Sentimentos e emoções

Por que surge um sentimento de inutilidade e o que fazer?

Por que surge um sentimento de inutilidade e o que fazer?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Razões para a formação
  3. Como se livrar da sensação de inutilidade?
  4. Conselho do psicólogo

O homem é um ser social. Portanto, quando tem um sentimento de inutilidade, ele entra em pânico. Esse fator psicológico negativo mais forte traz uma dor que pode ser facilmente comparada à dor física. Isso significa que uma pessoa sofre em duas direções ao mesmo tempo e, a partir disso, sua vida se transforma em um inferno. E se chegou a hora em que você se sente completamente solitário, não entre em pânico. Precisamos agir! Como? Vamos tentar descobrir.

Peculiaridades

Os sujeitos escolhem a solidão consciente ou inconscientemente. Acontece também que uma pessoa se torna não apenas solitária, mas também completamente desnecessária. Então, esse sentimento causa raiva em relação a tudo e a todos. Uma ofensa que não passa por um minuto traz um sofrimento muito grande. O homem se pergunta por que todos se afastaram dele. Ele não encontra uma resposta de fora para essa pergunta, pois não há ninguém por perto. Significa que você precisa descobrir seus próprios pensamentos e sentimentos... Só então haverá esperança de uma saída dessa situação. Isso só pode ser evitado por um sentimento de auto-alienação.

Na psicologia moderna, é geralmente aceito que as pessoas de nosso tempo estão tentando viver separadas. A razão para esse fenômeno está no surgimento de muitos outros interesses que podem substituir a comunicação. Enquanto uma pessoa é muito jovem, ela não é capaz de compreender totalmente suas emoções. Ele também é mal orientado nas relações com outras pessoas, tanto mulheres quanto homens. Portanto, ele converge facilmente e se separa facilmente de pessoas: parceiros, amigos.Mas quando uma pessoa vive até a velhice, ela começa a temer a solidão e a inutilidade. A pessoa que foi deixada "sozinha" costuma ser a culpada por isso. Às vezes, essa pessoa não pensa em suas ações. Ele trata os outros como um consumidor: muitas vezes ele xinga com eles, leva um estilo de vida orgulhoso.

Assim, ele quer construir sua vida pessoal de forma a enfatizar o seu "eu". Este conceito está em total desacordo com o conceito de sociedade humana, que requer comunicação constante entre as pessoas, networking e "sujeira" com parentes. O resultado é o seguinte: enquanto uma pessoa for forte e saudável, ela estará em uma posição vantajosa. Portanto, tal sujeito não sente vazio ao seu redor. Mas um dia, quando as forças o deixam ou surgem circunstâncias de força maior, ele percebe que foi deixado completamente sozinho. Então, essa pessoa começa a experimentar um complexo de inferioridade.

A síndrome da inutilidade leva essa pessoa à depressão. Além disso, ele certamente será tomado por um ataque de medo por seu futuro.

Razões para a formação

O sentimento de inutilidade em uma pessoa pode se formar em qualquer idade. Naturalmente, deve haver boas razões para isso. Vamos considerá-los.

Ausência da mãe

Se uma criança em tenra idade, por algum motivo, perdeu a mãe e não tem parentes muito próximos (avó, tia e outros), então essa criança pode desenvolver um sentimento de rejeição. Por que isso acontece? Quando o vínculo entre o bebê e a mãe é quebrado, o bebê cai no vácuo. Parece-lhe que foi abandonado. Ninguém precisa dele neste mundo. Um pequenino solitário não pode contar a ninguém sobre seus sentimentos, porque não sabe como fazê-lo.

Portanto, ele começa a se retirar gradualmente para dentro de si mesmo. Além disso, essa condição é apenas agravada. Posteriormente, quando a criança cresce, se torna um adulto, seus sentimentos embotam, mas não passam. Portanto, ele está sempre procurando proteção contra estranhos. É bom se no caminho houver uma pessoa decente que compartilhe com ela tristezas e alegrias. Graças a uma atitude sensível, o sujeito afetado poderá sair de uma situação difícil que se formou na infância.

As crianças que perderam os pais precisam ser tratadas com cuidado. Se coisas não naturais acontecem com eles, por exemplo, eles se fecham em si mesmos, então é necessário entrar em contato com um especialista. Ele será capaz de identificar o problema e encontrar uma maneira de resolvê-lo.

Mãe emocionalmente fria

Quando uma criança é criada por pais que não demonstram nenhum sentimento afetuoso por ela, esse estado de coisas está matando psicologicamente a criança. Se os parentes são indiferentes às aspirações e desejos de seu bebê, então, gradualmente, essa criança começa a se isolar. No início, ele desenvolve uma depressão latente. Como resultado de seu desenvolvimento, ele finalmente se retira para dentro de si mesmo.

Com o tempo, ele começará a perceber seus parentes como completamente estranhos para ele. Tendo amadurecido, esse indivíduo também se manterá afastado das pessoas ao seu redor. O sentimento de inutilidade não permitirá que ele se desenvolva corretamente. Se a situação não for corrigida a tempo, uma pessoa que não foi amada por entes queridos na infância se tornará um sujeito egoísta e maligno. Ele nunca terá pena de ninguém, porque na infância também não foi poupado. Sentimentos como amor, compaixão, afeto serão estranhos para ele.

De outros

Sentimentos de abandono em adultos surgem por vários motivos. Também acontece assim: uma pessoa perde sua família devido a um trágico incidente. Ele sofre muito por seus parentes mortos. Este incidente o perturba completamente. O forte apego impede que essa pessoa se desenvolva e siga em frente. Ele está obcecado pela dor, ele perde o emprego, os colegas, os amigos.

A solidão se manifesta de maneiras diferentes em homens e mulheres. Uma mulher é uma reserva de energia. Ela fica feliz apenas quando pode dar essa energia aos seus entes queridos: o marido, os filhos. Se isso for tirado dela, a mulher se sentirá sem valor e cairá desse sentimento para um estado de depressão.

Os homens costumam escolher deliberadamente um estilo de vida solitário.... Eles acreditam que, dessa forma, começarão facilmente a subir na carreira e também ficarão livres de obrigações. Portanto, por enquanto, muitos deles não vivenciam o sofrimento pelo fato de terem sido deixados sozinhos. Eles passam pela vida facilmente, desde que tenham força para isso. E somente quando esses indivíduos se tornam velhos, eles começam a perceber que cometeram um erro irreparável ao embarcar no caminho da solidão.

Como se livrar da sensação de inutilidade?

Você pode lidar com uma sensação tão desagradável se realmente quiser. Então, vamos dar uma olhada no que precisa ser feito. Em primeiro lugar, você precisa aceitar seu infortúnio e começar a lutar por uma existência mais feliz. Quando todas as queixas contra o destino serão "eliminadas", aceite a situação. Apenas aceite isso como um fato que aconteceu em sua vida. Diga a si mesmo: aconteceu e não há nada que você possa fazer a respeito... Negar um problema não é uma saída para essa situação. Você só pode superar seus sentimentos de inutilidade quando admite que é uma pessoa completamente solitária.

Se você está cercado apenas por pessoas que nunca virão em seu auxílio, você precisa entender e aceitar isso. Então você precisa pensar: talvez valha a pena desistir de tal relacionamento? Por exemplo, uma mulher mora com um homem que gosta dos benefícios que ela oferece a ele. Assim que ela não puder fazer isso, ele a deixará por outra mulher mais bem-sucedida. Lembre-se de que, quando você põe fim a um relacionamento tóxico, eles definitivamente serão substituídos por outros, provavelmente mais produtivos e agradáveis ​​para você.

A participação em vários clubes de interesse ajudará a superar o estado de vazio. Se você não sabe costurar, inscreva-se em cursos de costura e costura. Assim, você dominará uma nova profissão e começará a criar coisas bonitas. Enquanto você estuda, você poderá conhecer outras pessoas. Talvez seja assim que você encontrará pessoas que pensam como você.

Algum tipo de boa atividade pode ajudá-lo a superar a solidão. Por exemplo, torne-se um voluntário. Essas pessoas ajudam pessoas doentes ou animais gratuitamente. A vida de alguém depende de suas atividades.

Ao desempenhar essas funções, você se sentirá muito necessário e fará amigos íntimos. As pessoas que fazem trabalhos de caridade são quase todas pessoas muito decentes. Eles são capazes de amizade sincera. Se você não trabalha em nenhum lugar por qualquer motivo, tente por todos os meios encontrar um emprego que puder. Assim você pode se sentir importante e fazer amigos. Não se retire para dentro de você. Cada pessoa precisa de uma segunda metade. Procure por ela, e então o destino sorrirá para você. Talvez o seu ente querido esteja em algum lugar perto de você, mas você ainda não o notou.

Desenvolva o pensamento positivo... É claro que uma pessoa solitária quase sempre está indisposta. Ele inconscientemente sente sua inutilidade e, portanto, pensa nisso o tempo todo. Pare de fazer isso.

Aprenda a lidar com ataques de ansiedade e mau humor. Isso o ajudará em aulas especiais sobre o desenvolvimento do pensamento positivo. Você pode eliminar a sensação de ser desnecessário com a ajuda de várias práticas, como meditação ou afirmação. Com a ajuda da meditação, você encontrará uma linguagem comum com o seu “eu” e atrairá boa sorte para sua vida. Práticas como falar afirmações podem ajudá-lo a incutir uma atitude positiva em si mesmo. Por exemplo, antes de ir para a cama, repita a seguinte frase por meia hora: "Tenho pessoas próximas." Assim, você também "atrairá" para sua vida aquelas pessoas que se tornarão sua família.

Conselho do psicólogo

A sensação de ser desnecessário é apenas a sua atitude. Vale a pena se livrar dele, e você não se sentirá mais um sujeito sem valor.Portanto, siga o conselho de um especialista. Faça contato com seus vizinhos, a menos que você more em uma floresta densa. Lembre-se de que no andar superior ou inferior certamente haverá essa pessoa que fará o contato. Ele pode precisar de sua ajuda. Não o recuse e ajude. Assim, você ficará ainda mais perto de seu vizinho ou vizinho e sentirá que alguém precisa disso.

Pare de pensar que você é uma pessoa desnecessária e, portanto, ninguém quer se comunicar com você. Para provar o contrário, tente fazer amigos. Só não procure amigos na Internet. E se você ainda assim decidiu dar esse passo, então na primeira reunião, seja cuidadoso e cuidadoso. Se sua intuição lhe diz que há uma pessoa boa na sua frente, continue se comunicando.

Arranja um animal de estimação. Assim você saberá com certeza que eles estão esperando por você e te amam em casa. Vá para a cama de bom humor. Então você vai acordar de bom humor. Para aumentar o efeito, assista a uma comédia ou filme afirmativo antes de dormir. Quando você tomar café da manhã ou almoçar, toque uma música leve. Assim, você poderá superar o silêncio e sua casa se encherá de sons agradáveis.

Não se retire para dentro de você. Do contrário, você se tornará uma pessoa pouco atraente com quem ninguém deseja se comunicar. Portanto, sempre sorria para as pessoas e vá em direção a elas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa