Chihuahua

Mini Chihuahuas: como são os cães e como mantê-los?

Mini Chihuahuas: como são os cães e como mantê-los?
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição da aparência
  3. Personagem
  4. Quantos anos eles crescem?
  5. Vida útil
  6. Visualizações
  7. Como escolher um cachorrinho?
  8. Condições para manter
  9. O que alimentar?

Os cães chihuahua em miniatura, ou como também são chamados de chi-chi, são conhecidos como raças de companhia com pronunciadas habilidades de proteção. Apesar de seu tamanho minúsculo, esses cães são muito corajosos e muito leais. Neste artigo, nos deteremos em mais detalhes sobre a história da raça, características de aparência, caráter, bem como as complexidades de cuidar dos cães.

Agressividade
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Muda
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Saúde
Boa
(Classificação 4 de 5)
Inteligência
Padrão
(Classificação 3 de 5)
Atividade
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Necessidade de cuidado
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Custo de manutenção
Média
(Classificação 3 de 5)
Barulho
Acima da média
(Classificação 4 de 5)
Treinamento
Média
(Classificação 3 de 5)
Simpatia
Média
(Classificação 3 de 5)
Atitude em relação à solidão
Períodos curtos
(Classificação 2 de 5)
Qualidades de segurança
Ausente
(Classificação 1 de 5)
* Características da raça "Chihuahua" com base na avaliação de especialistas do site e no feedback dos donos de cães.

História de origem

A origem exata da raça mini Chihuahua não é conhecida ao certo, no entanto, como evidenciado por escavações arqueológicas, a raça era conhecida nos tempos antigos no México. Pela primeira vez, Hernan Cortez, que chegou ao país em 1520, descreveu esses cães em miniatura. Em sua mensagem ao rei da Espanha, ele disse que os astecas usam esses animais em miniatura como alimento - presumivelmente, os chihuahuas foram criados em fazendas especiais e vendidos no mercado.

Outro costume místico está associado a essa raça - quando o asteca morreu, seu cachorro foi enterrado com ele - acreditava-se que o chihuahua ajudava a alma do falecido a se mudar para outro mundo. No entanto, os animais foram apresentados ao mundo civilizado apenas três séculos depois - em 1884. Imediatamente depois disso, a popularidade dos animais em miniatura disparou, e todas as mulheres da sociedade queriam ter um companheiro encantador para si.

Descrição da aparência

A raça recebeu este nome em homenagem a um dos estados mexicanos - Chihuahua, esses animais são considerados um dos menores cães do mundo. A altura de um animal de estimação adulto varia de 15 a 22 cm, peso - de 1,5 a 3 kg. Uma variedade separada de "super mini" se destaca - a massa desses cães não ultrapassa 1 kg. Em meados do século passado, alguns padrões de raças foram desenvolvidos, esses parâmetros são considerados muito rígidos.

Características gerais: o corpo é compacto, nos machos a altura das patas à nuca é aproximadamente igual ao comprimento do corpo, respectivamente, as proporções do corpo são próximas ao quadrado.

As cadelas têm o corpo mais alongado, pois a natureza prevê a necessidade de criar e parir filhotes. A cabeça é em forma de maçã, o focinho tem a forma de uma cunha afiada e encurtada, afinando na direção das órbitas até o nariz, o próprio nariz é miniatura, ligeiramente arrebitado, qualquer cor é permitida. Os lábios são claros ou escuros, não há salivação. Existem 42 dentes nas mandíbulas - 20 na parte superior e 22 na parte inferior, uma mordedura em tesoura, em alguns casos uma reta é permitida.

Os olhos do chihuahua são muito grandes e expressivos, em sua maioria castanhos, com menos frequência, mas há cães com olhos claros. As orelhas são bastante longas e eretas em relação ao tamanho da cabeça. Quando o animal está de bom humor, ela os espalha em diferentes direções para que as pontas pendam um pouco. O pescoço é de comprimento médio, engrossado próximo à base do crânio. Nos machos é mais maciça do que nas fêmeas, a cernelha praticamente não é pronunciada.

O dorso é bastante forte, ligeiramente alargado. Nos machos, é geralmente mais curto do que nas fêmeas. O tecido muscular se destaca na região lombar, nas mulheres é ligeiramente alongado devido à predisposição ao parto. A garupa é plana, o declive praticamente ausente. O esterno é volumoso, formado devido a costelas arredondadas, de acordo com as normas, uma forma em barril excessivamente maciça é considerada um defeito.

A cauda do mini Chihuahua é inserida alta, estreitando-se da base às pontas. Um cão saudável e ativo sempre o mantém ereto e ligeiramente curvado. Quando o animal está calmo e relaxado, a cauda cai, mas ainda mantém a forma de uma lua crescente.

Chihuahuas são sempre peludos e podem ser curtos ou longos, mas não existem cães sem pelos. Qualquer cor é permitida: preto, branco, fulvo, mas entre as raças de exposição, animais de estimação com tons de lã chocolate e pérola-azulado são especialmente apreciados.

Personagem

Antes de comprar um mini-Chihuahua, deve ficar claro que este cão é muito fácil de provocar agressões, portanto, não é adequado para famílias com crianças pequenas. Ao mesmo tempo, eles são criaturas muito espertas e inteligentes e muito corajosas - a qualquer momento eles estão prontos para defender seu dono de carros, pessoas e outros cães.

É extremamente importante desde cedo ensinar ao animal o comando "não", caso contrário o animal pode se tornar objeto de ataque de animais maiores.

Chihuahua é uma pessoa monogâmica que ama apenas uma pessoa, seu dono. Ele tentará tratar todos os outros membros da família com paciência e até com um toque de condescendência, mas não tolerará atenção excessiva e obsessão com sua pessoa, então pode até morder a criança se quiser brincar com ela.

Muitos criadores que já possuíam outras raças de cães costumam achar o Chihuahua muito intrusivo, mas, na verdade, o animal demonstra um interesse mútuo extremamente extremo. Se você não tem vontade de brincar ou de fazer muitas tarefas, certifique-se de que seu pequeno milagre não o incomodará, mas cuidará de seus brinquedos ou simplesmente deitará. Esses cães são muito inteligentes e delicados.

Os animais de estimação sempre notificam seus donos sobre hóspedes e telefonemas, por isso são especialmente apreciados por pessoas com deficiência auditiva. Esses engraçados animais são capazes de deitar ao lado do dono por várias horas quando ele está doente, mas estão prontos para dar um passeio a qualquer hora do dia ou da noite. Os cães pequenos são bastante arrogantes, podemos dizer que têm um temperamento verdadeiramente mexicano.

Se eles acreditam que algo está ameaçando seu mestre, eles entrarão nos conflitos mais perigosos. São verdadeiros "cavaleiros", corajosos, mas com um coração gentil e suave. O chihuahua não tolera a solidão: em qualquer situação estressante, os animais começam a tremer com pequenos calafrios.

Quantos anos eles crescem?

Até a idade de três meses, os chihuahuas são considerados "crianças" de 3 a 5 meses, eles começam a crescer intensamente, depois fica mais lento, e os bichinhos começam a ganhar lentamente todos os gramas e centímetros restantes, se o animal estiver destinado a se tornar um cão muito pequeno, cujo peso não exceda 1,5 kg, então aos 5 meses, seu crescimento para por completo.

Nesse momento, o adolescente se parece mais com animais desajeitados e desajeitados, nos quais literalmente todas as partes do corpo parecem precisar de melhorias: a cabeça é muito pequena, é desproporcional, o esterno é pequeno, as pernas são longas. Do lado de fora, parece que todo o cão consiste nos mesmos cantos. Se o seu animal de estimação pertence às raças de pêlo comprido, aos cinco meses não é muito parecido com o lindo cão em que se transformará com o tempo.

No mesmo período, inicia-se a troca de dentes nos animais, mudando primeiro os incisivos pontiagudos e, logo depois, os caninos. Ao mesmo tempo, ocorre a primeira muda, alguns indivíduos começam a perder sua lã literalmente em tiras, passando a ficar calva e calva - neste momento é extremamente importante garantir a ingestão de vitaminas, minerais e biotina pelo animal.

Muitas vezes, depois de substituir os dentes em um chihuahua jovem, as orelhas caem, portanto, é imperativo introduzir componentes especiais de cálcio na ração.

Aos 8 meses de idade, a troca de dentes está completamente concluída. Lembre-se de que os molares geralmente crescem em chi-chi em um momento em que os dentes de leite ainda não caíram; eles parecem crescer como uma fileira adicional. Nesse caso, você precisa entrar em contato com o seu veterinário para retirar os caninos de leite que se tornaram desnecessários.

Não tente fazer isso sozinho, caso contrário, em vez de laticínios, você pode retirar os permanentes e, assim, prejudicar a saúde de seu animal de estimação. É indesejável atrasar a consulta ao médico, se não se livrar dos dentes de leite a tempo, então a picada do chi-chi jovem começa a se deteriorar, além disso, resíduos alimentares começam a se acumular entre os caninos crescendo em duas fileiras , que causa inflamação e cárie.

Nas fêmeas, o primeiro estro ocorre por volta dos 8-9 meses, os machos mais ou menos com a mesma idade começam a se interessar ativamente pelas representantes femininas e a colocar “etiquetas” em todo o território. A partir deste momento, os animais já podem dar à luz. Após o primeiro estro, na maioria das vezes em cadelas, o crescimento é interrompido; nos machos, esse processo se completa aos 9 meses. mas a aparência final é formada apenas 1,5-2 anos.

Vida útil

Os Mini Chihuahuas costumam viver de 15 a 20 anos, de acordo com esse parâmetro, estão bem à frente de muitas outras raças. Todo um complexo de fatores afeta a expectativa de vida de um animal de estimação:

  • dieta balanceada;
  • peso normal;
  • cuidado completo.

Igualmente importante é a predisposição genética, que é individual para cada cão, e o exame veterinário regular. Segundo as estatísticas, quanto menor o cão, mais problemas de saúde ele tem, qualquer veterinário pode confirmar. Mini Chihuahuas são propensos às seguintes patologias:

  • hidrocefalia:
  • obesidade;
  • hipoglicemia;
  • doença cardíaca;
  • bronquite;
  • colapso da traqueia.

Ao mesmo tempo, a maioria dos problemas enfrentados pelo chi-chi, com a abordagem certa e o tratamento oportuno, desaparece rapidamente sem causar complicações.

Os criadores e suas famílias devem ter muito cuidado ao manusear este cão, pois mesmo os movimentos mais estranhos geralmente levam a lesões físicas, e é muito importante fornecer ao animal um ambiente doméstico seguro.

Visualizações

Oficialmente, existem dois tipos de chihuahuas:

  • cabelos curtos;
  • cabeludo

Dependendo da categoria de peso, os seguintes parâmetros de classificação são estabelecidos:

  • padrão - animais pesando 1,5-3 kg;
  • mini-chi-chi pesando de 1 a 1,5 kg;
  • super mini São animais cujo peso varia de 500 ga 1 kg.

É digno de nota que quanto menos o cão pesar, maior será o seu custo, entretanto, neste caso, queremos dizer a massa de um cão adulto, não de um filhote. O fato é que os cachorros nascem com um peso de 75-100 ge crescem por quase um ano, não sendo possível prever com antecedência a qual classe o animal pertencerá. Porém, com um certo grau de probabilidade, pode-se supor que se ambos os pais pesassem menos de 1 kg, então a prole ficará limitada a esta categoria de peso nominal.

Como escolher um cachorrinho?

Lembre-se de que os mini animais de estimação têm uma vida útil mais curta do que os animais de estimação de tamanho padrão.

Não deixe de dar uma olhada nas fotos mostradas pelos criadores, muitos vendedores inescrupulosos estão enganando e postam fotos do animal de estimação de outra pessoa ou de um dos mais bem-sucedidos em anúncios, mas na verdade eles oferecem algo completamente diferente.

Se você tiver alguma dúvida de que esta é uma imagem verdadeira, peça para tirar uma foto do cachorro novamente em um ambiente doméstico normal, ou mesmo grave um pequeno vídeo onde o cachorro brinca com outros animais.

