História de Lovcen, descrição e características do feriado
No oeste da Península Balcânica, existe um país cuja natureza merece os maiores elogios. Existem 5 reservas naturais, uma das quais é Lovcen. Localiza-se mais perto da costa marítima do que outras, o que certamente atrai turistas. Para um número considerável de pessoas, este local tornou-se uma descoberta: o Montenegro é visível de relance, as vistas são deslumbrantes, quero voltar aqui de novo.
História
Em meados do século passado, Lovcen, localizado no sudoeste do estado, foi declarado parque nacional. A cordilheira é adornada com dois pontos mais altos: Shtirovnik é um pouco mais alto - 1749 m, e o pico Jezerskaya é mais baixo - 1657 m. Mas não só os amantes da montanha podem apreciar esta beleza. O parque nacional também atrai turistas, onde só existem 1300 espécies de plantas.
O parque foi criado pelas autoridades de Montenegro para fins de proteção da natureza, e também faz parte do patrimônio cultural, histórico e até arquitetônico do país. Aqui, há algo para inspirar os amantes da arquitetura - por exemplo, a vila de Njegushi é um monumento da arquitetura nacional.
O principal ponto turístico do parque é o mausoléu de Pedro Njegosi. Para os montenegrinos, essa personalidade é um culto: Pedro II Petrovich governou o país, foi bispo, escritor. E o lugar do seu último refúgio, aliás, ele escolheu a si mesmo - isso está historicamente comprovado. Infelizmente, você não pode ver a capela original: isso é culpa dos ocupantes, o exército austro-húngaro não poupou o tesouro nacional. As autoridades austríacas não tiveram medo de perturbar as cinzas do falecido: de acordo com a sua ordem, os restos mortais do governante foram transferidos para o Mosteiro de Cetinje.
Mas após a Primeira Guerra Mundial, o governante sérvio Pedro I Karageorgievich conseguiu enterrar os restos mortais do líder da nação na capela, no mesmo lugar.A nova capela foi construída pelo rei Alexandre em 1920. Infelizmente, este não foi o fim dos infortúnios: durante os tempos da Jugoslávia socialista (isto é, este país, convém recordar, incluía o Montenegro), os mausoléus pagãos eram os preferidos. As igrejas ortodoxas foram destruídas e a capela não foi poupada. Na década de 70 do século passado, um mausoléu surgiu em seu lugar. E alguns anos depois de sua construção, um terremoto aguardava o país: muitos moradores estão certos de que este é um castigo pela profanação do santuário.
Os guias contarão aos turistas a difícil história da região, mas as primeiras impressões não envolvem palavras. A cabeça está tonta com as belezas pelas quais Lovcen é famosa. Não muito longe do mausoléu há uma plataforma de observação com uma vista panorâmica de tirar o fôlego. Uma grande parte de Montenegro está na palma da sua mão. Para isso eles vêm aqui!
Descrição
O Parque Nacional Montenegrino não é apenas uma montanha e uma reserva natural, é um lugar de energia especial. Você pode caminhar pela floresta de faias e pinheiros, ver raras tulipas e açafrões, delicados lírios. Existem javalis, você pode encontrar um veado, uma raposa. A representação do pássaro não é menos sólida - águias douradas, águias e também rouxinóis dublados.
Finalmente, os amantes dos passeios de "alívio" certamente irão adorar as cavernas e depressões semelhantes a crateras, nascentes de montanhas e até cachoeiras. Algumas nascentes têm uma composição mineral invejável da água.
E mais uma atração importante do parque - está localizado na zona climática de fronteira. O mar e a montanha coexistem e isso tem um efeito benéfico na saúde humana. Definitivamente, uma viagem a Lovcen cura e estimula o sistema imunológico. Além de uma enorme quantidade de emoções positivas, surpresas, descobertas - isso não é menos útil para os somáticos humanos.
Muitos turistas vêm aqui principalmente por causa das montanhas. A altura da cordilheira não é tão impressionante, é claro, como Elbrus ou Mont Blanc, mas 1700 m acima do nível do mar é um indicador decente. A montanha Lovcen tem um declive rochoso, onde existem muitas fendas, buracos, quedas profundas. Esteticamente, parece grandioso - não é à toa que tantas belas fotos foram tiradas de olho nas encostas das montanhas.
Mas imagine que do Monte Lovcen avista-se cerca de 70% do território do país - só este fato já impressiona, obrigando-o a construir um roteiro turístico levando em conta este lugar.
Lazer para turistas
Altura 1200 m - o vale do Monte Lovcen, grande, pitoresco e, talvez, o mais interessante para um turista. Chama-se Ivanova Korita. É nesta área que se situa o Adventure Park com uma área de dois hectares. Aqui, os desenvolvedores pavimentaram 7 trilhas que vão surpreender e encantar os amantes da atividade física e dos esportes radicais.
No mesmo território existe um centro turístico, onde pode obter um mapa do parque com uma programação detalhada do percurso. Aqui você também pode solicitar um guia que tornará sua caminhada mais significativa e segura.
Curiosamente, a entrada em Lovcen foi gratuita para turistas durante um ano inteiro. Os residentes locais, cujas casas estão no território da reserva, provaram este direito em juízo. No verão de 2018, as autoridades instalaram a barreira novamente e a taxa de entrada tornou-se constante novamente. É verdade que isso não afetou o território das aldeias, elas passaram a cobrar uma taxa bem no topo, onde fica o mausoléu de Njegos.
No entanto, você pode organizar entretenimento para qualquer carteira. Se você está pronto para gastar dinheiro, pode alugar quadriciclos. Não é barato, mas haverá muitas impressões. Mas também é muito agradável caminhar entre abetos e pinheiros, notando a dispersão de morangueiros sob os pés.
Vamos descobrir por que mais ir para Lovcen.
- No inverno, os picos das montanhas ficam cobertos de neve, por isso os turistas alugam esquis e trenós para as crianças. E tudo isso está a uma hora de carro da interminável costa de verão do mar - o contraste climático é impressionante.
- Os primeiros meses da primavera no parque nacional são o reino dos açafrões. Beleza indescritível, prados inteiros de açafrões que só pedem a lente da câmera de um viajante.
- Toda a família adora o parque de cordas.Se a criança já tiver 5 anos, ela poderá participar de tais aventuras. O preço varia de 8 a 20 euros.
- Local ideal para churrasco. E os montenegrinos estão bem cientes disso, que nos fins de semana gostam de vir a Ivanova Korita, onde não só pode caminhar ao longo do relevo maravilhoso, agradável para os músculos, mas também fritar espetadas de montanha perfumadas. Observe que os churrascos e as mesas são gratuitos, à disposição de todos.
Finalmente, é impossível imaginar o lazer aqui sem visitar o mausoléu de Njegos. Depois de ver o local histórico, você continuará sua jornada chegando ao mirante. Mas 461 passos ainda precisam ser alcançados. E já está lá - vistas sem precedentes e a sensação de voar alto.
Muitos turistas vêm aqui para fazer caminhadas. Este é o nome da caminhada, que agora é muito popular (como antes). Uma viagem curta, não a ponto de um cansaço insano, pelo terreno montanhoso é o que precisa um funcionário de escritório cansado de servir ao monitor e ao trabalho de rotina. Além disso, existem várias rotas em Lovcen, você pode escolher aquela que corresponde ao nível de prontidão.
Outro local notável são os bancos de observação sobre a Baía de Kotor. Não é surpreendente que as sessões de fotos de casamento neste lugar sejam tão procuradas. Parece que o mundo inteiro está olhando para você, e essa beleza é impossível de respirar. Mas você não precisa ser recém-casado para apreciar a beleza do lugar. Se você tem pelo menos uma gota de romance em você, o sentimento de “simplesmente não há palavras” virá até você aqui com certeza.
E ainda há estrada Kotor - Lovcense você olhar as fotos do quadricóptero, elas parecem irreais. Você sabe quantas voltas tem? Melhor contá-los ao longo do caminho, no entanto. A estrada foi construída há mais de 130 anos.
Ao planejar sua visita a esta região de Montenegro, não deixe de levar um lindo caderno, ou melhor, um caderno de esboços. Você provavelmente desejará descrever as primeiras impressões, filosofar ou talvez fazer esboços. Tudo está disposto a isso!
Como chegar lá?
Infelizmente, não há transporte público direto para Lovcen. Mas se você vai de Budva a Cetinje, aproxime o ponto final da rota. Um autocarro para Cetinje custa alguns euros, e já aí se negocia com um taxista, e por 25 euros (nos dois sentidos) chegará a Lovcen. Não deve haver problemas com táxi, há muitas pessoas dispostas a ajudá-lo por um preço adequado no mosteiro.
No entanto, você também pode alugar um carro de Budva para Lovcen. Mas mesmo aqui você não será capaz de contornar Cetinje - diga-se de passagem, estará mais perto. A estrada de Kotor a Lovcen é uma serpentina bastante estreita, mas você pode fazer parte do caminho.
No entanto, se você está acostumado com o tráfego nas estradas, terá que ficar nervoso. A estrada de circunvalação de Cetinje foi alargada, o que já é uma boa notícia.
A pé você também pode vir para Lovcen. De Kotor, esta viagem levará pelo menos cinco horas só de ida. Mas ao longo do caminho há um ótimo ponto de descanso com um restaurante. Muitos turistas preferem pegar carona de volta. Se você decidir escalar, precisa sair de madrugada para chegar ao topo da mais bela montanha à tarde.
Um ótimo lugar para um orçamento (mas não tão perto de zero) férias. Se você está cansado das rotas turísticas banais da Europa Central, se gosta de pequenos países "aconchegantes", se as montanhas e o mar, as flores, os pinheiros e as caminhadas o atraem muito mais urbano, pense seriamente em uma viagem a Lovcen.
A viagem vai conquistá-lo e, muito provavelmente, no próximo Eurovision, você votará em um pequeno, mas muito bonito, Montenegro.
Sobre o mausoléu de Petr Njegos no Parque Lovcen em Montenegro, veja o próximo vídeo.