Montenegro

Lago Skadar: história, pontos turísticos, direções

Lago Skadar: história, pontos turísticos, direções
Contente
  1. Descrição
  2. O que ver?
  3. Rotas turísticas populares
  4. Onde ficar?
  5. Como chegar lá?

Ao viajar por Montenegro, você definitivamente deve parar no Lago Skadar, que é um parque nacional conhecido em todo o mundo há muitos anos. Paisagens encantadoras, muitos pássaros e peixes habitando, ilhotas com mosteiros e fortalezas, cozinha deliciosa - tudo isso permite não só apreciar o sabor do país, mas também relaxar verdadeiramente e fazer uma pausa da vida da cidade.

Descrição

Lago Skadar ou Shkoder é considerado o maior lago dos Bálcãs, sua área chega a 390 metros quadrados no verão e até 530 metros quadrados durante as enchentes de inverno. O comprimento do reservatório na estação quente é de 50 quilômetros, e sua largura é de aproximadamente 14 quilômetros.

Shkoder pertence a dois países ao mesmo tempo: Montenegro em dois terços e a Albânia em um terço. Desde 1983, mais de 40 mil hectares do lago são considerados área protegida. Seis rios deságuam no corpo de água doce, assim como um grande número de nascentes subaquáticas, que fornecem um fluxo constante de água limpa.

A profundidade máxima do lago chega a 60 metros, sendo em média 6 metros. Em alguns pontos, a profundidade do lago ultrapassa até a profundidade do mar. No verão, a temperatura da água varia de 26 a 27 graus, e no inverno cai para 6-7 graus.

Principalmente os seguintes peixes vivem no Lago Skadar: carpa, truta, deserto, etc. Além disso, o lago é o lar de mais de 264 espécies de pássaros - de pelicanos a garças. Alguns deles voam para este lugar no inverno. Espécies de pássaros como o pelicano dálmata e o íbis negro não são encontrados em nenhum outro lugar do território europeu.

Diretamente Skadar Lake faz parte do parque nacional de mesmo nome, que é um dos maiores da Europa. Além disso, o parque nacional é considerado um dos maiores santuários de pássaros da Europa. Deve-se ter em mente que no verão é muito quente e abafado no Lago Skadar. Você deve vir aqui no início da manhã ou no final da tarde e, de preferência, em maio ou junho. Isso é especialmente verdadeiro para aqueles que desejam desfrutar da floração dos nenúfares brancos - ela começará em maio e terminará em meados de agosto.

No verão, o lago adquire uma coloração prateada, e no outono e na primavera adquire tonalidades de azul. Existem inúmeras ilhotas perto da fronteira oeste do lago, algumas das quais são ocupadas por mosteiros.

Em um deles foi construída a conhecida fortaleza turca Grmozur, que já serviu como uma prisão. Não existem grandes cidades às margens do lago, mas está repleto de aldeias autênticas, vários monumentos arquitetônicos e até mesmo ruínas de edifícios: fortes e povoados.

É importante referir que a entrada no território do próprio parque nacional é de 15 euros. Este valor deverá ser pago no caso de um passeio de barco, uma viagem de pesca e simplesmente quando for explorar os arredores por conta própria.

O Lago Skadar tem uma história rica e fascinante. A massa de água já fez parte do Mar Adriático, como evidenciado por vários achados arqueológicos em toda a região. No entanto, erupções vulcânicas e placas tectônicas móveis levaram à formação de montanhas com uma planície, e o nível do mar caiu. Em meados do século 19, as condições climáticas fizeram com que o rio Boyan mudasse de rota, enchendo a bacia e formando o próprio lago.

O que ver?

O Parque Nacional do Lago Skadar é um ótimo lugar para passeios de barco. É mais conveniente escolher a localidade de Virpazar como ponto de partida - os locais não só irão organizar uma excursão valiosa e contar muitos detalhes interessantes, mas também mostrar os recantos mais bonitos da reserva.

No entanto, para tal terá de pagar uma quantia considerável: em regra, o preço de uma excursão ronda os 40 euros.

De barco, você pode simplesmente pesquisar os arredores e até ver os cânions, ou parar em uma das ilhotas para uma exploração mais aprofundada. Normalmente, a Fortaleza Grmozur e vários mosteiros antigos são populares.

Infelizmente, O Lago Skadar não é o lugar onde você pode admirar as águas cristalinas. As zonas húmidas e a abundância de vegetação aquática criam uma imagem adequada.

Mas durante as caminhadas, você poderá admirar e admirar os pássaros que vivem no parque. Vale a pena visitar a vila de Karuch, habitada por pescadores, para saber mais sobre a vida dos cariocas e matar a sede com um copo de suco de romã.

Outro local interessante é a aldeia de Godinje. Em 1979, foi seriamente danificado por um terremoto, após o qual uma parte significativa da população deixou sua pequena pátria. Um pequeno número de casas e adegas foram reconstruídas na aldeia. O lugar é bastante pitoresco e incomum.

Não muito longe da costa oeste está localizado Praia Murichiideal para fazer tratamentos de água. É aqui que a água do lago é o mais pura possível.

Depois de tomar banho o suficiente, você deve ir para o próximo Centro de Convidados e ver pequenas exposições dedicadas à vida da população local.

Dos mosteiros, o mais popular é o localizado na ilha de Starcheva Goritsa. O edifício data do século XIV e é o lar de um monge eremita. Na margem sul do reservatório, foi construído o Mosteiro Starchevo, que anteriormente abrigava um conhecido centro de recenseamento do livro. A primeira menção a este local data de 1376.

Em uma das ilhas está localizado tumba de Elena Balshich, que faz parte da Igreja Mãe de Deus. Este é o único convento do Lago Skadar, que certamente merece uma visita.

Rotas turísticas populares

As rotas de excursão mais populares são elaboradas por várias empresas que operam em Montenegro, incluindo aquelas que possuem um grande número de barcos de grande porte.

Na maioria das vezes, uma excursão de barco a mosteiros ou fortalezas, que estão localizados nas ilhas, é realizada no Lago Skadar.

Além das viagens aquáticas, o turista encontra uma mesa exótica com queijo de cabra macio, mel, inusitadas bolinhas fritas e conhaque forte.

Claro, para o almoço você pode ir a um restaurante ou café para saborear as especialidades da culinária local - enguia frita e carpa cozida.

Aliás, a gastronomia da região do Lago Skadar merece menção especial. Em quase todos os jardins cultivam-se figos e romãs, ameixas e cerejas, bem como nozes. Os residentes locais fazem seus próprios laticínios, presunto, mel fresco e vários tipos de álcool. Juntamente com deliciosos peixes, todos esses ingredientes são usados ​​em todos os restaurantes em funcionamento.

A pesca no lago é possível, mas com a compra de uma licença especial. Vai custar cerca de 5 euros por dia, mas não se esqueça que, muito provavelmente, terá de pagar a mais pelos serviços do barqueiro. Eles dizem que cerca de 50 espécies de peixes vivem no lago. As licenças de pesca podem ser obtidas na Autoridade de Parques Nacionais ou pagas com o escrivão que inspeciona a área.

A pesca no lago agradará a qualquer profissional, pois você pode pescar peixes que variam de 20 a 25 quilos. Durante a desova, aliás, esse tipo de atividade é proibido, esse período vai até 10 de junho.

No inverno, o Lago Skadar é um destino de viagem igualmente interessante, mas menos confortável. Os dias nessa época são bastante curtos, a umidade é alta e o inverno em si não dura muito. Neste momento, lobos e javalis se manifestam ativamente nas montanhas, por isso será especialmente importante cumprir as regras de segurança pessoal.

Em geral, é claro, a melhor excursão ao redor do Lago Skadar é aquela que é organizada de forma independente. Depois de alugar um barco com um barqueiro, vale a pena navegar até os ilhéus mais interessantes, vendo igrejas e edifícios antigos. Depois, vale a pena atracar numa das aldeias e visitar um restaurante local, que serve os melhores pratos de peixe da cozinha nacional. Depois de relaxar após uma refeição farta, convém terminar o dia na praia com banho de mar e observação de pássaros.

Onde ficar?

Na maioria das vezes, os viajantes que vêm ao Lago Skadar se hospedam em hotéis modernos na pequena cidade de Virpazar. A distância da residência ao lago é de apenas 500 metros, o que facilita o transporte de apetrechos de pesca ou de esportes náuticos até o reservatório. O custo de um quarto no hotel começa em aproximadamente 2.000 rublos por pessoa.

Avaliações positivas confirmam a reputação de lugares como o Apartment Vukasevic, o Apartment Dejic e os quartos do Draga.

Como chegar lá?

Você pode chegar independentemente ao Lago Skadar de carro ou de ônibus. O ponto de partida pode ser em qualquer cidade do litoral. Das cidades de Bar e Sutomore, você pode chegar ao lago de trem. No entanto, a maneira mais conveniente de visitar este canto pitoresco é fazendo uma excursão com um guia local. Via de regra, propõe-se avançar ao longo de três rotas.

  • Excursão matinal Inclui um passeio de barco, visitando vários mosteiros e igrejas, bem como um delicioso almoço e descontração na praia. Esse tipo de evento leva quase o dia inteiro.
  • Excursão noturna dura do almoço até a noite. Em princípio, consiste nas mesmas atividades.
  • Finalmente, excursão individual é conduzido com um guia local e geralmente envolve um pequeno grupo de amigos e familiares, portanto, o horário e a rota são discutidos separadamente.

Se o ponto de partida for Budva, o destino é fácil de alcançar de autocarro, cuja passagem custa cerca de 4 euros. Neste caso, o transporte segue pela Petrovac até Podgorica.

Uma viagem de Bar e Sutomore custará 2 euros se você pegar o trem. Os turistas que moram em Virpazar podem pedir um transfer taxi, que é o mais caro, mas ao mesmo tempo a opção mais confortável. A distância ao longo do percurso Virpazar - Bar é de 25 quilômetros.

Se você for ao Lago Skadar vindo de uma cidade distante como parte de uma excursão, você deve estar pronto para pagar até 60 euros. Alugar um carro por um dia custará metade do preço - 30 euros. Se você for a Virpazar vindo da Sérvia, terá que pegar um trem, gastar cerca de 9 horas e cerca de 50 euros.

Sobre o que você pode ver de interessante durante uma viagem no lago, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa