Depressão

Visão geral dos tipos de depressão

Visão geral dos tipos de depressão
Contente
  1. Tipos de acordo com a gravidade
  2. Classificação de idade
  3. Tipos em psiquiatria
  4. O que acontece na psicologia?

Cada pessoa em algum período de sua vida cai no desânimo, na tristeza e se entrega a reflexões sombrias. Uma diminuição persistente no humor, depressão geral, indiferença aos eventos, perda de apetite, insônia, distração e outros sintomas podem indicar o desenvolvimento de depressão.

Tipos de acordo com a gravidade

Alguns tipos de depressão podem ser confundidos com outras condições neuróticas, portanto, uma pessoa com distúrbios emocionais e físicos deve consultar um psicólogo ou psiquiatra. Dependendo do tipo de depressão e do número de sintomas, os especialistas determinam o nível do estado psicológico do paciente.

A doença pode ocorrer nas formas leve, moderada (clínica) e grave.

Fácil

O sujeito lida facilmente com uma doença incipiente por conta própria. A depressão leve geralmente é invisível para quem está de fora. O indivíduo é capaz de controlar seus pensamentos e ações. Ele muda facilmente de reflexões negativas para otimistas. Os sintomas leves de doença leve não afetam significativamente a vida diária do indivíduo.

A pessoa continua a fazer as suas tarefas habituais, cumpre bem a sua família e as responsabilidades profissionais. Mas, ao mesmo tempo, sente um vazio mental e físico. Na maioria das vezes, o paciente atribui sua depressão ao excesso de trabalho e à fadiga severa, portanto, ele nem sempre recorre a um especialista em busca de ajuda em tempo hábil. Às vezes, o transtorno depressivo desaparece por conta própria com o tempo.Para alguns, o uso de preparações à base de plantas é suficiente para estabilizar o estado psicológico.

Clínico

Um grau moderado de transtorno depressivo é caracterizado por uma retirada mais profunda da personalidade de suas experiências. Uma pessoa chora periodicamente por causa de pensamentos sombrios que a visitam. Ele perde o sono, reage agudamente a várias situações provocativas. A produtividade do trabalho do paciente diminui gradualmente. A depressão leve é ​​perceptível às pessoas ao seu redor.

A depressão grave de gravidade moderada é geralmente eliminada em casa normalizando o sono, isolamento de estímulos externos: é necessário desligar a luz forte, não ouvir música alta e tirar crianças barulhentas da sala. Às vezes, sedativos são recomendados para os pacientes.

Quando um indivíduo chega à fase clínica, perde completamente o interesse pela vida. Humor diminuído, indiferença ao mundo exterior, reflexos sombrios levam a pessoa a limitar os contatos sociais. Uma pessoa dificilmente cumpre seus deveres oficiais. O indivíduo não consegue cuidar de si mesmo, chega ao esgotamento total.

O sujeito pode ficar deitado na cama o dia todo, sem comer ou falar. Ele perde a capacidade de experimentar emoções positivas, sente medo e culpa. Normalmente, a doença evolui sem a manifestação de sinais de neurose ou transtornos mentais.

A depressão clínica pode ser reconhecida por três características: depressão excessiva, letargia e baixa atividade física. Uma pessoa precisa de ajuda externa. Sem isso, ele poderia morrer de fome. Nesse caso, é impossível prescindir da terapia medicamentosa.

Pesado

Um alto grau de sofrimento emocional e físico requer tratamento médico sério. Normalmente, um indivíduo que sofre de uma forma severa de depressão exibe explosões de agressão injustificada e histeria. Ele é caracterizado por vários sintomas neuróticos e psicose. Como resultado, a psique esgota todos os seus recursos para a autocura. O sujeito pode tentar cometer suicídio. Uma pessoa com neurose histérica apenas ameaça ou imita o suicídio, enquanto uma pessoa deprimida pode realmente cometer suicídio. Um grau severo de depressão é tratado apenas em condições estacionárias. A depressão severa, severa, requer a intervenção imediata de um psiquiatra.

