Depressão

O que é depressão e como lidar com ela?

O que é depressão e como lidar com ela?
Contente
  1. O que é isso?
  2. História curta
  3. Os principais sinais
  4. Causas de ocorrência
  5. Visão geral da espécie
  6. Comparação com apatia e estresse
  7. Estágios de desenvolvimento
  8. Características de tratamento
  9. Efeitos
  10. Profilaxia

De vez em quando, cada pessoa sofre de depressão, perda de força e diminuição do humor geral. As alegrias da vida começam a passar por cima dele. A violação das esferas emocional e fisiológica leva a pessoa à depressão.

O que é isso?

Em psicologia, existe a seguinte definição do conceito de "depressão": transtorno depressivo é um estado emocional reprimido da personalidade associado a mudanças motivacionais, dissonância cognitiva e apatia. A depressão é freqüentemente experimentada por pessoas que sofreram uma situação traumática para a alma.

No mundo moderno, cerca de 400 milhões de pessoas sofrem desta doença. Estamos falando de pacientes que recorreram a especialistas em busca de ajuda. O número real é muito maior do que as estatísticas. A depressão se manifesta não apenas na forma de experiências emocionais, mas também no nível físico. Às vezes, a psicossomática vem à tona. O terapeuta pode nem sempre ser capaz de reconhecer a síndrome depressiva devido à presença de doenças corporais, pois a descrição dos sintomas pelo paciente coincide com outras doenças.

Estar deprimido tem um impacto negativo na vida. O homem parece deprimido. Em sua cabeça, pensamentos sombrios estão constantemente presentes, impedindo-o de realizar plenamente suas atividades diárias.

O desempenho da produtividade diminui acentuadamente. A pessoa sente uma sensação de culpa, total impotência e inutilidade.

História curta

O estado depressivo da personalidade é conhecido desde a Antiguidade. A descrição da doença encontra-se em muitas obras de médicos famosos de diferentes épocas. Hipócrates recomendava que seus pacientes, em melancolia (depressão), fizessem enemas de limpeza, tomassem banhos quentes, usassem tintura de ópio, bebessem água mineral das nascentes de Creta, fizessem massagens e se divertissem. Foi ele quem percebeu que o estado psicológico de uma pessoa se reflete nas mudanças climáticas e na sazonalidade.

Na virada dos séculos 19 e 20, o psiquiatra alemão Emil Kraepelin dedicou parte de seus trabalhos científicos à descrição da psicose maníaco-depressiva. Atualmente, este termo é mais frequentemente substituído pela frase "episódio depressivo". A psicose maníaco-depressiva em especialistas modernos está associada ao transtorno bipolar e à depressão neurótica. Esses conceitos nem sempre estão associados às pessoas com deficiência mental.

Os principais sinais

A depressão pode ser reconhecida por uma série de aspectos característicos. O sujeito deixa de receber alegria e prazer da atividade amada. Ele não tem interesse em nada. O paciente abandona seus hobbies. Uma pessoa não está feliz com a comunicação com os outros. Ele se aproxima. A rejeição social surge. A pessoa perde o interesse pelo sexo oposto.

Os primeiros sinais que sinalizam o início de uma doença são o desânimo por vários dias e as reflexões pessimistas sobre acontecimentos presentes e futuros. Uma pessoa parece distraída, o apetite e o sono são perturbados. Esses fatores têm consequências desagradáveis ​​para a saúde. Muitos indivíduos deprimidos perdem completamente o apetite. Outros, ao contrário, desejam muito e comem com frequência. Como resultado, algumas pessoas perdem peso rapidamente, enquanto outras ganham quilos extras rapidamente.

Freqüentemente, o paciente é influenciado por circunstâncias externas. Provocam uma diminuição do nível de paciência, o que leva a um estado de irritação. A irritabilidade é expressa em manifestações agressivas. Uma pessoa pode ficar com raiva de qualquer coisa. As habilidades psicomotoras são bastante reduzidas ou, ao contrário, significativamente aumentadas. Quando diminui, os movimentos e a fala de uma pessoa ficam mais lentos.

A agitação psicomotora se manifesta no caminhar contínuo de um lado para o outro. Ele não consegue encontrar um lugar para si mesmo com a menor excitação.

A depressão pode ser definida por letargia, inibição motora, depressão. Uma pessoa não quer fazer nada. Ele não tem força e energia. O indivíduo sente fraqueza, peso nos músculos e em todo o corpo. O resultado é um cansaço rápido, fadiga e falta de vontade de praticar atividades físicas. Num contexto de vazio interno e exaustão emocional, observam-se dores de cabeça e tonturas.

A depressão às vezes leva a habilidades mentais prejudicadas, diminuição da concentração e da memória. Você pode aprender sobre a doença por estar deprimido, apatia, perda da capacidade de empatia e empatia. Uma abundância de pensamentos sombrios muitas vezes leva a pessoa a pensar sobre a morte e o suicídio. O álcool e as drogas podem causar raciocínio negativo e ações imprudentes. A paixão pelo jogo ou por esportes radicais às vezes também afeta a psique.

A depressão pode ser detectada pela manifestação de crescente aversão a si mesmo. Uma pessoa é assombrada pelo pensamento de que o mundo ao seu redor está desmoronando e é impossível retificar a situação. Ele mesmo é o culpado por todos os problemas e erros.

Sentimentos excessivos de culpa provocam sentimentos de desesperança, impotência e inutilidade. A pessoa é tomada por um humor pessimista. A motivação desaparece.

Causas de ocorrência

Um papel importante no aparecimento de um estado depressivo é desempenhado por fatores biológicos, predisposição hereditária, causas de natureza psicológica e a influência da ecologia. O sofrimento emocional e físico pode ocorrer em qualquer idade. A depressão em crianças costuma ser resultado de traumas. Na adolescência ocorrem mudanças hormonais, um repensar do seu papel na sociedade. Esses fatores podem desencadear transtornos de humor. Para adolescentes de 16 a 18 anos, a depressão geralmente aparece devido à ociosidade. E também ocorre como resultado do abuso do tabagismo, bebidas alcoólicas e drogas.

A crise da meia-idade se reflete na personalidade de pessoas de 30 a 40 anos, que começam a ter pensamentos sobre a impossibilidade de muitas tarefas, sobre a falta de sentido dos esforços que estão sendo feitos. Relacionamentos difíceis no casamento também reduzem o humor. Às vezes, uma pessoa cai em um blues após o final das férias. Ele experimenta estresse, apatia, melancolia. Não quero iniciar minhas funções oficiais de forma alguma. Isso é influenciado por mudanças importantes nas condições climáticas, na rotina diária e no ritmo de vida. A depressão geralmente é causada pela morte de um ente querido. A causa de um transtorno depressivo pode ser lesão cerebral traumática, doenças cardiovasculares, oncológicas e outras doenças graves.

Os efeitos colaterais relacionados aos medicamentos às vezes causam depressão. O desequilíbrio hormonal no corpo da mulher, problemas com a glândula tireóide e a falta de vitaminas também costumam levar a pessoa à depressão. A falta de apoio social pode ser a razão para a severa depressão do humor, levando à depressão.

Em pessoas mais velhas, na maioria das vezes, ocorre um declínio da força mental no contexto de problemas de saúde, solidão e isolamento forçado da sociedade. Pensamentos sobre a morte iminente os levam ao sentimento de sua inutilidade e desesperança.

Visão geral da espécie

Existem diferentes tipos de depressão. Para alguns, pode ser observado pela manhã, para outros à noite, enquanto outros o experimentam 24 horas por dia. Depressão matinal aparece devido a problemas associados ao despertar precoce. Alguns, a esta hora do dia, sentem um processo de pensamento lento. A depressão gradualmente desaparece ou diminui ao meio-dia. Depressão noturna muitas vezes contra o pano de fundo de tristeza sem causa ou desânimo antes de dormir. À noite, o humor de uma pessoa se deteriora muito. Por isso, ele sofre de insônia.

Em alguns casos, a depressão pode não durar muito. Por exemplo, a depressão pós-férias ocorre ao retornar de regiões quentes, quando, imediatamente após uma abundância de luz solar, o sujeito tem que mergulhar na vida cotidiana cinzenta, acompanhada de chuva e neve derretida. Após imersão nas atividades cotidianas, a pessoa rapidamente recupera sua forma anterior. Às vezes, situações traumáticas são repetidas periodicamente. Memórias obsessivas deles provocam geração depressão pós-traumática... Também pode surgir após um único incidente causado por desastres naturais ou desastres provocados pelo homem.

Esse tipo de depressão às vezes dura muitos anos. Os especialistas descrevem outros tipos de condições depressivas.

Extenso

Este tipo de transtorno depressivo é um complexo de sintomas. A pessoa constantemente sente a futilidade de sua própria existência, a desesperança. Seus processos de pensamento ficam mais lentos, desordens somáticas são observadas, a esfera emocional e volitiva sofre, a auto-estima está muito reduzida.

Sazonal

No período outono-inverno, qualquer pessoa se depara com uma constante falta de luz solar e uma queda brusca da temperatura do ar. O assunto está constantemente com sono. Algumas pessoas estão ganhando peso. A permanência prolongada em um espaço confinado, a iluminação artificial, as caminhadas limitadas ao ar livre provocam um colapso geral e frequentes mudanças de humor.

Distimia

Um declínio persistente no humor de uma pessoa não tem um impacto significativo na vida de um indivíduo. Ele é bom em controlar seus próprios pensamentos e ações, está envolvido nas atividades diárias, lida bem com suas responsabilidades conjugais e de trabalho. A devastação emocional e fisiológica geralmente é atribuída ao excesso de trabalho. Esta forma da doença freqüentemente se torna crônica e persiste por vários anos.

Atípico

Esse tipo de transtorno depressivo é caracterizado por irritabilidade constante, sensação de peso nos braços e nas pernas, manifestações convulsivas recorrentes e cãibras dolorosas. O sujeito é incapaz de controlar suas próprias emoções. Ele costuma chorar e é caprichoso. Graves alterações de humor, ataques de pânico e ataques de ansiedade impedem as pessoas de levar uma vida social normal.

Insanidade afetiva

O transtorno afetivo pode ser de gravidade variável. A psicose é caracterizada pela alternância de depressão e manias, uma mudança brusca de humor. A alegria excessiva é repentinamente substituída por uma tristeza incrível; a atividade após um curto período de tempo pode diminuir drasticamente. Então a apatia novamente se transforma em hiperatividade e euforia. Mas esse estado de atividade e vigor excessivos não dura muito.

Situacional

Qualquer evento inesperado pode levar uma pessoa à depressão. A situação é por vezes associada ao diagnóstico de doença grave em alguém próximo ou no próprio sujeito, despedimento do trabalho, estupro, separação de um ente querido, divórcio e outros acontecimentos traumáticos. A depressão situacional é bem compreendida por todos. As pessoas ao seu redor geralmente dão apoio à pessoa que está vivenciando isso.

Psicótico

Às vezes, uma pessoa começa a sentir uma sensação excessiva de medo e culpa. Uma pessoa tem alucinações auditivas e visuais, delírios. Ele pode tirar conclusões falsas com base em suas próprias crenças perturbadoras e fatos inexistentes.

Os distúrbios da motilidade costumam levar a pessoa a um estupor temporário.

Pós-parto

Uma jovem mãe às vezes, após o parto, começa a sentir forte ansiedade, ansiedade. Ela acha que pode fazer mal ao bebê. Mudanças no estilo de vida, maior responsabilidade, muitas preocupações e responsabilidades incomuns levam a mãe recém-criada a um desconforto mental. A mulher freqüentemente sofre de colapsos emocionais. A sobrecarga psicológica a leva à exaustão nervosa.

Comparação com apatia e estresse

É muito importante distinguir entre depressão e mau humor em tempo hábil. O blues usual difere da depressão pela reação positiva do indivíduo a qualquer brincadeira do interlocutor. A doença prossegue sem sinais de neurose e distúrbios mentais. Uma pessoa deprimida muitas vezes sucumbe a um estado apático.

A diferença entre depressão e apatia é que um estado depressivo pode durar muito tempo, e apatia é um estado mental temporário. Não é incomum que os dois tipos de distúrbio estejam presentes ao mesmo tempo. Os estados apáticos e depressivos são caracterizados por sinais característicos comuns: indiferença, distanciamento, indiferença à realidade circundante, taciturnidade, falhas no processo de pensamento, comprometimento da memória, inibição da fala, inatividade e falta de iniciativa.

A apatia é caracterizada pelo esgotamento das reservas de energia psíquica: a extinção de quaisquer emoções, impulsos e envolvimento. Na depressão, distúrbios fisiológicos também são observados. Durante os períodos de depressão, uma pessoa pode ter problemas de saúde, sono e problemas nutricionais. Ele se sente cansado, deprimido, desamparado, sem esperança. Você pode se livrar da apatia aumentando a motivação, usando vários tipos de recompensas e comunicando-se ativamente com os outros.A depressão geralmente requer intervenção médica e medicação.

A principal diferença entre depressão e estresse é que um estado estressante em doses moderadas é bom para a saúde, e um transtorno depressivo espreme todos os sucos do corpo humano, dotando-o de fraqueza e dor. A depressão é acompanhada por ansiedade, perda de energia e processos mentais prejudicados. O estresse é sempre uma reação do corpo humano a condições desfavoráveis, emoções negativas e sobrecarga. A liberação de adrenalina mobiliza o corpo, aumenta a atividade mental para encontrar saídas para a situação. O sujeito pode superar o estresse sozinho, e a depressão geralmente é resolvida com a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.

O processo de excitação durante uma situação estressante passa muito rapidamente e as experiências associadas à depressão duram muito tempo. Esse recurso difere a depressão do estresse.

Estágios de desenvolvimento

A depressão geralmente aumenta gradualmente. A doença sempre começa com um estágio fácil, ao qual as pessoas geralmente não dão importância. Eles atribuem o estado de depressão e mau humor ao tempo nublado, fadiga, problemas de saúde ou um dia ruim. No início, o sujeito sente um leve desconforto, letargia, ansiedade e irritabilidade leve. À noite, a pessoa não consegue dormir por muito tempo e, pela manhã, é dominada pela sonolência. Então sua concentração de atenção piora, surge a alienação, desenvolve-se a apatia. É assim que o corpo reage à depressão incipiente.

O próximo estágio é caracterizado por uma queda acentuada no hormônio da felicidade - a serotonina. Uma pessoa fica irritada e com raiva por causa de qualquer crítica em seu discurso. Ele não pode conter suas emoções negativas na frente de estranhos, ele se comporta agressivamente com eles. Freqüentemente, ele ofende os outros e faz piadas sarcásticas com eles. Alguns não conseguem lidar com seus pensamentos sombrios e pensar em suicídio. Você só pode sair desse estágio com a ajuda de especialistas.

O estágio final sinaliza um transtorno mental sério. O sujeito deixa de ver o significado de sua existência. Ele é indiferente a todos os eventos que acontecem e a ele mesmo. Ele não está mais feliz com suas coisas e hobbies favoritos. Uma pessoa responde inadequadamente às declarações e ações de outras pessoas quando elas não correspondem à sua ideia do mundo ao seu redor. O indivíduo sente constantes explosões de raiva e agressão. Ele não pode controlar seu próprio comportamento. A última fase da doença é tratada por muito tempo e é difícil. Pode levar meses ou até anos para se recuperar totalmente.

