Mosteiro de Ostrog em Montenegro: descrição e direções
Centenas de milhares de peregrinos anualmente vão a lugares sagrados para homenageá-los com sua visita, bem como pedir saúde, felicidade e vitalidade aos intercessores celestiais. Existem lugares que o mundo inteiro conhece, por exemplo, Jerusalém. Existem aqueles dos quais nem todos ouviram falar ou têm informações aproximadas. Por exemplo, muitos provavelmente sabem o nome de Vasily Ostrozhsky de ouvido, mas não sabem quase nada sobre o mosteiro associado a ele. Mas essa é uma das principais atrações de Montenegro.
Um pouco de historia
Ostrog é o nome do atual mosteiro sérvio ortodoxo. Ele é notável em muitos aspectos. O primeiro é sua localização. O mosteiro foi construído bem na rocha, a uma altitude de 900 m acima do nível do mar. E esta localização realmente especial do mosteiro atrai cada vez mais peregrinos às suas paredes. Mas não é só a geografia do local que torna o edifício único.
O mosteiro Ostrog em Montenegro é uma história bem conhecida, captada em várias fontes, que chegou aos nossos tempos de forma reconhecível. O século XVII pode ser considerado a data de fundação do mosteiro. Devemos agradecer a Vasily de Ostrog, bispo metropolitano de Herzegovinsky, por isso. Ele foi canonizado após sua morte e hoje é um dos santos mais reverenciados na Sérvia e Montenegro.
O nome verdadeiro de Vasily Ostrozhsky é Stoyan Yovanovitch. Desde a infância, os pais, desejando a seu filho uma vida melhor, enviaram-no para seu tio em um mosteiro. Em Trebinje, ele fez os votos monásticos, escolhendo para si a vida de um asceta para sempre. Tornar-se bispo foi uma decisão difícil para este homem, ele não o fez com muita vontade. Mas, felizmente, Vasily concordou e posteriormente construiu aquele mosteiro notável nas montanhas.Ele construiu durante toda a sua vida, apenas a morte interrompeu a construção, o que fez muito sentido para o bispo.
Fato interessante! Sete anos após o repouso de Basílio de Ostrog, o abade do mosteiro de São Lucas tem um sonho em que o falecido bispo pede para abrir seu túmulo em Ostrog. O sonho se repetiu várias vezes, o que foi percebido como um sinal celestial, e junto com os monges o abade realmente foi para Ostrog. O jejum e a oração junto ao túmulo duraram sete dias, somente depois que o último refúgio de Vasily Ostrozhsky foi aberto. Seu corpo estava bem preservado, o aroma de manjericão emanava dele. As relíquias foram transferidas para o Mosteiro Superior e até hoje permanecem na Igreja Vvedenskaya.
Infelizmente, não houve paz contínua para o mosteiro durante todos os séculos de sua existência. Tínhamos que defender o santuário na rocha, principalmente dos turcos. E durante a Segunda Guerra Mundial, uma bomba alemã caiu na Igreja da Santíssima Trindade no território do mosteiro. Não é um milagre que a bomba estourou, mas nunca explodiu ?! Os fragmentos da concha ainda são mantidos no mosteiro.
Se voltarmos a Vasily Ostrozhsky, cujo nome é sagrado para os ortodoxos, há uma lenda de que uma linda videira cresceu no local de sua morte. Até hoje, muitas mulheres que sonham em dar à luz um bebê acreditam que são as uvas do local de repouso da santa que as ajudarão nisso.
O que ver?
O território do mosteiro de Ostrog é interessante em si - são vários objetos que vão se abrindo gradualmente ao visitante.
Portanto, ao planejar uma excursão a este templo, lembre-se de que levará muito tempo (se você realmente quiser ver tudo).
Mosteiro inferior
Por exemplo, o Mosteiro Inferior foi construído há relativamente pouco tempo, no século XIX. Possui várias celas, a Igreja da Santíssima Trindade, bem como uma pousada que serve de abrigo para peregrinos durante a noite. Uma cama vai custar cerca de 5 euros. O visitante será acordado cedo, por volta das 5 da manhã.
Nesta mesma igreja descansam as relíquias do jovem Stanko - este é um menino de 12 anos, suas mãos foram cortadas durante os anos difíceis da perseguição turca porque ele não largou a cruz ortodoxa. Após a morte de um mártir, o menino foi canonizado.
Mosteiro superior
Ele está localizado a três quilômetros de Nizhny Novgorod. Devemos nos preparar imediatamente para o fato de que o caminho para esta parte do santuário é perigoso, difícil para qualquer viajante, em certo sentido, arriscado. Embora os crentes raramente o usem, também existe um caminho curto, o da floresta.
No território do Mosteiro Superior, existem duas igrejas - Vvedenskaya e Krestovozdvizhenskaya. Muitos e muitos peregrinos correm para Vvedenskaya, o que pode ser entendido: o próprio Vasily Ostrozhsky passou 15 anos aqui em orações incansáveis. É surpreendente que o tamanho do santuário seja mais do que modesto - 3 por 3 metros.Na entrada você pode ver um ícone esculpido do bispo na rocha.
Quanto às relíquias, há um castiçal de prata e um livro de orações do século XVIII.
Duas igrejas nas cavernas conseguiram sobreviver, uma vez que não havia estruturas de madeira nelas. Agora, no mosteiro, esses são os lugares mais importantes e venerados. As células monásticas foram reconstruídas novamente.
A Igreja Vvedenskaya é o local onde as relíquias de Vasily of Ostrog estão enterradas.
Há muitos peregrinos - tanto locais quanto turistas de longe, nos fins de semana seria difícil chegar às relíquias aqui, então os monges controlam o fluxo.
A Igreja da Exaltação da Cruz tem esse nome, uma vez que se acredita que parte da cruz na qual Jesus foi crucificado foi apresentada aos reitores do templo durante a sua construção... O templo está localizado em uma caverna, no andar superior do mosteiro. Seus afrescos foram pintados pelo artista sérvio Radul. E embora esteja úmido dentro do templo, os afrescos estão bem preservados. Sua singularidade reside no fato de que ele trabalhou nos afrescos de Radul bem nas paredes da rocha. E retratam São Basílio, São Sava, além de episódios da vida de Jesus, festas religiosas.
Durante a excursão, os turistas terão interesse em ver:
- um santuário com as relíquias de São Basílio de Ostrog;
- uma fonte de cura, da qual a água é gratuita para todos os visitantes;
- cadeias consideradas evidências da cura de uma pessoa que sofre de raiva (armazenadas na Igreja da Santa Cruz);
- fragmentos de uma concha que caiu no templo durante a Segunda Guerra Mundial;
- relíquias sagradas de Stanko, de 12 anos.
Nos dias de feriados religiosos, o número de peregrinos perto das paredes do mosteiro torna-se especialmente grande. No verão, a maioria tenta subir até o Mosteiro Superior a pé, embora os microônibus locais ofereçam o serviço de entrega. Se um crente é convicto, muito religioso, e veio a esses lugares para pedir algo a São Basílio, ele pode percorrer o caminho até ele descalço ou mesmo de joelhos.
No dia da morte de Vasily Ostrozhsky, 12 de maio, os peregrinos tentam passar a noite nas paredes do mosteiro. A propósito, a roupa de cama mais simples pode ser obtida no local. É necessário pernoitar para receber a oração matinal. E embora haja uma sala de peregrinação, que dificilmente pode ser chamada de mini-hotel, especialmente os religiosos preferem passar a noite ao ar livre.
Loja de souvenirs Ostrog
Ao que parece, o que há de notável na loja de souvenirs que funciona em todos os mosteiros? Mas o sortimento do que pode ser comprado na loja do mosteiro de Ostrog realmente merece atenção. Velas, caixas de incenso e ícones são um conjunto padrão para esses lugares, mas aqui você ainda pode se tornar o dono de broches, pingentes de prata e ouro com a imagem de um santuário, amuletos.
Você pode comprar mel, azeite e vinho aqui. Como lembrança da viagem, você pode levar daqui óleos aromáticos curativos (qualidade muito alta), cosméticos naturais. Aliás, este último, por mais rude que pareça, pode ser apenas uma jogada de marketing, mas sua qualidade é muito alta de acordo com as avaliações de quem comprou e usou.
Um pouco mais sobre brojanits. Este é o nome do rosário especial que é usado na mão. No local onde essas contas são tecidas, há uma cruz, que pode ser de plástico ou metal. Existem 33 nós no brojanet, e cada nó consiste em 7 tramas cruzadas. Esta é uma joia muito forte e durável que custará ao turista alguns euros. São vendidos em várias cores: o preto fala de ascetismo, o branco - de pureza e inocência, o azul protege o dono da sobretensão e o vermelho - de olhares invejosos. Os broches são tecidos de lã de ovelha.
Você pode comprá-la não apenas para si mesmo - muitas vezes essas joias são levadas para serem oferecidas como um presente a seus entes queridos. Eles geralmente são usados na mão esquerda. Há uma opinião de que usar uma vestimenta equivale a usar uma cruz ortodoxa que pode ser vestida.
Você também pode comprar rakia na loja de souvenirs. Este é o nome de uma bebida forte, que é essencialmente um conhaque. O conhaque mais forte é o conhaque de ameixa, e também há conhaque feito de damasco, marmelo, maçã e uva. O conhaque também é feito à base de mel e ervas. Você pode comprar uma bebida em garrafas muito bonitas, então a bebida é mais do que adequada para uma apresentação dos lugares sagrados de Montenegro.
É improvável que saia da loja de souvenirs sem comprar mel local - montanha, floresta, prado, flor, tília ... A escolha é muito ampla e agradável. Sementes locais, sementes de abóbora e girassol são adicionadas ao mel, a iguaria acaba sendo muito saborosa. E se você comprar mel com figos e nozes, é improvável que encontre algo semelhante em outro lugar.
Os monges fabricam com os frutos das oliveiras locais e do azeite. Você também pode comprar vinho aqui: Vranac (tinto) e Krstach (branco). E ao lado dele, uma boa variedade de xaropes medicinais. Os cosméticos são feitos de leite de cabra, cera de abelha e ervas da montanha. A água para cosméticos é retirada diretamente de uma fonte de cura.
Em suma, vale a pena levar mais dinheiro para tal excursão, pois a loja do mosteiro surpreende agradavelmente pelo seu sortimento.
Como chegar lá?
Em Budva, o turista pode alugar um carro, o que facilita muito mais a logística da rota.Várias estradas levam ao mosteiro, cada uma das quais pode ser alcançada: uma passa por Danilovgrad, a outra - de Bogetici, a terceira - de Niksic. A estrada que atravessa Danilovgrad é considerada por muitos a mais segura para os turistas que não são tentados pelas serpentinas.
A segunda maneira é usar os serviços de transporte público. Não há conexão direta de Budva com Ostrog, por mais estranho que seja. Portanto, o caminho consistirá em várias etapas:
- de Budva a Podgorica de ônibus (uma hora e meia);
- de Podgorica a Ostrog de trem (40 minutos);
- da estação ferroviária ao mosteiro a pé ou de táxi: a pé será cerca de uma hora e gratuitamente, de táxi - 15 minutos e cerca de 20 euros.
Se chegar por conta própria, fora do grupo excursão, certifique-se de garantir as despesas de viagem (o transporte terá que ser trocado), para despesas imprevistas. Visualize a rota futura no mapa com antecedência.
Mas não se preocupe: a qualidade do transporte aqui é muito boa, até um simples trem vai parecer muito confortável para você, onde tudo é pensado para a comodidade do passageiro.
Muitos turistas consideram o caminho da estação ferroviária de Dabovichi diretamente para o mosteiro como a parte mais interessante da rota. A extensão deste percurso é de cerca de 4 km, todo o caminho é uma estrada asfaltada, onde se percorre vinhas e quintas que se vão avistar. Também existe a possibilidade de pegar carona. Mas este caminho é simplesmente criado para caminhar - vistas incrivelmente belas, paisagens mutantes.
Certifique-se de recarregar seu telefone um dia antes da viagem ou leve sua câmera com você.
E há também um caminho da estação ferroviária de Ostrog, que, embora mais curto, é mais difícil de superar. A qualidade da trilha é tão difícil em alguns lugares que você terá muita dificuldade sem sapatos de trekking. Pegar carona está excluído, a infraestrutura ao longo do caminho fica no vermelho.
Regras de visita
Lembre-se de que contaminar os sentimentos dos crentes não são apenas palavras e motivo de contenda. Portanto, tente cumprir todas as regras para visitar o Mosteiro de Ostrog. Esses são, em primeiro lugar, requisitos claros para o vestuário. Ombros e joelhos, não importa o quão quente esteja, devem ser cobertos para homens e mulheres. T-shirts e shorts podem ser usados na estrada, mas no território do mosteiro este traje terá que ser trocado por camisas e calças para os homens, bem como saias e xales nos ombros para as mulheres.
Mas não é necessário que as mulheres cubram a cabeça neste lugar, ninguém as condenará por terem a cabeça descoberta (embora a maioria dos turistas e peregrinos ortodoxos ainda use lenço na cabeça).
É proibido fumar no território do santuário, trazer animais de estimação com você. Você não pode tirar fotos e tirar fotos dentro dos templos.
Além disso, prepare-se para o fato de que alguns momentos podem não ser familiares para você. Por exemplo, as velas não são colocadas aqui sob os ícones da igreja - elas são colocadas fora da igreja, em caixas especiais com areia e água. Além disso, a confiança é construída em quantas velas você pegou, se você pagou seu custo - ninguém verifica isso.
Se decidir ficar em uma casa de peregrino, você será acomodado em um quarto que pode acomodar 10 pessoas por vez. Tem camas, uma área comum para lavar roupa, uma cozinha-sala de jantar (é possível fazer café, aquecer comida).
Por muitos anos, pessoas de diferentes países vão a Vasily Ostrozhsky em busca de ajuda, muitas vezes na esperança de um milagre. E isso acontecia ainda durante a vida do padre: ele dava abrigo aos sem-teto, alimentava os famintos e, finalmente, ajudava com conselhos. Muitas pessoas, de acordo com as respostas, receberam cura física e / ou mental após visitar o santuário. Existem evidências da cura de pessoas com doenças mentais. Se a fé profunda o chama para esses lugares, você precisa visitar todos os cantos do mosteiro, e o pináculo da peregrinação será um toque para as relíquias milagrosas de Vasily of Ostrog. Mas um turista comum certamente se lembrará deste lugar único.
Uma visão geral do mosteiro Ostrog em Montenegro no vídeo abaixo.