Montenegro

Que moeda em Montenegro e que dinheiro devo levar com você?

Que moeda em Montenegro e que dinheiro devo levar com você?
Contente
  1. História da moeda
  2. Intercâmbio
  3. Aplicação de cartões plásticos
  4. Como faço para retirar dinheiro?
  5. Qual dinheiro é melhor para levar com você?

Se você é um amante de férias tranquilas e isoladas, sem festas barulhentas e um grande número de turistas, então você definitivamente deve visitar Montenegro. Este é um país com paisagens muito bonitas e um clima quente, além disso, tem mais uma característica - não tem moeda própria, a moeda nacional aí é o euro.

História da moeda

Por muito tempo, esse estado não teve unidade monetária própria. Em momentos diferentes, diferentes notas e moedas estavam em uso. Até 1909, o país usava dinheiro de diferentes estados europeus como moeda: a lira turca, a coroa austro-húngara, o franco francês e algumas outras unidades monetárias.

Desde 1909, o governante de Montenegro Nicolau I, por seu decreto, introduziu a moeda nacional: perper e par. Até 1912, peres de ouro e prata eram usados ​​em denominações de 1, 2, 5, 10, 20, 50 e 100 perper. Depois disso, apareceram as notas - perper, respectivamente, 1 perper é igual a 100 pares. Os pares permaneceram pequenas moedas em denominações de 1, 2, 10 e 20 pares.

Em 1918, Montenegro perdeu sua independência e foi anexado ao Reino Unido de croatas, eslovenos e sérvios, e as notas locais perderam seu significado, a coroa real entrou em uso. Mas não foi por muito tempo, em 1920 apareceu um novo dinheiro - dinares iugoslavos. Essa moeda existiu no país por muito tempo, até o final da década de 80 do século passado, até o início da hiperinflação no país. Durante este tempo, foram emitidas notas em denominações de 50 mil, 1 e 2 milhões de dinares.

No início dos anos 90, o governo tentou agir e mudar a situação, mas depois de 2 anos a situação econômica do país piorou ainda mais.Em 1993, foram emitidas notas de 10 e 500 bilhões de dinares. No final da década de 90, a economia começou a se estabilizar e nova moeda foi emitida com valores nominais muito mais baixos. A partir de 1999, o marco alemão entrou no país como meio de pagamento, que depois permaneceu como moeda única de Montenegro.

No início de 2002, quando uma moeda única, o euro, foi introduzida em toda a Europa, o Montenegro adotou-o unilateralmente como notas de banco no seu território. Uma vez que este processo não foi coordenado com o Banco Central Europeu, este Estado até hoje não tem o direito de emiti-lo.

As notas modernas, principalmente o euro, entram no país devido ao fluxo de turistas e de investimentos estrangeiros na economia do país.

Intercâmbio

Como em qualquer país civilizado, no Montenegro a moeda pode ser trocada em qualquer banco e em casas de câmbio especializadas individuais. E também na chegada ao país, você pode trocar dinheiro sem sair do aeroporto, também há casas de câmbio lá, como em qualquer grande shopping center. Como o país é voltado para o turista, isso pode ser feito no seu hotel ou centro turístico, onde existem aparelhos especiais.

Se você decidir trocar dinheiro em qualquer lugar que não seja o banco, você precisará levar em consideração a comissão que pode ser cobrada de você... Em algumas casas de câmbio, a comissão de câmbio pode ser de até 10% do valor do câmbio. Mas existe a possibilidade de você também ser pego por golpistas, tome cuidado.

No Montenegro, quaisquer transações monetárias realizadas sem licença de funcionamento são puníveis por lei e por multas administrativas.

Ao trocar dinheiro em bancos em Montenegro, você precisa levar em consideração vários pontos.

  • Basicamente, os bancos trabalham em tempo integral de segunda a quinta, sexta-feira - um dia útil mais curto, sábado e domingo - dias de folga.
  • Como o país está situado em uma zona de clima quente e a temperatura do ar é bastante elevada durante o dia, o intervalo oficial para o almoço no país dura mais de duas horas, das 13 às 16 horas. Muitas empresas e organizações, incluindo bancos, aderem a esse modo de operação.
  • Até às 13h00, o dinheiro também pode ser trocado no Banco do Povo - uma espécie de análogo do Banco Central da Rússia.

Quanto à taxa de câmbio euro / rublo, pode diferir ligeiramente nas casas de câmbio do que em um banco. E conforme mencionado acima, ao trocar moeda no país, pode ser cobrada uma comissão adicional.

A melhor opção seria chegar ao país com o dinheiro trocado. Parte do dinheiro pode ser colocada no cartão e outra parte em dinheiro.

Antes de chegar a um país com moeda corrente, verifique com as autoridades alfandegárias quanto dinheiro pode ser importado e exportado livremente do país. Nesse caso, você não precisa correr pelo país procurando trocadores ou calcular a razão de taxas.

Aplicação de cartões plásticos

Ao viajar para qualquer país, inclusive Montenegro, a melhor forma de transportar e guardar dinheiro são os cartões de plástico. Se o cartão for perdido ou roubado, você pode bloquear o cartão, enquanto o dinheiro permanecerá em sua conta. Além disso, podem ser pagos em quase todo o centro do país e em todos os centros turísticos. Antes da viagem, é melhor entrar em contato com o banco para esclarecer as condições de utilização do cartão no exterior. Basicamente, se você estiver viajando para outro país com seu cartão, será cobrada uma comissão para pagamentos sem dinheiro.

Existem dois tipos principais de taxas ao usar cartões.

  • Comissão de conversão. Esta é a comissão do banco que emitiu seu cartão. Se o seu cartão tiver uma moeda diferente do euro, ao pagar com esse cartão, será cobrada uma comissão pelo recálculo do valor em euros. Qualquer terminal será recalculado por conta própria e receberá uma comissão de você por esse recálculo - esta é a essência da conversão. Cada banco define essa comissão de forma independente, em alguns casos pode chegar a até 10 por cento do valor de cálculo.
  • Comissão para retirar dinheiro de um caixa eletrônico. É importante lembrar que os bancos russos não funcionam em Montenegro, mas os caixas eletrônicos aceitam os cartões Visa e MasterCard. Por exemplo, se você tiver um cartão Sberbank, quando você retirar dinheiro dele, será cobrada uma comissão de 5 a 10 por cento do valor retirado - o caixa eletrônico irá cancelar automaticamente esse valor de sua conta.

Em destinos turísticos populares e no centro do país, você pode usar o cartão para pagar em quase todos os lugares.

Se você viaja sozinho e em qualquer direção, é melhor levar algum dinheiro com você, pois os terminais são menos comuns na periferia e nas províncias.

Como faço para retirar dinheiro?

Em Montenegro, os bancos operam de acordo com um regime diferente dos nossos bancos, e existe a possibilidade de não entrar no banco. Mas como este país é voltado para o turismo, existem caixas eletrônicos em todos os lugares populares entre os turistas e em todos os lugares lotados. Na parte central das cidades de Budva, Tivat e Bar e nas antigas cidades de Herceg Novi e Kotor, populares para os turistas visitantes, existem caixas eletrônicos em quase todas as etapas. Nos aeroportos, os caixas eletrônicos estão em um local acessível e conveniente.

Conforme mencionado acima, neste país você só pode pagar em euros, o que significa que apenas notas de euro são carregadas em todos os caixas eletrônicos. Alguns caixas eletrônicos têm interface em russo, o que torna Montenegro ainda mais atraente para os turistas que falam russo.

Além disso, em Montenegro existe mais uma facilidade de retirada de dinheiro em caixas eletrônicos. A quantia a ser retirada geralmente é ilimitada, mas você ainda pode retirar apenas uma determinada quantia. Isso se deve ao fato de que os caixas eletrônicos possuem restrições técnicas para a emissão de notas. Via de regra, em média, há um limite de retirada de mais de quarenta notas, independentemente do valor. Se o caixa eletrônico estiver cheio de notas pequenas, você só poderá sacar uma pequena quantia.

Se você tiver um valor em seu cartão em uma moeda diferente de euros, ao retirar dinheiro de um caixa eletrônico, você corre o risco de pagar uma comissão em dobro. O primeiro é para a conversão de moeda, o segundo é para o saque de dinheiro, por isso é melhor recarregar o cartão antes de chegar a Montenegro, ou no local, mas por meio do serviço online.

Qual dinheiro é melhor para levar com você?

Apesar de o país não ser membro da União Europeia, está sujeito à regra de importação e exportação de dinheiro. Ao entrar no país a bordo do avião, ser-lhe-á pedido o preenchimento de uma declaração, devendo ser declarado o valor em dinheiro superior a 10 mil euros. Como já ficou claro, é melhor levar euros para uma viagem, pois com qualquer outra moeda poderá ter dificuldade em pagar com ela.

Também é melhor aceitar notas em denominações de 10, 20 e 50 euros. Você não precisa pegar contas grandes, simplesmente não precisa delas e não poderá trocá-las em qualquer lugar. Em média, os turistas gastam 60-70 euros por dia, este valor inclui uma visita a um café, a compra de souvenirs ou uma excursão. As excursões podem custar até 300 euros, mas geralmente são excursões longas ou visitas a lugares populares.

No Montenegro costuma-se deixar uma gorjeta, por norma chega 1 euro ou 50 cêntimos de euro.

Ao contrário de outros países europeus, o Montenegro tem preços relativamente baixos para bens e serviços. Aqui você pode passar o tempo de forma interessante, obter impressões agradáveis, voltando com muitas lembranças, mas gastando uma pequena quantia.

Você aprenderá cerca de 10 fatos interessantes sobre Montenegro no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa