Chihuahua

Quantos anos vivem os chihuahuas e de que depende?

Quantos anos vivem os chihuahuas e de que depende?
Contente
  1. estatísticas totais
  2. Idade humana
  3. Fatores negativos
  4. Dicas de extensão de vida
  5. Higiene

Os chihuahuas são classificados como raças de cães decorativos, que, segundo as estatísticas, são consideradas centenárias. No entanto, sua vida útil varia e os animais requerem muita atenção. O que afeta a vida útil de animais de estimação engraçados e como aumentá-la, o material deste artigo dirá.

Agressividade
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Muda
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Saúde
Boa
(Classificação 4 de 5)
Inteligência
Padrão
(Classificação 3 de 5)
Atividade
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Necessidade de cuidado
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Custo de manutenção
Média
(Classificação 3 de 5)
Barulho
Acima da média
(Classificação 4 de 5)
Treinamento
Média
(Classificação 3 de 5)
Simpatia
Média
(Classificação 3 de 5)
Atitude em relação à solidão
Períodos curtos
(Classificação 2 de 5)
Qualidades de segurança
Ausente
(Classificação 1 de 5)
* Características da raça "Chihuahua" com base na avaliação dos especialistas do site e no feedback dos donos dos cães.

estatísticas totais

Como acontece com qualquer raça de cachorro, a vida útil de um chihuahua varia de acordo com vários fatores. Alguns deles estão sujeitos ao controle humano, outros não estão sujeitos à nossa influência. De acordo com dados gerais, as características fisiológicas de um determinado animal podem afetar a expectativa de vida.

Todos os chihuahuas são propensos a resfriados e podem sofrer de hipotermia.

Além disso, os representantes da raça apresentam predisposição a doenças do sistema musculoesquelético.Os bebês podem ficar de pé nas patas traseiras e levar um estilo de vida ativo, mas geralmente sofrem com os pulos e podem cair sob os pés do proprietário ou de membros da família. Você tem que conduzi-los com muita atenção. A expectativa de vida dos cães é influenciada pelo sexo dos indivíduos. De acordo com as estatísticas, as meninas chihuahua vivem em média 2 a 3 anos a mais do que os homens.

Chihuahua padrão

Os dados atuais mostram que em média, os indivíduos desta raça vivem cerca de 15 anos. Porém, entre eles também há centenários, cuja idade pode chegar aos 20 anos. E ainda, devido ao seu pequeno tamanho, todos os processos no corpo ocorrem rapidamente. Portanto, se a reação do criador ao problema de saúde não for rápida, encurtará a vida do animal.

Representantes da raça padrão são considerados procurados entre os criadores. No entanto, o uso máximo dos recursos vitais do animal depende muito do próprio dono. Ao contrário de suas contrapartes mini, esses cães se distinguem por maior resistência. Sua predisposição a várias doenças se deve à genética. Os representantes desta categoria pesam de 1,5 a 3 kg.

Mini

Por falar em cães miniatura, vale a pena fazer uma reserva: segundo dados oficiais, a raça mini-Chihuahua não se destaca como espécie à parte. Esses cães incluem os menores representantes da raça. Além disso, na maioria dos casos, eles apresentam subdesenvolvimento de quaisquer órgãos internos. Com o tempo, isso pode evoluir para um mau funcionamento dos sistemas do corpo, o que afeta a expectativa de vida.

Em média, os mini vivem em casa por não mais do que 5 a 6 anos.

Esses cães pesam muito pouco: muitas vezes seu peso mal chega a 1 kg, outros bebês pesam 500 G. Ao mesmo tempo, fatores como hereditariedade, condições de internação, dieta e exercícios podem encurtar esse período. Eles não estão adaptados ao estresse, são suscetíveis a muitas doenças e lesões. Esses cães são fracos, embora possam nascer absolutamente saudáveis ​​(você precisa tratá-los com o máximo de cuidado possível).

Idade humana

Os cães têm sua própria gradação de idade, de acordo com a qual sua idade é avaliada. Por exemplo, a idade de um bebê de um ano é comparável à idade de um adolescente de 15 anos. O organismo de um indivíduo aos 2 anos de idade é desenvolvido quase da mesma maneira que o de uma pessoa aos 21 anos. No futuro, cada ano de vida de um cachorro será igual a 4 anos de vida humana. Por exemplo, um cão de dez anos será considerado idoso, pois seu corpo corresponderá ao corpo de uma pessoa de 53 anos.

Se traçarmos um paralelo com os padrões humanos, então os minicães morrem jovens, enquanto os centenários que chegam aos 20 anos são comparáveis ​​aos aposentados que têm 93 anos. Pelos padrões deles, eles vivem mais do que os humanos. Alguns indivíduos podem se gabar de ter cruzado o século da humanidade. Uma comparação mais detalhada pode ser encontrada na tabela, que mostra as razões de cada ano de vida do animal.

Idade do cachorro, anos

Idade da pessoa, anos

1

15

2

21

3

25

4

29

5

33

6

37

7

41

8

45

9

49

10

53

11

57

12

61

13

65

14

69

15

73

16

77

17

81

18

85

19

89

20

93

Fatores negativos

Um dos problemas mais significativos é escolher um animal de um criador duvidoso. Uma coisa é quando os cães são obtidos de um bom criador que monitora a hereditariedade, fornece ao animal nutrição adequada e cuidados adequados. Mas se o acasalamento não for autorizado, os pais podem ser impuros. E é provável que isso deixe uma marca na fisiologia do filhote, o que pode afetar a expectativa de vida.

Os chihuahuas são classificados como raças de cães sujeitos a vários tipos de estresse. Para prolongar a vida útil, o criador deve proteger o animal de estimação do estresse, o que encurtará ainda mais a vida. Com relação às doenças que reduzem a expectativa de vida, incluem problemas de saúde como:

  • hipoglicemia;
  • doença urolitíase;
  • epilepsia;
  • atrofia retinal;
  • displasia da válvula mitral.

Outro fator negativo que afeta a expectativa de vida é o desenvolvimento sexual acelerado. É diferente de cães de raças grandes, e isso leva ao fato de que os machos chihuahua têm testículos que não desceram por 3 a 5 anos, e as fêmeas têm dificuldade para dar à luz. A doença reduz os recursos vitais de pequenos animais. Os sinais a ter em atenção não são apenas perda de apetite ou febre alta, mas também enurese, espirros e vómitos frequentes. Todos eles, em um grau ou outro, encurtam a vida de um cachorro.

Dicas de extensão de vida

Para garantir a longa vida de um animal de estimação, o dono deve levar em consideração muitos fatores. Por exemplo, você precisa começar escolhendo o cachorro certo. Ao comprá-lo, você deve definitivamente exigir um pedigree e os documentos de acompanhamento sobre as vacinas. A saúde dos pais é a chave para uma boa descendência.

Escolha

Com a criação adequada de cães, o grau de influência das doenças hereditárias diminui de geração em geração. É necessário adquirir um cão em creche especializada, onde os criadores monitoram cuidadosamente o acasalamento e não permitem que indivíduos inadequados e doentes o façam, o que leva à degeneração da raça. Na hora de comprar, você precisa se interessar pela saúde não só do filhote supervisionado, mas também de seus pais.

Claro, o nível de atividade também é importante. Você precisa escolher um filhote que seja capaz de realizar uma certa quantidade de exercícios por dia para manter uma forma ativa e saudável. Quanto ao piso, tudo aqui é individual e depende da preferência do comprador.

Não se pode deixar de levar em conta o fato de que os chihuahuas não têm uma psique estável. Eles são sensíveis às mudanças na atmosfera da casa. Eles não podem ser ofendidos, eles não suportam gritar.

Esses bebês precisam de carinho e cuidado, sem contato com o dono, sentem falta de amor, e isso também diminui a expectativa de vida.

Inspeções e prevenção

É importante que seu animal de estimação seja examinado regularmente pelo veterinário e faça exames visuais diários. Todas as vacinas devem ser administradas dentro do prazo, pois é importante garantir o tratamento anti-helmíntico em tempo hábil. Os cães desta raça requerem vacinações de rotina. Eles recebem uma vacina para prevenir problemas como raiva, cinomose, gripe canina e parvovírus.

O monitoramento da saúde deve ser regular. Isso permitirá que você identifique o problema nos estágios iniciais de seu aparecimento. Para não encurtar a vida do cão, é importante garantir que ele não seja atacado por carrapatos e pulgas. É necessário examinar o animal para a presença de pequenos parasitas todos os dias após a caminhada. A frequência das visitas ao especialista depende da idade do animal: os bebés são levados a ele com mais frequência, basta mostrar os cães adultos ao médico 1 a 2 vezes por ano.

Andando

Quanto à permanência do Chihuahua ao ar livre, é importante notar por si mesmo: o cão precisa de passeios diários, sem eles perde a atividade e torna-se letárgico. Eles ajudam a fortalecer o sistema imunológico, manter o tônus ​​muscular e adquirir habilidades de socialização. Os cães devem ser fisicamente ativos, caso contrário, são atacados por doenças. No entanto, caminhadas com mau tempo são indesejáveis.

Caminhar ao ar livre é a prevenção de muitas doenças.

Claro, qualquer extremo é inaceitável, não podemos falar de nenhum exercício de força e corrida exaustiva. Porém, o animal é capaz de alguns exercícios, por exemplo, pode ser uma corrida curta ou um jogo ativo. Devido a essa mobilidade, será possível garantir a queima constante dos depósitos de gordura em excesso.

Vai promover o endurecimento e ser uma medida de prevenção de doenças. Negligenciar a caminhada reduzirá a expectativa de vida. Nenhuma desculpa pode se dissociar desse fato. Uma caixa de areia não substitui andar, nem arejar uma sala. Um cão não pode brincar sozinho, ele precisa da atenção de um criador.

Quanto a caminhar na estação fria, aqui existem algumas nuances.Para evitar que o animal congele, é preciso comprar roupas especiais para ele. Por exemplo, pode ser um suéter ou uma jaqueta. Em dias especialmente gelados, você não deve sair de casa, mas se o tempo estiver favorável, você pode deixar seu animal de estimação brincar (desde que tenha sido submetido a um esquema de vacinação de rotina).

Nutrição e peso

Uma alimentação competente é garantia da saúde e do bom humor do seu animal. Os chihuahuas precisam de alimentos ricos em proteínas animais. A dieta alimentar não deve conter enchimentos, conservantes ou corantes artificiais. A comida da mesa do dono não é adequada para esses cães, pois leva à obesidade dos indivíduos.

O peso é outro indicador de saúde e também afeta a longevidade de um chihuahua.

O cão não deve ser muito magro ou, pelo contrário, muito obeso. Em ambos os casos, isso é considerado uma violação da norma, o que leva a problemas com o funcionamento dos órgãos internos e, como resultado, uma redução do recurso vital.

Por exemplo, deixar seu animal de estimação passando fome enfraquece o sistema imunológico. Esses animais precisam de carne (carne bovina, frango, carne de cavalo e peru são bons). Eles também precisam de peixe (você pode dar a eles frutos do mar magros). Pelo menos uma vez por semana, é necessário incluir fígado, coração ou rins na dieta nutricional de um cachorrinho de 4 meses.

Os cães também precisam de cereais, como arroz ou trigo sarraceno. Além disso, se o especialista considerar necessário, deverá ser adicionado à dieta milho painço ou aveia em flocos. Comer vegetais também não pode ser ignorado. O animal deve receber na comida cenoura, abóbora, tutano vegetal e, em casos raros, repolho.

Você não pode alimentar filhotes com ração industrial, independentemente do tipo e marca do fabricante. Nem a comida comercial seca nem úmida contribui para o crescimento e desenvolvimento normais desses cães. A comida para eles deve ser fresca e natural, cozida à mão. Quanto à escolha de um produto específico, ela é discutida com um especialista de acordo com o peso do animal e sua saúde.

Higiene

Você pode estender a vida de um animal de estimação observando todas as regras para cuidar de sua pelagem e cavidade oral. A propósito, é o segundo fator que é sua vulnerabilidade. Quase todos os cães desta raça sofrem de doenças como cáries, cálculos e doenças gengivais. Um creme dental especial foi desenvolvido para a higiene bucal desses bebês. É necessário limpá-lo todos os dias, retirando a placa que se forma após a alimentação.

É importante monitorar a condição de suas orelhas e garras. As orelhas são limpas com algodão, umedecendo-as em água fervida morna. Os cães são escovados e banhados com mais frequência do que os gatos. Ao lavar, use shampoos zoo com efeito suave. Os cães não devem ser banhados em tempo frio, deixados após o banho em janelas abertas ou em locais com correntes de ar. A lã pode ser seca com um secador de cabelo quente.

Para pentear, são selecionados pentes especiais que não ferem a pele e correspondem ao comprimento da pelagem de um determinado indivíduo. As garras são cortadas cerca de 2 vezes por mês. Para encurtar a duração do procedimento, eles usam um dispositivo especial - um cortador de unhas para raças de pequenos animais. Ao mesmo tempo, é preciso aparar as garras aos poucos, para não ferir os tecidos moles. O cabelo entre as almofadas das patas é cortado.

Para as características da raça, veja abaixo.

1 comentário

Obrigado, artigo muito sensato! É curto, compreensível e cobre quase todos os aspectos da vida de um chihuahua. O meu cão tem 7 anos, li muita matéria sobre a raça e mesmo assim o artigo foi útil!

Moda

a beleza

casa