Chihuahua

Condições de detenção e regras para cuidar de um chihuahua

Condições de detenção e regras para cuidar de um chihuahua
Contente
  1. O que é necessário para o conteúdo?
  2. Como alimentar um Chihuahua corretamente?
  3. Como cuidar?
  4. Regras de banho
  5. Jogos e paternidade
  6. Cuidados de saúde

O desejo de ter um filhote de raça exótica ou anã sempre exige que o criador novato esteja especialmente atento ao desempenho de suas funções. O cuidado e a manutenção do chihuahua são fundamentalmente diferentes da manutenção de cães de grande e médio porte. Além disso, esta raça possui variedades de pêlo comprido e pêlo curto. Assim, você terá que aprender a cuidar da pelagem do filhote em casa, aprender as necessidades básicas de higiene diária.

Agressividade
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Muda
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Saúde
Boa
(Classificação 4 de 5)
Inteligência
Padrão
(Classificação 3 de 5)
Atividade
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Necessidade de cuidado
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Custo de manutenção
Média
(Classificação 3 de 5)
Barulho
Acima da média
(Classificação 4 de 5)
Treinamento
Média
(Classificação 3 de 5)
Simpatia
Média
(Classificação 3 de 5)
Atitude em relação à solidão
Períodos curtos
(Classificação 2 de 5)
Qualidades de segurança
Ausente
(Classificação 1 de 5)
* Características da raça "Chihuahua" com base na avaliação de especialistas do site e no feedback dos donos de cães.

O que é necessário para o conteúdo?

É importante lembrar que o Chihuahua é um dos menores caninos. Inicialmente, esta raça foi criada em regiões quentes, o que afetou o metabolismo e algumas características da aparência externa. Os animais praticamente não têm subpêlo, não há reservas significativas de gordura.

Os representantes da raça precisam de proteção contra o frio, correntes de ar. Além disso, muitos chihuahuas possuem uma fontanela mole que não cresce muito na cabeça, caracterizada pela fragilidade geral dos ossos - qualquer lesão é perigosa para eles, e o dono deve levar isso em consideração ao escolher jogos e entretenimento para o animal.

Comprar um pequeno Chihuahua é um evento importante para o qual você definitivamente precisa se preparar. A descrição da raça indica que mesmo os indivíduos de pêlo comprido são termofílicos, quaisquer correntes de ar são perigosas para eles. Assim, a primeira coisa a fazer é escolher um local para o seu animal dormir, protegido de quaisquer fontes de desconforto. Além disso, a fiação elétrica, os produtos químicos domésticos e os produtos para nutrição de plantas não devem estar ao alcance de um cachorrinho curioso.

Todos os objetos oscilantes e instáveis ​​são cuidadosamente fixados, os espaços entre o móvel e o piso são vedados ou fechados com tampões especiais.

Comprar um "dote" para um animal de estimação também é um negócio muito responsável. Um filhote, e depois um cão adulto, precisará de muitos itens.

  • Colchão ou cama com base em forma de cesto, caixa, casa... A cama deve ser bastante macia, fácil de limpar e feita de materiais hipoalergênicos. Na hora de escolher os acessórios é muito importante lembrar que futuramente serão usados ​​por um bichinho adulto.
  • Bowls. É melhor comprar opções separadas para água e comida: as versões duplas levam ao fato de que restos de comida simplesmente contaminam a bebida e o animal a recusa. Os materiais devem ser escolhidos seguros, duráveis, fáceis de limpar e desinfetar. A melhor solução seriam louças de metal ou cerâmica com laterais médias.
  • Banheiro. Os chihuahuas acostumam-se facilmente a andar na caixa sanitária e, no inverno, costumam preferir esse tipo de item de higiene ao caipira. Fraldas absorventes também podem ser usadas para treinar seu cachorro.
  • Brinquedos. Para proteger a mobília e os itens internos de danos, o filhote deve ter opções alternativas de aulas. Apesar de seu tamanho minúsculo, os animais de estimação Chihuahua gostam de roer veias, tranças em forma de tranças. Para os jogos do dia-a-dia, brinquedos macios mais simples, bem como bolas de borracha, são adequados. Todos eles devem ser seguros, destinados especificamente para cães.
  • Para animais de pêlo comprido, recomenda-se a compra um pente com dentes esparsos e sem lesões. O uso de uma escova de dureza média ajudará a cuidar de um animal de pêlo curto.
  • Toalha de banho e shampoo. É melhor escolhê-lo levando em consideração a raça do animal.
  • Escova de dentes e pasta especial. Recomenda-se que você consulte o seu veterinário ou criador com antecedência.
  • Carregandopermitindo que você se mova livremente com seu animal de estimação. Será útil para visitas ao veterinário, viagens importantes.
  • Alimentação, recomendado pelo criador, ou ingredientes para o preparo de alimentos naturais, caso o filhote tenha recebido tal dieta no canil.
  • Aviário ou arena, permitindo proteger o animal de perigos durante a ausência dos donos. Normalmente, apenas os filhotes precisam disso.

