.

Sazonal

Acontece no outono e na primavera. Normalmente, o belo sexo sofre de tais manifestações. Devido às mudanças de temperatura e mudanças nas horas do dia, algumas mulheres passam por um período de melancolia e desespero. Deve ser lembrado: se a depressão sazonal em desenvolvimento não for eliminada, ela pode se tornar mais profunda.

Portanto, os indivíduos sensíveis precisam passar mais tempo ao ar livre durante o dia.

Fisica

Às vezes, uma pessoa pode ficar muito doente. Uma doença incurável forçará sua consciência a se reconstruir para pior. Então a mulher pensará constantemente que logo morrerá. Essas ações terão um efeito negativo na cura de uma doença terrível. Portanto, é necessário ajudar a paciente em duas direções ao mesmo tempo: curar sua alma e seu corpo.

Monopolar

Nesse caso, a autoestima da mulher cai drasticamente. Em seguida, um clima sombrio se instala. Se esse distúrbio não for eliminado, pode assumir uma forma irreversível. Portanto, é necessário buscar a ajuda de um especialista na hora.

Bipolar

Difere com a melhora do humor e depois com o declínio. Normalmente, em estado de recuperação, a mulher desenvolve um tipo de comportamento maníaco. Quando chega o período de calma, a mulher consegue levar uma vida normal.

Você precisa saber: esse tipo de depressão é praticamente incurável. É especialmente necessário destacar as explosões de atividade maníaca. Nesse momento, a mulher fica incontrolável e pode cometer um crime ou ferir-se.

Irônico

Nesse caso, para esconder seu verdadeiro estado, a mulher começa a se divertir. Ela ri e finge que está bem. Esse tipo de distúrbio é bastante perigoso, pois uma mulher pode cometer um ato precipitado e até suicídio durante uma melhora do humor.

Distrófico

Nesse caso, a pessoa fica irritada. Além disso, a irritabilidade é do tipo relâmpago. Esse estado pode ser substituído por um humor raivoso e melancólico. Este estado é tenso. Portanto, é esse tipo de depressão que se denomina clínica. E aqui está o porquê: em um acesso de raiva, uma mulher pode cometer um crime e, assim, ferir a si mesma.

Lacrimejante

Ambos os sexos podem sofrer com esta espécie. No entanto, as mulheres sofrem mais com essa doença. Na maioria dos casos, essa doença se manifesta no momento em que a mulher está envelhecendo. Ela se torna vulnerável, pois falta a atenção de seus entes queridos.

Somatizado

Nesse caso, a pessoa pensa que está sofrendo de alguma doença desconhecida. Ao mesmo tempo, os médicos não conseguem fazer um diagnóstico correto. Isso ocorre porque os pacientes costumam se queixar de dores migratórias. Eles se concentram agora na cabeça, depois no peito, depois nas costas, etc.

Se o médico não entender que seu paciente está realmente sofrendo de dor mental, esse paciente será constantemente tratado para doenças inexistentes.

Observação. Numerosos estudos mostraram que um em cada dois pacientes terapêuticos realmente sofre de depressão. E sua dor física é consequência da angústia mental.

Possíveis consequências

Qualquer forma de depressão nas mulheres leva a consequências perigosas.

Como resultado do estado oprimido, ocorrem as consequências sociais:

  • uma mulher não consegue mais lidar com os problemas sozinha;
  • ela deixa de entender as pessoas ao seu redor, e elas param de entendê-la;
  • a mulher deixa de se interessar pelo sexo oposto;
  • emoções ruins saem da escala;
  • uma mulher teme por sua vida e pela vida de seus entes queridos.

Além disso, a mulher começa a sofrer de doenças fisiológicas.

Seu equilíbrio hormonal pode ser perturbado. E esse é um caminho direto para a ocorrência de doenças graves. Por exemplo, o belo sexo começará a sentir dores no coração ou no estômago. Ela pode ter hipertensão, ataques de pânico, etc. Freqüentemente, como resultado da depressão, uma mulher desenvolve oncologia.

Com a depressão, a imunidade sofre. Portanto, você não deve se surpreender se uma pessoa repentinamente for infectada com alguma doença causada por vários micróbios ou vírus.

Muitas vezes, há casos em que, quando ocorre uma doença, o cabelo de uma mulher começa a cair ou aparece fadiga crônica, etc.

Como lutar em casa?

Se você está deprimido, precisa agir imediatamente. Claro, você pode entrar em contato imediatamente com um especialista para obter ajuda. No entanto, esse apelo "vai custar muito dinheiro", e nem todas as pessoas querem compartilhar seus problemas com um estranho.

Portanto, tente agir por conta própria primeiro para se livrar da depressão. Só não use pílulas para isso. Levá-los sem controle pode ser fatal. Então, Considere dicas e truques para lidar com a apatia que certamente o ajudarão.

Saber que você está doente pode ajudar a lidar com a depressão. Quando uma pessoa começa a entender que sofre de sentimentos obsessivos, ela tem forças para lutar.

Você só pode sair da depressão quando descobrir a causa que causou a doença. Por exemplo, a pessoa está passando por uma dor mental muito forte após o divórcio de seu marido ou, pior ainda, ele a deixou por causa de uma jovem amante.

O que deve ser feito a seguir neste caso? Lembre-se de todas as circunstâncias do que aconteceu e perceba: você não pode devolver o seu parceiro. Portanto, você precisa viver, apesar da ferida no coração.

Para aliviar o humor depressivo, você precisa interromper o curso dos acontecimentos em sua vida. Muitas vezes, as pessoas nem percebem que estão se sentindo deprimidas. Isso se deve ao emprego e a problemas cotidianos.

Portanto, a mulher precisa se ajudar e dizer: "Pare". E então responda à pergunta: "O que está acontecendo na minha vida não é do jeito que eu gostaria pessoalmente?" Assim que a pessoa pensar seriamente sobre o problema, seus olhos se abrirão para os eventos que estão ocorrendo.

O melhor remédio para a doença mental é livrar-se do fardo do ressentimento e da decepção. Esqueça o que aconteceu com você antes. O passado não pode ser devolvido e os erros nem sempre podem ser corrigidos. Portanto, comece sua vida do zero.

Pare de se enganar em todas as ocasiões. Para ajudá-lo a se preocupar menos com ninharias, crie uma rotina diária. Isso o ajudará a acertar o tempo e não se atrasará. E para isso, vá para a cama na hora certa e levante-se uma hora mais cedo pela manhã. Então você pode fazer as malas com calma e sair de casa sem tensão nervosa.

Evite fazer amizade com pessoas problemáticas. Normalmente, essas pessoas tentam resolver todos os seus problemas às custas de outra pessoa. Eles se alimentam de suas experiências quando falam sobre seus problemas.

Se com uma pessoa má você não consegue reduzir a comunicação a zero, reduza-a ao mínimo.

Torne-se egoísta. Deixe que os problemas das outras pessoas deixem de interessá-lo. Pense apenas em seus problemas não resolvidos. Então, você gastará menos energia mental e seu potencial de vida aumentará.

Envolva-se em trabalhos de caridade. Comece ajudando animais, por exemplo.Quando se sentir necessário, você encontrará paz.

A meditação é outro passo certo para sair da depressão. Com esta prática, você será capaz de estabelecer harmonia em sua alma. Além disso, essa técnica é recomendada para quem tem desejo. Com a ajuda da meditação, você pode alcançar qualquer objetivo disponível. O principal é querer e não ser preguiçoso.

Medidas preventivas

Antes de mais nada, é preciso lembrar: qualquer doença pode ser evitada se você se comportar corretamente. Portanto, para não adoecer, é preciso atuar na prevenção. As doenças mentais não são exceção.

As medidas preventivas para prevenir a depressão feminina desempenham um papel importante.

  1. Educação física e esportes - esta é a melhor maneira de se livrar de quaisquer doenças, incluindo depressão. Como resultado de tais atividades, as pessoas adquirem não apenas saúde física, mas também se tornam mais fortes no espírito.
  2. Com movimentos intensos, o coração começa a trabalhar mais rápido e, portanto, conduz melhor o sangue pelas veias. Como resultado, os nutrientes são espalhados por todo o corpo e o cérebro fica saturado de oxigênio. Aparecem o bom humor e o cansaço saudável. Esses fatores contribuem para um adormecimento muito rápido e um sono profundo.
  3. Exercícios de respiração freqüentemente usado para completa tranquilidade. Você pode usar o seguinte método: contamos até 3 e, nesse momento, aspiramos intensamente o ar para os pulmões. Em seguida, prendemos a respiração, contando até 3. Expire e conte até 3.
  4. Alguns especialistas argumentam que o canto coral reduz significativamente o risco de depressão. Portanto, você pode ser aconselhado a se inscrever em um grupo de canto coral.
  5. Trabalho criativo É a melhor maneira de se livrar do desânimo. Não importa o que você faça: modelar bonecos de barro, tricotar ou costurar. O principal é que seu trabalho seja satisfatório.
  6. Caminha ao ar livre em um dia de sol são a melhor opção para a prevenção dos transtornos depressivos. A luz solar acalma a psique e faz com que o corpo produza o hormônio da alegria. O oxigênio satura todas as células do corpo. Assim, você obtém uma ampla gama de tratamentos inestimáveis.
  7. Reorganização da mobília do apartamento também anima e dá a ilusão de mudança. Assim, a pessoa começa a pensar de uma nova maneira.
  8. Limpar o quarto também é relaxante. Além disso, é sempre agradável estar e relaxar em um apartamento limpo.
  9. Viagens mudar completamente a visão de mundo de uma pessoa. Longe de casa, ele começa a pensar diferente. Além disso, o modo de vida está sendo substancialmente reconstruído. Como resultado dessas mudanças, a autoconsciência muda. Não há mais espaço para um humor depressivo nele.
  10. A comida certa promove a produção de hormônios que aumentam o humor. Quando o corpo não está degradado, fica melhor saturado de oxigênio e todas as suas funções funcionam da maneira correta. Como resultado, a pessoa está de bom humor.

Não use álcool ou drogas para melhorar seu humor. Essas medidas o colocarão em apuros. Lembre-se: é muito difícil livrar-se dos maus hábitos. Se isso não for feito a tempo, você ficará viciado. Então você terá que tratar não apenas a depressão, mas também esse vício.

sem comentários

Moda

a beleza

casa