Depressão

O que é depressão endógena e como lidar com ela?

O que é depressão endógena e como lidar com ela?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Comparação com outras espécies
  3. As principais causas de ocorrência
  4. Diagnóstico e medidas de controle

A depressão endógena é incomum. A condição dos pacientes com tal doença é difícil. Tanto a própria pessoa quanto seus entes queridos sofrem com isso. E isso é compreensível. É difícil estar perto de um sujeito que está de mau humor. E se você se deparar com tal manifestação? Não entre em pânico e leia as seguintes informações.

O que é isso?

A psiquiatria considera esta doença negativa como uma desordem bastante séria da psique humana. Nessa condição, o sujeito desenvolve um humor deprimido, bem como diminui a atividade e as funções mentais inibidas.

Por que uma determinada categoria de pessoas é suscetível a essa doença? Com base em alguns estudos, os especialistas acreditam: a razão está na violação de processos metabólicos no cérebro do paciente. Por causa desse fator, ocorre inibição na produção de aminas biogênicas, norepinefrina e serotonina.

Deve-se ter em mente que não há evidências científicas de que a depressão ocorra devido a problemas no sistema endócrino. Na maioria dos casos, os especialistas diagnosticam a doença com base nas queixas do paciente ou com base na observação de seu comportamento.

Além disso, a depressão endógena pode ser causada por predisposição genética individual... É por isso que o nome da doença tem duas direções: "endo" e "gene". Muitas vezes ocorre devido a um mau funcionamento do sistema endócrino e devido a perturbações hormonais.

E isso significa que o estado mental considerado acima pode surgir "do nada".E mesmo notícias ou eventos muito favoráveis ​​não podem afetar a melhora do estado do paciente.

Pessoas que sofrem de depressão endógena são incapazes de chorar e histeria. Eles estão tão perdidos em seu estado que não estão interessados ​​em nada, exceto na dolorosa ideia de autocrítica, autoflagelação ou autodestruição.

Depressão endógena - um transtorno mental, que os especialistas chamam de "caso especial". Normalmente, a etiologia da doença é mista. Ocorre com mais freqüência em mulheres do que em homens.

Os especialistas distinguem dois períodos em que aumentam os riscos de adoecer.

  1. A primeira menstruação pode ocorrer quando a pessoa entra na adolescência. É nessa época que ocorrem as perturbações hormonais em um corpo jovem. Se o mau estado de espírito for agravado pelo estresse, ocorrerá depressão.
  2. O segundo nível ocorre com mais frequência quando uma pessoa ultrapassa o limiar dos 60 anos de idade. Nesse momento, ocorre um declínio nos processos hormonais e a idade avançada se instala. Um organismo esgotado não tem a capacidade de lidar com os problemas que surgiram relacionados ao sistema nervoso superior.

Um médico competente deve determinar os sintomas da doença e prescrever um tratamento específico. Normalmente, com o diagnóstico correto e a marcação correta dos procedimentos, a remissão ocorre em 3-4 meses.

Comparação com outras espécies

Em geral, o estado mental negativo de uma pessoa sempre tem um efeito muito negativo sobre o comportamento e os pensamentos. No entanto, você precisa aprender a encontrar as diferenças entre os sintomas neuróticos uns dos outros, a fim de fornecer assistência qualificada a uma pessoa a tempo. A depressão endógena possui algumas semelhanças e diferenças quando comparada a outros tipos de depressão.

  • A depressão psicogênica geralmente ocorre devido a trauma e depressão endógena sem razão aparente.
  • A depressão psicogênica apresenta os seguintes sintomas típicos: praticamente não há retardo mental ou físico. Depressão endógena os sintomas são expressos na tríade depressiva clássica. Novamente, o primeiro surge devido a algum fator negativo, e o segundo surge do "espaço vazio", ou seja, sem razão aparente.
  • Com exacerbações em ambos os casos, há conexão com trauma, o que influenciou o desenvolvimento da situação.
  • A depressão psicogênica se manifesta principalmente à noite, e endógeno afeta a condição humana já pela manhã. Enquanto a primeira forma pode ser curada sem comprimidos, a segunda forma deve ser tratada com medicamentos.
  • Deve-se notar que em ambos os casos resultado suicida não é excluído... Portanto, ambas as formas são consideradas extremamente perigosas.
  • Se compararmos a depressão exógena e endógena, deve-se notar que o primeiro tipo ocorre devido a causas externas (estresse e situações negativas), o segundo tipo surge da manifestação de causas hereditárias.
  • Se falamos sobre o desenvolvimento e as manifestações da depressão reativa, então devemos dizer: esta doença é considerada patológica... A depressão reativa é causada por estresse extremo. Com essa forma, o background emocional de uma pessoa sempre permanece estável. Com a depressão endógena, o fundo emocional apresenta alguma instabilidade.

