Montenegro

Tudo sobre a culinária de Montenegro

Tudo sobre a culinária de Montenegro
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Principais cursos nacionais
  3. O que é servido para o segundo?
  4. Quais produtos lácteos valem a pena experimentar?
  5. As melhores sobremesas
  6. Bebidas
  7. Frutas

Quanto mais longe saímos de casa nas férias, mais queremos aprender e experimentar tudo de novo - são praias e pistas de esqui, atrações e tradições locais, moda e, claro, gastronomia. Lembre-se: os turistas escolhem quase sempre excursões a aldeias originais e restaurantes da gastronomia nacional para respirar os sabores locais, saborear comidas e bebidas, tentar compreender o país e as pessoas que lhes permitiram tocar na sua cultura. E Montenegro, felizmente, não é exceção. Vamos conhecer a gastronomia deste país o mais rápido possível!

Peculiaridades

A cozinha do Montenegro irá certamente deliciar aqueles para quem a comida é uma delícia. Vai deliciar duplamente quem gosta de comer muito, porque a comida aqui se põe nos pratos sem arrependimento e a comida é farta. Muitos turistas levam uma porção para 2-3 pessoas em restaurantes e cafés. Os montenegrinos são amantes de carne e, quanto mais nas montanhas, mais carne e queijo. No litoral, os hóspedes serão servidos pratos de peixe, mas isso, infelizmente, é um prazer caro não só para os turistas, mas também para os próprios montenegrinos, porque não há pesca industrial aqui.

Aqueles que preferem uma nutrição adequada também não passarão fome - afinal é um país do sul, onde um grande número de vegetais e frutas são cultivados. Claro, que tal um país montanhoso sem queijo natural e produtos lácteos fermentados com pão achatado ou pão acabado de sair do forno.

A beleza desta cozinha está em seu variedade: muitos pratos da ex-Iugoslávia são semelhantes à culinária dos países vizinhos (Turquia e Albânia, Itália e Áustria, Hungria).E por ser uma mistura de oriente e ocidente, o cardápio dos restaurantes dos hotéis e barracas de rua será muito diversificado.

As especiarias do sul com produtos locais totalmente orgânicos renderam refeições incrivelmente deliciosas.

Existem poucos empreendimentos industriais no país (e estão localizados longe dos roteiros turísticos), eles tentam cultivar plantas sem o uso de produtos químicos. Mas a carne é comprada na Sérvia, onde os animais crescem em condições naturais. Resultado: não faz sentido o agricultor usar ração geneticamente modificada para animais e plantas, por isso a comida é natural e muito saborosa.

Além disso, os montenegrinos são um povo muito hospitaleiro que trata os seus hóspedes com prazer. Inclusive o vinho local, que costuma acompanhar qualquer prato quente e queijos.

Cada comunidade (região) tem seus próprios segredos culinários, portanto, os nomes das cidades costumam ser incluídos nos nomes dos pratos: tsrmnitsko fermentado, truta podgorica, bife Negush. Para saborear comida nacional caseira, vá às tabernas locais - konoba.

Outra característica da gastronomia montenegrina, mais associada ao trabalho no ramo do turismo, é a preferência por pratos simples com pouca gordura e especiarias. Aqui fritam-se um pouco no azeite (como na cozinha oriental), cozinham-se muito mais, assam na brasa ou assam no fogo aberto.

Os montenegrinos têm um prato - um aperitivo meze - um corte de carnes, queijos e azeitonas diferentes. Um prato com fatias de ovos cozidos e pepinos em conserva é colocado ao lado dele. E se os convidados saciaram a primeira fome, então é hora de servir a primeira.

Principais cursos nacionais

Os pratos quentes líquidos são apreciados em Montenegro, como em todos os países eslavos. Existem duas variedades da primeira: sopa e chorba. A sopa é chamada de caldo transparente com adição de carne, que é temperada com macarrão, vegetais, arroz. A sopa de frutos do mar é ainda mais leve do que a sopa de carne. Eles cozinham na costa.

Chorba é uma sopa espessa e rica de carne ou peixe. É semelhante ao goulash húngaro em sua densidade. Se você encontrar os seguintes nomes no menu, saiba o que eles significam:

  • chorba od povrcha - caldo com legumes;
  • chorba od kopriva - sopa com urtiga em caldo de galinha ou vegetariano;
  • pilecha chorba - o primeiro em carne de frango;
  • goveja chorba - caldo rico com carne e vegetais, mas sem batatas;
  • riblya chorba - um primeiro prato de peixe, é preparado a partir de vários tipos de peixes, temperado com farinha para dar densidade e poupar especiarias picantes.

Esta orelha é a mais popular entre os turistas. A diferença do nosso prato light é exatamente uma chorba grossa com pimenta, colorau e molho de tomate.

O que é servido para o segundo?

O segundo é tradicionalmente entendido como um prato quente. Mas Montenegro também é famoso por seus salgadinhos e saladas. Mas o mingau não é muito popular. No entanto, tsitsvara, um purê feito de fubá e queijo jovem, costuma ser servido no café da manhã. Tsitsvara é regado com leite ou iogurte, ou comido com uma mordida de batata.

A segunda versão do café da manhã tradicional é a vapor: o pão amanhecido é embebido em leite com a adição de manteiga e queijo novo. Um prato rústico e farto acompanha-se com iogurte.

Uma característica distintiva das saladas montenegrinas é que todos os ingredientes são picados grosseiramente e tudo é servido em grandes quantidades.

Quanto aos petiscos, o prato principal é o prsut - um cartão de visita de Montenegro. É um análogo do jamon, que pode ser comprado em qualquer loja. É prosciutto numa embalagem a vácuo que os hóspedes do campo levam de presente para casa. Na aldeia montenegrina de Njegushi, as receitas originais para defumar e secar presunto (porco ou, com muito menos frequência, carne de boi) foram preservadas. Leva de 4 a 24 meses desde o início da produção até o estado de prontidão total. Quanto mais tempo o presunto é guardado, mais caro ele fica. Carnes curadas devem ser usadas para meze, um lanche à parte ou como ingrediente em outros pratos.

Mas outros pratos de carne não são menos populares:

  • tirando de Mlieku - borrego cozido no leite;
  • cabide - esta é uma costeleta em que se embrulham queijo e presunto;
  • bagunçado - Trata-se de um sortido de pratos de carnes grelhadas, normalmente servidos em restaurantes de hotéis;
  • muffin - carne de porco, que foi primeiro frita em fogo aberto e depois cozida com legumes;
  • Bife de negush - bife de vaca, em que se embrulham o presunto e o queijo Kaymak;
  • pashticada - guisado em molho misturado com bolinhos de massa ou macarrão;
  • biscoitos - carne frita no espeto;
  • Pleskavitsa - uma costeleta achatada de 20 cm de diâmetro, que é feita apenas de carne e cebola, e é frita sem empanar;
  • razhnichi - shashlik de carne pequena ou porco;
  • sarma - rolos de repolho muito pequenos;
  • chevapchichi (chevapi) - enchidos grelhados à base de uma mistura de borrego e vitela finamente picada;
  • Schnitzel de porco montenegrino - são tubos de carne com Kaimak, que são empanados com farinha, ovos e depois com pão ralado e fritos;
  • cordeiro debaixo do saco - uma das especialidades de Montenegro, que é cozida em sacha (panela de ferro fundido) por 3-6 horas.

Peixes e frutos do mar também são muito apreciados pelos turistas, embora sejam caros. Mas quanto mais perto você chega do sul do país, mais chances você tem de provar ostras e camarões, lulas e mexilhões - aqui os preços são muito mais baixos. Você pode preparar suas próprias refeições com um pescado recém-comprado, ou pode visitar um restaurante de peixe ou uma barraca ao ar livre. Em qualquer caso, será incrivelmente saboroso, especialmente com o vinho branco local "Krstach". Os mais populares e famosos são as seguintes iguarias:

  • goulash dálmata - diversas variedades de peixe estufado com molho de tomate e especiarias;
  • Carpa skadar - peixes capturados no lago Skadar e assados ​​na frigideira com molho de ameixa com adição de maçãs ou marmelos, à medida que cozinha o molho vira geleia;
  • mexilhões com pão fresco crocante - servido com molho Buzara branco ou tinto;
  • polvo, grelhado;
  • Arroz a grega com uma variedade de frutos do mar;
  • przheni ligni - lula, geralmente frita em massa;
  • Peixe Ohrid - um prato de filetes de peixe, cebola, batata ralada e natas, que se cozinha em tachos, servido com pickles;
  • risoto preto com tinta de choco;
  • Yaprake - carpa cozida, regada com muito creme.

A guarnição é servida com vegetais cozidos em pedaços ou em forma pastosa: dálmata cozido, cacamak, páprica assada, giroscópios.

De referir que a gastronomia do Montenegro é muito semelhante à de outros países dos Balcãs, pelo que os nomes dos pratos são muito semelhantes.

Quais produtos lácteos valem a pena experimentar?

Produtos lácteos fermentados e queijos locais são outra delícia saborosa para vir a Montenegro.

  • Kaymak - leite cozido fermentado, que ao mesmo tempo se assemelha a queijo cottage, creme de leite e manteiga. Coma com uma colher ou espalhe no pão como queijo. Nos cardápios de restaurantes, procure este produto salgado chamado Creme. É adicionado a muitos pratos.
  • Queijo Njegush É mais um cartão de visita deste local. É preparado na receita original com leite de ovelha, mas geralmente é misturado com leite de cabra ou vaca. O queijo pode ser jovem (a lembrar queijo feta menos salgado) e duro, fumado ou em azeite, com pimenta ou presunto, com ervas ou bagas. Pode ser um aperitivo ou ingrediente de saladas, tartes burek, sobremesas.
  • Lisnati - Folha de queijo adocicado, popular no montanhoso Kolasin, feito com leite de vaca pela manhã e pela ordenha à noite.

As melhores sobremesas

Em Montenegro, há uma grande variedade de pratos que se comem no final de uma festa. Claro, agora essas iguarias podem ser degustadas não só em restaurantes, mas também compradas para prová-las na hora. Os doces incluem:

  • "Noite das meninas" - rolo recheado com passas, figos e nozes;
  • Crofne - donuts, dentro dos quais pode haver geleia, chocolate, creme;
  • o carrasco - panquecas enormes em que se embrulham compotas, natas doces, chocolate quente, mas o prato pode ser saboroso se o recheio for requeijão, presunto, queijo, fiambre;
  • baklava - o famoso doce oriental com passas e nozes;
  • tulumba - Pedaços de massa muito doces humedecendo-os em calda ou mel.

Os biscoitos salgados, mas não menos saborosos, incluem:

  • burek - massa folhada recheada com queijo ou carne;
  • gibanitsa - torta de queijo cottage;
  • Strukli - Queijo (requeijão), nozes e ameixas são embrulhados na massa, cozidos no forno ou fervidos em água com sal.

Bebidas

Para os montenegrinos, o chá é um remédio feito de camomila ou hortelã, e o café é uma bebida que pode ser bebida 24 horas por dia. Outra bebida popular é a limonada, mas não é misturada com açúcar (será servida separadamente). Se tiver sorte, peça à dona de casa uma bebida de romã silvestre que não está disponível nas lojas.

Os amantes da cerveja podem apreciar a bebida local Niksichko, escura, clara ou com aditivos, que foi recentemente exportada com a marca NIK.

E, claro, seria estranho se vinho e licores não fossem feitos no país de amoras e frutas:

  • de marmelo, maçãs, galhos de pinheiros jovens, mirtilos são incríveis licores;
  • "Rum da casa" - é (por algum motivo) rum doce caseiro;
  • "Vranats" e "Krstach" - as melhores variedades de vinhos apresentadas nas lojas;
  • rakiya - vodka com frutas (força - 50 graus).

Vale ressaltar que se você não precisa se preocupar com a qualidade dos produtos, não se recomenda beber água da torneira em Montenegro.

Frutas

Montenegro irá deliciá-lo com a abundância de frutas locais. Os fãs de abacaxis, bananas e cocos estão sem sorte - eles não crescem aqui. E aqui está uma lista incompleta do que cresce e vende aqui:

  • na primavera - kiwi e laranja;
  • em junho - morangos, cerejas e cerejas;
  • em julho - damascos e pêssegos, mangas e maçãs, peras e ameixas, melões e figos verdes, framboesas, amoras, mirtilos, nêspera;
  • em agosto - começa a cantar figos e romãs, melancias;
  • no outono uvas, tangerinas, kumquats, caquis e zinzula estão amadurecendo ativamente.

Tudo sobre a culinária de Montenegro, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa