Depressão

O que a tríade depressiva inclui e como sair dela?

O que a tríade depressiva inclui e como sair dela?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Sintomas
  3. Causas e tratamento

Às vezes, uma pessoa que está em depressão sente uma mudança brusca em seu próprio comportamento, pensamento e histórico emocional geral. Ele procura ajuda de um psicólogo ou psicoterapeuta. O especialista diagnostica a tríade depressiva.

O que é isso?

O termo "tríade depressiva" é notável por sua ambiguidade. Em todos os casos, isso significa a unidade das três principais manifestações do estado suprimido da personalidade. Alguns especialistas combinam as características de um transtorno depressivo em três: melancolia, apatia e ansiedade. A tríade de V.P. Protopopov contém um complexo de sintomas típicos da psicose maníaco-depressiva. A condição é típica de pessoas com depressão melancólica. A síndrome de Protopopov é baseada na predominância de sinais intimamente relacionados ao tônus ​​do segmento simpático do sistema nervoso autônomo. Este é um batimento cardíaco acelerado, pupilas dilatadas e prisão de ventre.

A tríade de A. Beck inclui humor depressivo, diminuição da atividade física e opinião negativa sobre si mesmo. A tríade cognitiva envolve a interpretação negativa de um indivíduo da experiência de vida pessoal. O sujeito durante a depressão tem ideias negativas sobre si mesmo, sobre eventos atuais e sobre seu futuro. O paciente vê a causa de seus sentimentos nas deficiências psicológicas, morais e físicas pessoais.

O paciente deprimido acredita que a vida lhe impõe demandas excessivamente altas e cria obstáculos intransponíveis para alcançar o objetivo desejado. Ele está confiante de que esse sofrimento durará para sempre, e nenhum acontecimento bom o espera no futuro próximo.

Alguns especialistas distinguem entre a tríade harmoniosa, desarmônica e dissociada da depressão. A maioria dos psicólogos e psiquiatras chama a tríade depressiva de um conjunto de estados inibidos que afetam as áreas afetiva, mental e volitiva.

  • Humor rebaixado acompanha o assunto por um período prolongado. O indivíduo não é capaz de vivenciar emocionalmente várias situações, de levar uma vida ativa. Ele sente saudade e tristeza constantes. A pessoa é constantemente atormentada pelo remorso, um sentimento de sua própria inferioridade. Ele se culpa pelo fracasso, por cometer muitos erros ao tomar decisões importantes. A personalidade não sente seu próprio significado, está envolvida na autoflagelação. A autoestima cai catastroficamente. Como resultado, o interesse por tudo o que acontece é perdido, o sentido da vida é perdido, o número de contatos sociais é reduzido e a memória se deteriora. Existe desarmonia e desequilíbrio na percepção do meio ambiente.
  • Letargia atividade mental frequentemente acompanhada por um sentimento de não naturalidade e não naturalidade dos eventos que estão ocorrendo, pensamentos obscuros, vazio e névoa na cabeça. O escritor perde a capacidade de compor, o contador - de contar, o conferencista - de falar em público e improvisar. Uma pessoa não consegue se concentrar. Ele sente rigidez e um lento fluxo de pensamentos, sobre o qual surgem obstáculos intransponíveis. Reservas, correções, acréscimos e esclarecimentos aparecem na fala do palestrante. O sujeito não consegue memorizar e assimilar informações. As habilidades criativas e intelectuais são significativamente reduzidas. Algumas pessoas perdem a capacidade de reproduzir sua experiência anterior. Focar na própria depressão gera muitos pensamentos negativos. Uma pessoa não pode seguir o curso do monólogo do interlocutor. Curiosidade, perspicácia, engenhosidade e engenhosidade desaparecem. Às vezes é difícil para um sujeito lidar com uma situação de vida, especialmente quando é necessário acelerar o ritmo ou tomar uma decisão fora do padrão.
  • Retardo motor inclui uma diminuição no tônus ​​geral, força e energia. A personalidade está experimentando intensamente a sensação de perda de suas habilidades volitivas. Uma pessoa não pode ser ativa. Algumas pessoas param de cuidar da aparência, de cuidar de si mesmas e de observar a higiene. Eles passam a maior parte do tempo deitados ou sentados. A presença de outras pessoas pesa no sujeito deprimido, que tem fixação por suas próprias experiências e sofrimentos. Ele perde o apetite, para de cuidar de seus entes queridos. Ele tem vergonha de seu desamparo e inação, mas a pessoa não pode corrigir a situação.

Junto com o retardo motor, a marcha e a caligrafia do indivíduo mudam. Um olhar aborrecido, um olhar triste, cantos caídos da boca irradiam desesperança, saudade e desespero total.

Sintomas

Os especialistas identificam uma série de sintomas que são mais característicos da depressão:

  • rigidez de pensamento;
  • fraqueza geral, perda de força, letargia;
  • Exaustão emocional;
  • apatia, indiferença, diminuição do interesse pelo mundo exterior;
  • perda de apetite, mudança nas preferências gustativas;
  • perda ou ganho de peso;
  • insônia ou, inversamente, sonolência;
  • aumento da ansiedade, ataques de pânico;
  • forte impressionabilidade e sensibilidade elevada;
  • explosões de extrema irritação e afeto, raiva;
  • impaciência, falta de vontade de fazer concessões;
  • agressão mal controlada, falta de autocontrole;
  • perda de memória, diminuição da concentração;
  • esgotamento do vocabulário, o início da degradação;
  • dificuldades em se comunicar com as pessoas;
  • hipertensão, taquicardia, membranas mucosas secas.

Causas e tratamento

Na maioria das vezes, a tríade da síndrome depressiva ocorre como resultado de uma situação traumática... O surgimento da tríade depressiva clássica é geralmente precedido por fracassos associados à falência, queda acentuada na renda, demissão do trabalho, conflitos prolongados, assédio sexual, abuso, vários problemas e decepções. O motivo é doença grave ou morte de um ente querido, mudança de residência, aposentadoria, mudanças repentinas na vida, divórcio ou separação de um ente querido. É extremamente raro que um estado depressivo seja observado em um sujeito que atingiu com sucesso seu objetivo principal. Às vezes uma pessoa perde o sentido da existência, porque por muito tempo em sua vida houve apenas uma ideia ou sonho.

Os fatores biológicos incluem predisposição hereditária, vários traumatismos cranianos e efeitos colaterais de drogas. Às vezes, uma violação da rotina diária, fadiga crônica, estresse prolongado, falta de hormônios ou vitaminas levam a pessoa a um estado depressivo. A depressão é um transtorno mental que requer intervenção de um especialista. É necessária a ajuda de um psicólogo ou psicoterapeuta para considerar e estudar todas as situações traumáticas para a alma, sua consciência e aceitação do problema. É muito importante que o paciente entre em sintonia com um humor positivo, mostre paciência e perseverança.

Os psicólogos geralmente dedicam muito tempo e atenção para aumentar a auto-estima. Eles recomendam encontrar um grupo de apoio nas redes sociais. A pessoa deve reconsiderar seus valores, limpar seus próprios pensamentos de dúvidas, se livrar de coisas desnecessárias. É aconselhável sair com mais frequência para a natureza, para tomar ar puro. Qualquer atividade criativa dá vitalidade e energia. Cantar, dançar, pintar, bordar, tricotar, música e outros hobbies interessantes melhoram perfeitamente o humor e aumentam significativamente a auto-estima. Livrar-se da tríade depressiva clássica exigirá terapia com medicamentos. Visa normalizar o estado do sistema nervoso, ativando as habilidades psicomotoras, restaurando o background bioquímico, eliminando a apatia e a ansiedade, além de prevenir o cansaço mental e o choro.

Os medicamentos só podem ser prescritos por profissionais de saúde mental.

sem comentários

Moda

a beleza

casa