Características de tratamento

Às vezes, para sair do estado depressivo, basta a pessoa mudar o ambiente. Qualquer tipo de criatividade é benéfico para quem sofre desta doença. Conversar com novos conhecidos ajuda a melhorar seu humor. Se você tiver algum sintoma de depressão, deve procurar a ajuda de um psicólogo ou psicoterapeuta. Após o tratamento, a depressão desaparece rapidamente. É uma das poucas doenças mentais que responde bem ao tratamento. Em apenas alguns dias, o paciente sente uma melhora significativa em seu bem-estar.

A psicoterapia familiar ou de grupo funciona bem para uma pessoa. Os grupos são formados de acordo com a similaridade dos sintomas dos sujeitos. A psicoterapia familiar visa tratar casais que precisam estabilizar relacionamentos que estão à beira do colapso devido a sinais de depressão em um dos cônjuges.

Uma forma grave da doença requer medicação. A medicação é prescrita por um psicoterapeuta ou psiquiatra. Na maioria das vezes, a condição se estabiliza em 2 semanas.Alguns pacientes são recomendados a tomar antidepressivos por pelo menos 3 meses para atingir o efeito máximo do tratamento.

A eletroconvulsoterapia é usada para tratar a depressão maior e psicótica. Ele estimula o cérebro com feixes eletromagnéticos. O paciente está sob anestesia neste momento. Os efeitos colaterais de curto prazo são possíveis na forma de perda parcial de memória, confusão e desorientação. Esses efeitos desaparecem rapidamente, embora alguns tenham sido observados por mais de dois meses.

Efeitos

A presença prolongada de uma pessoa em estado de depressão contribui para o desenvolvimento de várias doenças, a criação de situações de conflito na sociedade. Os ataques de pânico e os sentimentos de ansiedade da pessoa aumentam e ocorre o isolamento da sociedade. Alguns têm problemas com trabalho ou estudo.

A depressão é especialmente perigosa porque pode causar danos à própria saúde, o surgimento de pensamentos suicidas e tentativas de suicídio. Uma pessoa deprimida vê a única solução para todos os problemas em sua própria morte. Sofrimento pessoal, decepção na vida, perda do sentido da existência, aparente desesperança e desesperança levam a esse pensamento.

Profilaxia

É muito importante prevenir o aparecimento de depressão. A atividade física tem um efeito benéfico no estado psicológico do indivíduo. Eles melhoram o bem-estar geral e melhoram o humor. Você não deve repassar todos os seus problemas e angústias em sua cabeça. Se não houver maneira de mudar as circunstâncias, você precisará mudar sua atitude em relação a elas.

Caminhar ao ar livre todos os dias ajuda a restaurar o sistema nervoso. Normalizar o sono, ter uma rotina diária correta e prioridades bem priorizadas pode reduzir a ansiedade e melhorar seu humor geral. De vez em quando, vale a pena mergulhar na natureza. Qualquer pessoa sozinha com árvores, flores do prado e pássaros se acalma. O farfalhar das folhas, o murmúrio dos riachos, o canto dos pássaros, os aromas perfumados têm um efeito benéfico na psique do indivíduo.

A meditação é uma forma eficaz de tratar a depressão. Com sua ajuda, você pode alcançar o relaxamento completo e a paz interior. O sono de uma pessoa é normalizado, a atividade mental melhora e o nível de ansiedade diminui.

Uma pessoa deve sempre estabelecer apenas metas realistas para si mesma. Tarefas que são muito difíceis ou impossíveis de serem concluídas têm um impacto negativo na psique humana. Alcançar o resultado desejado traz alegria, e o colapso das esperanças de alcançar a meta leva à depressão.

sem comentários

Moda

a beleza

casa