Depressão

Quanto tempo pode durar a depressão e do que ela depende?

Quanto tempo pode durar a depressão e do que ela depende?
Contente
  1. O que determina a duração da doença?
  2. Duração do transtorno
  3. E se a depressão durar mais?

A depressão é um estado psicoemocional extremamente deprimido, acompanhado por um colapso e apatia. Esse distúrbio costuma ser acompanhado de insônia, falta de apetite, alterações de humor e outros sintomas desagradáveis. Sem dúvida, todos que já passaram por isso pelo menos uma vez desejam voltar à vida normal o mais rápido possível. Neste artigo, vamos falar sobre quanto tempo a depressão pode durar, se pode durar anos e como se livrar dela.

O que determina a duração da doença?

Um estado depressivo pode muito bem ser chamado de doença da alma. Como nos casos de doenças corporais, sua duração depende das características individuais da pessoa, das circunstâncias que a cercam e da rapidez com que as medidas de cura são tomadas.

Quanto ao transtorno depressivo, os seguintes fatores afetam principalmente seu desenvolvimento e duração.

  • Características de personalidade e estado psicofisiológico geral. Pessoas com forte sistema imunológico, boa saúde e um mínimo de doenças crônicas geralmente enfrentam a depressão muito mais rápido. Um papel importante é desempenhado por traços de caráter, resistência ao estresse, a presença de problemas psicológicos concomitantes ou anormalidades mentais. Aqueles com uma esfera emocional-volitiva mais estável são menos propensos a experiências difíceis. Essas pessoas sabem como criar um clima positivo e otimista para si mesmas, o que é muito útil na luta contra a depressão.
  • O momento de se livrar de um estado depressivo é influenciado pelo motivo que o levou ao seu desenvolvimento. Claro, todos percebem e avaliam os eventos de forma diferente. A depressão mais profunda e prolongada se desenvolve após choques sérios, estresse prolongado, fortes experiências negativas, choque psicológico.
  • Oportunidade de buscar ajuda, adequação do tratamento. O estado oprimido tende a se acumular e se intensificar se a pessoa não consegue superá-lo. No futuro, isso leva ao desenvolvimento de formas mais graves e muito mais difíceis de tratar.

Se as medidas forem tomadas o mais rápido possível, já aos primeiros sinais de desenvolvimento da depressão, o prognóstico de cura é muito favorável.

Duração do transtorno

Os especialistas não expressam nenhum termo específico para a duração da depressão. Tudo é muito individual. Para alguns, dura literalmente alguns dias ou uma semana, enquanto para outros dura meses ou mesmo anos. Infelizmente, também existe depressão crônica. Esta é uma depressão lenta com exacerbações periódicas na forma de apatia extrema e depressão emocional.

Uma combinação de vários fatores negativos geralmente leva a essas formas de desenvolvimento do transtorno. Pessoas que inicialmente apresentam instabilidade mental, que estão em uma situação de vida difícil e desfavorável por muito tempo, são propensas a isso. Os psicólogos dizem que as mulheres têm mais probabilidade do que os homens de sofrer de depressão prolongada.

O mais longo deles está associado às seguintes circunstâncias.

  • A depressão após o divórcio em mulheres e homens geralmente dura de várias semanas a 1,5-2 anos.
  • Não é incomum uma pessoa ficar deprimida após uma farra ou parar de fumar. Às vezes, as pessoas decidem parar de beber e fumar ao mesmo tempo, o que agrava o transtorno. Nesse caso, pode durar de 2 a 3 dias (com uma forma leve de dependência de álcool) até um ano.
  • Um estado depressivo geralmente acompanha a mulher durante a menopausa. Em média, estende-se por um período de 1 a 5 anos.
  • As mães que dão à luz em uma idade jovem podem desenvolver a chamada depressão pós-parto. Sua duração é geralmente de 3 a 6 meses. Se a condição for agravada por outros fatores negativos, o distúrbio pode durar mais de um ano.

E se a depressão durar mais?

Em primeiro lugar, não leve esse transtorno muito levianamente e leve a situação a uma forma profunda e prolongada. As recomendações mais completas podem ser dadas por um psicoterapeuta. Em alguns casos, a medicação de suporte é prescrita para uma pessoa com depressão.

Para ajudar a si mesmo, você deve tentar se posicionar de maneira positiva e se distrair de pensamentos ruins.

  • Esteja ao ar livre com frequência. Faça alguns exercícios leves ou pelo menos caminhe em um ritmo intenso por cerca de meia hora todos os dias. É melhor fazer isso um pouco antes de deitar; então, você também se livrará da insônia - uma companheira frequente da depressão.
  • Proteja-se de informações negativas. Ponha de lado os livros pesados ​​e os melodramas assistindo.
  • Inclua muitas frutas e vegetais em sua dieta. A condição geral do corpo e do sistema imunológico afeta significativamente o contexto psicoemocional.
  • Compartilhe seus sentimentos com uma pessoa amada com quem você tem uma relação de confiança.

Uma conversa franca é uma psicoterapia muito boa e acessível. E suporte e ajuda com conselhos durante esse período também serão muito importantes para você.

sem comentários

Moda

a beleza

casa