Montenegro

Clima e lazer em Montenegro no inverno

Clima e lazer em Montenegro no inverno
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Meteorologia
  3. Para onde os esquiadores devem ir?
  4. Excursões, caminhadas
  5. O que mais você deve visitar e ver?

Há uma opinião de que faz sentido ir descansar em países europeus apenas na estação quente. No entanto, o inverno em Montenegro pode ser tão alegre quanto junho em Paris ou agosto na Bulgária. O principal é conhecer todas as sutilezas e nuances dessas férias.

Peculiaridades

O inverno é ruim em apenas um aspecto: fica mais frio e não é tão aconchegante. Mas essa mudança no clima repele a maioria dos turistas comuns. E, portanto, você pode conhecer a arquitetura, a história, em parte e a natureza do país muito melhor do que em uma estação quente. Estas vantagens justificam plenamente a impossibilidade de se deitar na praia. O clima montenegrino é ameno e os preços baixam com o início da estação fria.

Fortes nevascas ocorrem em áreas montanhosas. Para esquiar, essas são condições quase ideais. Melhor está apenas nos Alpes e outros lugares reconhecidos. Mas os preços são visivelmente mais altos. As férias de inverno em Montenegro estão se tornando mais agradáveis ​​graças às paisagens únicas. É quase impossível desviar os olhos das montanhas cobertas de neve cobertas por densas florestas de abetos, de casas modestas e outras belezas.

Meteorologia

O inverno em Montenegro não é muito rigoroso - apenas em alguns dias a temperatura do ar cai para mais de -10 graus. Mais frequentemente, ele oscila entre –7 e +5 graus Celsius. Às vezes, em um dia ensolarado à tarde, o ar pode esquentar até 12 graus. Esse clima em dezembro é inatingível, mesmo nas regiões mais quentes da Rússia. Mas, ao mesmo tempo, ainda não difere tanto das condições familiares ao nosso povo.

Portanto, a aclimatação não causa nenhuma dificuldade particular. No inverno, a chuva cai com muito mais frequência do que a neve perto da costa.Mas atrás da cordilheira, localizada um pouco mais longe, é possível nevar muito. No entanto, isso não acontece com muita frequência. A duração da temporada de esqui é de aproximadamente seis meses.

Não vale a pena temer um vento forte e frio. O ar do inverno em Montenegro é limpo e fresco. É difícil encontrar um lugar mais seguro na Europa em termos de ecologia. Mas é necessário levar em consideração as peculiaridades das condições em cada região. Apesar do tamanho muito pequeno de Montenegro (menor que a região de Kaliningrado), a diferença entre eles é muito significativa.

Em Bar, a temperatura do ar em dezembro aquece até +11 graus, em janeiro é ainda mais quente - até +12. Em Budva, o termômetro mostra de forma estável uma média de +11 graus. Tivat tem uma temperatura do ar em dezembro de cerca de +10, e em janeiro - até +11. Para efeito de comparação - em Podgorica nestes meses a temperatura é de +9 e +10 graus. A cidade montenegrina mais fria é Pljevlja (-1 e +1 graus Celsius, respectivamente).

Para onde os esquiadores devem ir?

Quem decidir esquiar deve ir a Durmitor. Esta área, localizada 150 km ao norte de Podgorica, é considerada um dos lugares mais bonitos da Terra. Não é à toa que Durmitor recebeu o status de parque nacional. A área de resort do parque está localizada a uma altitude de 1100 a 1700 m acima do nível do mar. O pico mais alto Bobotov Kuk atinge 2500 m.

Em dezembro-abril, a cobertura de neve em Durmitor é de 1,2 m. Este resort tem zonas claras para atletas iniciantes e escaladores avançados das encostas. As pistas são equipadas em total conformidade com as normas internacionais. O centro da área de esqui de Montenegro é o resort Zabljak. A cidade está bem equipada, você pode facilmente morar em uma villa ou em um hotel modesto.

A temporada de esqui em Zabljak vai de janeiro a abril. Existem pistas bem no meio da cidade:

  • Yavorovacha;
  • Shtuoz;
  • Savin Kuk (há um funicular nele).

Zabljak pode oferecer escolas para esquiadores e snowboarders. Não é necessário carregar o equipamento, pois ele é alugado.

Trilhas de esqui cross-country são fornecidas. Kolashin está localizado na margem esquerda do Tara. É agradável ver isso já porque a cidade recebeu o apelido de "Pequena Suíça".

Os esquiadores vêm aqui todos os anos para esquiar do Monte Belasitsa. As pistas de esqui e tobogã foram preparadas. Os teleféricos estão disponíveis. Para sua informação: você pode combinar facilmente o lazer ativo na montanha e a pesca. Cavalgue o suficiente em um dia e coma o que você pescou no jantar - o que poderia ser mais bonito.

Agora, outro centro de esqui em Montenegro está se desenvolvendo rapidamente - Bijelasica-Jezerine. Ele está localizado a apenas 9 km de Kolasin. As encostas locais são tão planas que não representam perigo para pessoas com treinamento mínimo. Duas encostas principais podem em breve ser reabastecidas com novas encostas.

V Kolashin conhecedores de esqui cross-country também vão

Excursões, caminhadas

O lazer da excursão pode ser combinado harmoniosamente com o mesmo esqui. Mas em Montenegro existem algumas atrações para devotar suas férias inteiras a conhecê-los. Entre eles se destaca Mosteiro de Cetinje, localizado na cidade de Cetinje.

Se visitar a arquitetura do templo não é inspirador ou satisfatório até o fim, vale a pena subir ao longo do caminho para Njegushi. Então, do topo da montanha, será possível ver a baía de Kotor da melhor perspectiva.

A população da vila de Njegushi tem uma disposição positiva e recebe os turistas como seus amigos. Tendo chegado a este lugar, certamente você terá que provar:

  • kaymak;
  • prosciutto;
  • Queijos montenegrinos;
  • refeições caseiras;
  • hidromel (que também tem um efeito curativo).

Alguns amantes radicais combinam a visita a Montenegro no inverno com nadar nas ondas do Mar Adriático. Faz sentido fazer isso apenas para "morsas" treinadas. Pessoas não acostumadas a mergulhar em água fria podem até se machucar.

Importante: no final de dezembro, como em outros lugares, os montenegrinos se preparam intensamente para as celebrações do Ano Novo. Neste momento, você pode combinar a utilização de programas de excursão e caminhadas pelas ruas pintadas.

Os meses de inverno em Montenegro permitem que os viajantes aprimorem suas habilidades com motos de neve, raquetes de neve, jipes e até bicicletas de montanha. Você pode combinar negócios com prazer visitando centros de spa. O resto será mais divertido se você for a boates. Alguns deles estão localizados perto de hotéis em estações de esqui. Voltando aos programas das excursões, é necessário mencionar a variedade de monumentos religiosos que podem ser encontrados em quase todos os povoados.

Entre eles se destacam:

  • Mosteiro de Ostrog (Niksic);
  • Gospa od Shkrpiela;
  • Igreja de São João (Budva);
  • a Igreja da Ressurreição e a Igreja de São Jorge (Podgorica).

O que mais você deve visitar e ver?

Não pense que existem apenas monumentos religiosos em Montenegro. Este país também possui um número considerável de museus. Então, em Kotor há um museu do gato e um museu naval.

Museus da cidade em Perast e Budva acabou sendo bastante atraente para os amantes da história local. Trabalha em Tivat museu naval, que irá agradar a todos os conhecedores do assunto.

dezembro Podgorica é famosa por dois grandes festivais.

No decorrer Dias de cultura apresentar estampas e novas tendências na literatura. Escritores que estão começando a carreira demonstram suas conquistas. Vários livros são apresentados, incluindo novas obras de vários gêneros.

Cena de arte É um festival dedicado ao cinema, teatro e música. Dura 14 dias. Participam do evento não apenas montenegrinos, mas também representantes de estados vizinhos.

Simultaneamente na cidade de Virpazar, que fica perto do Lago Skadar, é Dias de festival de vinho e desolação. Em poucos dias, qualquer pessoa pode participar na degustação de vinhos montenegrinos, variedades de uvas (incluindo novas conquistas de seleção). O festival é solene: é acompanhado de concertos.

Os montenegrinos celebram o ano novo de maneira esplêndida. O entretenimento atinge seu auge em 31 de dezembro em Budva e Kotor... As casas de shows estão sendo montadas nas praças principais das duas cidades.

A beleza natural vale uma visita. Lago Skadar... É melhor reservar uma visita guiada pelos habitantes locais. O programa inclui um levantamento não só das principais paisagens, mas também de áreas onde os turistas raramente chegam. A chegar para a aldeia de Komarno, os visitantes verão de dentro como era a casa de Montenegro nos velhos tempos. Eles também terão a oportunidade de andar de barco ao longo da foz do rio Crnojevic. Na cidade de Bar, é aconselhável visitar o palácio do rei Nikola. A partir daí vale a pena ir para o complexo de museus Old Bar.

O destaque do acervo do museu é a oliveira, com mais de dois mil anos. Ao visitar Ultsin é aconselhável caminhar primeiro pelas ruas que respiram com a antiguidade. Além disso, os viajantes são aconselhados a ir à praia, de onde partem os barcos, contornando a ilha de Ada Bojana. Se nem a natureza, nem as atrações culturais não são mais encantadoras, você pode ir às compras.

Enquanto Montenegro não é considerado um destino de compras, Podgorica merece uma visita pelos melhores outlets.

Para as férias de inverno em Montenegro, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa