Tudo o que você precisa saber sobre Pantone
O modelo de cores Pantone, desenvolvido pela empresa americana Pantone, é considerado um catálogo de referência com uma rica paleta de tons diversos. Tendo muitos catálogos, é projetado para diferentes condições de impressão. O material deste artigo ajudará o leitor a entender o que é Pantone, por que seu ventilador é necessário e como usá-lo.
O que é isso?
É comum entender o Pantone como uma espécie de sistema que permite escolher o tom desejado a partir de um enorme sistema de catálogo. É um modelo de cores popular em todo o mundo, considerado versátil e adequado para qualquer tipo de atividade. Em essência, é um sistema padronizado usado universalmente de identificação e seleção de cores, ou um padrão de cores geralmente aceito em todo o mundo.
História da aparência
A paleta de cores apareceu quando a impressão pública começou a mudar para cores. Nesse momento, havia uma necessidade urgente de selecionar uma paleta de alta qualidade, mas não havia um padrão único para a produção de mercadorias de acordo com novos critérios. Para complicar as coisas, as impressoras estavam espalhadas pelo mundo. A empresa Pantone desenvolveu uma paleta única, atribuindo um código de código específico para cada cor de um grande sistema. Consistia em letras e números latinos, graças aos quais a mesma cor podia ser usada em qualquer parte do mundo.
Qualquer cor do sistema foi criada pela mistura de vários tons, foi atribuído um número específico, de acordo com a classificação estabelecida.
Isso tornou possível solicitar a impressão de impressão sem medo de distorcer o produto final. Cada tom Pantone pode ser criado usando uma proporção especificada de cores de base CMYK para obter um meio-tom específico.
A relevância e a importância de se obter a tonalidade exata foram fundamentais para a identidade corporativa de qualquer empresa. O cliente poderia escolher um tom específico de impressão do catálogo, sem medo de que o intérprete entendesse a cor à sua maneira. Em outras palavras, o advento da Pantone tornou a vida mais fácil para muitos. Hoje, a tipografia requer layouts neste sistema.
Para que é necessário?
Estes são catálogos de várias cores para orientação no sistema CMYK. O sistema não possui apenas uma classificação, mas também livros de referência especiais chamados ventiladores. Dependendo de para que servem, o fabricante pode oferecê-los para vários materiais, por exemplo, têxteis, plástico, papel. Para papel, os livros de referência são divididos em seus subtipos: para offset, revestido, fosco revestido e também brilhante.
No entanto, as informações não se limitam apenas aos fãs, também podem ser apresentadas em formato eletrónico. Isso é útil para designers que podem exportá-lo para vários programas.
Uma das principais características do sistema de cores Pantone é o fato de permitir a impressão com tintas fluorescentes e metalizadas.
Em vista disso, o design de impressão freqüentemente adquire brilho e parece incomum.
A paleta de cores Pantone é rica em tons que são reproduzidos por meio de cores de processo. O uso de tal paleta é conveniente para o desenvolvimento do design de impressão, porque ao imprimir em matrizes, não haverá tonalidades diferentes... Além disso, você pode obter a cor desejada não em várias, mas em uma corrida. Esse fato fala da economia que é relevante na hora de solicitar a impressão.
O sistema Pantone não pode ser usado apenas na impressão: é aplicável em decoração de interiores, roupas, bem como na fabricação de produtos plásticos que são tingidos enquanto estão a granel.
É utilizado um sistema de identificação digital de tonalidades para impressão com tintas mistas e de processo. As cores de referência são numeradas no livro sanfonado.
Vale ressaltar também que as amostras podem ser bem diferentes, mas o fabricante insiste que o ventilador seja atualizado a cada ano. Segundo ele, as cores se desgastam e desbotam ao longo de um ano e, portanto, tornam-se imprecisas. Desde agosto de 2007, a Pantone foi adquirida pela X-Rite, fabricante de hardware e software para gerenciamento de cores.
Paleta de cores
A representação das cores na tabela Pantone pode ser diferente. Por exemplo, pode ser um código que consiste em três pares de dígitos hexadecimais, em que cada par tem seu próprio valor de cor. Além disso, as cores podem ser classificadas usando palavras-chave (por exemplo, verde, preto, rosa). Se o navegador não entende uma determinada palavra, a gama de tons é reduzida, escolhendo apenas os básicos que são compreensíveis para todos os navegadores.
O formato RGB implica o uso de números de 0 a 255, que significam a quantidade total de uma determinada cor na cor resultante.
O formato RGBa é diferente do formato anterior. Consiste no fato de que o último valor determina o nível de transparência ou canal alfa. É definido por um valor fracionário de 0 a 1.
A paleta inclui mais de 8.000 tons de cores diferentes. Nesse caso, uma cor de origem pode ter um grau diferente de saturação e diferir na temperatura. Pode ser frio ou quente, brilhante, opaco, descorado. Panton é especialmente importante para impressão, onde até uma ligeira mudança na cor pode arruinar todo o trabalho.
A mesa misteriosa ou o chamado catálogo é apresentada na forma de folhas de papel longitudinais, pintadas em cores específicas.
Via de regra, sua seqüência se baseia no princípio da proximidade um do outro.
Isto é muito cómodo para o utilizador, visto que tem a possibilidade de seleccionar um tom específico de uma determinada cor, tendo à sua frente todas as tonalidades necessárias num só local. Por mais que sejam, isso não atrapalha a percepção, mas ajuda a reduzir o tempo gasto na escolha da tonalidade certa.
A taxonomia é tal que a folha é dividida em zonas da mesma cor, que alteram o grau de saturação, começando com um tom escuro e terminando com branqueado.Um leque convencional formado por flores pantone pode começar com amarelo, seguido de ocre, depois laranja, coral, rosa, lilás, violeta. Portanto, pode continuar até que esteja quase preto.
A cada ano, a empresa indica uma cor para o primeiro lugar, considerando-a a preferida de toda a paleta. Ao mesmo tempo, a cor não é escolhida ao acaso: representantes de empresas acompanham o estado do planeta nas áreas de economia, ecologia, psicologia e sociedade. Com base nos dados que recebem, eles associam uma cor específica a eles. Por exemplo, o azul celeste foi escolhido como a cor do milênio em 1999 e, alguns anos depois (em 2005), o roxo tornou-se a melhor cor do ano. Passados mais 4 anos, venceu a “mimosa”, dois anos depois - “madressilva”, em 2014 a vitória foi para a sombra “orquídea brilhante”.
O instituto, que se dedica ao trabalho experimental com a cor, acredita que ela terá impacto em várias esferas da vida: não só na moda ou na impressão, mas também na publicidade, no cinema, na gráfica, no paisagismo e em outras indústrias.
A cor original não será a mesma em materiais diferentes. Depende do material de impressão: por exemplo, se o papel não for revestido, fosco, a cor não é tão brilhante quanto no papel brilhante.
Devido a esse recurso, os layouts de leque são impressos em duas versões - revestidos e não revestidos.
Quanto à tradução de RGB e CMYK, esses espaços de cores estão vinculados a uma técnica de impressão específica. RGB corresponde às cores dos diodos na tela do monitor, CMYK - aos tons de tinta usados em uma determinada impressora ou outro tipo de equipamento de impressão. No entanto, as cores nunca se traduzem perfeitamente umas nas outras. Estão estritamente ligados a uma técnica de criação específica e são praticamente inadequados para trabalhar com tintas mistas.
Características de uso
O calibrador de cores Pantone permite selecionar a cor desejada, eliminando pequenas imprecisões e diferenças de tonalidade. Qualquer desenho ou layout é baseado na cor atual, indicada para o primeiro lugar em um determinado ano. Pode ser a cor da fonte nos cabeçalhos de impressão, qualquer forma geométrica no design gráfico, um elemento de interior ou uma peça de roupa, bem como um elemento de interface, fonte, destacando informações significativas em um artigo.
A paleta Pantone é conveniente não apenas pela facilidade de seleção da cor desejada.
Além disso, permite que você se concentre em cores claras já prontas, caso precise escolher uma companheira harmoniosa para um tom específico. Não é difícil determinar isso, além disso, você também pode navegar pelas cores da passarela - elas são sempre uma espécie de indicador das últimas tendências em cores que serão utilizadas em todos os ramos do design.
Por exemplo, nesta temporada, o foco está em inspirar confiança, energia e vitalidade nas cores. Hoje não há uma divisão clara em masculino e feminino, o que fala de independência de gênero. É importante que a paleta atual fale de fortalecimento na sociedade, isso é expressão, dinâmica e energia.
A combinação de tons de cores pode ser complementar, em que os contrastes ficam opostos na roda de cores de Itten.
Isso dá uma energia especial, permite que você alcance combinações únicas, variando a saturação dos dois companheiros. O modelo de combinação triádica é baseado no princípio do triângulo, enquanto as cores que estão em seus vértices condicionais são selecionadas. A combinação acaba sendo incomum, mas não desprovida de harmonia, mesmo que tons suaves sejam escolhidos para o design.
Além disso, a combinação pode ser semelhante, em que são utilizadas duas ou três tonalidades, localizadas lado a lado na roda de cores. A combinação complementar separada é baseada em um princípio diferente. Nesse caso, os companheiros ideais para uma determinada cor são os tons adjacentes àquele que está localizado exatamente no lado oposto à cor dada.
Esta combinação permite um contraste menos intenso, mas muito harmonioso.
Se esses esquemas parecem complicados para o leigo, você pode prestar atenção à compatibilidade de tons individuais, por exemplo:
- Branco a cor é universal e combina bem com todos os tons da paleta de cores;
- bege combina harmoniosamente com tons de azul, acastanhado, esmeralda, vinho e neutros (preto, cinza, prata);
- cinza adquire uma cor emocional quando é complementada por areia, amadeirada, roxa, bordô, rosa ou azul;
- cor de rosa a cor forma um harmonioso dueto com tons menta, branco, oliva e também com tons neutros de cinza;
- turquesa pode ser decorado com um tom de fúcsia, vermelho cereja, acastanhado, creme, roxo profundo;
- roxa parece bastante harmonioso se você combiná-lo com laranja, rosado, verde-oliva, cinza ou branco;
- luz verde a cor está em harmonia com o cinza, marrom, laranja, marrom ensolarado;
- laranja pode ser combinado com vermelho, azul, hortelã, bem como branco ou preto.
Não é difícil determinar o número da cor desejada: via de regra, ela é assinada com um código pantone pessoal ou contém um código HTML. Por exemplo, próximo ao tom de amarelo desejado pode estar a inscrição "PANTONE Yellow 012" ou o código "# FFD200".
Se a tonalidade precisa ser determinada na gráfica, escolher a opção desejada fica ainda mais fácil: basta usar o catálogo existente. Já na versão eletrônica, pode haver discrepâncias nos semitons, o que é explicado pela luz de fundo do monitor. Se o cliente duvidar da precisão dos tons, pode pegar na sua própria paleta e ver uma amostra da cor produzida verificando os tons.
Assista a um vídeo sobre o assunto.