Normalmente os responsáveis ​​perante o vendedor vão ao encontro dos desejos do potencial comprador, enquanto os inescrupulosos procuram fugir de todas as formas possíveis e não enviar uma nova imagem.

Para minimizar os riscos ao comprar um Chihuahua, é melhor entrar em contato para viveiros de reprodução especializadosquem foi registrado Federação Cinológica da Federação Russa. Os preços dos cães variam de acordo com a classe do cachorro: show, petit e brit.

Os cães da categoria exposição possuem qualidade excepcional, podendo participar de exposições, por isso são os mais caros.

Brit tem bons dados de reprodução, portanto, é frequentemente usado para reprodução.

Os cães da categoria pet podem se tornar bons animais de estimação, mas são inadequados para a participação em exposições internacionais, pois apresentam desvios pronunciados do padrão aceito, não são mais utilizados para criação, são mais baratos que outros.

Antes de comprar, certifique-se de determinar para que exatamente você precisa de um cachorro. Se você pretende levá-lo a competições e espera receber prêmios, terá que gastar dinheiro em uma aula-espetáculo, sempre com pais nobres e bom pedigree.

Não deixe de estudar com antecedência como exatamente o filhote deve ficar, ou melhor ainda, na hora de escolher, convide um especialista para avaliar a categoria do filhote. O pedigree também será necessário quando você comprar um cachorro para a alma, se não houver tal documento, você corre o risco de comprar o mestiço mais comum ou até mesmo um cachorro de raça pura. A presença de um pedigree é sempre uma garantia de uma psique estável do animal e um bom exterior do animal.

Criadores inescrupulosos costumam recorrer a outro truque, brincando com o desejo de qualquer comprador de economizar dinheiro. Assim, filhotes cujo custo está se aproximando de 20 mil, eles oferecem por 10, argumentando o baixo custo pelo fato de seus pais - cães titulados terem “acasalamentos não programados”. Este termo é usado hoje para justificar a falta de um pedigree.

Normalmente, o comprador forma em sua cabeça uma imagem de como dois cães de alta classe se acasalaram na hora errada e não é possível para um filhote corrigir o documento. Na prática, entretanto, na maioria das vezes, essa formulação vaga não esconde nada mais do que relações sexuais de cães de raças diferentes. Como resultado, são obtidos animais de uma grande variedade de tamanhos e cores, que na maioria das vezes não podem reivindicar o nome de Chihuahua com todas as suas forças, na maioria das vezes o comprador recebe "pug-chihi" ou "chiho-brinquedo".

Ao escolher um cão, será útil seguir os conselhos de criadores experientes.

Compre um mini-chihuahua com cerca de 5 meses, quando será possível avaliar aproximadamente as dimensões de um animal adulto, e certifique-se de pedir ao vendedor uma confirmação documental da idade da ninhada.

Não acredite nas afirmações dos criadores de que seu cão definitivamente pertencerá à classe de exposição só porque ambos os pais são campeões. As estatísticas dizem que não há conexão direta aqui, e mesmo os cães mais eminentes podem ter um filhote com diferenças acentuadas em relação ao padrão.

Condições para manter

Cuidar do chi-chi não é difícil. Devido ao seu tamanho ultra-miniatura, um cão Chihuahua se dá bem tanto em uma espaçosa casa particular quanto em um pequeno apartamento na cidade. Lembre-se de que esses animais são incapazes de conter a vontade de ir ao banheiro por muito tempo, então se você não puder passear com o cachorro 2 vezes por dia, então é melhor comprar imediatamente uma bandeja para ele para que o animal já pode usá-lo para todas as suas necessidades naturais.

O bebê certamente deve ter seu próprio espaço onde poderá dormir e descansar, sentindo-se totalmente protegido. Durante os primeiros dias em sua nova casa, é melhor manter seu cão em um cercado pequeno.

Conforme você se acostuma, o raio de movimento pode ser expandido - primeiro, deixe o animal em uma sala fechada, depois solte-o no corredor e, em seguida, deixe-o andar completamente pela sala de estar.

Certifique-se de comprar uma pequena casa para o seu chi-chi, onde ele possa se instalar confortavelmente para um bom descanso. Você precisa colocar um bebedouro, um comedouro e uma bandeja perto da casa.

É melhor escolher estruturas pequenas para que o cão não congele nelas. À medida que o cão cresce e se desenvolve, a bandeja com pires precisará ser gradualmente empurrada para trás e após alguns meses instalada no local final, por exemplo, as tigelas podem ser colocadas na cozinha, e a bandeja no banheiro ou no a loggia.

Cuidar da pelagem de animais de estimação quadrúpedes desta raça geralmente não cria dificuldades para o dono, o estado da pelagem do animal depende diretamente do tipo de alimento do cão. Recomenda-se pentear a sua mascote com uma escova de massagem especial 2 a 3 vezes por semana e, se necessário, selecionar toda a cama fina. A pelagem é penteada na direção do crescimento dos pelos. Cães de pêlo comprido devem ser aparados de vez em quando perto do ânus e entre os dedos para mantê-los higiênicos.

A pelagem do Chihuahua suja-se muito lentamente, é um animal muito limpo, pelo que não é necessário dar banhos frequentes ao cão. Todos os procedimentos de lavagem são feitos apenas quando a oleosidade aparece, se você organizar com mais frequência pode causar ressecamento da pele. Normalmente os chihuahuas são banhados de 3 a 4 vezes por ano, e você precisa usar shampoos especializados para isso.

Seque o animal com ar frio de um secador de cabelo e, em seguida, enrole-o em uma toalha quente para que absorva a umidade restante e aqueça o animal.Após o banho, certifique-se de pentear seu cão, pois os procedimentos de banho geralmente causam uma leve queda.

As orelhas do chihuahua tendem a acumular muita poeira e emitir cera de ouvido, portanto, você precisa periodicamente limpe suavemente o interior com algodão umedecido em limpador de ouvido ou água morna. Os olhos convexos devem ser lavados algumas vezes por semana com folhas de chá ou uma solução fraca de furacilina - isso os livrará do sedimento lacrimal e de várias secreções mucosas.

Não se esqueça de cortar as unhas regularmente, mas é preciso fazer isso com o máximo cuidado, pois elas crescem com os vasos que as alimentam e se você se mover sem cuidado, pode danificar as sensíveis almofadas das patas.

Ao fazer um corte de cabelo, certifique-se de olhar para as unhas - elas são transparentes à luz, então você notará imediatamente a borda da polpa por dentro.

Os dentes chi-chi são propensos à formação de cálculos, o que significa que é necessário limpá-los constantemente com um chumaço de algodão com pó dental, é permitido o uso de creme dental para crianças.

Em tenra idade, é estritamente proibido deixar seu animal de estimação sem vigilância., o ponto aqui é que seus ossos são bastante frágeis, enquanto a fontanela no crânio é grande, a este respeito, qualquer salto de uma poltrona para superfícies sólidas pode na melhor das hipóteses resultar em fraturas e, na pior das hipóteses - receber ferimentos graves.

Durante este período, o chihuahua deve ser usado com uma mão embaixo da barriga e a outra embaixo da bunda. Esteja ciente de que os cães são ágeis, sempre giram e tentam pular, e isso está repleto de ferimentos na cabeça, portanto, a pegada deve ser sempre suave, mas tenaz.

Para tornar a movimentação do animal pela casa mais segura, a princípio, enquanto você ainda não está acostumado com o cachorro, pode colocar uma pequena campainha, para que o animal possa avisar sua aproximação todas as vezes. Isso reduzirá ao mínimo a probabilidade de pisar no cachorrinho.

Todos os pacotes, fios e embalagens devem ser removidos do chão. Os animais desta raça os amam e roem incontrolavelmente tudo o que passa sob os seus dentes, enquanto podem engolir pedaços de plástico, que não são naturalmente excretados do corpo mais tarde.

É imprescindível passear com o cachorro com uma coleira bem presa, se a fixação for fraca, os bichinhos começam a ficar com medo, saem correndo. É melhor segurar seu animal de estimação nos braços em ruas com muito trânsito, bem como em áreas movimentadas.

Fique atento aos ciclistas que passam, pois o chi-chi adora perseguir rodas, e um atleta pode simplesmente não ter tempo para se esquivar desse pequeno animal.

Na rua, esses cães formidáveis, mas pequenos, podem enfrentar outro problema - corvos e outros pássaros grandes. O fato é que os pequenos chihuahuas costumam lembrá-los de camundongos e ratos caçados pelos pássaros, então eles podem se aproximar do cachorro e até começar a bicá-los. Na estação fria, leve seu animal para fora exclusivamente com roupas, ele precisa de macacão e botas. O fato é que esses cães têm termorregulação prejudicada, então eles costumam ficar resfriados.

O que alimentar?

Mesmo os cães mais pequenos permanecem carnívoros, e a dieta do seu animal de estimação deve ser formulada de forma que de modo que a participação de produtos cárneos era de pelo menos 80%. Os chi-chi são cães muito caprichosos e fastidiosos, portanto você terá que proceder não só da utilidade do produto, mas também das preferências gustativas do animal. O cão deve obter proteínas de carnes magras (vitela, vaca, frango ou peru), será útil introduzir produtos de ácido láctico, ovos e peixes de vez em quando no cardápio.

A carne é fornecida apenas fervida, algumas vezes por semana são permitidos subprodutos da alimentação, é melhor usar o fígado e o coração. O mingau se torna uma fonte de carboidratos para um animal de estimação - os cães adoram trigo sarraceno, aveia, milho e arroz.É melhor fervê-los em caldo e adicionar um pouco de queijo ralado para dar sabor. Como suplemento vitamínico útil, os vegetais são introduzidos na ração: cenouras, bem como abóbora, batata ou abobrinha, sempre amassados ​​com adição de óleo de girassol, linhaça ou espinheiro.

Chihuahuas respondem muito bem a frutas, então você pode dar a eles morangos, bananas, framboesas e maçãs com segurança. No inverno, em vez de frutas frescas, você pode oferecer purês de frutas aos seus animais de estimação.

Para cada quilo de peso corporal, o animal precisa de 50 g de ração por dia, a ração é dividida em 2 a 3 refeições, e para que o pet não peça comida saborosa entre as mamadas, trate-o com ossos de cachorro.

Em conclusão, você deve se debruçar sobre os prós e os contras desta raça. As vantagens do Chihuahua incluem:

  • compacidade - com esse animal de estimação, você pode até entrar nas lojas e estabelecimentos onde a entrada de animais é estritamente proibida, seja um cão de pêlo liso ou fofo;
  • caminhada confortável - este cão não sente necessidade de longas caminhadas, para se aquecer bem, basta que o animal salte ao longo do corredor, os animais podem ficar meses dentro de casa e não sentir saudades de ar fresco;
  • economia em nutrição - o chi-chi come muito pouco, então pouco dinheiro é gasto para alimentá-lo;
  • boa saúde - praticamente nenhum trabalho de criação foi realizado nos cães desta raça, portanto eles mantiveram todas as qualidades e a imunidade que receberam de seus ancestrais ancestrais;
  • precisão - Os chihuahuas não são capazes de causar danos ao ambiente doméstico, são mais propensos a se prejudicarem, mas nunca começarão a roer tênis ou rasgar os móveis da casa.

Das desvantagens, pode-se observar o seguinte:

  • traumatismo - os cães são bastante frágeis, se não conseguir agarrá-los, pode prejudicar, portanto, ao conviver com estes animais, tem de ter muito cuidado;
  • dificuldade de reprodução - infelizmente, as chihuahuas quase nunca dão à luz sozinhas e sem a ajuda de um veterinário, pois seu tamanho diminuto não permite que elas tirem os filhotes do útero;
  • dificuldades no treinamento - esses animais não podem ser chamados de desconsiderados de forma alguma, mas mesmo assim não se prestam ao treinamento, esses animais percebem antes de tudo entonações e só depois de frases de voz, portanto, cada comando requer um longo processo de aprendizagem.

No próximo vídeo você poderá assistir a mini filhotes de Chihuahua com 4 meses de idade.

sem comentários

Moda

a beleza

casa