Deve-se ter em mente: a depressão endógena freqüentemente se desenvolve no contexto de um desfecho bem-sucedido dos negócios. Tudo vai muito bem para uma pessoa, mas seu estado de saúde deixa muito a desejar. Ele e seus entes queridos pensam que é assim que o cansaço se manifesta.

No entanto, é assim que a depressão manifesta seus sintomas. O mal-estar ocorre devido a distúrbios no sistema nervoso central humano. Portanto, é fundamental responder a esses sinais alarmantes e não deixar a doença seguir seu curso.

As principais causas de ocorrência

Qualquer pessoa sã sempre faz a pergunta: por que ele contraiu a doença e por que ela saiu do controle? Para responder à pergunta feita, você precisa se familiarizar com as causas do transtorno negativo.

Perturbações hormonais

Este fator é considerado quase o motivo mais importante. Numerosos estudos no campo da psiquiatria comprovaram que a predisposição genética afeta o aparecimento da doença.

No entanto, não entre em pânico se suspeitar de algo assim em você ou em seus entes queridos. Lembre-se de que o autocontrole é quase uma panacéia para todos os tipos de doenças mentais.

Para evitar que situações estressantes o prejudiquem, tente mudar sua atenção de uma situação negativa para uma atitude positiva a tempo.

Genética

É esse fator que os especialistas consideram o verdadeiro agente causador de um transtorno eficaz.... Embora, mesmo com essa combinação de circunstâncias, você precise permanecer completamente calmo.

Se você suspeita que você ou seus entes queridos têm uma predisposição genética para a depressão, esteja sempre alerta. Você precisa manter seu estado mental sob controle especial o tempo todo e desenvolver uma atitude positiva em sua mente. Então, esses riscos permanecerão apenas na teoria da probabilidade.

Insanidade afetiva

É também chamado de transtorno bipolar. Esta doença implica o desenvolvimento de depressão endógena. No entanto, os especialistas dizem: cada doença é estritamente individual em seu desenvolvimento.

A psicose maníaco-depressiva pode desaparecer facilmente por um tempo, e então a depressão endógena a substituirá. Portanto, neste caso, é necessário consultar um especialista e fazer o tratamento.

Estresse severo

Quando ocorrem, o sistema nervoso humano fica colossalmente sobrecarregado. Quando se trata de tensões muito fortes e de longo prazo, essa negatividade crônica leva ao esgotamento de todos os recursos do corpo. É natural que essa carga afeta o funcionamento do cérebro e o correto funcionamento do sistema nervoso.

Trauma psicológico

Quando um evento muito ruim ocorre na vida de uma pessoa, de alguma forma afeta a atividade nervosa superior. Acontece que a sobretensão instantânea causa uma perturbação muito forte no trabalho de todo o organismo.

Eventos como a morte de um ente querido, ruína financeira, etc., podem ter um impacto tremendo no desenvolvimento da depressão reativa.... Como resultado, a pessoa deixa de perceber a realidade conforme necessário e surge a depressão endógena.

Crise

Na vida de uma pessoa, vários estágios de idade são considerados. No momento da transição de um estágio para outro, ocorre uma falha no trabalho de todo o organismo. Por exemplo, os adolescentes muitas vezes ficam deprimidos devido ao fato de que sua atividade consciente ainda não está totalmente formada. Em uma idade jovem, não há objetivos claros para um maior progresso na vida. Portanto, os marcos são perdidos ou mesmo completamente apagados. Como resultado, alguns adolescentes ficam desesperados.

Portanto, é nessa idade que as pessoas apresentam uma sobrecarga nervosa muito forte. Eles podem durar mais de um ano. Como resultado, um estado negativo pode ocorrer.

Era

Os idosos são caracterizados por comportamentos impulsivos, porém, os adolescentes também diferem no mesmo comportamento. Portanto, essas idades são consideradas perigosas devido ao risco de rápido desenvolvimento de depressão endógena.

Auto-estima reduzida

Pessoas com esse comportamento ficam estressadas o tempo todo. Como resultado, a depressão endógena pode se desenvolver. Para corrigir a situação, você precisa trabalhar em duas direções ao mesmo tempo: melhorar a auto-estima com a ajuda de um psicólogo e tratar a depressão.

Baixa tolerância ao estresse

Isso leva ao fato de que uma pessoa experimenta constantemente emoções negativas. Se desde o nascimento uma pessoa não tem resistência ao estresse, então ela pode facilmente desenvolver uma doença.

Esquizofrenia, alcoolismo, dependência de drogas

Devido a esses fatores negativos, ocorre um transtorno de humor. Por exemplo, na esquizofrenia, o humor é perturbado devido aos sintomas da doença. Se uma pessoa sofre de maus hábitos, seu humor depende da ingestão de neurotransmissores. Seu papel é desempenhado por substâncias entorpecentes ou alcoólicas.

Neurose

Quando isso ocorre, a depressão pode se desenvolver. Portanto, é necessário tratar essa doença para que não cause outra mais grave, como a depressão.

De outros

Os seguintes fatores podem ser atribuídos às razões indiretas que podem causar a doença acima em consideração:

  • doenças do sistema cardiovascular;
  • vários ferimentos na cabeça e no cérebro;
  • golpes;
  • doenças oncológicas.

Diagnóstico e medidas de controle

Personalidades fortes raramente apresentam depressão severa. E tudo isso porque uma pessoa pode controlar seu estado mental e, em caso de manifestações negativas, tentar eliminá-lo por conta própria com a força de vontade.

No entanto, antes de fazer isso, você precisa conhecer os sinais e sintomas da doença, bem como as formas de eliminar a doença negativa.... Vamos considerar esse problema em detalhes.

Uma forma rara, mas muito perigosa de depressão é psicótico... Quando isso ocorre, a pessoa pode ver alucinações ou ouvir várias “vozes”. Além disso, ele pode expressar idéias delirantes. Esse tipo só pode ser curado por um médico.

Ao observar o quadro clínico completo, pode-se julgar que ocorreu depressão maior. Nesse estado, a pessoa praticamente não sente emoções positivas. Aos sintomas acima, você pode adicionar mais 1 ou 2 sintomas inerentes a uma tríade típica. Algumas manifestações mentais mais negativas podem ser adicionadas a este último.

Em parte no humor de uma pessoa, há uma pequena depressão... Quando isso ocorre, o fundo emocional é ligeiramente reduzido e os processos de pensamento ficam mais lentos. Além disso, o sujeito afetado pode sentir fraqueza, fadiga e sonolência.

Nesse caso, você pode aconselhar uma consulta médica ou tentar corrigir a situação sozinho. Por exemplo, através do uso da meditação.

Algumas pessoas muito sensíveis podem ter um distúrbio pós-parto devido a interrupções no sistema hormonal. Como resultado, uma jovem mãe pode desenvolver psicose. Além disso, causará o desenvolvimento de depressão endógena.

Nesse caso, você precisa manter a situação sob controle com a ajuda de um médico.... No entanto, a própria mulher, apresentando os sintomas acima, deve estar ciente de que sua condição pode se tornar mais grave. Portanto, ela precisa manter seus pensamentos em uma direção positiva e pensar mais no futuro do filho.

Se a depressão endógena for episódica, isso significa que ela tem uma forma recorrente. Os períodos são acompanhados por momentos positivos e negativos. Eles podem durar de várias semanas a vários meses.

Durante o início dos períodos "leves", é necessário explicar ao paciente que ele está em risco. Para isso, ele precisa seguir as regras de comportamento: não pensar no mal, levar uma vida saudável e não se expor aos perigos.

Se o background emocional de uma pessoa está em um canal negativo constante, então esse estado indica que ocorreu distimia endógena. Nesse caso, a condição do paciente não apresenta sinais pronunciados e é estável.

Para evitar o início da depressão endógena completa, é necessário tomar algumas medidas destinadas a corrigir a situação, a saber: não ferir o psiquismo do paciente e de todas as formas possíveis manter um ambiente favorável à sua volta.

Se o estado negativo de uma pessoa é acompanhado por medos pela vida, medo e ansiedade, isso indica que ocorreu ansiedade, depressão endógena.

Nesse caso, é necessário criar um ambiente ao redor do paciente que acalme seu psiquismo. Por exemplo, tocar música clássica suave e deixar a pessoa de bom humor.

sem comentários

Moda

a beleza

casa