Características do Rio Tara
Montenegro - traduzido do latim significa "País das Montanhas Negras" e às vezes substitui o nome mais familiar do estado balcânico de Montenegro. Na verdade, a maior parte deste país pitoresco é ocupada por montanhas, cobertas por florestas perenes, cortando o céu.
Um dos marcos famosos pelos quais Montenegro é famoso é o Rio Tara, que flui na parte noroeste do país. A enorme popularidade do rio foi trazida pelo desfiladeiro formado em seu vale, que pertence à Reserva Nacional Durmitor e é um dos desfiladeiros mais profundos da Europa.
Descrição
Rio montenegrino Tara tem uma nascente na cordilheira Komovi, na fronteira de três povoados: Podgorica, Andrievitsa e Kolashin. É formada a confluência de dois rios Opasnitsa e Verusha, descendo dos picos. Sua designação vem do nome do antigo assentamento Ilírio dos Autariats, para quem Montenegro foi seu lar nos séculos IV-V.
A Corrente de Tara se estende por 144 km de oeste a norte do país e continua na Bósnia e Herzegovina (a área total da bacia é de mais de 1.800 km2). Aí, o rio Tara, juntando-se ao rio Piva, transforma-se no Drina e desagua no Sava. Toda esta cadeia de água pertence à bacia do rio Danúbio e desagua no Mar Negro. Em seu trajeto, é alimentado pelas águas de rios de montanha de médio porte (Lyutitsa, Sushitsa, Dragi, Vashkovskaya) e pela cachoeira Baylovich Sige, que desce da caverna Butsevitsa de uma altura de 30 metros.
Quase ao longo de toda a extensão de Tara, prevalece uma poderosa corrente, sob a qual muitas corredeiras perigosas se escondem, mas também há enseadas calmas formadas pelas curvas do rio. A maior parte de Tara flui entre as enormes encostas das montanhas e rochas inacessíveis, onde é violento e barulhento.Perto do local de união com Piva, Tara se acalma e desacelera. Seixos no fundo podem ser vistos através da água cristalina. Os tons da água de Tara vão do verde brilhante à espuma perolada.
A água do rio permanece fria e não ultrapassa os + 12 ° C, mesmo nos dias mais quentes do verão, e nos invernos gelados nunca congela.
A pureza ecológica da água do rio permite saciar a sede sem prejudicar a saúde, por isso Tara é chamada de "lágrima da Europa" e é o maior depósito de água potável purificada.
Área cênica
Em seu curso médio, o rio Tara cria o maior cânion europeu, seu abismo atinge 1300 m de profundidade e seu comprimento é superior a 80 km. É listado como Patrimônio Mundial da UNESCO.
O desfiladeiro é dividido pelos cumes alpinos Zlatni Bor e Lyubishnya de uma direção, e por Durmitor e Sinyaevina da outra.
O esplendor do cânion atrai, não sem razão, os olhos de viajantes e turistas. Ao longo dela, uma vista de saliências de seixos e pedras, envolta em densas florestas de coníferas, altas montanhas, pequenos remansos e praias de areia, assim como lagos de montanha se abre.
Os antigos assentamentos que viveram no Vale de Tara também deixaram um pedaço de sua história. Nas planícies montanhosas permaneceram necrópoles, cemitérios, mosteiros, fortalezas, antigos moinhos e outros elementos de estruturas arquitetônicas.
Nas encostas da montanha perto do rio, existem cerca de 80 cavernas diferentes, muitas das quais ainda não foram totalmente exploradas. A Caverna Skrk, localizada perto do Lago Negro, é a mais profunda da Europa. Seu comprimento vai de 800 m de profundidade nas rochas. E a uma altitude de 2.040 m, perto do pico do Obla Glava, fica a Caverna de Gelo.
Sua profundidade é de apenas 100 m, mas é conhecida pelo fato de manter uma temperatura constante abaixo de zero, formando estalactites e estalagmites de gelo, deliciando a todos com sua beleza incomum.
Não se pode ignorar a diversidade da flora e da fauna, especialmente a parte mais peculiar do canyon - o antigo pinhal de Crna Poda. Os pinheiros negros dessa área têm mais de quatrocentos anos e se estendem por cinquenta metros. Muitas árvores caducas raras criaram raízes nas encostas das montanhas, algumas delas protegidas pela reserva. As florestas perfumadas no vale do rio Tara são o lar de um grande número de animais e pássaros, e as águas de Tara estão repletas de diferentes tipos de peixes.
Ponte única
A uma altitude de mais de 100 m acima do rio Tara, uma maravilhosa ponte de 5 arcos foi erguida, que se tornou o cartão de visita da região. Foi construído em 1940 na cidade de Djurdzhevich de acordo com o projeto de Miyat Troyanovich do designer Lazar Yaukovich. Ponte com orgulho surge acima das águas de Tara e se encaixa perfeitamente na paisagem.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a fim de bloquear o caminho do inimigo, o engenheiro L. Jaukovich desenvolveu um plano ideal para minar a ponte. Consistia em explodir o arco central da ponte de tal forma que, após o fim da guerra, a ponte fosse fácil de restaurar. Como resultado da operação, a ponte explodiu e o inimigo foi detido. O engenheiro L. Yaukovich foi baleado por organizar a explosão da ponte.
Após a guerra, em 1946, a Ponte Djurdzhevich foi totalmente restaurada e um monumento foi erguido ao herói L. Yaukovich no local de sua morte.
Naquela época, a Ponte Djurdjevic era a única conexão entre as partes sul e norte de Montenegro. O comprimento total da ponte é de cerca de 360 me a altura de 135 m - é uma das maiores pontes em arco da Europa.
Atualmente, é difícil atravessar a ponte livremente devido aos grandes grupos de turistas.
Significado turístico do cânion
O tipo mais comum de recreação turística pela qual Montenegro é famoso é rafting no rio da montanha... Este tipo de turismo é o rafting pelas corredeiras de Tara (são mais de 40) em botes infláveis. No início da primavera, Tara torna-se fluída e mais turbulenta, o que acende a sede de adrenalina dos turistas radicais. Durante este período, o rafting no rio atinge 3-5 pontos em termos de complexidade do percurso.
O rafting deve ser acompanhado por instrutor profissional utilizando os equipamentos adequados.
Os picos das montanhas de Durmitor atraem um grande número de grupos de turistas e alpinistas. Passeios de mountain bike em uma variedade de rotas de ciclismo são comuns na área. Para os caminhantes, também existem muitas trilhas rochosas e parques de campismo. No entanto, não é recomendável realizar viagens independentes em carro particular ou alugado, como as rotas são muito difíceis, elas contêm muitas serpentinas, túneis, lugares estreitos e curvas perigosas.
Os amantes da pesca também podem encontrar atividades para fazer no rio Tara, onde passeios de pesca são organizados durante todo o ano.
Para os aventureiros, existe a oportunidade de descer da ponte Djurdjevic por tirolesa. Dependendo da duração da rota, o vôo sobre Tara dura de 40 a 80 segundos. No momento do vôo sobre Tara em grande altura, incríveis paisagens de montanha, vista para o cânion, rio, floresta se abrem. A natureza no vale de Tara é incrível, incrível, capaz de deixar muitos momentos brilhantes em sua memória.
A parte norte de Montenegro é um tesouro natural único de valores incríveis. O clima peculiar, a flora e a fauna merecem definitivamente a atenção dos viajantes. O rio Tara, localizado entre penhascos íngremes, é uma criação milagrosa única da natureza. Os pitorescos recantos de seu vale, que preservam sua beleza virgem, serão apreciados por todos os amantes do ecoturismo e simplesmente pelos conhecedores do relaxamento e das belezas naturais.
Tara Canyon é uma das maravilhas do mundo que você definitivamente deveria ver!
A seguir, assista a uma resenha em vídeo da Ponte Djurdzhevich e do Cânion do Rio Tara.