Decupagem para iniciantes de guardanapos: escolha de materiais e um guia passo a passo
O desejo de criar algo extraordinário com as próprias mãos surge periodicamente em muitos representantes da bela metade da humanidade. Mas e se não houver habilidades em desenho clássico, pintura, escultura? Leva muito tempo para estudar, mas você quer criar lindos itens feitos à mão para agradar a você e aos seus entes queridos agora mesmo. Uma técnica de decupagem fácil de aprender pode ser a solução perfeita.
Características da tecnologia.
A palavra "decoupage" vem do francês decuoper, que significa "cortar, cortar".
A ideia principal da decoupage é decorar uma peça com desenhos esculpidos. O objetivo é criar uma imitação de uma imagem desenhada em um produto. A técnica inclui três etapas simples:
- recortar um desenho, imagem, ornamento;
- sobrepondo e anexando-os a um objeto;
- revestir a composição com verniz para resistência e durabilidade.
O que pode ser decupagem? Absolutamente qualquer coisa de qualquer material. Depende do vôo da imaginação e das possibilidades materiais.
Velas, caixas, pratos, relógios, cabides, vasos de flores, regadores, molduras, caixas, móveis, portas, vários itens de decoração são na maioria das vezes objeto de criatividade nesta técnica.
A decupagem tem um grande potencial.
Com um custo mínimo, muitas coisas podem ganhar uma segunda vida e objetos simples podem se transformar em verdadeiras obras-primas da arte.
Existe a oportunidade de transformar o interior com as suas próprias mãos, para fazer um presente luxuoso para qualquer ocasião.
O domínio de novas habilidades permitirá que você encontre um hobby fascinante que desenvolve a criatividade e o senso de beleza, para lhe dar a oportunidade de se sentir um artista, um criador.
Com o desenvolvimento de competências para o profissional e uma certa coragem, um hobby pode se transformar em um negócio favorito que traz renda adicional.
O que você precisa?
Para as primeiras experiências neste tipo de arte aplicada, basta ter um guardanapo com uma bela imagem, a superfície a ser transformada, tesouras afiadas, pincéis, cola e verniz.
No processo de dominar as habilidades, a lista se expandirá e se aprofundará, seus materiais e técnicas favoritos aparecerão.
A base para a decupagem. Os itens são perfeitos para o produto:
- feito de madeira;
- Madeira compensada;
- plástico;
- copo;
- cartão;
- glândula;
- porcelana;
- tecidos.
A decupagem mais fácil pode ser feita em uma vela de cera comum. Os têxteis são materiais para artesãos avançados.
São decoradas tanto coisas velhas que estavam no dia a dia quanto espaços especiais para decupagem.
Dependendo do grau de processamento e da estrutura da superfície, a necessidade de materiais adicionais, trabalho e o tempo gasto são determinados.
Guardanapos
Na decupagem, são utilizados guardanapos especiais que apresentam padrão colorido, material e textura especiais. Guardanapos comuns podem não funcionar. Alguns por causa da má qualidade do papel, outros por causa da alta qualidade.
Os guardanapos de decoupage variam em tamanho e forma. Os maiores são quadrados de 40x40 cm, retangulares 33x42, redondos com um diâmetro de 32 cm.
O tamanho e a configuração são selecionados com base na área da superfície a ser revestida.
Você pode encontrar o seguinte em lojas de arte.
- Guardanapos de decupagem de uma a quatro camadas. Os mais populares são de três camadas. As duas camadas inferiores não são usadas. A camada que se aplica à superfície é muito fina e caprichosa. Ele pode amassar, esticar e rasgar no momento mais crucial. Para iniciantes, esta tarefa pode ser desafiadora sem uma habilidade bem apurada.
- Cartões de decupagem em papel de arroz. A base especial torna este material mais elástico e obediente e não permite deformações sob a influência de líquidos.
- Cartões de decupagem em papel. Bom para uso em superfícies planas e lisas.
Instrumentos
Um conjunto extremamente simples.
O mestre de decupagem precisará de:
- tesouras finas e afiadas, o que será conveniente para cortar imagens;
- escovas planas sintéticas com uma pilha firmemente fixada e um tamanho que seja confortável para processar uma superfície específica;
- rolos pequenos vários centímetros de largura, conveniente para aplicar verniz;
- pincéis de arte para detalhes de desenho;
- lixa (se necessário, lixar uma superfície de madeira).
Priming
Necessário para reduzir a absorção da madeira ou descoloração da superfície. Normalmente tirado em branco, colocado em várias camadas.
É selecionado de acordo com o tipo de material.
Cola
Os principais critérios para a cola: consistência uniforme, odor neutro, resultado transparente na saída. Você pode usar essas variedades.
- Cola especial para decupagem. Além de sua finalidade principal, confere brilho e brilho. Os pratos decorados com ele podem ser usados para os fins a que se destinam. Sua desvantagem é o alto preço em relação a outros materiais.
- Cola PVA É a escolha mais popular. A qualidade não é inferior à especial e o custo é bem mais acessível.
Melhor usar a construção.
Pode ser usado em sua forma usual ou diluído na proporção de 2: 1 ou 1: 1. Experiencialmente, cada mestre determina por si mesmo qual composição é mais fácil para ele trabalhar.
- Verniz... A desvantagem de tal fixação de imagem é o resultado irreversível após a secagem. Embora os defeitos possam ser eliminados no trabalho com cola, isso não é possível no caso do verniz.
- Cola em bastão. Adequado apenas para superfícies perfeitamente lisas.
- Cola caseira... Opção de economia aceitável de produtos disponíveis. Algumas receitas sugerem o uso de amido, água e açúcar, enquanto outras usam clara de ovo em combinação com açúcar granulado.
Verniz de fixação
O verniz acrílico à base de água é reconhecido como o melhor. É menos tóxico e fácil de usar.
Tintas de base acrílica
Eles podem ser úteis para desenhar elementos individuais.
Escolhendo um estilo
A composição ficará harmoniosa se todos os detalhes forem mantidos no mesmo estilo. Neste caso, a obra ficará com um aspecto acabado e perfeito.
Considere as características dos estilos mais populares de decupagem.
Provença
A tendência nasceu no sul da França, em oposição ao estilo clássico de cidades agitadas. Simples, natural, rústico, aconchegante, ensolarado, comovente - adjetivos que caracterizam totalmente a Provença.
Os principais temas das imagens: paisagens de aldeias, pátio rural, delicadas flores silvestres, ramos de lavanda, salva, animais de estimação, galinhas, galos, corujas, utensílios de cozinha, naturezas mortas, presentes da natureza.
As cores utilizadas são delicadas, pastéis, naturais: cinza azulado, branco, lilás.
Os presentes e as decorações para a casa decorados neste estilo irão adicionar uma sensação de calor, cuidado e simplicidade.
Vintage
Os itens neste estilo são projetados de acordo com as tendências da moda, "antiguidades". Na aparência, eles deveriam ter uma idade respeitável e transmitir a atmosfera de uma época passada.
O principal no vintage é a individualidade do conceito, a adesão estrita ao estilo exibido do passado, linhas e curvas invulgarmente elegantes e graciosas. Ornamentos de plantas, rosas, imagens de animais, insetos são usados.
O esquema de cores geralmente funciona como uma cor. Os tons são abafados, suaves, calmos.
Para trabalhos vintage, a criação do efeito de materiais naturais é característica, e na maioria das vezes são usados: madeira, couro, renda, metal envelhecido.
Shabby chic
Um estilo decorativo jovem e popular. Nasceu no final dos anos 80 do século passado no Reino Unido. Traduzido literalmente - "chique gasto". Combina elementos da Provença, vintage e Rococó. As coisas neste estilo parecem conservadas, desbotadas, defeituosas e ao mesmo tempo de alta qualidade e robustas, dando a aparência de antiguidades.
Os objetos são pintados em cores pastel claras: branco, marfim, rosa claro, azul e esfregado em alguns lugares. Via de regra, várias camadas de tinta são visíveis, como se a coisa tivesse sido pintada mais de uma vez.
Motivos principais: rosas, anjos. Dos enfeites, apenas uma célula e uma faixa quase imperceptíveis são permitidas.
Itens chiques e gastos são frequentemente usados em sessões de fotos de casamento.
Khokhloma.
Familiares desde a infância, os motivos nativos da arte popular russa parecem fabulosos e luxuosos.
Khokhloma é caracterizada pelo uso de vários tons suculentos, na maioria das vezes vermelho, dourado, preto; ornamentos floridos maravilhosos de pequenos detalhes, linhas suaves e formas. Os principais motivos são os vegetais: flores, frutos silvestres, ervilhas, espiguetas e caules conferem o estado de um dia claro e fresco de outono.
Gzhel
Um incrível Gzhel branco como a neve com padrões azuis gelados pode transformar recipientes de vidro simples e pratos de cerâmica em porcelana elegante.
Não pode ser confundido com nada. Cores: do branco ao azul escuro. Entre os motivos: fotos simples, paisagens, enfeites florais, pássaros.
Gzhel e Khokhloma são ideais para decorar composições pitorescas de Páscoa e Natal para você e como presente.
Não é necessário seguir um determinado estilo. Você pode encontrar ou criar seu próprio motivo de decupagem.
O trabalho ideal fica assim: a imagem cabe no tamanho, esquema de cores, harmoniza com o fundo, não tem detalhes desnecessários.
Instruções passo a passo para implementação
Uma vez concebida a imagem, decidido o estilo e escolhido os materiais necessários, pode-se iniciar o trabalho prático.
Passo a passo, o processo de decupagem é assim:
- lixar;
- desengorduramento (para vidro e metal);
- preenchimento;
- anexar uma foto;
- desenho e pintura de fundo;
- envernizamento;
- lixar;
- revestimento final de verniz.
O revestimento com primer é uma das etapas mais importantes, com o qual é possível mudar a cor e o relevo da superfície. O objetivo é obter uma superfície lisa monocromática. Somente um produto de madeira perfeitamente liso e de cor clara pode evitar este procedimento. Aplique o primer corretamente, lentamente, em várias camadas finas.
Vale a pena começar a cobrir a próxima camada quando a anterior já estiver seca. Esta regra também se aplica à aplicação de tintas e vernizes.
Colar um guardanapo de papel é a ação mais responsável e meticulosa no processo de decupagem. Vamos falar detalhadamente sobre o método de colagem com lima clerical, apreciado por muitas artesãs pela sua simplicidade, comodidade e mínimo risco de rasgar o guardanapo.
- Coloque o fragmento de guardanapo com as camadas extras removidas "voltadas para baixo" no arquivo.
- Despeje a água em um guardanapo e esperequando completamente molhado, alisando suavemente as bordas onduladas com um pincel. Você não precisa poupar água. O guardanapo deve flutuar em uma poça. Quando molhado, ele grudará na lima.
- Nós drenamos a água. Aplicamos a imagem do arquivo na superfície, alisamos e expelimos as bolhas. Nós cuidadosamente arrancamos o arquivo. Se o guardanapo estiver ficando para trás, pressione-o junto com a lima na superfície com um pincel e tente novamente.
- Enquanto o guardanapo está molhado, cubra-o com cola, fazendo isso do meio para as bordas. Faça isso com o lado plano da escova suave e delicadamente. Lembre-se da fragilidade e sutileza do material.
- Após a secagem completa, cobrimos o produto com verniz. Quanto mais demãos de verniz, melhor para a proteção e o aspecto do trabalho.
O artesão aplica até 100 camadas, obtendo uma excelente superfície. No mínimo, o produto deve ser revestido com 5 a 8 camadas.
Considere as características de trabalhar com alguns materiais
Em contraplacado
A madeira compensada é uma das bases de decupagem mais convenientes. Tem uma superfície lisa e uniforme. É importante que não seja envernizado ou impregnado. Você pode comprar placas de compensado prontas ou pode fazer você mesmo em casa. O material é barato, o preço depende da qualidade da variedade.
Ações básicas:
- massa de vidraceiro (na presença de lascas, fissuras);
- lixar superfície com lixa de grão fino ao longo das fibras (com superfície irregular);
- aplique um primer em várias camadas, enquanto cada camada é seca e lixada, deixe-a secar;
- cola a imagem de acordo com o método descrito acima, ordenadamente, sem dobras;
- ao longo das bordas da composição com tintas acrílicas realizamos o fundo, deixe a composição congelar;
- cubra com camadas de verniz, após a secagem, se desejar, lixe.
O produto de madeira compensada mais simples feito com essa tecnologia pode ser uma tábua de corte ou artesanato na forma de um brinquedo de árvore de Natal. Com a ajuda desta técnica, bancadas, cômodas, armários vão se recuperar com uma nova vida.
Se você quiser dar à superfície uma aparência envelhecida e desgastada, pode usar tintas especiais - craquelures.
E para artesãs avançadas, você pode se oferecer para dominar a técnica de colagem, que envolve a colagem de imagens que diferem significativamente do fundo em cor e textura.
Trabalho de vidro
A base pode ser potes de vidro, garrafas, vasos, pratos, xícaras, cacos de vidro de portas, espelhos.
É preferível trabalhar com vidro com luvas para não deixar impressões digitais no produto.
Para obter um trabalho de alta qualidade, a superfície do vidro é lavada da sujeira e desengordurada com álcool, acetona ou meios especiais. Você pode lixar levemente para formar pequenos arranhões, o que aumentará a aderência do solo à superfície. O resto da tecnologia não difere da usual.
Várias master classes podem ser encontradas na Internet. Por exemplo, como transformar uma garrafa comum do seu vinho preferido em um impressionante presente de luxo que vai decorar um banquete e servir de objeto de decoração por muitos anos, relembrando momentos felizes.
Com outras superfícies
Trabalhar no metal é interessante. Latas remanescentes, regadores e outros dispositivos, até mesmo baterias de aquecimento, podem ser transformadas usando decupagem.
Ao trabalhar com metal, as seguintes características são levadas em consideração:
- a ferrugem deve ser removida, caso contrário, o desenho começará a descascar;
- a superfície é lixada e desengordurada;
- um agente especial é mais adequado como um primer à base de gesso ou tinta à base de água - não se utiliza acrílico neste caso;
- se o objeto deve ser aquecido, então tintas e vernizes resistentes ao calor devem ser usados.
O que pode substituir os guardanapos?
No processo de dominar a técnica, você pode encontrar o problema de que a imagem final o guardanapo não cabe:
- para o tamanho: a área da superfície excede o tamanho dos lenços maiores;
- por esquema de cores;
- de acordo com a imagem e estilo pretendidos.
Os guardanapos comprados podem conter inscrições desnecessárias, fragmentos que são difíceis de remover.
Os guardanapos decoupage feitos com uma tecnologia especial podem ser substituídos por:
- desenhos impressos, fotografias, processado em um editor gráfico;
- Imagens desde papel de embrulho, recortes de revistas, postais, jornais;
- papel de parede;
- pano fino.
Você pode conhecer as características dos ovos de Páscoa de decupagem com guardanapos no próximo vídeo.