Ilhas de Montenegro e suas atrações
Montenegro é um canto perdido da terra cercado pelo Mar Adriático. É um grupo de ilhas com dezenas de mosteiros e atrações antigas, bem como lagos e parques nacionais. Descansar aqui é um prazer barato, porém, permite que você desfrute da natureza, além de mergulhar na atmosfera da antiguidade ao máximo.
Neste artigo, contaremos mais sobre as populares ilhas de Montenegro e suas atrações.
Virgem no Recife
Outro nome para a ilha Gospa od Shkrpiela. É uma pequena ilha na Baía de Kotor, em frente ao local onde está localizada a cidade costeira de Perast. É um marco significativo de Montenegro. Por sua natureza, a ilha da Virgem é artificial - para criá-la, os navios foram deliberadamente inundados com pedras.
O maior edifício na ilha é a Igreja Católica de mesmo nome Theotokos-on-the-reef... Além disso, há um museu, um farol e uma loja de souvenirs.
De acordo com uma antiga lenda, a ilha foi construída pelas mãos de marinheiros locais - eles levaram mais de cem anos. Então, foi a pedra que salvou os dois marinheiros da morte inevitável. Aqui, mais tarde, eles descobriram um valor histórico (segundo os historiadores, isso aconteceu em 22 de julho de 1452) - o ícone "Madonna and Child". Os marinheiros, que acreditaram no milagre, começaram a fortalecer a rocha com um desejo ainda maior, a fim de aumentar a escala do terreno para futuras construções de templos.
Depois dessa história, todos os marinheiros que voltavam para casa jogaram uma pedra nesta pedra - então, tal ação se tornou um costume que sobreviveu aos nossos tempos.
Todos os anos, no dia 22 de julho, ao pôr do sol, os moradores locais por transporte aquático vão até a terra da Virgem - no entanto, pedras são atiradas na água, ampliando assim os limites da parte insular.
Em 1452, uma pequena igreja ortodoxa foi construída no local da relíquia encontrada, e já em 1630, os venezianos que chegaram ergueram uma verdadeira igreja católica com o nome Theotokos-on-the-reef. Logo esta parte do terreno passou a ter o mesmo nome. Um pouco mais tarde, as igrejas foram complementadas com cúpulas e uma torre sineira.
Se você entrar no templo, poderá ver pinturas barrocas de Tripo Kokolya, um artista local do século XVII. A obra mais popular é a tela de 10 metros - "A Assunção da Virgem".
Além disso, o templo abriga um belo altar de mármore, erguido pelo escultor genovês Capelano Antonio. Atualmente abriga o ícone "Theotokos-on-the-Reef" do artista Lovrentiy Dobrishevich.
Impossível não falar da famosa tapeçaria, demorou até 25 anos para criá-la (de Yasinta Kunik-Majovitz). Para tecer, a menina usava não apenas fios de ouro e prata, mas também seu próprio cabelo.
São Jorge (Ilha dos Mortos)
Esta ilha está localizada perto da principal cidade de Perast (Boka Kotorska Bay), do ponto de vista geográfico, é de origem natural.
A cidade destaca-se pelo facto de outrora aqui ter existido uma escola náutica, onde os filhos da nobreza aprenderam sobre assuntos marítimos por decreto de D. Pedro I. Além disso, os turistas são atraídos pelo mais belo cipreste.
Outro local significativo na ilha de São Jorge é o cemitério da igreja. Os famosos capitães de Perast estão enterrados aqui. Assim, as lápides são decoradas com raros emblemas heráldicos.
Desde o momento da construção, pinturas dos séculos XIII-XIV pendiam das paredes; um pouco mais tarde, os abades do templo decoraram as paredes com telas do famoso pintor Kotor, Lovrenty Dobrishevich.
A Ilha dos Mortos atrai turistas com uma história de amor trágico. De acordo com uma antiga lenda, um soldado francês disparou de um canhão na direção da cidade de Perast. Por acaso, o projétil atingiu a casa de sua amada - ela morreu, e ele desejou deitar-se com ela no caixão.
Segundo dados oficiais, a Ilha dos Mortos é considerada fechada, mas os turistas curiosos não perdem a oportunidade de tocar nas antigas muralhas, bem como de passear pelo cemitério.
Micholska Prevlaka (Ilha das Flores)
Segundo dados oficiais, é considerada uma península. Seu segundo nome - a Ilha das Flores - recebeu pelo abundante florescimento das plantas. Nos séculos passados, havia um mosteiro São Miguel Arcanjo.
A ilha de Prevlaka está localizada no Golfo de Tivat. Há um aeroporto em funcionamento nas proximidades, que só pode ser alcançado através da ponte de carro.
Antes da guerra, havia muitos jardins no território montenegrino, nos quais flores, palmeiras, oliveiras cresciam. Infelizmente, as hostilidades tiveram um efeito prejudicial sobre o número de jardins. No entanto, uma bela praia com algumas plantas com flores sobreviveu até hoje.
A segunda atração é as ruínas do mosteiro de Mikholska Prevlaka (século 16), São Arcanjo Miguel (século 15). Os santuários foram destruídos pelos venezianos por meio do envenenamento planejado dos habitantes. Somente no século XIX. o templo foi restaurado. A nova Igreja da Trindade permite que os turistas venerem as relíquias dos monges mortos (eram 70).
Outros lugares populares
Entre as demais ilhas de Montenegro, vale destacar a ilha-fortaleza Mamula, localizada ao lado do popular balneário de Hertsog Novi. Além da beleza pitoresca, este lugar atrai com outro atrativo. Durante a guerra, uma prisão foi localizada aqui (o fundador foi o general austríaco Lazar Mamula). Você pode chegar a este lugar de barco.
Um lugar popular para turistas em Montenegro é Fortaleza Grmozur, localizado na ilha de mesmo nome. É um raro objeto histórico-militar desde a época do confronto entre soldados montenegrinos e turcos. Nas terras ocupadas pelos turcos, foi construída uma prisão-fortaleza (1840).
As ilhas de Montenegro são antigas, lindas, guardando muitas lendas e histórias que atraem turistas de todo o mundo. Toque os santuários e rochedos, caminhe pelos lugares destruídos durante a guerra, admire as paisagens incríveis, no final ouça o barulho do mar - suas férias em Montenegro ficarão lembradas por muito tempo.
Para uma visão geral de uma das ilhas de Montenegro, veja abaixo.