Chihuahua

Chihuahua de cabelos compridos: opções de cores, caráter, regras de cuidado

Chihuahua de cabelos compridos: opções de cores, caráter, regras de cuidado
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição da aparência
  3. Caráter e hábitos
  4. Quantos anos eles vivem?
  5. Tipos de cor
  6. Como escolher um cachorrinho?
  7. Condições de detenção
  8. Treinamento

A raça Chihuahua está ganhando cada vez mais popularidade como ornamental, mas possui uma rica e muito interessante história de origem. Com tudo isso, os representantes de pêlo comprido da espécie não diferem muito em caráter e hábitos de seus colegas de pêlo curto.

Agressividade
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Muda
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Saúde
Boa
(Classificação 4 de 5)
Inteligência
Padrão
(Classificação 3 de 5)
Atividade
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Necessidade de cuidado
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Custo de manutenção
Média
(Classificação 3 de 5)
Barulho
Acima da média
(Classificação 4 de 5)
Treinamento
Média
(Classificação 3 de 5)
Simpatia
Média
(Classificação 3 de 5)
Atitude em relação à solidão
Períodos curtos
(Classificação 2 de 5)
Qualidades de segurança
Ausente
(Classificação 1 de 5)
* Características da raça "Chihuahua" com base na avaliação de especialistas do site e no feedback dos donos de cães.

História de origem

Como muitas raças de cães modernas, grande parte da história do Chihuahua está envolta em mistério. Os historiadores continuam a especular sobre as verdadeiras origens da raça, mas a maioria concorda que ela leva ao México. Foi aqui que foram descobertos os primeiros representantes do Chihuahua, amplamente conhecido no mundo, e isso aconteceu em meados do século XIX.

De acordo com alguns relatórios, em 1884, comerciantes no México começaram a comercializar o chihuahua de pêlo comprido de pequeno porte. Os turistas se tornaram os principais compradores do animal, muitos deles voltaram aos Estados Unidos com seus cachorros e passaram a mantê-los em casa como animal de estimação decorativo.Então a raça não tinha nome oficial, por isso passou a ser conhecida com nomes diferentes. Via de regra, os proprietários os batizavam com o nome do estado americano de onde foram importados.

Muitas vezes você pode ouvir como o fofo Chihuahua é chamado de cachorro mexicano, Arizona ou Texan (Teichi). Apenas o último dos nomes propostos resistiu ao teste do tempo e foi reconhecido como oficial.

Existe uma teoria que é mais popular. De acordo com ela, Chihuahuas são os ancestrais de outra raça de cachorro selvagem que as civilizações mesoamericanas foram capazes de domesticar, mas se você comparar os animais, então os Teichi são duas vezes maiores que os Chihuahuas modernos.

Seguindo essa teoria, é seguro presumir que os maias ou os toltecas foram os primeiros a domar os teichi. Eles viam os cães como guardiões da vida após a morte, usando-os em cerimônias fúnebres e como fonte de alimento. Eles freqüentemente os sacrificavam, faziam-nos de uma múmia animal e os enterravam junto com o dono na mesma tumba, acreditando que ela se juntaria a ele na vida após a morte. Os maias ainda tinham 9 palavras diferentes para cães, algumas das quais relacionadas a variedades específicas. Não se sabe quais raças foram domesticadas, mas historiadores acreditam que os Teichi estavam nesta lista com certeza.

Quando os arqueólogos escavaram antigas minas funerárias em Colima, no México, eles encontraram bichos de pelúcia e esculturas que datam de 300 aC. e., representando um cão que se parecia muito com um chihuahua. Lá também foram encontrados brinquedos para cachorros.

Um estudo recente do DNA do chihuahua pode lançar luz sobre as origens da raça. Pesquisadores do Royal Institute of Technology KTH em Estocolmo, Suécia, tentaram entender de onde vêm as raízes das raças de cães mais famosas. Para isso, foi necessário comparar o DNA mitocondrial da raça descrita com animais da Ásia e da Europa, bem como achados arqueológicos, a fim de traçar se há conexão entre eles.

Como resultado, os cientistas nunca encontraram qualquer conexão entre as raças descritas. No entanto, eles encontraram um tipo único de DNA de Chihuahua que também está presente em amostras pré-colombianas. Tudo isso nos permitiu concluir que esses animais apareceram no território do México antes que os exploradores europeus desembarcassem lá.

A primeira história que descreve um Chihuahua foi escrita por James Watson. Durante uma viagem a São Francisco com a intenção de visitar uma exposição canina retida em 1888, Watson parou em El Paso e deliberadamente cruzou para o México para aprender mais sobre o chihuahua. Aqui ele comprou um cachorro e deu a ele o apelido de Manzanita. O preço de compra foi de $ 5. Depois de algum tempo, Watson voltou e comprou vários outros animais, entre os quais estava Juarez Bell - o primeiro campeão conhecido da raça descrita.

Na década de 1890, o presidente do México deu a Adeline Patti, então famosa cantora de ópera, um buquê de flores, onde ele escondeu um pequeno chihuahua. Depois disso, o cachorro estava por toda parte e sempre com sua dona.

Karl Lumholz, um pesquisador mexicano indígena norueguês, escreveu sobre o chihuahua em sua coleção de dois volumes. Ele descreveu a raça como tímida, com orelhas eretas, olhos protuberantes e um pequeno orifício no topo do crânio.

Descrição da aparência

O peludo Chihuahua tem um charme especial. Se nos voltarmos para a descrição clássica da aparência, os cães adultos atingem no máximo 230 mm na cernelha, a altura mínima é 150 mm. Como mostra o padrão reconhecido pelos criadores de cães, o peso de um indivíduo pode variar de 1 a 3 quilos.

Em termos de aparência, a cabeça do cão é muito semelhante ao formato de uma maçã. Na base, o focinho é largo, mas afilado em direção ao nariz, que não é muito longo e é ligeiramente arrebitado. A mordida do chihuahua é chamada de mordida em tesoura pelos veterinários.

A raça descrita é caracterizada por olhos grandes e ligeiramente protuberantes, geralmente castanhos. As orelhas são bem abertas, eretas, afinando ligeiramente na extremidade.

O pescoço não é comprido, a lã cresce abundantemente em torno dele, de lado essa gola lembra um babado. A caixa torácica, apesar do tamanho do cão, é bem desenvolvida. Tem forma oval e não pode ser redonda.

As pernas são elegantes, ovais, com dedos espaçados e garras longas. A cauda é bastante grossa na base, mas afunila na extremidade. Esta parte do corpo está sempre voltada para trás. O cão segura a cauda em meia argola ou a curva fortemente.

A raça de pêlo comprido é popular por sua aparência atraente. Mesmo sem cuidados especiais, a pelagem do cão é macia e fácil de pentear. Se compararmos com a raça de pêlo curto, esses chihuahuas têm pêlos mais longos no abdômen, tórax e cauda, ​​bem como nas pernas e orelhas.

Caráter e hábitos

Todos os representantes da raça descrita adoram dormir, especialmente na idade dos cachorros. Eles fazem isso com frequência e por muito tempo. Se falamos sobre a natureza do animal, então os cães pequenos têm muito orgulho, portanto facilmente se ofender com o proprietário se ele for descuidado com eles.

Quando o animal está acordado, ele adora brincar, muito ativo. Apesar de sua pequena estatura, o Chihuahua com muito zelo defende seus pertences e brinquedos e não permite que um estranho os toque. Precisamente por ser um líder nato, ele passa por momentos difíceis na presença de outros animais na casa. Além do dono, o cão raramente faz amigos.

O chihuahua não gosta de estranhos e sempre os trata com cautela. Eles, sem hesitação, correm para a batalha, se necessário. Mas a relação com o dono é sempre muito equilibrada e tranquila, eles não mostram agressividade, mas não gostam de crianças e podem até morder, porque não se deixam levar e não suportam dores.

É melhor ter um cão assim na velhice em vez de um filho, para que você possa dar a ele todos os seus cuidados. Ela com certeza vai se adaptar ao seu dono e sempre levará em consideração o humor dele.

Este é o animal de estimação que tentará estar sempre lá, então às vezes se torna muito intrusivo. Se for deixado sozinho, o cão sentirá saudades de casa e poderá até ficar deprimido.

Quantos anos eles vivem?

Deve-se dizer que diferentes raças também demonstram diferentes limites máximos de vida. Claro, entre os chihuahuas também existem centenários com o devido atendimento. Sua saúde geral tem muito a ver com a duração da vida de um cão.

Os representantes da raça sofrem de doenças que afetam as articulações e o sistema músculo-esquelético. Suas patas pequenas com ossos finos são propensas a fraturas e luxações, portanto, o animal não deve pular de grandes alturas.

O cão reage muito mal à hipotermia, por isso você deve cuidar de proteção adicional para eles no inverno e comprar roupas para seu animal de estimação.

A qualidade da ração também afeta o estado geral do cão. Os alimentos devem ser enriquecidos com minerais e vitaminas. Se você cuidar de um chihuahua de qualidade, ele poderá viver até 15 anos.

Freqüentemente, um cão desenvolve urolitíase, que se torna uma consequência do consumo de água e alimentos com alto teor de sal pelo animal. A baixa atividade física se deve a uma alimentação mal balanceada.

Certifique-se de verificar o animal de vez em quando em busca de pulgas, carrapatos e parasitas internos. O calendário de vacinação deve ser observado, pois o Chihuahua tem imunidade insuficiente.

Tipos de cor

Não existe uma cor específica atribuída à raça, mas na maioria das vezes existem indivíduos com as seguintes cores:

  • ruivas;
  • Branco;
  • fulvo;
  • Preto e vermelho.

Os filhotes podem nascer com uma cor mais escura, mas após a primeira muda tornam-se um pouco mais claros.

Os cães vermelhos podem diferir na intensidade da cor. Às vezes é um casaco muito claro, às vezes é de um tom rico.Indivíduos totalmente pretos são extremamente raros, no entanto, assim como a cor marmorizada.

As cores creme e marrom têm seu próprio apelo único, especialmente na raça de pêlo comprido.

Você pode comprar um cachorro na cor chocolate ou até mesmo tigrado.

Chihuahuas são especialmente populares em azul ou roxo, que não são tão comuns.

Como escolher um cachorrinho?

Se você deseja comprar um filhote da raça descrita, é melhor entrar em contato com uma creche especializada. A prole, que é adquirida de um criador experiente, tem boa genética, além disso, são indivíduos de raça pura.

Também é possível determinar pela aparência se o filhote é saudável ou não. Ele deve ter uma cabeça em forma de maçã, orelhas limpas, sem qualquer odor estranho e desagradável e secreção. Preste atenção especial ao nariz, que não está apenas úmido, mas também frio em um cão saudável.

Às vezes, os chihuahuas de pêlo comprido têm uma pelagem ligeiramente ondulada, mas em todo o caso é macia e grossa. Você pode movê-lo ligeiramente para estudar a pele com mais detalhes. Não deve apresentar irritação, escamas ou manchas vermelhas.

Filhotes saudáveis ​​escalam alegremente para se conhecerem, mas se o cão estiver se escondendo, pode estar com medo ou doentio, em qualquer um desses casos não vale a pena adquiri-lo.

O corpo dos cachorros é denso, são pequenos, mas roliços; se forem magros, é provável que tenham vermes.

Condições de detenção

A maioria dos criadores de chihuahuas tenta dar banho em seus cães o mais rápido possível, mas isso está errado. Basta realizar o procedimento duas vezes ao mês para manter o animal saudável e limpo. Use um shampoo hipoalergênico especializado para isso. Em seguida, a lã é lavada do banho e seca com secador de cabelo. Não deixe o animal molhado, pois pode pegar um resfriado.

Não basta lavar a lã, é preciso apará-la a tempo. Um corte de cabelo para esta raça é importante, por isso é aconselhável procurar ajuda de especialistas.

Um corte de cabelo pode ser de dois tipos:

  • modelo;
  • higiênico.

A higiene faz parte do processo de preparação do cão. Remover os pêlos desnecessários e em excesso permite que a pele respire melhor. Isso é muito importante se o chihuahua for mantido em climas quentes, onde pode sofrer superaquecimento. O cabelo comprido é encurtado em várias áreas do corpo:

  • de volta;
  • estômago;
  • lados;
  • axilas;
  • cauda;
  • patas;
  • seio;
  • virilha.

O procedimento é realizado duas vezes por mês. Você mesmo pode aparar o cachorro, mas vale a pena pelo menos assistir a um vídeo para começar a fazer isso da maneira certa. É importante cortar as patas, cauda e outras áreas com muito cuidado para evitar ferir a pele.

Se o animal derramar, é melhor pentear com mais frequência., caso contrário, a lã ficará não só no chão, mas também nos móveis estofados, razão pela qual será necessária uma limpeza adicional no apartamento.

Cortes de cabelo de modelo são necessários para os cães que se apresentam em shows. São realizados poucos dias antes da soltura e demonstração dos méritos do animal.

O animal é penteado todos os dias, às vezes várias vezes, se o cão costuma passear na rua. Para isso, é adquirido um pente especial. Se se formarem emaranhados, será mais difícil removê-los e, com um grande acúmulo deles, o animal morre, pois os patógenos começam a se multiplicar dentro deles.

De vez em quando, vale a pena conferir a pele para identificar com o tempo o aparecimento de pulgas ou carrapatos. Você pode treinar o animal para ir ao banheiro na bandeja e, em caso de mau tempo, não haverá problemas para passear com o cachorro.

Atenção especial é dada à alimentação do Chihuahua, uma vez que deve incluir popa apenas premium. O melhor é dar produtos naturais, incluindo carne, você pode alimentá-los com comida seca. A dieta deve necessariamente conter produtos lácteos fermentados, cereais, peixes e até vegetais. Além disso, eles fornecem complexos vitamínicos. Carboidratos e proteínas na dieta devem estar presentes na proporção de 1/3.

Filhotes são alimentados até 5 vezes ao dia, um adulto recebe comida 3 vezes ao dia. É preciso lembrar que os chihuahuas podem sofrer de alergias alimentares, por isso novos alimentos são introduzidos na dieta de forma gradual e em pequenas porções. Alimentos fritos, picantes e doces são estritamente proibidos.

Os dentes do animal requerem higiene especial. Às vezes acontece que os laticínios caem mais tarde do que a data de vencimento, caso em que a mordida é formada incorretamente. A cárie é o segundo problema ao qual o proprietário deve prestar muita atenção. Como prevenção de ambos os problemas, é necessário produzir escovar os dentes do seu cachorro várias vezes por semana... Existem pincéis e ferramentas especiais para isso.

Devido aos olhos ligeiramente protuberantes do cão, de vez em quando são tratados com gotas hidratantes. Este tratamento resolve o problema da formação de vias lacrimais ao redor dos olhos.

As unhas também vão exigir atenção, que não ralam sozinhas, mesmo se você fornecer ao cão os brinquedos necessários. O melhor é remover todo o excesso com um cortador de garra.

Treinamento

Se você não cuidar da criação do cachorro a tempo, ele vai se comportar mal, vai começar a bullying, morder e será impossível consertar depois. Portanto, eles se envolvem no treinamento desde muito cedo. Baixa estatura e ambições incrivelmente grandes transformarão rapidamente o animal em um turbilhão incontrolável dentro de casa. Tudo vai sofrer - de sapatos a móveis. O chihuahua, se você não o colocar em seu lugar, rapidamente se considerará o mestre.

Não é necessário usar a influência física como punição, o cão entende perfeitamente a entonação de sua voz e recebe guloseimas como uma recompensa.

Você não deve esperar muito de um cão, mas ele pode executar os comandos mais simples com um pouco de esforço. Nem é preciso contratar um especialista para treinar.

O cão deve saber que não deve comer comida do solo... Certifique-se de treinar a caminhada em hábitos especiais, para que, se necessário, você possa diminuir a distância entre o dono e o animal. Isto é muito importante quando a caminhada não é realizada em uma área de parque, mas, por exemplo, não muito longe da estrada. Os chihuahuas podem perseguir um gato ou outro cachorro, não estão acostumados a se esconder ou ficar de lado. Esse comportamento e desatenção do proprietário muitas vezes levam a consequências tristes.

Os representantes da raça gostam muito de aprender coisas novas, examinando os arbustos e a relva, estão sempre dispostos a passear. É importante ensinar o animal a não tirar comida das mãos erradas.

Em casa, é preciso treinar o cão para que, mesmo com uma caixa sanitária, ele tente aguentá-la antes do passeio. O animal caminha pelo menos 2 vezes ao dia, geralmente de manhã e à noite. Além disso, você precisará acostumar o chihuahua com roupas, para que eles o usem desde a infância, então isso o ajudará a evitar a hipotermia.

Para cuidados com o cabelo de Chihuahua, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa