A combinação da cor bordô nas roupas
Significado
A cor das togas dos imperadores romanos, a heráldica dos monges medievais, a cor das cerejas é bordô. Ele foi amado em todos os momentos, mas a combinação única de vermelho e azul ganhou seu nome apenas no século 19, em homenagem à província de Bordeaux e seus famosos vinhos. Borgonha é uma das cores mais nobres da paleta, tem saturação e profundidade, por isso não pode deixar de chamar a atenção.
Segundo psicólogos, a cor bordô em roupas e acessórios é escolhida por personalidades fortes, com opiniões e crenças bem estabelecidas. Pessoas criativas também gostam de roupas cor de vinho. Além disso, essa cor enfatiza a feminilidade e a graça. Ao contrário do roxo, o bordô não evoca depressão. Ajuda a concentrar-se, por isso os acessórios bordô são perfeitos para meninas ocupadas que trabalham.
Tons de vinho têm uma propriedade incrível. Por outro lado, essa cor sempre foi um sinal de poder e riqueza. Por outro lado, o vinho é uma cor incrivelmente quente que enfatiza a beleza natural e é percebida como calorosa.
Tons
A cor bordô, como uma das variedades do tinto, possui vários tons. Eles são chamados de maneiras diferentes. Por exemplo, na França, é costume definir todos os tons de bordô como "a cor do sangue bovino", e em inglês há uma definição ampla - marrom. Mas, em um ambiente moderno, as variedades de flores vermelho-escuras são chamadas de vinhos. A determinação da tonalidade é influenciada pela concentração do pigmento vermelho, azul ou marrom.
Borgonha é uma cor vermelha escura clássica. Artistas e designers falam sobre uma combinação de vermelho e azul em uma proporção de 75 a 25 por cento com a adição de amarelo. Um tom ainda mais escuro e saturado, próximo ao marrom, costuma ser definido como "Marsala".
A cor "sangria" é mais fria, situa-se na fronteira do bordeaux com o rosa escuro. Este tom é refrescante e menos pretensioso do que outros tons bordô.
A cor da Borgonha ecoa ameixa. É mais frio do que outros tons e bordas em roxo. Na cor, esse tom é geralmente chamado de "massaka".
Um tom mais quente, quase marrom, é denotado como pusy. É esta tonalidade que está associada ao sangue bovino. Na Rússia, esse tipo de vinho é chamado de marrom, vermelho sujo ou marrom-avermelhado.
Um dos tons mais sofisticados da gama de vinhos é a cor granada. Possui um pouco menos de vermelho, e o azul e o marrom se apresentam em proporções quase iguais.
A maioria dos tons de vinho é delimitada por marrom ou roxo. Mais perto dos primeiros tons populares desta temporada: carmim, cereja madura e vinho do Porto. O tom roxo pode ser traçado em tons de ameixa e rubi.
Como funciona com outras cores?
A variedade de tons torna a cor bordô universal. Tons de vinho aparecem especialmente bem em combinação com cores acromáticas, que incluem branco, rosa, preto e cinza.
Portanto, uma roupa consistindo em uma quantidade igual de branco e cores bordô ficará vantajosa durante o dia. O branco enfatiza perfeitamente a profundidade do vinho, sua sofisticação e brevidade. E a tonalidade do vinho deixará os brancos mais brilhantes, adicionando brilho extra com os tons de azul. Esse traje é perfeito para o trabalho, mas não será menos apropriado para um passeio, um encontro ou uma reunião de negócios.
A combinação do vinho com o cinza é considerada ideal. É importante notar que tons claros de cinza parecerão mais vantajosos. Este conjunto cria uma imagem suave, calma e muito romântica que vai agradar a qualquer garota. A proporção das cores em combinação pode ser variada. A abundância de cinza combinada com toques de vinho será percebida como mais quente e aconchegante. Se o tom vinho prevalecer no look, a imagem ficará elegante e contida.
Apesar de a clássica combinação do preto com o bordô ser muito popular nas linhas da moda, deve-se ter cuidado com ela. Esse dueto de cores pode despersonalizar sua imagem, privando-a de expressividade. Tons mais saturados de bordô na fronteira com o roxo ajudarão a evitar isso. Outro segredo de combinar tons de vinho com preto é um acessório adicional da terceira cor. Detalhes em ouro ou prata são uma ótima opção.
As combinações da cor bordô com tons contrastantes criarão imagens brilhantes, cativantes e certamente elegantes. Portanto, bordô em conjunto com azul parecerá vantajoso. O Borgonha vai acentuar a calma dos tons de azul e eles, por sua vez, acentuam a saturação e o calor da cor do vinho. Quanto mais brilhante for a cor azul da roupa, mais forte será o contraste, ou seja, mais estilosa e incomum será a combinação.
No entanto, você deve considerar cuidadosamente a combinação de vinho com uma tonalidade azul. Esta combinação deixará os tons de azul empoeirados e inexpressivos. A cor turquesa, que está em alta nesta temporada, combina bem com os tons escuros de vinho. Um conjunto de turquesa delicada com cor marrom, em que há mais subtons de marrom do que de vermelho, parecerá mais vantajoso.
A segunda cor contrastante para todos os tons de bordô é o verde. Essas cores se complementam, enfatizam e renovam. Um look que combina tons bordô e verde, com foco no dono, mostra o seu interesse pelas tendências da moda e a coragem que é necessária para um conjunto tão contrastante. Tons profundos de verde harmonizam-se melhor com o vinho: esmeralda, cáqui, oliva.
A combinação do bordô com tons de amarelo e laranja ajudará você a atrair a atenção de outras pessoas, para não passar despercebido na multidão. Apesar de esta dupla parecer brilhante e contrastante, é bastante natural. Esta combinação é típica da folhagem de outono. Quanto mais relaxado o tom de amarelo você escolher, mais aconchegante e quente será o conjunto. Uma excelente opção seria um traje nas cores mostarda e bordô.
Apesar de a combinação de bordô e rosa ser bastante incomum, os estilistas gostam muito desses looks. A saturação da cor bordô enfatiza o romance e a ternura dos tons rosa. Rosa pulverulento combinado com tons de vinho escuros criam um visual luxuoso e despretensioso, perfeito para qualquer evento.
Por falar em luxo, não se pode deixar de lembrar a mais nobre combinação de cores: bordô e dourado. Essa dupla se tornou um clássico absoluto nos últimos anos. É usado em design de interiores, acessórios e manicure. Ouro e vinho é uma combinação noturna que permite que você se sinta um sangue real especial. É impossível passar despercebido com tal roupa.
Tabela de compatibilidade
para quem é isso?
A cor bordô não é caprichosa, por isso pode ser chamada de universal. Roupas em tons de vinho vão decorar tanto uma menina quanto uma mulher adulta. Esta cor não tende a envelhecer, portanto, é frequentemente o bordô que as mulheres confiantes escolhem. Não importa a cor do seu cabelo. Tons de vinho enfatizarão o mistério e a elegância das morenas, enquanto as loiras receberão frieza moderada e charme.
A única nuance a ter em mente ao escolher roupas cor de vinho é o seu tom de pele. Para meninas com rosto moreno ou bronzeado, qualquer um dos tons da escala marrom-avermelhada é adequado. E para belezas de pele branca é melhor escolher tons mais vermelhos ou dar um destaque à cor bordô na roupa.
Com o que vestir?
Apesar de sua riqueza e profundidade, um traje na cor bordô será uma boa solução para um evento noturno e para dias de trabalho. Para os primeiros casos, o ideal é um vestido cor de vinho, pode ser seda voadora, cetim esvoaçante ou veludo luxuoso. Esse vestido, de qualquer corte e desenho, fará de você a rainha da noite, especialmente se você combiná-lo com os acessórios certos em ouro, prata ou preto.
A cor bordô também é perfeita para funcionários de escritório. É rico o suficiente para atrair a atenção, mas não chamativo ou chamativo, portanto, não viola o código de vestimenta dos negócios. Para o trabalho, vale a pena escolher uma calça comprida ou uma saia bordô. Esta peça de guarda-roupa é universal: pode combiná-la com blusas e moletons de qualquer tom, dependendo do estado de espírito e da impressão que pretenda deixar.
Para relaxar, caminhar ou se encontrar com os amigos, um macacão de malha grossa em tom bordô será uma boa escolha. Tal modelo torna a imagem aconchegante e delicada, e em tons de vinho é capaz de produzir uma impressão ainda mais quente e calorosa. Este suéter fica ótimo com jeans preto ou marinho.
Imagens
- Um vestido esvoaçante feito de seda cor de vinho escura destaca a solenidade da imagem. Decote em V e pregas leves conferem ao look uma feminilidade e charme únicos. Para enfatizar o luxo e o chique do vestido, são utilizados acessórios pretos: uma bolsa clutch e um colar maciço.
- O macacão de lã cor de vinho fica ainda mais aconchegante com a malha grossa. É ele quem confere gosto e elegância a um conjunto de jeans skinny preto e uma blusa a condizer, diluindo a unidade de cores. Os detalhes dourados não chamam a atenção, apenas desencadeiam uma imagem calorosa e feminina, evitando que se torne enfadonha.
- A combinação de três cores clássicas chama a atenção pela sua pureza e riqueza. Uma saia preta justa e uma blusa branca parecem muito contidas. Um casaco alongado cor de vinho deixa o conjunto na moda e adiciona elegância. O boné passa a ser o destaque do look, diluindo o look clássico. Com ela, toda a roupa se torna mais jovem e sedutora.
- Tanto a blusa quanto a saia desse look são feitas em tons escuros e nobres. Apesar do contraste entre si, a imagem parece sólida e muito elegante. Uma saia sino fofa livra a roupa de excessiva severidade. O mesmo propósito é servido por um colar intercalado com verde, bordô, roxo. Para que a imagem não acabe sendo chamativa ou ousada, os acessórios são muito contidos - uma bolsa preta clássica e sandálias abertas e românticas com um pequeno salto a condizer. Esse traje pode ser chamado de universal: é adequado para caminhadas, para o trabalho e para uma saída à noite.
Eu realmente gosto desse esquema de cores.