Decoração e pintura de ovos

Quando pintar ovos para a Páscoa?

Quando pintar ovos para a Páscoa?
Contente
  1. Características da tradição
  2. Dias adequados
  3. Quando a coloração de ovo não deve ser feita?

A Páscoa é um evento emocionante e alegre para os cristãos. As mulheres pintadas são consideradas um dos principais símbolos da festa religiosa. Estes são ovos cozidos lindamente decorados que decoram a mesa festiva. É também um dos mimos da Páscoa, que se costuma consagrar na igreja e dar aos seus entes queridos. Quem está preparando a festa quer saber exatamente quando pintar os ovos da Páscoa.

Características da tradição

As tinturas são mencionadas em arquivos que existiram até o século X. Os manuscritos encontrados dentro das paredes do mosteiro grego de St. Anastasia, guarde a confirmação de que ao final da missa da Páscoa os irmãos recebiam do abade ovos aspergidos com água benta. Ao mesmo tempo, a frase soava: "Cristo ressuscitou!"

Segundo a lenda existente, o primeiro ovo de Páscoa foi aquele que Tibério recebeu das mãos de Maria Madalena. Durante a visita do governante romano, ele deveria receber um presente. Como Madalena não tinha riquezas, ela entregou ao imperador um ovo comum. Ela acompanhou o seu gesto com as palavras: "Cristo ressuscitou!" Ao que ouvi de Tibério que é impossível ressuscitar dos mortos, assim como é impossível que um ovo branco possa ficar vermelho. Mas um milagre aconteceu e a casca do ovo apresentado por Madalena ficou escarlate. A resposta espantada do governador soou a isto: "Verdadeiramente ele ressuscitou!"

Uma das lendas antigas diz que a tradição de pintar ovos veio da Mãe de Deus, que entretém o pequeno Jesus com esta atividade. Os cristãos antigos associavam o ovo ao Santo Sepulcro. Era geralmente aceito que o mistério da vida eterna estava escondido sob a casca.Antigamente, sua cor era vermelha de acordo com as crenças cristãs, simbolizando o sangue derramado de Cristo. Mas os cientistas aderem a outras versões.

Como durante a Quaresma as galinhas não paravam de botar ovos, e não lhes era permitido comer, eram fervidos com adição de casca de cebola. Assim os ovos não estragam mais. As pessoas também distinguiam o produto acabado do bruto pela cor. E já a partir do século 19, os europeus começaram não só a pintar o símbolo da Páscoa, mas também a decorá-lo. Dependendo da tecnologia de decoração, os ovos de Páscoa têm nomes específicos:

  • tintas: a casca tem uma cor uniforme;
  • Ovos de Páscoa: a superfície é decorada com ornamentos;
  • manchas: ovos pintados com listras ou manchas.

Para dar a cor da casca, são utilizados corantes alimentícios, sucos vegetais, decocções e outros pigmentos industriais e naturais. O padrão pode ser aplicado à mão ou os ovos podem ser colados com adesivos especiais.

O vizinho obrigatório da tintura na mesa da Páscoa é o pão redondo - kulich. Esta é a personificação da presença invisível de Cristo ressuscitado. Bolos altos com o símbolo da cruz são levados às igrejas, usados ​​durante a procissão da cruz e distribuídos aos crentes na Semana Brilhante junto com os ovos pintados. Coma essas duas guloseimas durante o café da manhã de Páscoa.

Também existe uma versão de que a tradição de fazer ovos tingidos se originou nos tempos pré-cristãos. E estava conectado com o feriado da reunião da primavera. Afinal, a maioria dos povos do mundo simboliza o ovo com nascimento, nova vida. Desde os tempos antigos, os ovos eram pintados em cores diferentes, mas o principal tornou-se precisamente vermelho, como símbolo do sangue de Cristo. É um símbolo antigo com o qual os cristãos associam vitalidade e ressurreição.

Antigamente, os crentes mantinham os ovos pintados como amuletos por muito tempo depois da Páscoa. Acreditava-se que estava em seu poder afastar os problemas da casa: incêndios, raios, etc. Antes da Páscoa, deve-se pintar ovos e abençoá-los na igreja, crendo que o Espírito Santo habita neles. Tendo se tratado com tal corante, a pessoa parece se tornar renovada e mais elevada.

Mesmo em cada cor da tinta, um certo significado está embutido. O vermelho é um símbolo do amor de Deus, o amarelo é a personificação da riqueza, o branco é um símbolo da espiritualidade, o azul significa esperança e o verde é o renascimento. Nos tempos modernos, as conchas são cada vez mais pintadas com padrões brilhantes usando tintas de tons diferentes.

É estritamente proibido desprezar a parafernália de Páscoa. Existem lendas segundo as quais todos os que ousaram contaminar a pintura foram atingidos por punições severas.

Dias adequados

A ortodoxia não dá uma resposta exata em que números será correto cozinhar tinturas. Você pode começar na última semana antes da Páscoa. Os Cristãos Ortodoxos na Rússia geralmente começam a assar bolos e pintar ovos na Quinta-feira Santa. Neste dia, aconteceu a Última Ceia de Jesus com seus discípulos. Além disso, no quarto dia da Semana Santa, deve-se tomar banho, limpar e organizar a casa. Todos os anos, este dia cai em uma determinada data. Não há data específica.

Quem, por uma série de motivos, não teve tempo para preparar tinturas na quinta-feira, pode fazê-lo no Sábado Santo. Se os ovos são cozidos e pintados de manhã cedo, então eles têm tempo suficiente para consagrá-los na igreja. O serviço no sábado antes do feriado começa às 10 horas. A pedido do corante, não é proibido cozinhar posteriormente, para o segundo serviço. Começa às 20:00 e termina com uma procissão. Portanto, é melhor para os crentes determinarem a hora e o dia da semana certos para abençoar os alimentos por conta própria.

Os ovos são geralmente trazidos de uma só vez em uma pequena cesta, para que mais tarde haja algo para trocar com a família e amigos ao dar os parabéns. Aqueles que podem pagar, não podem levar parte dos alimentos após a consagração do templo, deixando-os para tratar os participantes da refeição da igreja.

Quando a coloração de ovo não deve ser feita?

De acordo com as regras não ditas da igreja, não é desejável pintar ovos na Sexta-feira Santa - o dia da morte de Jesus. Mas se não houver maneira de fazer isso em qualquer outro dia, então é melhor se preparar para o feriado depois das 15:00.

Há uma crença de que não é desejável pintar ovos durante o período de luto por um parente falecido. E quem quiser seguir a tradição pascal deve usar apenas tinta preta. Mas os representantes da igreja não acham que isso seja aconselhável. Segundo o clero, um estilo de vida humilde é suficiente para os parentes durante o luto.

sem comentários

Moda

a beleza

casa