Tudo sobre o mar em Montenegro
Montenegro é um pequeno estado dos Balcãs. Sua população é igual à população de uma cidade russa média e chega a pouco mais de 600 mil pessoas. Mas para os turistas, este país é excepcionalmente atraente por muitos motivos.
Um clima ameno maravilhoso, pequenas cidades aconchegantes, monumentos históricos, férias variadas de uma família tranquila a uma juventude alegre, serviço excelente, cozinha mediterrânea - e tudo isso a preços acessíveis. Mas a verdadeira pérola do país é o Mar Adriático limpo, quente e muito bonito.
Descrição
O Mar Adriático está localizado entre as Penínsulas dos Balcãs e dos Apeninos. Pertence aos mares semifechados e faz parte do sistema hídrico da bacia do Mediterrâneo, ligando-se ao Mar Mediterrâneo na parte sul através do Estreito de Otranto, que os locais romanticamente chamam de Porta de Entrada para o Adriático e o Mar Jônico.
O comprimento do mar é de pouco menos de 800 quilômetros e a largura média é de cerca de 250 quilômetros.
As costas no oeste são baixas, recortadas por lagoas, e no leste - montanhosas, com muitas baías, onde portos convenientes estão localizados. O mar fica nas profundezas da costa, o que é muito favorável à navegação, que tem se desenvolvido ativamente aqui desde os tempos antigos.
Mesmo assim, o Adriático era um dos principais centros de navegação e comércio, existem muitas grandes cidades portuárias na costa. De grande importância para a navegação é também o facto de este mar ser considerado um dos mais calmos e seguros.
O Adriático dificilmente pode ser chamado de mar profundo. A profundidade média não ultrapassa 250 metros, e ao norte, mais perto do continente, onde antes existiam terras e cidades antigas, o fundo sobe até 20 metros. Ao sul, a profundidade aumenta gradativamente.
A depressão mais profunda - 1230 metros - está localizada no sudeste.
As ilhas, grandes e pequenas, são praticamente todas habitadas. Os maiores deles (com uma área de mais de 300 quilômetros) são chamados de Cres, Brac, Krk e Hvar.
Desde os tempos antigos, o porto de Adria está localizado no delta dos rios Adige e Po. No início, os gregos chamavam apenas a parte norte de Adrias Kolpos, depois todo o mar recebeu esse nome. Agora, de Adria à costa marítima, até 25 quilômetros, como devido aos sedimentos, os rios mudaram de curso.
O Adriático é chamado de mar de seis países. Suas águas banham as costas da Itália, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Albânia e Montenegro.
Este último responde por 200 quilômetros das mais belas praias.
Uma característica distintiva e muito valiosa deste mar é a sua extraordinária pureza e transparência. Um fundo rochoso, que é visível a um recorde de 56 metros, desempenha um papel significativo neste fenômeno. Isso permite que você examine em detalhes a vida marinha, o que dá aos resorts do Adriático um charme exótico especial.
Nadar no Adriático é fácil, pois a água é muito salgada a 38ppm. Isto é explicado por um pequeno afluxo de água doce, apenas 2 rios grandes e vários rios pequenos deságuam neste mar.
O Adriático é o único mar em que a água apresenta uma cor azul brilhante e invulgarmente bela, que lhe confere uma grande quantidade de minerais e sais, o que é muito benéfico para a saúde.
Temperatura
Apesar da proximidade do Mar Mediterrâneo, o clima no Adriático é completamente diferente, embora algumas características do Mediterrâneo ainda estejam presentes.
A primavera aqui começa em março, quando o ar esquenta acima de +10 graus durante o dia, e a floração ativa das plantas começa.
Em abril, durante o dia, a temperatura do ar fica acima de +20 graus, e à noite pode até cair para +15 graus Celsius.
A época mais confortável para férias em Montenegro começa em maio, com a chegada do verão climático. É em maio que se abre a alta temporada turística, que vai até outubro.
A temperatura do ar neste momento já está acima de +20 graus, mas o mar ainda está frio - +17,18 graus, e é muito cedo para nadar nele.
No verão, o anticiclone dos Açores rege o clima da costa, com tempo claro, quente, até quente, mas os ventos marítimos característicos desta zona - brisa, siroco, bora, mistral - atenuam o calor. Raramente há tempestades neste momento.
Em junho, a temperatura média diária é de +28,30 graus, em julho sobe para +32,36 graus Celsius. Os mesmos indicadores são típicos de agosto.
Em junho, a água também é bastante fria, +18,23 graus. Em julho, ele aquece no sul em +26 graus e no norte em +24 graus.
A mesma temperatura permanece em agosto.
Setembro e outubro são ótimos momentos para relaxar. A temperatura do ar e da água diminui ligeiramente, mas permanece bastante confortável para o banho de mar. A temporada de férias termina em outubro.
Em novembro, fica mais frio, a temperatura do ar pode cair para +13 graus e a temperatura da água começa a cair rapidamente.
Os invernos são frios, nublados e chuvosos. Neste momento, até 70 por cento de toda a precipitação anual cai, e a temperatura da água cai drasticamente.
Em fevereiro, até +7,12 graus. A temperatura do ar no inverno em algumas regiões do norte pode cair a zero e, por um curto período, pode até nevar.
Em geral, a temperatura da água é ligeiramente mais baixa do que em outros mares do sul, devido à alta transparência da água. A água pura aquece mais lentamente e pior do que a água turva.
Fauna
A flora e a fauna do Mar Adriático são ricas e muito diversificadas. Muitas espécies estão incluídas no Livro Vermelho. As águas límpidas permitem observar a vida marinha, sendo este um atrativo do resort.
Existem mais de 750 espécies de algas. Existem castanhos, vermelhos e verdes. Seus matagais foram escolhidos por cavalos-marinhos.
A zona costeira é habitat de moluscos, gastrópodes e bivalves. As conchas duráveis permitem que resistam até mesmo aos choques mais fortes das ondas.Aqui você também pode encontrar equinodermos e crustáceos.
Águas rasas são um paraíso para ostras, mexilhões e pequenos caranguejos.
Existem pepinos do mar exóticos, ouriços do mar e discos do mar.
Há especialmente muitos ouriços-do-mar nas costas montenegrina e croata; eles estão no fundo; é fácil confundi-los com uma pedra e pisar neles. Os ouriços-do-mar comuns são perigosos porque suas agulhas, cravadas na pele, se rompem e são muito difíceis de remover. As consequências disso podem ser dor aguda, irritação, vermelhidão. supuração.
Uma injeção muito dolorosa pode ser infligida por ouriços do mar negro que vivem em profundidades rasas. Eles são especialmente perigosos para os mergulhadores que exploram o fundo, portanto, por segurança, vale a pena comprar chinelos especiais, geralmente chamados de coral.
Representantes de grandes crustáceos - lagostas e caranguejos - vivem um pouco mais fundo.
Aqui vivem chocos, polvos, estrelas do mar, moreias, enguias e dragões-marinhos podem nadar.
Os cardumes de peixes comerciais são um verdadeiro tesouro do Adriático. Atum, sardinha, cavala, cavala, bonito são apenas algumas das raças.
Os mamíferos são representados por duas espécies: golfinhos e a muito rara foca-monge.
Às vezes, as correntes carregam águas-vivas transparentes e pólipos hidroides para as águas do Adriático, que brilham no escuro. Entre as águas-vivas também podem ser encontradas as perigosas, por isso é melhor evitar o encontro com elas.
Mas "suas" medusas não são encontradas neste mar, elas só podem ser trazidas pelas ondas furiosas.
Os tubarões são raros neste mar tranquilo, mas ainda estão disponíveis. Este é um tubarão anão, branco, azul, espinhoso, brilhante de barriga de veludo e raposa do mar. O tubarão gigante também vale a pena temer, embora haja poucos representantes dessa raça.
É importante notar que a probabilidade de encontrar um tubarão é insignificante, não há tubarões comedores de homem aqui. Muito mais perigosos são os proprietários de mandíbulas poderosas e dentes afiados - congro e moreia, bem como arraia-raia, cujo próprio nome sugere a presença de espinhos denteados em sua cauda contendo um veneno mortal.
Vermes de fogo e anêmonas podem queimar e infligir dor severa, e um choque elétrico pode ser recebido ao encontrar um raio elétrico, mas é quase impossível encontrá-lo.
Plâncton, vermes, peixes juvenis e pequenos crustáceos servem de alimento para muitos animais marinhos. É importante notar que nas águas de qualquer mar, ao se encontrar com seus habitantes, especialmente os desconhecidos, é necessário aderir a um único princípio - não incomodar, nem pegar, nem tocar, nem tentar se alimentar.
Eles respondem com agressão apenas às ações por parte de uma pessoa, que podem considerar um ataque.
Condições de lazer
As características distintivas de umas férias em Montenegro são um preço acessível, sem visto para uma estada curta, a conveniência dos hotéis, um serviço de alto nível e a possibilidade de escolher a praia mais conveniente.
A faixa à beira-mar, muito bem cuidada, tem apenas 70 quilômetros de extensão, mas existem três tipos de praias: concreto sobre pontões, areia e cascalho. Eles são comumente chamados de Rivieras, acrescentando o nome de uma grande cidade próxima.
O resort mais bonito, o mais popular, mas também o mais caro, é Budva. Riviera.
A natureza aqui é verdadeiramente magnífica, os hotéis merecem as maiores estrelas, o serviço é adequado. Mas os preços da comida e das lembranças são muito altos aqui.
Esta cidade é boa para recreação ativa dos jovens. Muitas competições esportivas e festivais de música são realizados aqui. Bares noturnos, restaurantes e clubes não vão deixar você ficar entediado. O programa de excursões também é muito rico e interessante.
Os resorts caros incluem Becici, Rafailovici e a Ilha de Santo Estêvão.
Amostras da arquitetura mediterrânea são uma verdadeira decoração dessas cidades.
Você pode relaxar com conforto na maior praia de Montenegro em Petrovac. Existe também um cais para pequenos iates, barcos ou apenas barcos.
Esta cidade é especialmente adequada para férias tranquilas em família ou famílias com crianças.Cada pequena coisa é pensada em hotéis e lojas para entretenimento e comodidade até dos mais pequenos hóspedes.
Você também pode ter um ótimo descanso com as crianças em Ulcinj.
É uma praia de areia muito confortável com uma entrada suave para o mar, e a profundidade perto da costa aumenta gradualmente.
A apenas dois quilômetros de Ulcinj está a praia Tropicana, equipada com atrações aquáticas, e um parque de diversões infantil.
O resort mais barato está localizado em Sutomore. Hotéis de três estrelas, apartamentos alugados são acessíveis, mas ao mesmo tempo muito confortáveis. A praia é arenosa com pequenas inclusões de seixos.
As praias de calhau abrigam o maior porto marítimo de Montenegro - a cidade de Bar. É a capital dos negócios do país, onde, além da recreação, você encontra produtos baratos da Itália e de outros países europeus.
Especialmente apreciadas são as margens das baías, cujas águas calmas e rasas são melhor aquecidas.
As rivieras de seixos e pontões da Baía de Herceg-Novinsky são famosas.
Então, a praia de Zhanitsa ficou muito tempo fechada, o presidente descansou aqui. Agora esta praia está acessível a todos.
Outro resort popular - Lepetane, que se traduz como "cidade das belezas" - está localizado às margens da Baía de Kotor. Esta área é caracterizada pelo clima mais quente do que o resto da costa.
Se você considerar cuidadosamente a organização de sua viagem, decida suas preferências, umas férias no belo e hospitaleiro Montenegro, às margens do incrível Mar Adriático, irão satisfazer todos os gostos e deixar as mais maravilhosas impressões.
Prós e contras de descansar em Montenegro no próximo vídeo.