O que é depilação com cera e como usá-la?
Pêlos indesejáveis no rosto e no corpo prejudicam a aparência da pessoa. Muitos procedimentos foram criados para removê-los. Uma das técnicas mais eficazes é a depilação. Para usar este método de depilação, você não precisa se inscrever em um salão de beleza, pois você mesmo pode fazer a depilação em casa. Antes do procedimento, você precisa se familiarizar com os meandros de sua aplicação, contra-indicações, regras de preparação e cuidados com a pele subsequentes.
O que é isso?
Depilação com cera - depilação com cera. A técnica é simples, mas eficaz. É adequado tanto para mulheres como para homens com diferentes tipos de pele. A essência da técnica é aplicar cera aquecida na direção do crescimento do cabelo. Quando endurecidas, as hastes de cabelo aderem à massa e são seguradas por ela de maneira confiável. A cera resfriada é removida com um movimento brusco, enquanto a vegetação indesejada do corpo desaparece junto com os folículos capilares.
Encerar tem certos prós e contras. As vantagens da depilação com cera são as seguintes:
- resultado rápido e efeito de longo prazo - dependendo das características individuais, dura de 2 a 4 semanas;
- a possibilidade de uso para todos os tipos de cabelo e pele em várias partes do corpo;
- riscos mínimos de irritação com acompanhamento adequado;
- uma diminuição na taxa de crescimento de novos cabelos com um procedimento regular e seu desbaste subsequente;
- uma técnica acessível que pode ser realizada de forma independente, sem recorrer aos serviços de mestres de salão.
Infelizmente, ainda não descobrimos os métodos ideais para remoção de pelos, e cada um dos procedimentos disponíveis tem suas desvantagens. Encerar tem as seguintes desvantagens:
- desconforto durante a depilação, especialmente pronunciado em pessoas com baixo limiar de dor;
- pêlos encravados sob a pele;
- os riscos de queimaduras quando a massa de cera sobreaquece;
- a necessidade de deixar os cabelos crescerem até um determinado comprimento antes de cada procedimento.
Antes de recorrer à depilação com cera, deve familiarizar-se com os possíveis efeitos secundários e contra-indicações.
Comparação com shugaring
A depilação da cera e do açúcar é semelhante no princípio de aplicação e no efeito na estrutura dos cabelos novos. Em ambos os casos, a vegetação torna-se mais rala e menos densa, e o efeito dura pelo menos 2 semanas. No entanto, a depilação com cera é, em alguns aspectos, inferior à depilação com cera. Por exemplo, a cera de caramelo é menos dolorosa e apresenta menor risco de pêlos encravados. Pessoas com pele sensível e propensas a reações alérgicas freqüentemente recorrem ao açúcar. A julgar pelos comentários, após a depilação, alguns pacientes reclamam de erupções cutâneas e coceira. O fato é que as pastas de cera geralmente contêm sabores, corantes, conservantes e outros "produtos químicos" que causam alergias. As preparações de açúcar são seguras porque não contêm esses ingredientes.
A pasta de caramelo é segura para uso. Sua temperatura de trabalho é de 38 graus, de forma que quando aplicado não causa sensação de queimação. A cera é aquecida a temperaturas mais altas, uma vez que a massa insuficientemente aquecida é mal aplicada na pele e não suporta bem as tarefas de remoção de pelos. O caramelo pode ser reaproveitado, o que não se pode dizer da massa de cera. Devido a esta característica, uma pequena quantidade de pasta de açúcar pode ser utilizada para processar toda a área. Vasking não é um procedimento tão econômico. No entanto, a remoção da cera também tem algumas vantagens que a adição de açúcar não tem. Por exemplo, as formulações de açúcar têm menos adesão, por isso não são tão eficazes na remoção do cabelo na primeira vez. Para atingir a suavidade desejada, o técnico muitas vezes precisa reaplicar o produto na área a ser tratada. Ao contrário da depilação com cera, a depilação leva menos tempo.
Outra vantagem é o menor custo em relação à depilação com caramelo.
Indicações e contra-indicações
Recomenda-se recorrer à depilação em caso de pêlos abundantes e presença de pêlos indesejáveis em qualquer parte do corpo e rosto. O procedimento é indicado para pessoas que se irritam com a frequente depilação com máquinas.
No entanto, nem todos podem se beneficiar dos serviços de depilação com cera. A técnica é contra-indicada nas seguintes doenças:
- varizes nas áreas tratadas;
- danos mecânicos à pele na área do procedimento - abrasões, arranhões, cortes;
- processos inflamatórios (herpes, abcessos);
- formações benignas na pele - manchas, papilomas, verrugas;
- intolerância individual aos produtos da apicultura;
- diabetes mellitus;
- distúrbios da coagulação do sangue;
- HIV, AIDS, câncer.
Remover os pelos com cera é inaceitável durante a gravidez e a lactação, com infecções respiratórias agudas e infecções virais respiratórias agudas. Para evitar irritação, não depile após um bronzeamento natural recente ou salão de bronzeamento, ou após uma esfoliação profunda.
Quais áreas são depiladas?
A depilação remove os pelos indesejáveis do rosto, corpo e nariz. É melhor confiar a depilação do lábio superior, queixo e outras áreas do rosto a um mestre. Se a temperatura de aquecimento não for observada e a massa de cera for usada incorretamente, áreas delicadas podem ser danificadas. Para reduzir o risco de queimaduras, é recomendável usar somente cera quente. Devido à alta sensibilidade das áreas da face, cremes ou géis anestésicos devem ser aplicados nas áreas tratadas antes do procedimento.
Encerar as mãos até o cotovelo e as pernas, na região da perna, é popular entre mulheres e homens. Essas áreas têm baixa sensibilidade, por isso muitas vezes são tratadas por conta própria. Qualquer tipo de cera pode ser usada para remover os pelos. A cera também é usada para depilar as coxas, áreas íntimas, axilas e costas.
Quais são os tipos de cera?
Vários tipos de massa de cera são usados para remover pelos indesejáveis. Eles têm sua própria classificação. A cera cosmética é fria, morna e quente. Eles têm diferentes texturas, temperaturas de aplicação e padrões de uso.
Frio
Este tipo de depilação é adaptado para depilação doméstica. Esses produtos são tiras prontas para uso nas quais uma massa de cera é aplicada. Contém cera de abelha, resinas naturais e substâncias aromáticas. As tiras de cera têm os seguintes benefícios:
- fácil de usar;
- disponibilidade financeira;
- ampla variedade.
Ao contrário de outros tipos de cera, as ceras frias não são tão eficazes, pois não fornecem adesão confiável aos fios de cabelo. Devido à baixa temperatura das tiras, o consumidor muitas vezes tem que processar a mesma área várias vezes - tudo isso freqüentemente leva a irritação, pêlos encravados e outros efeitos colaterais indesejáveis.
Caloroso
A temperatura máxima de uso desses tipos de cera é de 45 graus, com isso os riscos de queimaduras durante a depilação são reduzidos a zero. Os cartuchos foram criados para uso independente. Estão equipados com um rolo, devido ao qual a massa se distribui de forma rápida e homogênea sobre a pele. A cera quente, que cura lentamente, promove uma boa abertura dos poros - o que leva a uma depilação mais rápida, eficaz e indolor.
A vantagem das ceras películas quentes é a repetição exata das curvas do corpo, por isso é possível obter uma lisura perfeita da pele mesmo em locais de difícil acesso. As desvantagens dos cartuchos incluem a necessidade de adquirir um dispositivo adicional, um voskoplav, cuja função é manter uma determinada temperatura.
Na hora de escolher um produto, é preciso estar atento aos indicadores de aderência, densidade e textura.
Quente
Esses tipos incluem ceras refratárias, que devem ser aquecidas a uma temperatura de 50–65 ° C antes do uso. Devido ao alto risco de queimaduras, a vasagem quente é realizada por artesãos experientes em salões de beleza. É recomendado para a remoção de pêlos grossos em grandes áreas, bem como para a depilação em áreas sensíveis.
Forma de liberação de cera quente:
- balões;
- barras;
- discos;
- grânulos.
Esses produtos são feitos à base de cera de abelha, resinas naturais e parafina. Os produtos de algumas marcas contêm complexos vitamínicos e óleos naturais com efeito hidratante e calmante.
Visão geral do técnico
Existem várias técnicas dependendo das áreas a serem tratadas. Os seguintes são distintos:
- Americano;
- Francês;
- Brasileiro;
- totalmente brasileiro.
A primeira tecnologia visa a remoção de pelos indesejáveis ao longo da linha de maiôs. A segunda técnica é semelhante à primeira, porém envolve expansão na região púbica. A técnica profunda brasileira consiste em remover pelos de todo o corpo, exceto o triângulo na área íntima. Este último visa a depilação de todas as áreas problemáticas, incluindo o ânus e as nádegas.
O que você precisa para o procedimento?
Recomenda-se preparar os materiais necessários com antecedência para o trabalho.É importante que durante o procedimento eles estejam à mão para não se distrair na busca pelo acessório certo. Para depilação, você precisará de:
- cassete ou cera de gel enlatada;
- derretedor de cera para amolecer a massa de trabalho;
- tiras de tecido ou papel (ataduras);
- produtos com efeito desengordurante para a pele;
- uma espátula para aplicar uma massa de cera;
- meios para remover resíduos de cera;
- guardanapos;
- luvas;
- produtos calmantes e hidratantes para aplicação após a depilação.
Nas lojas, você pode encontrar kits de depilação prontos ou comprar cera e as ferramentas necessárias separadamente. O removedor de cabelo mais popular é o Warm Veet Wax. É perfeito para peles sensíveis e com tendência a irritações. A ferramenta atua delicadamente devido aos óleos essenciais incluídos na composição, não resseca a pele e não a irrita.
Para depilação "profunda", o produto Floresan Deep Depil é adequado. A cera de Aloe Vera é especialmente formulada para remover os pêlos da área íntima.
Como preparar?
Antes da depilação, é importante seguir uma série de recomendações, graças às quais você pode aumentar a eficácia do procedimento e reduzir o risco de efeitos colaterais. A preparação inclui uma série de atividades:
- peeling 2 dias antes da sessão (ajuda a prevenir pêlos encravados);
- recusa em ir ao solário, sauna e praia 2 dias antes da depilação;
- teste preliminar para reações alérgicas;
- tomar banho sem o uso de produtos cosméticos.
Pessoas com sensibilidade especial devem tomar um analgésico uma hora antes da sessão. Pode ser Nurofen, Ibufen, Tempalgin e outros. Como anestésicos, deve-se usar pomadas ou cremes com efeito analgésico, por exemplo, "Lidocaína".
O preparo também consiste em encurtar os cabelos muito longos para 5 mm - para isso recomenda-se o uso de um aparador. O comprimento não deve ser superior a 6 mm, caso contrário os cabelos ficarão emaranhados e podem quebrar. Se o seu cabelo for muito curto, você precisa deixá-lo crescer novamente. O comprimento insuficiente leva à diminuição da eficácia do procedimento e ao aumento da dor.
Como fazer a depilação?
Antes da depilação, é necessário preparar adequadamente a cera. Para isso, deve ser aquecido até a temperatura especificada nas instruções do fabricante. A composição pode ser derretida em fornos especiais ou aparelhos de fusão de cera. Você pode aquecer a cera em casa no micro-ondas ou em banho-maria. Os grânulos ou discos derretidos devem ser semelhantes em consistência ao mel líquido. Ao aquecer a massa em um forno de micro-ondas, você pode usar um termômetro especial para medir a temperatura. Para não se queimar, é necessário pingar cera no pulso, verificando assim o grau de aquecimento. Se a massa estiver muito quente, é preciso esperar um pouco até que esfrie.
Aplique cera na pele limpa e seca. Ao aplicar a pomada anestésica na área, ela deve ser removida com pano úmido e desinfetada com álcool salicílico. Após as etapas executadas, você pode iniciar a depilação.
Vale a pena seguir as regras para a remoção dos fios de cabelo com cera com as próprias mãos.
- É necessário aplicar a massa de trabalho na área tratada ao longo da linha do cabelo com uma espátula ou espátula especial. Ao usar cera quente, a composição é aplicada em uma camada de até 2 mm, quente - não mais do que 1 mm.
- O curativo deve ser aplicado e alisado na direção do crescimento dos fios. Não são necessárias tiras ao usar cera de filme.
- É necessário retirar o curativo aplicado após 10 segundos. É necessário retirar a tira com um movimento brusco na direção contra o crescimento dos pelos. Para evitar hematomas, é aconselhável esticar ligeiramente a pele. A cera restante deve ser removida com um guardanapo umedecido em óleo vegetal.
Muitos estão interessados em saber com que freqüência a depilação pode ser feita.Os cosmetologistas são unânimes em sua opinião - você precisa realizar o procedimento conforme necessário. No entanto, às vezes vale a pena dar um descanso à pele. A depilação muito frequente leva a um aumento no número de pelos encravados e ao adelgaçamento da camada superior da epiderme.
Cuidados com a pele de acompanhamento
Após a depilação, é necessário usar produtos calmantes para a pele. Pode ser uma decocção congelada de calêndula ou camomila, bem como gelo normal. Recomenda-se limpar a pele com eles imediatamente após o procedimento. Cremes hidratantes devem ser usados para aliviar a irritação. Óleos naturais como azeite de oliva também são adequados para esses fins. Para uma hidratação profunda, você pode usar pomada ou creme Pentenol contendo camomila ou aloe vera. Se você ignorar essas recomendações, a pele irá descascar.
Após o procedimento, deve-se dar preferência a roupas folgadas. O fato é que a cera causa irritação na pele e o excesso de fricção causa desconforto adicional. Após a depilação, você não pode se lavar nas próximas 6 horas; além disso, é necessário adiar as visitas aos salões de bronzeamento e os banhos de sol por 48 horas. A esfoliação das áreas tratadas deve ser feita uma vez a cada 2 semanas - devido à remoção das células queratinizadas, os riscos de pêlos encravados são reduzidos significativamente.
Visão geral da revisão
Antes da depilação, é recomendável que você se familiarize com as respostas de quem já removeu os pelos indesejados com cera por conta própria ou de artesãos profissionais. A maioria das críticas são positivas. Os clientes observam os seguintes benefícios da depilação:
- remoção dos pêlos da raiz, devido aos quais tornam-se mais finos com o tempo e tornam-se mais claros;
- rapidez do procedimento;
- pele lisa e delicada após a depilação, preservação a longo prazo do efeito;
- a capacidade de processar uma grande área em um curto período de tempo.
Os clientes relatam que o cabelo cresce mais lentamente após a depilação. Algumas mulheres reclamaram da dor do procedimento, dos pelos encravados e da incapacidade de se livrar completamente dos pêlos indesejáveis do corpo.