Depilação com cera em casa
A beleza feminina exige cuidados e atenção regulares, e a depilação é um dos procedimentos para cuidar do próprio corpo. Este tópico é relevante para todas as mulheres e o problema pode ser resolvido de diferentes maneiras. Cortar os pêlos indesejáveis é possível com a ajuda da depilação com cera. Esse procedimento é muito comum e permite deixar a pele lisa por pelo menos 30 dias.
A depilação pode ser realizada não apenas em um salão de beleza, mas também de forma independente, em casa. O procedimento não é tão difícil e, ao fazê-lo por conta própria, você pode economizar significativamente no orçamento familiar. Para que os resultados não o desapontem, é preciso conhecer todas as nuances e sutilezas da depilação.
Recursos, prós e contras
A depilação com cera em casa não difere de um procedimento de salão, pois a essência da técnica é a mesma. A cera, quando quente e líquida, envolve os pelos do corpo e permite sua rápida remoção. A vantagem do método é que o procedimento deve ser repetido após pelo menos um mês. Algumas mulheres evitam a depilação, acreditando que é muito doloroso. Mas esses são medos vãos. Se você fizer a depilação corretamente, o efeito da dor durante o procedimento é minimizado.
Se você nunca tentou aplicar cera em si mesmo, então o primeiro procedimento desse tipo é melhor feito no salão com um profissional. Enquanto trabalha, observe as ações do mestre e tente se lembrar delas para que você possa fazer a próxima depilação por conta própria em casa.
Bons resultados podem ser alcançados desde que o procedimento seja devidamente preparado e realizado em etapas, de acordo com as instruções.
A técnica de depilação com cera tem uma série de vantagens, que são as seguintes:
- se tudo for feito corretamente, a cera aquecida não causa irritações e queimaduras na pele;
- com o uso regular da técnica, o efeito dos pelos encravados é minimizado, à medida que a pele se acostuma com o procedimento;
- o crescimento do cabelo diminui significativamente e os próprios cabelos tornam-se mais finos e mais macios em sua estrutura;
- o resultado da depilação dura pelo menos 30 dias;
- a técnica de enceramento pode ser usada para cabelos de qualquer cor e rigidez;
- o procedimento é simples e disponível para conduta independente;
- os ingredientes para depilação podem ser adquiridos em pontos de venda especializados;
- com um custo, um procedimento em casa é muito mais barato do que em um salão de beleza.
A técnica também apresenta algumas desvantagens, que também devem ser levadas em consideração:
- com desempenho inepto, podem-se formar hematomas na pele, que passam rapidamente, mas prejudicam a aparência;
- se os pelos cresceram muito, sua remoção pode ser dolorosa;
- se as etapas preparatórias não forem seguidas e o procedimento for realizado de maneira incorreta, podem surgir irritações ou pústulas na pele;
- se os cabelos não cresceram até 3-5 mm, então a cera os captura mal, portanto, entre os procedimentos, por algum tempo a mulher tem que andar com um leve crescimento de pelos;
- com um procedimento regular, o cabelo velino começa a engrossar e escurecer.
O procedimento de depilação com cera, como outras técnicas, tem suas próprias contra-indicações. A área da pele onde existem marcas de nascença, verrugas, papilomas, formações pustulosas, doenças de pele ou feridas não está sujeita a depilação.
A manipulação não pode ser realizada nos seguintes casos:
- doenças do sistema cardiovascular e hipertensão;
- diabetes mellitus tipo 1;
- varizes e distúrbios hemorrágicos;
- tendência a manifestações alérgicas aos componentes da cera;
- doenças infecciosas e doenças de pele;
- doenças do sistema nervoso, epilepsia.
Especialistas alertam que, quando usada em casa, a cera não é recomendada para depilação da área interna do nariz e das orelhas, pois os efeitos colaterais podem ser alergias e processos pustulares.
Quanto à zona do biquíni, devido ao aumento da sensibilidade da pele e tendência à irritação, é preferível confiar este procedimento a um cosmetologista profissional.
Seleção de cera
Apesar de a depilação ser chamada de cera, nem toda cera é adequada para esse fim. Por exemplo, não pense que o procedimento pode ser realizado com cera de vela. Para o trabalho, usa-se cera de abelha de boa qualidade com certos aditivos; pode-se usar uma versão em fita ou cassete, ou uma lata, que é aplicada quente.
Para a depilação doméstica, a escolha da cera é apresentada em 3 versões.
Cera quente
A cera aquecida a uma temperatura de 50 ° C deve ser usada com muito cuidado, pois se a composição superaquecer ao ser aplicada na pele, pode ocorrer queimadura. A composição é aquecida em um dispositivo especial denominado "derretimento de cera", que funciona a partir da rede elétrica. Quando derretido, a composição é semelhante a um polímero plástico. A substância aquecida, ao atingir a pele, aquece-a e dilata os poros, fazendo com que a depilação ocorra de forma rápida e sem causar dor. Com esta composição, o cabelo pode ser removido mesmo em áreas com maior sensibilidade da pele.
Se o aparelho de fusão não estiver disponível, você pode usar um banho-maria para aquecer a cera até o ponto de fusão desejado.Ao aquecer, é necessário garantir que a consistência da composição na aparência seja semelhante à do mel líquido.
A cera quente deve ser aplicada em uma superfície da pele seca e revestida com pó de talco e, em seguida, uma fita adesiva é aplicada sobre a camada de cera. - com a sua ajuda, os pelos são removidos da superfície da pele. Para usar cera quente, use uma espátula de madeira. Caso os pelos permaneçam no lugar, são retirados com pinça, pois não é feita a aplicação repetida da composição quente na pele no mesmo local.
Cera quente
A diferença da versão quente é que se trata de uma cera menos densa, colocada em um cartucho especial. Aqueça com um aparelho de fusão de cera projetado para cartuchos. Se você não tiver esse dispositivo, poderá aquecer o cartucho em banho-maria. O cartucho é equipado com um aplicador, com o qual a composição é aplicada em camada uniforme e fina sobre a superfície da pele.
A cera quente derrete já a 40 ° C. Não é difícil verificar a prontidão do cartucho - basta tentar aplicar a cera na superfície da pele e, se conseguir a consistência desejada, o rolo aplicador se moverá com facilidade. Em um derretimento de cera, o cartucho entra em condições de funcionamento em 25-30 minutos. Após a aplicação da cera na pele, é aplicada uma fita adesiva, com o auxílio da qual é realizada a depilação.
A chamada cera de filme, que é produzida em grânulos, também pode ser usada como cera quente. Antes do trabalho, os grânulos devem ser derretidos e, em seguida, com uma espátula, aplicar uma pequena quantidade da composição na pele, deixando uma pequena cauda, não pressionada contra a pele. Quando a cera endurecer, você precisará remover a cera junto com os pelos que aderiram a ela para formar essa cauda.
A cera quente é considerada versátil e menos traumática quando usada, mas não consegue lidar com cabelos grossos, por isso é usada apenas para cabelos de estrutura fraca.
Cera fria
Esta é a opção mais fácil de usar e fácil de usar em casa. Nesse caso, a cera é aplicada de fábrica a uma fita de material não tecido denso. Para usar essa tira, você precisará aquecê-la com o calor das palmas das mãos por 1 minuto, remover a tira de papel protetora e, em seguida, prender a fita de cera na superfície da pele. O cabelo gruda na cera e pode ser removido junto com a fita.
Devido à sua facilidade de uso, a cera para fita é muito popular entre as mulheres. Após a depilação, a pele permanece lisa por 3 semanas. Mesmo os pelos faciais podem ser removidos com tiras de cera sem o risco de queimaduras ou hematomas.
Esta técnica é reconhecida como a mais suave e eficaz. A base para o sucesso do procedimento é que a pele para depilação deve estar seca e limpa, recomenda-se tomar banho 2 horas antes do procedimento.
A escolha do tipo de cera depende da estrutura do cabelo e do local de depilação. Cabelos grossos e grossos só podem ser removidos com cera quente, enquanto os cabelos finos e vellus são facilmente removidos usando a versão quente e fria da formulação de cera. Após a depilação, é importante não apenas realizar uma série de ações de cuidados com a pele, mas também usar um remédio que retarde o crescimento dos pelos. Com sua ajuda, você pode prolongar a maciez da pele depilada.
O que mais é necessário?
Para realizar o procedimento de depilação em casa, você precisará usar mais do que cera. Além dele, você deve preparar as seguintes ferramentas e dispositivos:
- toalhetes com impregnação especial, destinados a retirar o excesso ou resíduos de cera (podem ser substituídos por uma esponja umedecida com óleo vegetal ou creme de gordura);
- tiras em material não tecido para depilação;
- pinças para remover os pelos que faltam;
- talco para bebés ou talco cosmético para preparar a pele antes da depilação;
- uma espátula de madeira para aplicar cera na pele;
- luvas médicas de borracha;
- loção para o cuidado da pele após o procedimento de depilação.
Antes de iniciar a depilação, você precisa determinar se tem cera suficiente disponível para o procedimento. Por exemplo, para tratar a superfície das pernas, utiliza-se metade do cartucho, cujo volume é de 250 ml. Além disso, é necessário verificar se há uma quantidade suficiente de material consumível na forma de tiras de tecido não tecido. Normalmente, 12 a 15 peças são necessárias para a depilação das pernas. O consumo de cera e outros materiais depende da área da pele a ser tratada. Vale a pena iniciar o procedimento somente se você tiver certeza de que possui a quantidade de materiais necessários para o trabalho.
Além do que foi dito acima, é importante pensar em como você vai derreter a cera. A maneira mais fácil de fazer isso é com um aquecedor de cera especial, mas se não estiver lá, você precisa preparar recipientes para banho-maria. Trabalhando com um aparelho de derretimento de cera, você pode escolher o regime de temperatura e mantê-lo em um determinado nível, enquanto ao aquecer a composição em banho-maria existe o risco de superaquecimento desnecessário da cera.
O procedimento exigirá que você tenha um espelho grande e confortável, que o ajudará a ver toda a área depilada e facilitará o procedimento. É inconveniente usar pequenos espelhos cosméticos durante a depilação.
Preparação
O algoritmo de ações para preparar o procedimento de depilação deve ser o seguinte.
- Determine o comprimento dos fios de cabelo crescidos. Se for menor que 5 mm, a depilação deve ser adiada e esperar que os pelos voltem a crescer. Se os pêlos superaram o crescimento de 5 a 7 mm, eles deverão ser ligeiramente encurtados para o tamanho necessário.
- Algumas horas antes do início do procedimento, você precisa tomar um banho e esfregar. A principal tarefa antes da depilação é preparar e limpar a pele das células epidérmicas velhas para reduzir a zero o risco de uma reação inflamatória.
- Depois que a pele secar um pouco após o banho, trate a área de depilação com uma solução à base de álcool. Essa manipulação é necessária para não provocar o aparecimento de pústulas. Não será supérfluo limpar com álcool e pinças.
- Antes de usar a composição de cera, deve-se realizar um teste de sensibilidade cutânea e alergia. Para isso, é necessário aquecer um pouco de cera e aplicá-la na superfície da pele, cobrindo aproximadamente 1 cm da área do punho. Após 15 minutos avalie o resultado e, caso não apareça irritação, enxágue a cera com uma esponja com óleo vegetal.
- Prepare tiras de tecido não tecido, se necessário, corte-as ao meio ou em pedaços menores.
Se você tiver um alto limiar de sensibilidade à dor, gelo ou pano umedecido com água fria pode ser aplicado na superfície da pele 5 a 10 minutos antes do início do procedimento. Outra forma de facilitar o procedimento é vaporizar a pele com uma compressa quente.
Sob a influência do calor, a pele dilata os poros e torna-se menos doloroso remover os pelos.
Instruções passo a passo
Para se livrar das antenas acima do lábio superior por conta própria, remova os pelos do abdômen, faça um biquíni fundo com cera líquida em casa, você precisa conhecer as regras para realizar este procedimento. É importante não só preparar bem a cera, mas também saber utilizá-la.
A depilação com cera é necessária na seguinte sequência.
Aquecendo
Antes de usar a cera, você precisa derretê-la. A cera pode ser enlatada, e então só precisa ser aquecida, ou briquetada, e então os pedaços grandes devem ser completamente dissolvidos para obter uma massa homogênea.
Uma das opções para preparar a cera pode ser a seguinte:
- leia as instruções e determine por quanto tempo e a que temperatura você precisa para aquecer a cera antes do trabalho;
- depois que a cera derreter, ela deve ser misturada com uma espátula de madeira e, em seguida, aquecida por mais 30 segundos - não deve haver grumos.
Se você não consegue determinar o quão bem a cera foi aquecida e se ela está superaquecida, pegue uma espátula com um indicador de temperatura. Se você mergulhar a espátula na cera, verá a inscrição "Sim", executada em azul ou verde, então a temperatura da cera é adequada para a depilação. Se aparecer um indicador vermelho, é necessário esfriar um pouco a cera para não queimar a pele.
Ao aquecer a composição de cera em banho-maria, certifique-se de que nenhuma água entre na cera, caso contrário, o material ficará danificado e não será adequado para depilação.
Aplicação e remoção de cabelo
Quando a cera estiver pronta para uso, o algoritmo para suas ações futuras será o seguinte.
- Pegue um pouco de talco ou talco para bebês e trate a área a ser depilada, sacudindo o excesso com um lenço de papel. Depois, você pode colocar luvas de proteção nas mãos.
- Mergulhe a espátula em um frasco de cera, retire uma quantidade suficiente e limpe o excesso na borda do frasco. Aplique a composição na pele de maneira uniforme, seguindo a direção do crescimento dos pelos. A largura do curso deve ser de aproximadamente 4x5 cm.
- Imediatamente aplique uma tira de tecido não tecido sobre a cera e pressione firmemente contra a pele. Deixe a cera aderir à tira, aguardando 1-2 minutos.
- Assim que a cera tiver endurecido, a tira pode ser removida. Com a mão direita, pressione o couro e puxe-o levemente na direção oposta à da retirada da tira. Com a mão esquerda, segure a ponta da tira e com um movimento paralelo à pele, arranque a tira com um puxão forte.
- Examine a área de depilação. Se sobraram alguns fios de cabelo, remova-os com uma pinça. Não é mais possível reaplicar cera neste local.
- A próxima porção de cera é aplicada na área próxima e o procedimento é repetido.
Após o término do tratamento do couro, é necessário retirar a pegajosidade que ficou após a cera.
Mais cuidados com a pele
Umedeça a esponja com óleo vegetal ou creme de leite e, se tiver lenços umedecidos especiais, use-os. Você deveria saber disso para remover a pegajosidade, não se deve usar esponja, pois traumatiza desnecessariamente a pele após o procedimento e pode causar reação inflamatória.
Depois de limpar e remover a cera da pele, você pode aplicar um creme ou loção para cuidar após este procedimento. Isso ajudará a reduzir a taxa de crescimento do cabelo e a manter a pele macia por um longo tempo. Além do mais, a loção contém um componente de camomila ou outro anti-séptico, que tem efeito cicatrizante e calmante.
Após o procedimento de depilação, é necessário recusar-se a ir ao balneário ou sauna por 2 a 3 dias, e também não usar roupas que fiquem presas à área de tratamento. Caso contrário, você pode obter um efeito indesejável, que se expressa no aparecimento de pêlos encravados.
Os especialistas aconselham 3 dias após o procedimento fazer um peeling leve na área tratada para evitar o aparecimento de pêlos encravados.
Recomendações
A depilação por conta própria requer certa habilidade e destreza que vem com a experiência. Às vezes acontece que gotas de cera quente caem em objetos ou tecidos. Você precisa remover essa mancha de cera das roupas imediatamente - remova a gota com uma espátula até que esteja completamente congelada. Em seguida, você precisa pegar guardanapos de papel, colocá-los sob e em cima da mancha e, em seguida, passá-los com um ferro quente. A cera derretida será absorvida pelos lenços e o tecido irá descascar gradualmente.
Se, após o procedimento, aparecer irritação na pele na forma de erupção pustulosa, os especialistas aconselham tratar esse local com uma pomada contendo um antibiótico. Este produto hidratará a pele e ajudará a curar a infecção rapidamente.
Após a depilação por 2-3 dias, não é recomendável tomar sol ou ir ao solário. Chuveiros e banhos quentes são contra-indicados para você durante o dia. Se a depilação for feita na axila, o uso de desodorantes deve ser adiado por pelo menos um dia. Não use perfume ou álcool na pele após o procedimento. Se você tiver uma pequena queimadura que se manifeste como dor e vermelhidão, use um remédio chamado Pantenol e, se a dor for forte o suficiente, aplique uma compressa fria.