Como alimentar um Chihuahua corretamente?

Ao fazer a dieta de um Chihuahua é muito importante garantir a reposição dos gastos com energia, pois esta raça tem um metabolismo acelerado e a queima de calorias é muito mais rápida.

Os veterinários e criadores recomendam o uso de alimentos premium balanceados ou super premium especializados, que permitem ao animal receber todos os nutrientes necessários à medida que cresce e se desenvolve.

A alimentação com produtos naturais também é aceitável. Eles devem ser de alta qualidade, seguros e frescos.

A presença de carne bovina ou de frango, produtos lácteos na dieta é considerada ótima. Dê aos cães vegetais e frutas: sazonais, higienizados e cozidos, ou frescos. Uma pequena quantidade de cereais, verduras é aceitável.Um dia por semana, é permitido substituir o cardápio de carnes por frutos do mar: peixes, lulas.

O desequilíbrio de vitaminas e minerais é reposto com a ajuda de suplementos especiais.

A ração finalizada deve corresponder à faixa etária do animal. Os filhotes recebem comida especial fortificada. Os cães adultos e idosos devem receber uma dieta separada.

Uma combinação de alimentos secos e úmidos da mesma linha de produtos é apropriada.

Como cuidar?

Os proprietários de chihuahua estão preocupados com a higiene animal. O animal de estimação precisa de atenção, incluindo o estado de sua saúde. As principais características dos cuidados com os olhos e outras áreas do corpo nas variedades de pêlo comprido e de pêlo curto são praticamente as mesmas. Apenas a frequência e a intensidade da exposição variam.

Ao cuidar de um filhote em casa, é muito importante ensiná-lo a ir ao banheiro em tempo hábil. Vale a pena estocar fraldas absorventes, bandeja, spray ou outro meio que destrua odores desagradáveis ​​no apartamento. Chihuahua é um cão muito inteligente, mas até ela precisa explicar corretamente o procedimento.... Se no canil os filhotes já foram introduzidos na caixa de areia, não haverá problemas. Com o desmame precoce dos bebês da mãe - daqui a um mês e meio - o dono terá que criar bons hábitos.

Nos primeiros dias em casa, o filhote é levado para a caixa sanitária após cada alimentação ou acordar. É melhor colocar a bandeja o mais próximo possível do local de dormir e, em seguida, movê-la gradualmente de volta para o local planejado para ser colocada de forma permanente.

Durante o período de acostumação ao banheiro, o animal não deve fazer comentários, repreendê-lo se a poça for feita no local errado. Qualquer desejo de manter a ordem por parte do filhote deve ser incentivado.

Para lã

Até mesmo os chihuahuas de pêlo liso precisam ser bem limpos. É feito com um pincel especial com cerdas de média dureza. Um procedimento de higiene é realizado duas vezes por semana. Animais de pêlo comprido são penteados diariamente com um pente de metal com dentes arredondados. Não é necessário cortar o chihuahua, a raça também não solta, o que poupa os proprietários de problemas com a colheita da lã. É permitido cortar cabelos soltos e protuberantes com uma tesoura.

Atrás dos olhos

Os filhotes recém-nascidos nascem com as pálpebras fechadas e não abrem os olhos imediatamente. Na fase de abertura, os órgãos de visão dos animais precisam de um controle cuidadoso, de um tratamento delicado com compostos de limpeza. Mas em cachorros mais velhos e em cães adultos, o globo ocular permanece visivelmente mais convexo do que em outras raças. Quando umedecido durante o piscar, as lágrimas são liberadas para evitar ressecamento excessivo.

Olhos lacrimejantes são normais para chihuahuas. Mas você precisa examinar regularmente o animal para se certificar de que as secreções estão claras e limpas.

Eventuais alterações: natureza purulenta do líquido ou aparecimento de odor desagradável indicam que a mascote precisa da ajuda de um médico.

Para evitar a formação de ranhuras de rasgo, você precisa realizar regularmente o processamento sanitário e higiênico. É realizado com um algodão embebido em uma infusão de camomila morna fraca ou chá para dormir. A crosta, o trajeto úmido e a própria pálpebra são enxugados, bem limpos.

Atrás dos dentes

Os dentes de cachorros e chihuahuas adultos requerem tratamento regular com pasta de dente pelo menos 1 a 2 vezes por semana. Existem pincéis especiais para cães à venda que podem remover a placa bacteriana e a sujeira com eficácia. No processo de limpeza, é necessário atuar na superfície do esmalte com delicadeza, evitando a região gengival. Em caso de formação de cálculo, recomenda-se o afastamento profissional.

Atrás das orelhas

As orelhas dos cães chihuahua precisam de cuidadosa escovação. Os veterinários recomendam um check-up diário para detectar as menores alterações negativas. A limpeza das aurículas é realizada mensalmente ou à medida que a sujeira se acumula. Você precisa ensinar os filhotes desde a infância.Para o processamento, um líquido especial é usado, almofadas de algodão.

E também usou cotonetes embebidos em uma composição de limpeza. Eles são necessários para remover a cera do canal auditivo. Apenas a parte visível dentro da orelha é limpa; não é recomendável mergulhar os dispositivos mais profundamente. A superfície da orelha é tratada com um algodão embebido em uma solução de limpeza. Não se esqueça de cuidar dos ouvidos: as peculiaridades de sua estrutura contribuem para o rápido acúmulo de sujeira e poeira.

Atrás das garras

Com a correta organização do caminhar, as garras de um cão Chihuahua são moídas naturalmente e não requerem cortes adicionais. Mas se essas medidas não forem suficientes, o proprietário terá que realizar procedimentos de higiene. Criadores experientes consideram a opção mais conveniente e segura usar cortadores de guilhotina especiais. Nas garras leves, a parte viva difere na cor e, portanto, é claramente visível. Basta inserir a parte morta no interior do dispositivo e cortá-la em um ângulo de 45 ° alguns milímetros abaixo do local da polpa.

Em garras escuras, o processo de aparar uma garra crescida leva mais tempo. Não mais do que 2 mm são cortados de cada vez. O encurtamento é realizado em várias etapas, cada vez que a borda é inspecionada. Quando uma área escurecida aparece na forma de um ponto no centro, vale a pena parar: mais adiante há uma polpa, tocada nela, você pode causar sangramento.

Para cachorros, o corte das unhas é realizado duas vezes por mês, para cães adultos - mensalmente.

Regras de banho

Dar banho em um chihuahua é um procedimento que não deve ser feito com muita frequência. A raça possui uma pelagem purificadora natural, que perde suas propriedades ao ser desengordurada com xampu. Em média, o banho é necessário 2-3 vezes por ano, não com mais frequência. O procedimento é realizado em banho quente (+ 35 + 40 °) com agente especial para cães de pêlo curto. O shampoo é aplicado exclusivamente na camada hidratada, evitando a área ao redor do nariz, olhos e orelhas.

A espuma é removida com água morna corrente. Em seguida, o animal é enrolado em uma toalha macia (é melhor aquecê-lo primeiro). Até que o animal esteja completamente seco, não deve ser permitido no chão frio, correntes de ar. eua melhor solução seria ficar no colo do dono. Para acelerar o processo de secagem da lã, você pode recorrer ao uso de um secador de cabelo.

Jogos e paternidade

Desde o primeiro dia de estadia em uma nova casa, um filhote de cachorro Chihuahua deve ser ensinado a um certo conjunto de comandos básicos.

  • "Um lugar!"... É pronunciado sempre que o cachorro é mandado para dormir ou apenas para descansar no canto reservado para ele. Aos poucos, quando o dono der o comando, o animal começará a ir para o solário ou para a casa sozinho.
  • Apelido... Para reconhecer o seu nome, principalmente se não era costume no canil selecionar filhotes, o bebê não vai começar logo. Para consolidar a habilidade, você deve abandonar quaisquer distorções do nome e apelidos afetuosos. Quanto mais rápido o cão aprender a forma correta de tratamento, melhor.
  • "Fu!", "Você não pode!"... Comandos de inibição evitam envenenamento acidental ou contato com uma fonte de perigo. Eles devem ser aprendidos antes de o animal entrar pela primeira vez na rua.
  • "Para mim!". Um dos comandos básicos que permite garantir a obediência de um animal em qualquer ambiente. Os chihuahuas têm grande inteligência e aprendem o básico do treinamento com bastante facilidade.

No processo de treinamento de um filhote, é muito importante observar a regularidade e a sequência das ações. Vale a pena começar um treinamento sério não antes dos dois meses de idade.

Lado de fora

Caminhar é essencial para o crescimento e desenvolvimento saudáveis ​​do seu cão. Primeiro você precisa passar algum tempo ao ar livre, levando seu animal de estimação em uma guia presa a um arnês ou coleira. Assim que as vacinações forem concluídas, as caminhadas podem ser feitas regularmente, permitindo que o filhote de chihuahua entre em contato com outros animais. Isso permitirá que ele se socialize, proporcionando-lhe a atividade física necessária.

O treinamento do banheiro ao ar livre também será mais fácil com outros cães. Os animais copiam o comportamento uns dos outros, marcam seu território. Brincar ao ar livre ajudará a aumentar as chances de sucesso: até mesmo o animal de estimação mais paciente, nesse caso, dificilmente esperará até que volte para casa para satisfazer suas necessidades naturais.

A frequência de caminhada para um cão adulto deve ser ideal. Basta ficar na rua uma hora por dia, de manhã e à noite. Durante o período de treinamento para usar o banheiro, a caminhada é feita sob demanda. Quando a temperatura exterior cai para + 15 °, é imprescindível comprar roupa para o cão: 2 macacões (inverno e meia estação), cobertores, coletes, calçado de protecção contra reagentes. Quando a temperatura externa cair para -20 ° C, é melhor deixar o Chihuahua em casa, cancelando a caminhada.

Na casa

A primeira coisa a se cuidar ao chegar um novo inquilino à casa é a arrumação de seu espaço pessoal, um espaço onde o filhote se sinta confortável. Esse abrigo deve ser localizado na sala, mas não perto de janelas, aquecedores, correntes de ar e passagens. É desejável que o cão Chihuahua possa ver o dono de sua casa ou da cama.

Filhotes de cachorro que se movem alegres e animais adultos desta raça precisam de jogos e brinquedos. Eles aceitam bolas de borracha e pelúcia, ouriços e outros entretenimentos muito favoravelmente. As bolas devem ser escolhidas em um tamanho compacto, adequado para a boca do animal. Você também pode comprar todos os tipos de ossos e halteres convenientes para arremessar.

Brinquedos feitos de veias são indispensáveis ​​durante o período de troca dos dentes: garantem a retirada da placa, massageam as gengivas. Sapatos ou roupas usadas não são um bom brinquedo para um cão. Nesse caso, no futuro, pode ser difícil para o animal descobrir quais coisas podem ser roídas e quais não podem.

Cuidados de saúde

Para manter a saúde de um cão Chihuahua ao longo de sua vida, você precisa monitorar cuidadosamente as condições gerais do corpo. Os animais de pêlo comprido e de pêlo curto não tomam banho com muita frequência. Procedimentos regulares de higiene, na forma de limpar seus ouvidos e dentes, ajudarão a evitar possíveis problemas.

Chihuahuas são cães que tendem a ter excesso de peso. Para eles, a adesão a uma dieta alimentar, o controle do peso corporal e dos níveis de açúcar no sangue são extremamente importantes. Animais dessa raça são propensos à hipoglicemia e, caso seja detectada, o veterinário dará recomendações estritas sobre o regime.

Outro ponto importante: Os chihuahuas pegam resfriados facilmente, super resfriados, é muito importante que eles mantenham uma temperatura ambiente confortável. O animal vai precisar de um cobertor ou roupa já quando os indicadores caírem para + 15 ° C. Para prevenir doenças mais graves, os cães devem ser vacinados, eles recebem regularmente medicamentos anti-helmínticos.

Chihuahua é uma raça exclusivamente indoor, sendo contra-indicada a manutenção ao ar livre ou aviário.

Para mais informações sobre como manter um Chihuahua, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa