Montenegro em setembro: clima e descanso
Montenegro tornou-se recentemente um dos lugares mais visitados dos Bálcãs em agosto-setembro. As praias locais estão lotadas, os ônibus com turistas interessados se aglomeram perto de vários monumentos e os hotéis têm pressa em receber novos hóspedes. E isso se justifica: aqui faz calor, há muitos monumentos históricos e culturais, maravilhosas paisagens naturais.
Clima
Se já visitou Montenegro durante o verão, sabe que a temperatura pode ser bastante elevada. Setembro é um mês ideal quando cai um pouco e fica mais confortável para passar um tempo na praia. É durante o primeiro mês de outono que o país oferece o equilíbrio perfeito entre dias de sol e dias frios, noites refrescantes para um sono leve sem ar condicionado.
Você pode passar o dia inteiro na praia, onde a água ainda é quente e adequada para banho.
Em setembro em Montenegro, a diversão não acaba, na verdade, tudo está apenas começando.
O outono começa suavemente, com uma forte influência estival que ainda se faz sentir. A temperatura média do ar no litoral é de 21 ° C, à noite cai para 14 ° C, por isso é necessário trazer uma jaqueta leve ou suéter com mangas. As zonas montanhosas são um pouco mais frias e, nesta altura do ano, a grande diferença de temperatura entre a noite e o dia pode surpreendê-lo.
Em dias quentes, o termômetro marca uma temperatura máxima de 26 ° C, o que é um pouco menos do que em agosto.
O clima na segunda quinzena do mês não muda muito, a umidade no início do outono chega a 60% em média, a estação das chuvas está se aproximando lentamente, os dias estão ficando mais curtos, agora o sol agrada com seu calor por apenas 8 horas.
A chance de chuva está aumentando, com a média de chuva total chegando a 103 mm, o que é de apenas 9 dias por mês no total, então as praias ainda estão esperando por veranistas. Se você está planejando passar as férias em Montenegro em setembro, ainda não é recomendável ficar na praia ao sol por muito tempo. Os turistas experientes são aconselhados a ir à praia no início da manhã ou à tarde, quando os raios de sol diminuem.
Ao meio-dia é melhor passar o tempo em excursões, caminhando em áreas sombreadas ou relaxando em um hotel.
Temperatura da água do mar
As temperaturas da água do mar em setembro ainda são bastante altas, de 24 ° C ou 75 ° F, o que é típico de correntes subtropicais e baixos níveis do mar que permitem que a água aqueça muito mais rápido.
A velocidade do vento aumenta lentamente para 72 km / h, mas a maioria dos riachos continua a soprar das regiões sul e sudoeste do Mar Adriático. Rajadas de norte vêm à noite, de onde há um frescor refrescante.
Em setembro, não mergulhe na água após o pôr do sol, pois você pode facilmente pegar um resfriado.
Preços de férias
Em setembro, o custo não cai muito, tanto para hospedagem quanto para férias em geral. Restaurantes e excursões continuam a funcionar ativamente, ainda há muitos veranistas. As férias de dez dias durante este período custarão cerca de 700 euros e, se quiser poupar nas férias, deverá aguardar o bilhete de última hora.
Algumas atrações reduzem o custo, mas não muito, então a economia é pequena. Porém, até meados de setembro, ou seja, até o dia 15, o preço da hospedagem pode cair, tudo depende do fluxo de turistas.
Em média, a queda dos preços pode ser atribuída a 10% e, no final do mês, a 25%.
Você pode economizar muito se não ficar em um hotel, mas em uma villa ou apartamento com proprietário privado. Também não se pode comer em restaurantes, mas sim em pequenos cafés litorâneos, ou mesmo cozinhar por conta própria, já que em Montenegro se dá muita atenção à qualidade dos vegetais frescos e de outros produtos. Existem vários mercados onde não será difícil comprar tudo o que necessita. As férias mais baratas não são dentro da cidade, mas sim nos arredores.
Dos hotéis caros, vale destacar o Splendido de 4 estrelas, que está localizado na cidade de Prcanj e tem uma bela piscina ao ar livre com um terraço espaçoso e espreguiçadeiras. O restaurante do Tramontana é especializado em cozinha italiana, servindo tanto uma sala de jantar coberta quanto um terraço panorâmico. O menu apresenta frutos do mar e especialidades montenegrinas, e o bar oferece coquetéis.
As massagens podem ser reservadas no hotel.
Para férias econômicas, os hóspedes do Nikcevic Apartments podem reservar acomodações completas. Dispõe de piscina privativa, jardim exuberante e terraço ao ar livre com churrasqueira.
Os quartos elegantemente decorados dispõem de ar-condicionado, TV de tela plana, banheiro privativo e cozinha compacta totalmente equipada. A magnífica vista da baía da sua varanda não pode deixar de agradar. Supermercados e padarias estão a uma curta caminhada do hotel, e o centro histórico fica a apenas 4,8 km de distância.
Uma boa maneira de se mimar quando se trata de acomodação de qualidade e acessível na Baía de Kotor é um quarto duplo no Rendez Vous Hotel, localizado no centro histórico de Kotor. Seus quartos são práticos e modernos, decorados em tons pastéis com piso de madeira, ar condicionado, TV, banheiro privativo e vista deslumbrante para a baía. A Fortaleza de San Giovanni fica a uma curta caminhada.
O restaurante do hotel é especializado em cozinha adriática, montenegrina e internacional.
Entretenimento e excursões
Numerosas excursões são oferecidas por quase todas as cidades de Montenegro, incluindo Tivat, Budva e outras.
A área de praia dos resorts de Budva e Sveti Stefan fica quase totalmente ocupada em setembro.As zonas costeiras são regularmente cuidadas, mas isso não significa que a zona permaneça perfeitamente limpa, principalmente no final do dia.
A água do mar fica ligeiramente turva. Em particular, isso se aplica a estâncias turísticas. Embora a visibilidade esteja diminuindo, os mergulhadores continuam a mergulhar e estudar a vida selvagem local.
Uma viagem a Montenegro em setembro é adequada para quem veio aqui para uma vida noturna agitada. Inúmeros clubes continuam a dar festas barulhentas todos os dias, e a música continua até de manhã.
Visitar os pontos turísticos de Montenegro no início do outono pode ser difícil devido ao grande número de turistas.
É melhor planejar sua viagem aos locais históricos no início do dia, quando não há fila de bilheteria.
Setembro é rico em eventos culturais e de entretenimento. Esta é uma ótima época do ano para muitas atividades ao ar livre, incluindo caminhadas, passeios a cavalo e ciclismo. Você pode fazer um passeio de bicicleta por Montenegro, que lhe dá a oportunidade de pedalar pelos mais belos lugares.
Conforme você avança ao longo da rota planejada, todos descobrirão o encanto das pequenas cidades e vilas de pescadores e serão capazes de explorar Dubrovnik. Uma trilha de ciclismo bem construída leva da fronteira com a Croácia às falésias calcárias da Baía de Kotor, dando bastante tempo para explorar as encostas das montanhas, as praias arenosas do sul, o incrível Lago Skutari e sua variedade de pássaros, bem como alguns antigos sites piratas.
Você definitivamente deve fazer o passeio de barco expresso de Kotor para visitar Nossa Senhora das Rochas, a famosa pequena ilha artificial localizada no centro da baía.
O passeio dura aproximadamente 1,5 horas, o que é mais do que suficiente para explorar totalmente esta pequena joia. Há a oportunidade de visitar uma pequena igreja, seu museu e uma charmosa lojinha de presentes. É aqui que você pode tirar uma foto tendo como pano de fundo uma vista deslumbrante das águas azuis circundantes. A arquitetura veneziana pode ser rastreada por toda parte.
Vale a pena visitar a Catedral de Santa Maria, uma obra-prima da arte e da arquitetura católica, construída em 1221 no local onde ficava uma basílica do século VI.
Se há afeto pela vela, esta é a melhor época do ano para ele. Existem poucas scooters no mar e os ventos de norte são perfeitos para a vela. Um pouco mais enérgico do que as brisas suaves de verão, eles fornecem as condições necessárias para os marinheiros.
O nono mês do ano também é dedicado a explorar as paisagens deslumbrantes da Península de Lustica. Caminhar, caminhar e andar de bicicleta é fácil sem as multidões e o calor sufocante.
Setembro é uma ótima época para desfrutar dos ricos sabores da culinária montenegrina. Esta é a época da colheita de vegetais e frutas. Definitivamente, você deve experimentar as uvas e o azeite de oliva recém-espremido.
Os menus do restaurante incluem saladas frescas, pizzas no forno a lenha e deliciosas sobremesas de frutas. Você pode visitar um dos excelentes restaurantes do Hotel Chedi. O menu inclui requintada cozinha montenegrina e mediterrânea. O Spot, um restaurante estilo brasserie, prepara pratos de inspiração asiática, leves e saudáveis.
Avaliações
Em agosto, os turistas notam falta de moradias em Montenegro. Segundo as avaliações dos veranistas, esta não é a primeira vez, este problema pode ser resolvido encomendando um quarto ou apartamento com antecedência, no início do verão. O mesmo se aplica ao tratamento em sanatórios e à colocação de crianças em campos. Os ingressos devem ser comprados lá com antecedência.
Em agosto, o custo de vida nos hotéis e apartamentos montenegrinos é cerca de 25% mais alto do que em setembro. Ao pré-reservar um quarto ou apartamento, você pode economizar muito.
Na hora de escolher um local de férias, vale considerar as peculiaridades de cada cidade. Vamos conhecer as opiniões dos turistas sobre cada um desses lugares.
- Kotor - uma antiga cidade murada cercada por montanhas íngremes e rochosas.Está tecnicamente localizado no Mar Adriático, embora se pareça mais com os fiordes da Noruega. Tem uma atmosfera veneziana devido à sua história tumultuada. Embora seja um dos locais de férias mais caros, vale a pena conhecer.
- Em Budva é sempre muito barulhento, aqui dá para curtir a vida noturna, as praias ficam lotadas de turistas mesmo em setembro.
- Se você quiser ir para o norte de Kotor, só há um caminho - pela estrada velha em Cetinje. A cada ano, um trecho da estrada é fechado para a corrida internacional de automóveis. Existem 25 curvas acentuadas, mas vale a pena pelas vistas deslumbrantes da Baía de Boca desde o cume.
- Cetinje - a capital histórica do Montenegro. A cidade remonta ao século 15; ali está a Igreja Vlaska, construída em 1450. Caminhando pelas ruas, é difícil não ver os muitos prédios imponentes que já foram embaixadas estrangeiras, mas agora estão em ruínas.
- Perast - uma cidade na Baía de Kotor. É como uma mini-Veneza na baía, foi e continua sendo a mais visitada. Existem também duas ilhas. Um deles ostenta o mosteiro de São Jorge dos Beneditinos, e o outro é bastante incomum, criado artificialmente, com a Igreja Católica Romana. Este último foi formado ao longo dos anos por pescadores locais depois que eles descobriram um ícone da Madona com o Menino em uma rocha no mar em 1452.
Sobre se vai a Montenegro em setembro, veja o vídeo abaixo.