Tudo sobre biquíni profundo
O biquíni profundo é um procedimento estético que ocupa as primeiras linhas nas classificações dos serviços mais procurados dos modernos salões de beleza. Quais são suas características? Com que idade é permitido realizar? Que métodos são usados para o biquíni profundo? Como esse procedimento é feito em salões e em casa?
O que é isso?
O nome "biquíni profundo" significa um dos tipos de depilação (depilação) da zona íntima, mais utilizado por mulheres que preferem usar roupas íntimas (calcinhas, macacões) e maiôs com recortes altos para as pernas. O procedimento é realizado tanto em salões quanto em casa. O mestre determina a técnica de execução de um biquíni profundo em um salão de cosmetologia ou spa com base no fotótipo da pele do cliente, o nível de seu limiar de dor, a intensidade do crescimento, a estrutura e a cor do cabelo.
Como é diferente de outros procedimentos?
Durante a execução de um biquíni profundo (também chamado de biquíni médio ou extra), os pelos são completamente removidos na área íntima, incluindo a região do sacro e parte interna das coxas, com exceção de uma pequena área no púbis. Nesse ponto, via de regra, uma pequena parte do cabelo é deixada na forma de uma estreita faixa vertical ou de um triângulo invertido.
Com um biquíni total (traduzido do inglês, total significa "todo, tudo"), os pelos do púbis, parte interna das coxas, bem como na região do sacro, genitália externa, períneo e ânus são completamente removidos.
Com um biquíni normal (clássico), como regra, apenas os pelos que crescem além da bainha da cueca (nas dobras da virilha, acima do púbis) são removidos. De acordo com a maioria das meninas, com a depilação parcial, a área íntima fica mais agradável esteticamente do que com a depilação completa. Deve-se notar que em muitos salões modernos o serviço de "biquínis fundos" geralmente implica a remoção completa (total) dos pelos em locais íntimos. Por este motivo, recomenda-se esclarecer com antecedência todas as nuances do procedimento com a equipe do salão.
Quantos anos você pode fazer?
É permitida a remoção dos pelos na área íntima com lâmina de barbear a partir do momento da puberdade (12-14 anos), caso haja uma necessidade objetiva desse procedimento - por exemplo, quando o cabelo cresce muito abundante e intensamente.
A partir da mesma idade, é permitido depilar a região do biquíni com cera e pasta de açúcar, desde que esses procedimentos não causem fortes dores e desconforto.
Os especialistas recomendam a realização de um biquíni profundo no salão usando um laser, como outros procedimentos de hardware, ao atingir a idade de 18 anos. Os médicos explicam essa recomendação pelo fato de que por volta dos 18-19 anos no corpo humano, os processos metabólicos básicos, incluindo aqueles que afetam a taxa de crescimento do cabelo, tornam-se relativamente estáveis.
Os caminhos
A remoção da vegetação em locais íntimos é realizada de várias maneiras, sendo as mais seguras e eficazes a depilação com cera (depilação com cera), a depilação com pasta de açúcar (depilação com pasta de açúcar) e a depilação a laser. Com essa depilação na região do biquíni, ao contrário do barbear e do uso de cremes depilatórios, o risco de lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais é minimizado, a probabilidade de reações alérgicas é praticamente excluída. Além do mais, A depilação com cera, açúcar ou laser permite obter os resultados mais duradouros na forma de uma pele perfeitamente lisa, sem inflamação, irritação e subsequentemente pêlos encravados.
Açúcar
Ao remover os cabelos desta forma, uma pasta viscosa e plástica de açúcar é aplicada na zona íntima, que é pré-aquecida a uma temperatura de 37 ° C. A pasta aplicada na pele envolve os pelos, endurece, depois é removida, arrancando-os com um movimento brusco com eles. As vantagens do shugaring incluem não apenas a remoção eficaz dos pelos, mas também a limpeza superficial da pele das células epiteliais queratinizadas.
Cera
O esquema e a sequência de ações da depilação com cera (enceramento) são praticamente os mesmos da depilação. A cera é pré-aquecida a 40-60 ° C, adquirindo uma consistência cremosa. Em seguida, a cera quente é uniformemente distribuída na pele na área íntima, espere que ela solidifique e, em seguida, remova-a manualmente ou com tiras especiais junto com os pelos que estão aderidos a ela.
Laser
A depilação a laser do biquíni é um dos métodos mais modernos e de alta tecnologia de depilação por meio de um dispositivo que emite ondas de luz de um determinado comprimento. Durante o tratamento da zona íntima com o laser, a energia das ondas por ele emitidas é absorvida pelo pigmento melanina contido nas hastes dos cabelos e folículos. Conforme a energia das ondas de luz é absorvida, a melanina se aquece, causando a destruição das células da zona de crescimento do cabelo (matriz). Como resultado, o cabelo que foi exposto à radiação laser para completamente o seu crescimento e depois de um tempo (várias semanas) cai junto com a raiz danificada.
Como preparar?
A preparação para a aplicação de açúcar, cera ou depilação a laser na área profunda do biquíni exige o cumprimento de uma série de certas condições e restrições de tempo.
Deve-se notar que a preparação para depilação com cera e shugaring é significativamente diferente da preparação para depilação a laser.
Assim, no período de preparo para o açúcar ou enceramento da zona íntima (a etapa preparatória varia de 5 a 10 dias), devem ser observadas as seguintes recomendações:
- não visite solários e praias;
- não use agentes esfoliantes (scrubs, gommages, peelings) em relação à área do biquíni;
- não use cremes oleosos ao cuidar da área do biquíni;
- não use produtos autobronzeadores;
- não use nenhum produto cosmético desconhecido que possa causar alergias e irritação da pele na área íntima.
Uma das nuances importantes do preparo para a depilação com cera ou shugaring é que antes desses procedimentos, o cabelo da área íntima não é retirado, mas, ao contrário, crescido. Essa nuance de preparo se deve ao fato de que com o auxílio de cera e pasta de açúcar, só podem ser retirados os fios de pelo menos 5 milímetros de comprimento. Diante dessa circunstância, você deve parar de usar lâminas de barbear, cremes depilatórios e outros meios e ferramentas para depilação 7 a 10 dias antes de limpar ou encerar a área íntima.
A preparação para a depilação a laser da área profunda do biquíni também prevê a observância de uma série de alguns requisitos importantes que devem ser cumpridos por 2 a 4 semanas.
Inclui o seguinte:
- recusa em se bronzear no solário e ao sol;
- recusa do uso de autobronzeadores, bem como de outros produtos cosméticos para o cuidado da área íntima.
Algumas horas antes da depilação a laser, você deve raspar cuidadosamente a área do biquíni usando uma nova máquina com uma lâmina desinfetada. A depilação preliminar na área íntima é realizada para evitar queimaduras que podem resultar do forte aquecimento dos fios.
Como aliviar a dor?
A área do biquíni é uma das áreas mais sensíveis do corpo feminino. Aqui (especialmente na área dos órgãos genitais externos), um grande número de vasos sanguíneos e terminações nervosas está concentrado. Por esse motivo, para mulheres com baixo limiar de dor, a depilação na área profunda do biquíni pode ser muito desconfortável.
Além dos proprietários de um baixo limiar de dor, desconforto e desconforto durante um biquíni profundo com cera, pasta de açúcar ou um laser são notados pelas mulheres que recorrem a este procedimento pela primeira vez.
Isso se deve ao fato de que em mulheres que antes usavam apenas lâmina de barbear ou cremes depilatórios, os pelos da região íntima ficam mais duros e grossos. A remoção desses pelos pode ser acompanhada por trauma microscópico nas camadas superficiais da pele, o que, por sua vez, explica as sensações dolorosas durante o procedimento.
Para que a cliente não se machuque durante o biquíni profundo, especialistas em cosmetologia e salões de spa costumam utilizar anestésicos de uso externo, cujo principal princípio ativo é a lidocaína ou a novocaína.
Os anestésicos à base de lidocaína e novocaína, usados para reduzir a sensibilidade durante a depilação na área íntima, estão disponíveis na forma de sprays, cremes, pomadas e géis. A diferença entre eles está não apenas na forma de liberação, mas também nas características da composição, bem como na duração do efeito.
O princípio de ação desses fundos é praticamente o mesmo: após ser aplicado na pele, o medicamento penetra em suas camadas superficiais e bloqueia temporariamente as terminações nervosas, causando uma sensação de dormência.
Os analgésicos mais famosos para uso externo são:
- Emla cream;
- pomada "Menovazin";
- Creme Dep Light;
- Gel Anestop;
- pomada Dr. Entorpecido;
- spray "Lidocaine Asept".
Esses e muitos outros anestésicos tópicos são usados por mulheres e na prática de biquínis profundos em casa. No entanto, os cosmetologistas não recomendam veementemente a escolha e o uso dessas drogas por conta própria sem o conselho e a aprovação de um médico. Esse alerta se deve ao fato de que a lidocaína e a novocaína, que fazem parte desses anestésicos, podem causar reações alérgicas.
Se não houver contra-indicações para o uso de um determinado anestésico, o agente é usado estritamente de acordo com as instruções. Alguns analgésicos devem ser aplicados simplesmente na pele, enquanto outros devem ser aplicados e cobertos com um curativo ao longo do tempo. Deve-se observar que nem todos os anestésicos requerem enxágue, permitindo que você inicie o procedimento imediatamente após serem absorvidos pela pele.
Como eles fazem isso?
A aplicação de açúcar e cera profunda no biquíni, em contraste com a depilação a laser, é relativamente fácil de fazer em casa por conta própria. Isso simplifica a implementação dessa tarefa e o fato de que o esquema e a sequência de ações tanto para maquiagem / depilação em salão, quanto para casa, têm muito em comum. Abaixo estão os passos básicos para um biquíni profundo no salão e em casa.
Na cabine
A aplicação de açúcar e a depilação com cera profunda em um salão de beleza são realizadas praticamente de acordo com o mesmo esquema geral. Inclui as seguintes etapas:
- limpar e desengordurar a zona do biquíni da cliente com compostos especiais;
- tratamento da região do biquíni com anti-séptico e, se necessário, anestésico;
- aplicação de talco ou talco de bebê na área tratada;
- preparação de removedor de cabelo (cera, pasta de açúcar);
- aplicação do produto na área tratada;
- retirar o produto da pele junto com os pelos aderidos;
- reaplicar o produto (se necessário) e retirá-lo da pele;
- limpar a pele dos restos do produto;
- aplicação de agentes antiinflamatórios e calmantes na pele.
Deve-se notar que a cera é removida contra o crescimento do cabelo e a pasta de açúcar - na direção do crescimento do cabelo. Além disso, ao deslocar um biquíni profundo, costuma-se usar uma técnica de bandagem, que envolve o uso de tiras especiais de material não tecido (bandagens). Essas listras são aplicadas na área da pele imediatamente após a aplicação da pasta de açúcar.
Então, depois que o açúcar endurece, as tiras são arrancadas com um movimento brusco. Se necessário, repita o procedimento e remova os fios finos e finos restantes manualmente com uma pinça.
A técnica de fazer um biquíni profundo usando um laser inclui as seguintes etapas:
- a área de depilação é tratada com anti-séptico e, se necessário, anestésico;
- ajuste dos parâmetros operacionais do laser (comprimento de onda, intensidade de radiação);
- a área de depilação é tratada com laser;
- ao final do trabalho, são aplicados na pele agentes calmantes contendo pantenol e preparações que estimulam a regeneração da pele.
No processo de depilação da zona profunda do biquíni com laser, podem ocorrer sensações de calor ou ligeiro formigueiro, que se intensificam ao processar zonas muito delicadas - o períneo e os órgãos genitais externos. Após o procedimento, podem ocorrer vermelhidão e inchaço da pele na área tratada, que desaparecem por conta própria em algumas horas.
Em casa
Você também pode fazer um biquíni profundo em casa seguindo as etapas abaixo. Antes de realizar o procedimento, é importante seguir todas as instruções relativas à etapa preparatória por vários dias. Deve-se ter em mente que a depilação de um biquíni profundo em casa requer certa habilidade e liberdade de movimentos.
Portanto, antes do procedimento, é necessário preparar um “local de trabalho” - retirar todos os itens desnecessários para que nada interfira na realização rápida e eficiente de todas as manipulações necessárias.
Para fazer um biquíni profundo em casa você vai precisar de:
- cadeira de plástico confortável;
- espelho grande com boa visibilidade;
- espátula;
- guardanapos.
Para a depilação da área profunda do biquíni, use uma cera "quente" especial ou pasta de açúcar para adoçar. Você pode fazer a massa sozinho, mas é melhor usar o produto acabado.
Depois de preparar tudo o que é necessário, começam a tratar a zona do biquíni com um anti-séptico e, se necessário, um anestésico. Em seguida, recomenda-se polvilhar as áreas íntimas com talco, que irá absorver os resíduos dos produtos e garantir a melhor aderência entre os fios e o produto depilatório.
Após o tratamento da região do biquíni, proceda ao preparo da cera / pasta. Para aquecer o agente, use um aquecedor de cera, na sua ausência - banho-maria. Antes de usar, verifique a temperatura do agente aquecido aplicando uma pequena quantidade na área do pulso.
Em seguida, com a ajuda de uma espátula, aplique o produto em sua direção. Recomenda-se aplicar o produto não em toda a área do biquíni de uma só vez, mas em etapas, processando seção por seção.
No púbis com um biquíni profundo, uma seção de cabelo é geralmente deixada na forma de uma linha estreita ou um triângulo invertido
Depois que o agente se solidifica, suas camadas são arrancadas com um movimento brusco. Vale lembrar que a cera é retirada contra o crescimento dos fios, e a pasta é retirada no sentido de seu crescimento.
Se na primeira vez não foi possível retirar todos os pelos da área tratada, o procedimento é repetido com pequenos pedaços de plástico de cera ou pasta. Ao final do procedimento, a área do biquíni é limpa dos restos do depilador, em seguida tratada com um anti-séptico e são aplicados sedativos. Ressalta-se que após o uso da maioria dos produtos para depilação da região profunda do biquíni, está prevista a utilização de produtos cosméticos calmantes e resfriadores da mesma linha (do mesmo fabricante).
Quanto tempo dura o efeito?
A estabilidade dos resultados alcançados após a aplicação de açúcar, depilação com cera ou depilação a laser de um biquíni profundo depende das características individuais do corpo feminino, como fototipo de pele, antecedentes hormonais, idade, estrutura do cabelo e intensidade do seu crescimento. Na maioria dos casos, após o acariciamento e enceramento da área íntima (desde que o procedimento seja realizado corretamente), os resultados obtidos na forma de pele lisa e aveludada perduram por cerca de 2 a 4 semanas.
Por um período mais longo, os resultados após a depilação a laser de um biquíni profundo são preservados - até 3-5 semanas. No entanto, deve-se notar que para a depilação radical na área profunda do biquíni com uso de laser, é necessária uma série de procedimentos, cujo número é calculado por um cosmetologista. Ao final do curso, o resultado alcançado é suficiente para vários anos.
Ao mesmo tempo, deve-se ter em mente que nenhum dos métodos de depilação na área profunda do biquíni oferece um resultado permanente. Para manter a área íntima em perfeitas condições, o biquíni profundo deve ser executado regularmente à medida que os pelos voltam a crescer.
Cuidados de acompanhamento
Após o procedimento, não é recomendável usar roupas íntimas justas e / ou sintéticas por vários dias, praticar esportes e natação, ir a solários e praias, ir a banhos e saunas. Durante o período destinado à restauração da pele após o procedimento, deve-se usar apenas roupas íntimas macias de tecidos naturais, e também usar regularmente produtos à base de dexpantenol que aceleram a regeneração da pele.
Em alguns casos, um cosmetologista pode recomendar recusa temporária e relações sexuais. Essa limitação geralmente se estende por 1 a 2 semanas após o biquíni profundo.