A doença pode se tornar crônica. Nesse caso, o estado de depressão dura mais de 2 anos. A pessoa deprimida não deseja entrar em contato com parentes e amigos, não mantém a limpeza e a ordem no apartamento, não dedica o tempo devido às suas obrigações profissionais. Nas mulheres, o ciclo menstrual geralmente é perdido.

Classificação de idade

Ninguém está imune à ocorrência de depressão. Ela pode ultrapassar o assunto em qualquer período da vida. Dependendo da faixa etária das pessoas, o processo de evolução de um transtorno depressivo e as causas do aparecimento da doença podem ter diferenças significativas.

  • Depressão em crianças muitas vezes surge como resultado de um forte choque emocional causado pela morte de um ente querido, divórcio dos pais ou mudança de local de residência. Às vezes, o transtorno afetivo provoca maior controle dos pais, guarda excessiva ou, inversamente, indiferença materna e paterna ao sucesso da criança. Algumas crianças estão sob constante estresse devido à incapacidade de construir relacionamentos normais na equipe. Bebês deprimidos experimentam explosões de raiva, combatividade, distúrbios do sono, medo de adormecer sozinhos, diminuição do apetite, recusa em se comunicar e perda de habilidades previamente aprendidas. Até os 3 anos de idade, o estado depressivo é patológico. Ocorre devido a anormalidades intrauterinas ou asfixia que surgiram durante o trabalho de parto.

  • Depressão adolescente caracterizado por freqüentes explosões de raiva e ataques agressivos dirigidos ao ambiente próximo. O adolescente não tolera críticas em seu próprio endereço, entra em conflito com todos, por isso seu círculo de comunicação muda com frequência. Parece aos adolescentes que eles não são amados e compreendidos por seu próprio povo. Entre as idades de 12 e 18 anos, muitos negligenciam quaisquer responsabilidades e começam a faltar às aulas. A maioria dos adolescentes não está interessada em estudar. Muitas pessoas notam um aumento da fadiga e diminuição do estado de alerta. Eles são atormentados por dores de cabeça e um medo irracional da morte. Alguns tornam-se viciados no uso de drogas e bebidas alcoólicas. Os pais muitas vezes atribuem a condição de um filho adulto a traços de caráter e não tentam ajudá-lo. Na verdade, as mudanças hormonais ocorrem no corpo do adolescente. A pessoa começa a repensar seu papel na sociedade. No contexto de uma espécie de rebelião contra os pais e a ordem social, a criança pode parar de contatar as pessoas e ficar deprimida. A depressão é perigosa para a saúde e a vida de um adolescente. O adolescente pode se machucar e até cometer suicídio.
  • Crise da meia idade ultrapassa uma pessoa com cerca de 30-40 anos. Durante este período de vida, o sujeito sente a inatingibilidade de muitos objetivos e seu desamparo diante do mundo ao seu redor. Muitas vezes ele é assombrado por pensamentos sobre a futilidade dos esforços que estão sendo feitos. O humor se deteriora muito, o nível de depressão e apatia aumenta.
  • Depressão em idosos na maioria das vezes ocorre após a aposentadoria. É demorado. A pessoa começa a entender que sua trajetória de vida está se aproximando da fase final. Contra o pano de fundo das doenças físicas e da consciência da morte que se aproxima, há um sentimento de sua inutilidade e desesperança, uma perda irrecuperável de tempo. O sujeito experimenta retardo mental, perda de atividade e fadiga crônica. Na velhice, a doença pode se manifestar na forma de diminuição das habilidades cognitivas. Uma pessoa idosa tem memória, concentração e envolvimento na comunicação enfraquecidos. Como resultado, a pessoa perde o interesse pela vida. A depressão se desenvolve gradualmente.

Tipos em psiquiatria

Muitas pessoas deprimidas requerem cuidados de saúde mental. Os especialistas descrevem vários tipos de transtornos depressivos.

A depressão endógena (profunda) ocorre com vários distúrbios do sistema nervoso. A doença física também pode ser a causa. O desenvolvimento da doença ocorre no contexto de uma diminuição do nível de hormônios que normalizam a atividade cerebral. A interrupção das conexões neurais leva a uma falha no equilíbrio mental e contribui para a depressão do estado emocional. Pessoas que sofrem deste tipo de transtorno depressivo perdem o interesse pela vida, não querem fazer contato com outras pessoas. Eles são caracterizados por uma apatia completa. Algumas pessoas se recusam a comer alimentos, então seu peso é reduzido. Na maioria dos pacientes, uma resposta lenta a estímulos externos e expressões faciais inalteradas são observadas, e o sono é perturbado.

Ao contrário da depressão endógena, que pode ocorrer sem motivo aparente, a exógena se manifesta como resultado de uma situação traumática. Essa condição patológica clássica também é chamada de transtorno depressivo psicogênico e reativo. Surge como reação a um acontecimento que causou dor mental: morte de um ente querido, despedimento do trabalho, estupro, conflito nos relacionamentos, divórcio. O assunto se sente deprimido, triste e sem vontade de se comunicar. Ele guarda dentro de si todas as suas experiências.

A depressão reativa se desenvolve alguns dias após um choque psicológico grave. Nesse período, o indivíduo pode nem perceber que precisa da ajuda de um especialista. O modo de vida habitual é interrompido.O paciente sente indiferença aos eventos que estão ocorrendo. Ele se torna uma pessoa pouco comunicativa e retraída.

A depressão psicogênica é comum em muitas pessoas. Indivíduos com força de vontade e psique estável podem enfrentar sozinhos uma situação estressante. Após 2-3 semanas, eles conseguem sair da depressão.

Um sujeito sujeito à fixação no fracasso requer a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.

Os sinais a seguir indicam uma predisposição hereditária a transtornos mentais: mau humor, tristeza irracional, fobias, mania e alucinações visuais. Uma pessoa não quer passar tempo com outras pessoas, porque é completamente indiferente a elas. Um estado deprimido e distanciado interfere na capacidade do sujeito de estudar e trabalhar bem. É difícil para ele fazer novos conhecidos. Todos os contatos são perdidos rapidamente. O transtorno psicótico depressivo geralmente leva a pessoa a pensamentos suicidas. Nesse caso, é necessária a intervenção de um psiquiatra.

Uma condição neurótica é característica de pessoas que sofrem da síndrome do aluno excelente. Uma pessoa desconfiada e ansiosa é franca, exigente e propensa à autocrítica. Os seguintes sintomas são inerentes a ele: o desejo de realizar todas as suas ações de maneira ideal, experiência de longo prazo de quaisquer falhas, recusa de tentativas repetidas. O paciente, estando em um beco sem saída, não consegue lidar com a difícil situação que surgiu. A depressão freqüentemente se desenvolve no contexto da neurose. A pessoa tem problemas de digestão. Ele freqüentemente sente dores de cabeça e fraqueza geral. O sujeito cansa rapidamente na ausência de atividade física, depende fortemente da opinião alheia, evita situações de conflito, busca assumir uma posição neutra nos debates.

Doenças leves podem ser eliminadas com infusões de ervas calmantes. O processo demorado não se completa sem o uso de drogas.

A variedade mascarada costuma ser disfarçada como uma condição médica. Às vezes, a doença é acompanhada por dor ou disfunção sexual. O paciente atribui sua depressão e diminuição da atividade física a algum tipo de doença. Freqüentemente, a desconfiança do paciente leva ao desânimo e à hipocondria. O assunto começa a suspeitar de várias doenças incuráveis. Ele tem fixação em sua própria saúde física. Os pacientes têm ataques de pânico, ataques de ansiedade gratuita e síndrome do intestino irritável. Nesses casos, os psiquiatras prescrevem antidepressivos aos pacientes. Condições depressivas semelhantes ocorrem em mulheres com irregularidades menstruais.

No transtorno depressivo atípico, junto com apatia e depressão, há aumento da excitabilidade. O assunto está gesticulando ativamente, mudando de um pé para o outro, batendo constantemente. Ele não pode controlar suas emoções. Uma pessoa é propensa ao mau humor e ao choro.

Às vezes, o indivíduo sofre convulsões e espasmos dolorosos, cuja causa não pode ser descoberta no exame físico. Ataques de pânico, causando asfixia, assim como ataques de ansiedade, mudanças repentinas de humor não permitem que um indivíduo trabalhe normalmente e faça a vida cotidiana, e leve uma vida social.

O transtorno bipolar tem duas fases: apatia e mania. Uma pessoa não pode controlar suas ações. Ele percebe inadequadamente vários eventos, olha para qualquer perigo com indiferença. A principal característica desse tipo de depressão é uma mudança brusca de humor. A apatia e a diminuição da atividade podem mudar drasticamente para hiperatividade e euforia. A recusa de qualquer comunicação, a perda de interesse em seus hobbies inesperadamente termina com o paciente tentando conduzir conversas tempestuosas com pessoas diferentes, fazendo coisas que ama, rindo alto, não consegue ficar no mesmo lugar.Uma pessoa com transtorno bipolar apresenta manifestações não naturais de alegria, atividade e alegria excessivas. A condição dura pouco tempo.

A doença pode ser reconhecida por alguns dos sintomas. O paciente costuma ser caprichoso, intratável, deprimido. Alucinações, crises de delírio, mudanças rápidas de humor e agressão desmotivada são freqüentemente observadas. A doença é tratada por muito tempo e é difícil. O transtorno bipolar tem recaídas frequentes. Essas pessoas precisam estar sob a supervisão de um psiquiatra e receber medicamentos.

Uma das formas mais graves de sofrimento emocional é o estupor depressivo. O paciente não quer se comunicar com ninguém, se recusa a comer, fica o tempo todo na mesma posição. Essa condição é típica de pessoas que tiveram um ataque de esquizofrenia.

O que acontece na psicologia?

Os psicólogos observam três estágios de percepção do próprio sujeito de um transtorno depressivo.

  • O estágio de rejeição é caracterizado pela negação do problema. Uma pessoa culpa a fadiga comum pelo aparecimento de depressão e depressão. Por um lado, o doente deseja interromper qualquer comunicação com os outros, por outro lado, é assustador para uma pessoa deprimida ficar completamente sozinha.
  • A segunda fase é caracterizada pela aceitação da situação. O sujeito está ciente do estado depressivo e fica muito assustado. Ele é dominado por pensamentos sombrios. A pessoa perde o apetite e o sono. Mau funcionamento do sistema imunológico do corpo.
  • A fase final de destruição ocorre na ausência de assistência qualificada. O indivíduo perde o controle sobre si mesmo, mostra-se agressivo. Ele começa a quebrar como pessoa.

Os psicólogos não realizam a correção de patologias psiquiátricas complexas. Eles podem ajudar uma pessoa nos estágios iniciais da doença. Por exemplo, um ex-alcoólatra e viciado em drogas deseja retornar a um estilo de vida sóbrio. Um psicólogo pode escolher uma técnica adequada e ajudar uma pessoa apenas se houver pequenas mudanças de personalidade. Pessoas que usam drogas e álcool há muito tempo precisam de ajuda psiquiátrica.

A depressão pós-parto ocorre no contexto de picos hormonais no corpo da mulher. Uma jovem mãe tem comunicação e tempo livre limitados. Ela se depara com responsabilidades desconhecidas. Como resultado, seu modo de vida muda drasticamente e sua responsabilidade aumenta. A mulher sente desconforto mental. A sobrecarga psicológica leva a mulher à exaustão e colapsos nervosos. A psicóloga explica aos jovens pais seu novo papel e ajuda a determinar a área de responsabilidade individual de cada um deles para diferentes situações.

A depressão sazonal (circular) ocorre no outono ou inverno. Nesse momento, a duração do dia diminui e a temperatura do ar diminui. A pessoa restringe sua permanência ao ar livre. Estar em um espaço fechado com iluminação artificial pode mergulhar no desânimo e levar à melancolia até mesmo a pessoa mais alegre. A depressão outono / inverno é evidenciada por alterações frequentes de humor, irritabilidade e sonolência. Os pacientes são visitados por pensamentos sobre a desesperança da vida e sua própria inutilidade.

Os psicólogos também ajudam as pessoas que estão deprimidas devido à perda de emprego, mudança de local de residência, um declínio acentuado no status social e outros eventos traumáticos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa