Recursos de craquelure de uma e duas etapas

Craquelure é um envelhecimento artificial da superfície. Pertence a técnicas mistas, ou seja, pode ser utilizado tanto em combinação com outros métodos de decoração, como de forma independente. Ele é usado para decorar móveis, criar itens de decoração de interiores, ornamentos e assim por diante. Dominar esta técnica não é tão difícil quanto parece - o principal é seguir as instruções de uso e conhecer as características dos tipos de vernizes craquelados.

Variedades
Os fabricantes modernos oferecem 2 tipos - craquelure de uma etapa e duas etapas. O primeiro é adequado para iniciantes devido à sua facilidade de aplicação. A superfície tratada com esse verniz se assemelha ao esmalte rachado de vez em quando. Uma camada de tinta acrílica é visível sob a superfície do verniz - a base.

O verniz craquelado de dois níveis é mais difícil de usar, mas também dá um efeito diferente - mais bonito, estético, natural. Devido ao fato de que neste caso o próprio verniz racha, ele não se sobrepõe à camada anterior (por exemplo, alguma foto, imagem), e pode ser usado para dar acabamento em uma variedade de superfícies.

Ambos os tipos são usados em decupagem. Tudo depende do grau de habilidade do decorador, sua habilidade de trabalhar com esse material. Craquelure não difere no aumento da complexidade, mas ainda requer certas habilidades.
Neste caso, o tipo de verniz não desempenha um papel particularmente importante. Alguém considera um craquelure de duas etapas mais difícil, para alguém que trabalha com um craquelure de uma etapa é difícil.

Como aplicar?
Tal como acontece com qualquer outro meio decorativo, trabalhar com craquelure requer o cumprimento de certas regras relativas à preparação da superfície e à sequência de aplicação das camadas. Eles são diferentes para cada tipo de verniz.
Um passo
Portanto, para usar adequadamente uma craquelure de uma etapa, você deve seguir a sequência desejada.
- Prepare a superfície a ser decorada.
- Após a secagem do primer, aplique uma camada de tinta acrílica (base).
- A superfície pintada é envernizada (1 camada).
- Até que o verniz esteja completamente seco, aplique uma segunda demão de tinta.
- Na parte superior, você pode aplicar um guardanapo com o padrão desejado. Para fazer isso, separe as duas camadas inferiores, a superior com a imagem - coloque no arquivo. Em seguida, unte com cola, aplique na superfície, alise. Ao final, remova cuidadosamente o arquivo para que a imagem permaneça intacta.
- A etapa final é aplicar um verniz simples como o acrílico. Pode ser fosco, brilhante, transparente - o que for, dependendo das preferências do mestre.
Se a sequência de uso desse tipo de craquelura for representada na forma de um diagrama, você obterá uma espécie de "torta" - um primer, tinta, verniz, tinta, quadro, verniz acrílico.




Dois passos
Usar a visualização em duas etapas exigirá mais tempo e esforço.
- Em primeiro lugar, a superfície a ser decorada deve ser coberta com goma-laca em 2-3 camadas. Cada camada subsequente é aplicada somente após a secagem da anterior.
- O próximo passo é aplicar o próprio craquelure.
- Assim que o verniz estiver seco, é necessário limpar as fissuras. Para isso, utiliza-se tinta a óleo, pastéis ou qualquer outra coisa.
- Em seguida, a imagem é aplicada.
- Por fim, toda a superfície é coberta com uma camada de goma laca para fixar o resultado.
O que é bom sobre um craquelure de duas etapas é que pode ser aplicado a uma imagem colada previamente preparada. Isso criará um efeito antigo sem sobrepor a própria imagem.
Nesse caso, é necessário que a peça de trabalho sobre a qual será aplicado o craquelure seja totalmente acabada, com o padrão aplicado e envernizado (em várias camadas).




O conjunto para craquelure de duas fases inclui 2 produtos - a primeira e a segunda camada. Eles são aplicados alternadamente.
Mas antes de prosseguir com a aplicação da segunda composição, é necessário secar um pouco a camada do primeiro agente.
Depois que ambas as composições estiverem secas e aparecerem rachaduras, você pode prosseguir para as próximas etapas do trabalho.

A aplicação de tinta também requer o cumprimento de certas regras. Não é necessário aplicar a tinta 2 vezes no mesmo local - pode resultar um revestimento irregular.
Além disso, é importante que a segunda camada de tinta fique plana na primeira vez, cobrindo completamente a primeira. Isso é necessário para que o resultado seja um revestimento uniforme, bonito, sem "carecas" e camadas de mistura.
Você também precisa prestar atenção à consistência da tinta - não deve ser muito líquido, mas também não deve ser espesso.

Para tornar as fissuras finas e longas, a tinta é aplicada em camada fina com um pincel. Rachaduras pequenas, semelhantes a escamas, são produzidas pela aplicação de tinta com uma esponja. Em geral, uma série de fatores afetam como exatamente o verniz racha:
- a composição real do craquelure;
- a espessura do verniz aplicado;
- quão bem ele secou;
- a espessura da tinta, a espessura e a aplicação da primeira demão também são importantes.
É importante escolher o tipo certo de tinta. Alguns deles - por exemplo, metálicos - não racham de maneira alguma. E, em geral, composições com densidade muito alta são bastante difíceis de "fazer" trincar.


É necessário secar o produto em condições naturais em ambientes com umidade baixa ou média.
Além disso, é aconselhável manter uma espécie de "diário" onde sejam registrados os seguintes indicadores:
- com que espessura e em quantas camadas a primeira camada é aplicada;
- quanto tempo leva para secar o verniz;
- em que condições ele passa;
- que tipo de verniz craquelure foi usado;
- o resultado obtido.
Essas gravações não só permitirão que você selecione a composição ideal de craquelure e condições de trabalho, mas também ajudarão no futuro a obter o resultado desejado - simplesmente "brincando" com a espessura das camadas, tempo de secagem e outras características.

Master class para iniciantes
Para entender melhor o princípio de trabalhar com craquelure, você precisa aplicá-lo na prática. Uma master class sobre como criar um copo para pincéis e lápis ajudará muito nisso. Além do craquelure, aqui se usa decupagem em madeira - trata-se de um trabalho em técnica mista. Mostra claramente como e em que sequência o verniz craquelure deve ser usado.
- Portanto, em primeiro lugar, a superfície do copo é lixada e preparada em 1 a 2 camadas. Um pincel plano sintético é usado ao aplicar o primer. Cada camada deve secar por meia hora.

- Em seguida, é aplicada tinta acrílica. A sua cor depende da tonalidade das fissuras.

- A próxima etapa é aplicar um craquelure de uma etapa usando um pincel grosso de material sintético. As instruções para a composição ajudarão a fazer tudo corretamente. O verniz deve secar em 10-30 minutos.
O tamanho das rachaduras dependerá da espessura da camada de verniz.

- Pintura acrílica fosca é aplicada ao verniz. Aqui você pode usar tanto um pincel - então as rachaduras terão um formato mais geométrico, e uma esponja - neste caso, as rachaduras ficarão mais naturais.
Para a segunda camada, é melhor escolher uma tinta de um fabricante estrangeiro - ela tem uma densidade maior.

- Assim que o acrílico secar, pode-se iniciar a decupagem. Uma vez que a camada de tinta servirá de fundo sobre a qual a imagem será colocada, é melhor que a sua tonalidade seja clara ou, em geral, branca. Isso fará com que o desenho se destaque mais claramente.

- As bordas laterais do copo são sombreadas com tinta marrom escura, que é aplicada com movimentos leves com uma esponja.

- A etapa final será o revestimento de todo o produto com verniz acrílico.

O uso da laca craquelure confere ao produto um toque de luxo casual inerente a todas as antiguidades. Claro, requer uma certa habilidade, mas o resultado vale a pena. Não há necessidade de ter medo dessa técnica - você pode dominar tudo, o principal é o desejo. Permite obter excelentes resultados com pouco investimento de tempo e esforço.

Você pode se familiarizar com a técnica de realizar uma craquelure em duas etapas no próximo vídeo.