Tudo sobre ovos de páscoa
O ovo de Páscoa é um dos principais símbolos do feriado da primavera. Por isso, ao se preparar para a Páscoa, muitos querem aprender o máximo possível sobre ela e aprender a decorar tintas de diferentes maneiras.
O que eles simbolizam?
O ovo é um símbolo tradicional da origem da vida. Geralmente é tingido de vermelho. Esta cor simboliza o sangue derramado por Cristo. Mas existem outras opções de cores. Portanto, uma tonalidade azul ou azul lembra o Reino dos Céus, e o verde simboliza o renascimento. Como regra, as tinturas são feitas com brilho. É assim que as pessoas expressam sua alegria.
Tradicionalmente, os ovos são abençoados junto com bolos de Páscoa e outras iguarias da Páscoa. É com eles que se costuma iniciar a primeira refeição após um longo jejum.
O que eles são?
Existem vários tipos de ovos dependendo da técnica de tingimento.
- Krashenki... Este é o nome dos ovos pintados em uma cor. Anteriormente, os cristãos ortodoxos os preparavam para o feriado. Remédios naturais foram usados para colori-los. Um tom vermelho pode ser dado à casca usando uma decocção de beterraba ou casca de cebola, amarelo - usando calêndula ou casca de maçã, verde - urtiga. Agora, os corantes monocromáticos coloridos também são populares. Eles são pintados de todas as formas disponíveis.
- ovos de Páscoa... Ovos originais decorados com ornamentos coloridos são chamados de ovos de Páscoa. Tradicionalmente, eles eram decorados com ornamentos rituais ou histórias complexas. Eles foram aplicados na casca com o auxílio de tintas e de alguma outra forma. Os padrões volumétricos eram geralmente obtidos com miçangas, fios, tecidos e até flores frescas, que eram presas à base do ovo.Os ovos de Páscoa consagrados na igreja geralmente eram guardados em cestos de vime. Acreditava-se que eles serviam como verdadeiros amuletos para o lar e a família.
- Manchas... Esses ovos também são fáceis de reconhecer por seu design. As manchas são pintadas com pequenos pontos e listras. Anteriormente, a cera era usada para criar pontas. Em primeiro lugar, as conchas foram pintadas de uma cor. Depois disso, a cera foi pingada sobre ele, criando o padrão desejado. Em seguida, em alguns lugares, a cera foi descascada e o ovo repintado. Este procedimento foi repetido várias vezes. Como resultado, o ovo acabou sendo brilhante e fofo.
- Drapanki... Este é o nome de produtos com padrões riscados na casca. Os desenhos são aplicados à superfície usando uma grande agulha cigana. Assim, você pode representar flores, símbolos religiosos e vários padrões abstratos nele.
Como dar corretamente?
O costume de dar ovos uns aos outros na Páscoa já existe há muito tempo. Os símbolos da Páscoa são trocados por crianças e adultos. É costume entregar os ovos pintados com a frase "Cristo ressuscitou". A pessoa que recebe este presente simbólico deve responder com as palavras "Verdadeiramente Ressuscitado". Após a apresentação da tintura, as pessoas costumam trocar beijos na bochecha. Essa tradição é chamada de cristianização.
Lembranças são mais valiosas. Os ovos de Páscoa podem ser feitos de madeira, porcelana ou até mesmo de metais preciosos. Esses itens decorativos podem ser armazenados por muitos anos.
As crianças podem receber ovos de chocolate nos dias de Páscoa. Na véspera do feriado, eles já podem ser encontrados em muitas lojas.
Onde colocar as conchas?
Muitas pessoas acreditam que as cascas dos ovos consagrados não devem ser jogadas fora. Mas na verdade não é. Ovos, como bolo de Páscoa, são alimentos comuns. Portanto, eles são simplesmente comidos e as cascas são jogadas no lixo. Vários jogos relacionados com ovos também não são proibidos. Você pode bater com tinturas, escolher o espécime mais forte ou organizar a patinação.
Objetos com imagens de santos inscritos neles são considerados uma exceção. As cascas desses ovos não podem ser jogadas fora. Recomenda-se levá-lo ao templo. O mesmo deve ser feito com o excesso de comida que sobrou após as férias.
Como cozinhar bem?
Para deixar os ovos de Páscoa saborosos e não quebradiços, eles devem ser fervidos de maneira adequada.... Antes de cozinhar, eles devem ser retirados da geladeira com antecedência. Se eles ficarem em uma sala quente por 30-60 minutos, as chances de os ovos quebrarem durante o cozimento são muito menores. Cozinhe os alimentos em uma panela de tamanho médio. Eles devem estar próximos um do outro. Neste caso, a casca não irá quebrar devido ao fato de que os ovos estão constantemente batendo uns contra os outros.
Prepare os futuros corantes em água com sal por 8 a 10 minutos após a fervura. Os alimentos cozinhados são lavados em água fria e depois deixados a arrefecer. Não ferva os ovos por muito tempo. Isso fará com que as gemas escureçam e as claras fiquem "borrachentas".
Que lindo arranjar?
Os ovos de Páscoa podem ser decorados de várias maneiras.
Produtos naturais
Tingir a casca com meios improvisados ainda é muito popular. Os produtos naturais são seguros para a saúde e estão sempre à mão. Portanto, é bastante lucrativo trabalhar com eles.
- Padrão de mármore. Cascas de cebola regulares são usadas para criar o padrão de mármore original. Decorar os ovos desta forma é muito simples. Para começar, seque a casca finamente cortada com uma tesoura de unha. Os ovos são umedecidos com água. Em seguida, são enrolados cuidadosamente em uma mistura de cascas e papel. Os produtos assim preparados são envoltos em um pedaço de gaze. Suas bordas devem estar firmemente conectadas. Dessa forma, os produtos são enviados para uma panela, onde são cozidos até ficarem macios. Em seguida, são retirados da frigideira e descascados das cascas e do papel.
- Gradiente... Você pode obter lindos ovos roxos ou rosa com uma transição suave de uma cor para outra usando suco de repolho espremido na hora. Para isso, usa-se suco de repolho roxo espremido na hora. Os produtos são mergulhados no corante gradativamente, deixando-os em um recipiente com suco por 30-60 minutos em cada etapa.
- Estampas florais. Você pode fazer ovos originais com uma planta de impressão usando salsa verde ou endro. Eles são umedecidos em água e aplicados na casca. Dessa forma, o ovo pode ser colocado em uma meia de náilon ou em um pedaço de gaze. Em seguida, os produtos são encaminhados para a água com cascas de cebola ou para um recipiente com chá de hibisco. Usando essas ferramentas, você pode obter lindas tinturas vermelhas com padrões florais originais.
- Tinturas manchadas... Esta é outra maneira interessante de colorir a casca. Para começar, o produto é mergulhado em uma infusão de suco, chá ou caldo. Quando seca, os padrões necessários ou pequenos pontos são desenhados na superfície da casca com uma agulha e cera. Em seguida, o corante é mergulhado em um recipiente com suco ou infusão por mais 2-3 horas. Em seguida, o revestimento de cera é cuidadosamente removido da superfície da casca.
Para tornar mais clara a cor dos ovos tingidos com meios naturais, recomenda-se limpar a casca com algodão embebido em óleo vegetal. Você pode "fortalecer" o desenho usando vinagre comum.
Tintas e marcadores
Você pode colorir os alimentos com seus filhos usando marcadores de água. Para decorar a concha, você deve escolher padrões que tenham um significado bom e agradável. Com os filhos mais novos, você pode desenhar personagens famosos de desenhos animados ou de contos de fadas. Normalmente, nesses casos, os adultos desenham um contorno na superfície da concha e as crianças já pintam o padrão selecionado. É um prazer para toda a família.
Você também pode usar guache ou giz de cera para decorar a concha. Estas últimas são derretidas em um forno de micro-ondas e usadas como tinta comum. Trabalhando com esses materiais, uma pessoa pode aprender como criar verdadeiras obras de arte.
Decupagem
Essa técnica também é popular com criativos. Você precisa decorar desta forma ovos prontos e refrigerados. A decoração é geralmente feita de papel ou guardanapos. As fotos de que você gosta são cortadas desses materiais. Essas peças são revestidas com cola líquida e, em seguida, fixadas na superfície da casca. Nesta forma, os ovos são deixados para secar. O resultado do trabalho é muito bonito.
Têxtil
Ovos tingidos com tecido de seda também parecem originais. O processo de criação de tais padrões no shell é o seguinte.
- Primeiro, você precisa embrulhar um ovo cru em um pano de seda com seu padrão favorito.
- Enrole a parte superior com outra camada de tecido. O material de algodão é fixado com fios ou elástico.
- Em seguida, os ovos são colocados em uma panela com água e um pouco de vinagre.
- Nessa forma, os produtos são cozidos até ficarem totalmente cozidos.
- Depois disso, eles são despejados com água fria. Assim que os ovos estiverem completamente frios, o pano pode ser removido. Como resultado, um belo padrão será impresso na concha.
Se desejar, o ovo pode ser ralado adicionalmente com qualquer óleo vegetal.
Adesivos
Este método de decorar os ovos é o mais rápido e fácil. Adesivos especiais para as festas de fim de ano podem ser adquiridos na maioria das lojas. Eles são fáceis de usar. O filme é colocado em um ovo cozido. Em seguida, é colocado em um recipiente com água fervente. Em 10-15 segundos, o filme é firmemente fixado na superfície da casca. Além dos grandes adesivos térmicos, também podem ser usados adesivos dourados ou coloridos. Eles também são colados à casca dos ovos acabados.
Fio
Para decorar ovos de presente, você também pode usar fios multicoloridos ou fios macios. Normalmente, os ovos crus são decorados desta forma, de onde o seu conteúdo é cuidadosamente removido. Eles fazem isso da seguinte maneira.
- Primeiro, você precisa delinear o padrão futuro na casca.Isso é feito com um lápis simples.
- Em seguida, o fio da cor selecionada é colado na casca. Em seguida, ele é ferido na área selecionada do ovo. Periodicamente, o fio é fixado adicionalmente com cola.
- Além disso, da mesma forma, um fio de cor diferente é fixado.
Pelo mesmo princípio, os corantes podem ser decorados com fitas coloridas de diferentes larguras. Em vez deles, você também pode anexar renda translúcida à concha. Conhecendo todas essas informações úteis, qualquer pessoa pode aprender a criar tintas brilhantes com as próprias mãos.