Kolasin: atrações, tempo e direções
O pequeno resort montenegrino de Kolasin atrai cada vez mais turistas a cada ano. Pistas de esqui, bela natureza, paz e tranquilidade especiais e, claro, deliciosos pratos de carne - este é o segredo do aumento da popularidade da cidade. Como chegar, aonde ir e o que comer, vamos te contar neste artigo.
Descrição
Kolasin é uma pequena cidade de Montenegro, cercada em três lados por montanhas (Belasitsa, Sinyaevina e Komovi). Kolasin é uma cidade antiga, leva sua história desde o século 17, quando foi fundada pelos turcos. Eles usaram o assentamento como um ponto de trânsito, no caminho de caravanas de Istambul ao Mar Adriático.
Hoje Kolasin é um grande centro turístico, onde está localizada uma das duas estações de esqui de Montenegro.
Devido às diferenças de altura, o resort é adequado tanto para iniciantes como para atletas mais experientes. A cidade é cercada por uma floresta centenária, que é protegida pelo estado e faz parte do parque nacional. Aliás, outro nome para a cidade é "spa aéreo". Foi obtido pelo ar curativo e clima agradável da região.
Por muito tempo, Kolasin permaneceu à sombra das maiores estações de esqui - Zabljak (Montenegro) e Kopaonik (Sérvia). No entanto, em 2008, uma grande empresa de investimentos chamou a atenção para Kolashin, tendo comprado as pistas de esqui e construído 2 hotéis. Desde então, a cidade passou a se desenvolver ativamente, atraindo turistas.
Características do clima
O clima no território de Kolashin é moderado. Este resort não é adequado para férias de verão na praia no sentido clássico. A temporada turística começa com a chegada do inverno, no início de dezembro, e dura em média até meados de abril... No verão, Kolasin é igualmente bonita, mas costuma chover.
A precipitação média anual é de 1200 mm, e às vezes ainda mais alta, portanto, férias de esqui são o ideal aqui. A maior parte da precipitação ocorre entre novembro e a segunda quinzena de janeiro. A menor precipitação é registrada em julho e agosto. As encostas são relativamente quentes e há muita neve. Em geral, o clima é bastante agradável - os verões são quentes e os invernos com neve, mas sem geadas severas. A temperatura máxima no verão sobe para +30 graus, no inverno cai para -10.
O que ver?
Kolasin não é apenas uma estação de esqui, mas também uma cidade velha com muitas atrações.
Via de regra, todos estão associados ao ecoturismo e aos atrativos arquitetônicos localizados em áreas protegidas.
Um deles é o Canyon Moraca, localizado imediatamente no território de Kolasin e Podgorica. As rochas são consideradas uma característica do desfiladeiro - são nuas, íngremes e verticais. As margens são ricas em flora e fauna. A melhor vista do cânion se abre da Ponte Djurdjevic e do deck de observação (próximo ao ponto mais profundo do cânion - Platie Gorge).
No território do cânion fica o mosteiro da Moraca, construído no século XIII. Nele ainda são realizados serviços, recebidos peregrinos e turistas. Um exemplo da arquitetura do século 17 é a Igreja da Assunção da Virgem, onde afrescos antigos e ícones raros foram preservados. A Igreja de São Nicolau também merece uma visita.
Os fãs do ecoturismo devem vir a Kolasin no verão e fazer um tour pelo parque nacional.
Durante ela, o turista aprecia a vista das florestas, e o ponto alto da caminhada é a descida ao Lago Biogradskoe. A sua singularidade é que é um dos cinco lagos glaciais. A propósito, existem chalés de hóspedes nas proximidades. Você pode alugar um quarto neles para viver no seio da natureza. A viagem ao Lago Biograd será lembrada não só pelos lugares mais bonitos, mas também pela pesca. Para amadores, passeios especiais são organizados. No inverno, o lago também fica lotado. Aqui eles lotam o rinque de patinação, montam escorregadores para adultos e crianças, organizam o aluguel de equipamentos esportivos.
Biogradska Gora se delicia com suas florestas. Segundo dados locais, algumas árvores têm mil anos e a circunferência chega a meio metro. No início da zona florestal, os turistas são recebidos pelo já descrito Lago Biogradsko. Além disso, existem mais 4 lagos glaciais, escondidos entre a vegetação intocada da floresta. A maior parte das rotas turísticas envolvem a visita ao ponto mais alto da reserva (2139 m).
Naturalmente, vale a pena visitar as pistas de esqui localizadas a 8 km de Kolasin. Existem 2 estações de esqui aqui - Belasitsa e Trebalevo, seria mais correto chamá-los de Kolashino 1450 e Kolashino 1600 (na verdade, este é um resort). O primeiro tem 15 km de extensão total e o trecho mais longo 4,5 km. Como algumas pistas são da classe FIS, as competições internacionais são realizadas em "Belasitsa".
No entanto, o mapa de pista inclui linhas para iniciantes e atletas razoavelmente qualificados, bem como profissionais.
Se você for para o leste da cidade, você se encontrará em um lugar pitoresco - o Parque Nacional Prokletije. O nome é traduzido do sérvio como "montanhas amaldiçoadas", e do albanês - como "Alpes albaneses". Apesar da tristeza de um dos nomes, este local distingue-se pela vegetação exuberante, rica em vida selvagem. É por isso que em 2009, em nível estadual, foi decidido definir o status desse território - declará-lo um parque nacional. Os conhecedores de escaladas de montanhas podem escalar o ponto mais alto de Prokletija - o pico Zla-Kolata (2534 m), bem como visitar vários belos desfiladeiros.
Prokletije também é rica em águas - muitos rios de montanha e riachos fluem aqui, que se assemelham a nascentes durante uma seca. Uma das atrações é o Lago Plavskoe. No verão, excursões são organizadas para ele. No inverno, é inacessível aos turistas - o lago congela e a estrada para ele fica coberta de neve. Uma visita ao lago será interessante não só para os amantes da natureza, mas também para os pescadores.
O lago é o lar de muitas espécies, existem áreas especiais para a pesca.
No território de Prokletiya existem edifícios antigos e pontos turísticos: as mesquitas do czar e de Vizir, a Igreja da Santíssima Trindade (arquitetura do século XII), Kula Rajepagicha, o mosteiro Vysokie Dechany. Além disso, foram preservados aqui edifícios residenciais antigos no estilo de construção típico montenegrino.... Estas são pequenas em aparência, mas espaçosas e aconchegantes casas feitas de pedra e madeira. Você pode tocar a história conhecendo as gravuras rupestres, que também estão disponíveis na reserva.
O que tentar?
Kolasin, como qualquer cidade turística, apesar de seu pequeno tamanho, está repleta de cafés e restaurantes. A maioria trabalha até tarde da noite e abre das 10 às 11 da manhã. As porções em Montenegro são grandes, às vezes uma dá para duas pessoas.
Na maioria dos casos, pão, manteiga caseira e queijo são servidos gratuitamente com o prato principal.
Montenegro é um país de carne. À primeira vista, parece que aqui se servem as costeletas e os bifes habituais, mas, graças aos molhos especiais, adquirem um sabor autêntico. Pratos nacionais preparados de acordo com receitas antigas agora perdidas podem ser degustados no Konoba e Savardak. No primeiro, as velas são acesas à noite, no segundo também não é menos atmosférico, pois é feito em forma de wigwam. Outro restaurante que preservou o autêntico estilo e gastronomia nacional é o Viline Vode.
Como em qualquer outra região montanhosa de Montenegro, Kolasin serve uma variedade de iguarias de carne. Popular é o hanger - uma costeleta cozida com uma incrível combinação de especiarias, chevapchichi - salsichas de diferentes tipos de carne picada com especiarias, razhnichi - espetadas de vitela e porco.
Existem muitas opções de carnes no carvão e no espeto.
Também vale a pena provar o cordeiro, que é preparado de forma especial no Montenegro. Eles são colocados em uma panela de ferro fundido e cobertos com uma tampa maciça e pesada (sachê). Carvões quentes são colocados em cima da tampa, e é assim que a carne é cozida. Como resultado, o cordeiro debaixo da sacha (esse é o nome do prato) mostra-se incrivelmente tenro e suculento.
Como Kolasin é mais montanhosa do que uma região litorânea, peixes e frutos do mar são um pouco menos populares aqui. Mesmo assim, frutos do mar são servidos, no entanto, o custo é superfaturado. Observe que, ao contrário dos pratos de carne, os pratos de frutos do mar indicam o custo por 100 ge não para toda a porção.
Os pratos de peixe e marisco são principalmente preparados de acordo com as receitas clássicas do Mediterrâneo.
Em Kolasin, você também pode encontrar um prato nacional com frutos do mar. Esta é uma sopa grossa de chorba feita com vários tipos de peixes, farinha e especiarias. Ao contrário da sopa de peixe normal, é cozinhada sem adição de cereais e tem uma consistência muito mais espessa.
Definitivamente, vale a pena experimentar o queijo em Montenegro. Há muitas variedades deles aqui, já que há uma atitude especial em relação ao queijo em Kolasin. É servido como prato independente, como complemento do prato principal, e também colocado nos cereais, faz sanduíches, molhos. Os pães achatados nacionais são preparados com queijo: kachamak, kashkaval. O queijo mais famoso - kaymak, assemelha-se ao creme de leite na consistência, tem uma tonalidade cremosa pronunciada.
Se prefere a cozinha clássica europeia e mundial, mas quer saborear iguarias locais, vá ao Restaurante Tradicional Vodenica ou ao Restoran Slavija.
Pode acompanhar o seu jantar com vinho, embora o vinho montenegrino não seja muito apreciado no mercado mundial. Como alternativa, experimente o vranats, um vinho especial com um sabor ácido pronunciado. Se você quiser uma bebida mais forte, pode recomendar krunak - vodka de uva.
Estas bebidas são produzidas em todo o Montenegro, pelo que não será problema comprá-las em Kolasin.
Como chegar lá?
Como a cidade não tem aeroporto próprio, é mais conveniente voar primeiro para Podgorica. A distância até Kolashin é de 80 km.Você pode voar para Tivat, mas então terá que viajar 150 km até Kolasin.
Budva está localizado 2,5-3 horas de carro de Kolasin. Muitos vão a Budva para férias culturais e param por aí, e só vêm a Kolasin para esquiar. Ao mesmo tempo, a estrada entre as cidades é muito pitoresca, então uma viagem de carro se transforma em uma jornada completa.
As direções de carro também podem ser construídas através de Cetinje e Podgorica com um tour pelas atrações locais (mosteiro da Moraca, por exemplo).
Nesse caso, a viagem levará de 5 a 6 horas. No inverno, escurece cedo em Montenegro, isso deve ser levado em consideração ao planejar uma viagem. Como transferência, você pode pegar um táxi ou usar o ônibus público. Os preços para eles variam, dependendo das características do roteiro e da temporada.
Você pode se locomover pela cidade a pé ou de táxi, quase não há transporte público. No entanto, a cidade é bastante pequena, por isso caminhar não será cansativo. Se você está planejando viajar para os subúrbios, é mais lucrativo alugar um carro.
Onde ficar?
Você pode escolher um hotel ou hotel no centro como acomodação para o período de suas férias. São pontos de férias clássicos, os preços variam dependendo da situação do hotel, nível de serviço, proximidade de locais de entretenimento. A maioria dos hotéis inclui café da manhã. Além disso, ao reservar um quarto, você pode solicitar imediatamente um traslado do aeroporto.
Se você quer mais privacidade com a natureza, preste atenção aos bangalôs de campo, que estão escondidos nas majestosas florestas de Kolasin.
Se você está relaxando com uma grande família com filhos ou empresas, dê uma olhada nas vilas no campo. Além dos quartos e banheiros, costumam ter uma cozinha equipada para cozinhar.
O hotel SPA Bianca Resort & Spa goza de grande popularidade, as suas janelas dão para o Monte Belasitsa. Os quartos vão desde standard a suites, a maior parte do hotel é forrada a madeira, o que cria uma atmosfera especial de conforto no hotel. Outro destino turístico popular, o Apartmani Villa Bjelasica, está localizado a 3 km do centro. A vista da janela aqui também se abre para as montanhas, além dos quartos e áreas de hóspedes, há uma cozinha. Por uma taxa adicional, você pode usar a academia e a sauna.
Se você está procurando um hotel econômico, dê uma olhada no Garni Hotel. Apesar de ser um hotel de duas estrelas, delicia-se com o conforto e o serviço.
Considere outros hotéis populares em Kolasin.
- Chalet Kolašin - possui 4 estrelas, quartos com diversos graus de conforto, cozinha.
- Apartamentos Šcepanovic - o melhor lugar para ficar com crianças. As casas aconchegantes para uma ou várias famílias estão rodeadas por um jardim. Tem uma arrecadação para esquis, parqueamento.
- Casa de férias Bijeli Potok - uma instituição para quem viaja com animais de estimação de quatro patas. Animais de estimação são permitidos, o hotel dispõe de área recreativa para crianças, estacionamento, sauna.
Veja abaixo uma visão geral dos pontos turísticos de Kolasin.