Características da imigração para Montenegro
Apesar de todos os méritos potenciais da Rússia, a vida nela não agrada a muitas pessoas. Às vezes, surge a questão de se mudar para outros países. E, portanto, é útil considerar todas as nuances, por exemplo, para o reassentamento em Montenegro.
Prós e contras de se mudar
Conhecendo as condições de imigração para Montenegro, muitos admiram sua facilidade. É impossível comparar as exigências das autoridades locais com a posição do governo da Tailândia e de vários outros estados, onde condições muito duras são impostas aos imigrantes. Mas antes de tomar uma decisão final, você precisa estudar minuciosamente todas as sutilezas e nuances. A primeira vantagem do reassentamento em Montenegro já foi mencionada - não é uma barreira de exigências muito alta.
A facilidade de obtenção de uma autorização de residência é inquestionável.
No entanto, deve-se notar que a transição da autorização de residência para a residência permanente é muito mais difícil... Poucos conseguem superar essa etapa. Se você não se concentrar nas questões jurídicas, então entre os méritos de Montenegro deve ser chamada a relativa simplicidade da linguagem. É parecido com o eslavo e muitas coisas podem ser compreendidas mesmo sem tradução. Embora este ponto também não deva ser absolutizado.
Além disso, a cultura cristã prevalece entre a população local. Isso torna mais fácil encontrar o entendimento mútuo. A vantagem indiscutível do reassentamento em Montenegro é também a beleza excepcional do país. Nenhuma fotografia ou material de vídeo é capaz de transmiti-lo na íntegra. Montanhas e frutas, mar azul e nuvens são graciosos.
Este país é extremamente calmo e tranquilo. Apenas ocasionalmente chega a notícia de que alguém, em algum lugar, foi morto.Mas os conflitos são característicos principalmente dos residentes locais. O principal é não entrar nessas brigas, e então nada ameaçará. E em Montenegro, a diáspora de língua russa é muito desenvolvida. Ela interage bem uns com os outros. As reuniões são realizadas todos os anos.
Existem jardins de infância e círculos para desenvolvimento geral. Transmissões da rádio russa. Tudo isso permitiu que algumas pessoas até argumentassem que Montenegro é quase um ramo do paraíso no globo.
No entanto, a prática mostra que também existem desvantagens. Quem vive no próprio país há muito tempo (pelo menos vários meses), invariavelmente os encontra. O território montenegrino é relativamente pequeno e as cidades também não são muito significativas. Só na capital, o número de habitantes ultrapassa 20 mil pessoas. É muito difícil comprar um equipamento novo sofisticado, quase sempre você tem que ir aos estados vizinhos para isso. É possível dar eletrónica a um serviço, aliás não oficial, apenas em Podgorica.
A vida aqui flui lenta e continuamente. Para pessoas determinadas a estar “em um redemoinho de luz” o tempo todo, isso pode causar muitos transtornos emocionais. E mesmo quem quer ficar sozinho com mais frequência vai enfrentar a lentidão dos moradores locais. Eles não executam todos os trabalhos e serviços muito rapidamente.
A qualidade dos cuidados de saúde também está em questão. Não, os próprios médicos montenegrinos não são ruins. Mas a situação é bastante comum quando em cada cidade há apenas um especialista estreito de alto nível. Diagnósticos complicados, especialmente o tratamento de qualquer doença grave, terão de ser realizados no exterior. Além do mais, os serviços dos profissionais médicos são caros, mesmo quando se trata de alguns pequenos detalhes.
Os montenegrinos fumam muito. Aonde quer que os imigrantes vão - para uma instituição oficial, um restaurante, um hospital, uma escola ou qualquer outro lugar - eles terão que suportar o ar cheio de fumaça. No início, isso é percebido como algo selvagem, mas depois as pessoas começam a apreciar especialmente o ar fresco.
Quanto ao clima, os invernos montenegrinos não são muito quentes, ao contrário da crença popular. Se a temperatura do ar cair abaixo de zero, ocorre um apocalipse local.
O sistema de abastecimento de água congela e o fornecimento de energia é freqüentemente cortado ao mesmo tempo. O aquecimento central na zona costeira não é utilizado de todo. Os residentes locais aquecem suas casas com lareiras a lenha. A grande maioria dos imóveis para alugar são apenas para turistas. Ele usa apenas condicionadores de ar para aquecimento, o que claramente não é suficiente.
Aquecedores elétricos podem ser instalados. Mas as contas de eletricidade serão avassaladoras. Voltando à medicina, vale ressaltar que Os médicos tentam usar antibióticos tanto quanto possível para prevenir doenças infantis em qualquer caso. Eles parecem não conhecer nenhum outro meio. Se um profissional de saúde descobrir que os pacientes têm autorização de residência e direito a serviços gratuitos, a fila se torna mais longa do que em qualquer outro lugar da Rússia.
Os médicos também não querem entender pelo menos algo que vai além de seu círculo inicial de interesses. Se os medicamentos modernos para vacinação forem registrados no cartão médico de uma criança, em Montenegro eles simplesmente não serão reconhecidos e não entenderão o que e como colocar em seguida. E as qualificações são "boas" não apenas para os médicos. Nas 2 primeiras séries da escola, o ensino é dedicado ao ensino do amor à natureza e à correta travessia da estrada.
Existem muito poucas áreas de entretenimento para crianças, mesmo nas cidades. Existe algum tipo de "provincianismo" em tudo. Apesar da benevolência e da falta de agressividade, aos poucos há uma sensação de que existe uma aguda falta de conforto. As perspectivas de vida, especialmente para a geração futura, em Montenegro são muito nebulosas. Muitos, após alguns anos de imigração, mudam-se aqui para outros lugares, mesmo onde a taxa de criminalidade é muito maior e outros problemas estão crescendo.
O país tem perspectivas de aderir à UE, mas estão a tornar-se cada vez mais vagas. Principalmente agora, quando muitos Estados estão tentando deixar a União Européia, ou pelo menos pensar nisso. O salário médio no Montenegro ronda os 500 euros. Aqueles que recebem pelo menos um terço a mais já são reconhecidos aqui como pessoas ricas.
E uma série de profissões habituais na Federação Russa simplesmente não são procuradas em um pequeno país dos Balcãs.
A emissão de salários em envelope é bastante difundida. Como é fácil de entender, isso aumenta um pouco, mas diminui o nível de proteção social. Mas você não consegue encontrar defeitos nos produtos. Eles são baratos, altamente controlados e sempre colocados novos nas prateleiras. Quanto às roupas, o sortimento aqui é pior e os preços são mais altos do que na Rússia.
Teremos que comprar na Sérvia ou na Itália. Além disso, antes da plena integração na sociedade local, desde que os imigrantes sejam percebidos como estrangeiros, os preços serão sempre várias vezes mais elevados. Para mitigar esse efeito, você terá que comprar a maior parte das mercadorias nos supermercados. É verdade que é difícil encontrá-los, já que prevalecem os mercados e as pequenas lojas. O valor das contas de serviços públicos é muito grande e, pela Internet, você terá que pagar de 20 a 30 euros por mês, mesmo com tarifas econômicas.
Regras Gerais de Imigração
Como em qualquer outro caso de emigração da Rússia, você precisa pesar cuidadosamente os prós e os contras. Se a decisão for finalmente tomada, e em favor de Montenegro, você deve estudar cuidadosamente a legislação deste país. Não é razoável limitarmo-nos apenas a conhecer as regras que regem a migração. Você ainda deve conhecer e seguir todas as disposições e regras.
Para começar, você deve avaliar:
- quais atividades deverão ser realizadas em um novo local;
- qual será a receita neste caso;
- para qual distrito e cidade você vai se mudar;
- quanto dinheiro terá de ser gasto nas necessidades diárias.
Para os russos, definitivamente vale a pena aprimorar seus conhecimentos de inglês antes de se mudar. É aconselhável dominar com antecedência e montenegrino pelo menos no nível básico. É útil estudar questões como os programas governamentais de apoio aos imigrantes. Não é tão difícil para um cidadão russo sair, mas você ainda precisa descobrir a situação do mercado imobiliário para que alugar ou comprar não se torne um fardo insuportável.
Também é importante pensar em um momento como as fontes de renda que permanecem na Rússia. Podem ser contas bancárias, ações, moradias para aluguel com menos frequência e assim por diante.
Os russos não devem cair no encanto do sabor local durante suas viagens turísticas. Mas o melhor a fazer é se familiarizar com todas as nuances e sutilezas durante as mesmas viagens curtas. Uma excelente opção para conhecer bem o país é chegar pelo maior período de tempo que um visto de turista permite. E mais um requisito: quando todas as informações já foram coletadas, é preciso repensar, e já finalmente entender se vale a pena movimentar ou não.
Como obter uma autorização de residência?
De acordo com a legislação montenegrina, a obtenção de uma autorização de residência é possível nos seguintes casos:
- trabalho contratado (inclusive sazonal);
- atividade empreendedora;
- estudos;
- estágios;
- tratamento;
- reagrupamento familiar;
- escapar de situações extremas;
- comprar um imóvel.
A emissão de autorização de residência, inclusive para aposentados, é prerrogativa do Ministério da Administração Interna e das suas unidades estruturais nas principais cidades. Mas, pela primeira vez, os estrangeiros podem se inscrever em estruturas consulares e diplomáticas localizadas na Rússia. Os motivos pelos quais uma autorização de residência deve ser concedida não devem ser alterados antes de uma decisão ser tomada. Não é apropriado fazer isso, mesmo quando se trata de prorrogar uma autorização de residência existente. Isso pode dificultar o cumprimento do prazo exigido (que é contado a partir de zero a cada vez).
Quando um pacote de documentos é apresentado, o fato de seu fornecimento é confirmado por um certificado. Este documento contém a data do pedido de autorização de residência. Com a certidão, os estrangeiros justificam o fato de já terem feito o pedido às autoridades, mas a decisão ainda não foi tomada.
Normalmente, o período é de 20 dias; cidades individuais têm suas próprias regras e a ordem geral muda frequentemente, o que exige o esclarecimento constante de todas as nuances na edição atual.
A decisão de aprovação é lavrada em documento próprio. Ele indica qual número de registro foi atribuído ao requerente da cidadania. Documento semelhante, mas sem número de registro, é emitido com decisão negativa. De acordo com a lei, faltam 8 dias para apelar. As reclamações só podem ser feitas diretamente ao Ministério do Interior.
Casamento com um estrangeiro
Esta categoria inclui não apenas os estrangeiros que estabeleceram relações familiares com cidadãos da república, mas também os familiares de estrangeiros que possuam autorização de residência ou residência permanente. De acordo com as leis de Montenegro, os membros da família incluem:
- cônjuge;
- seus filhos menores (incluindo os nascidos fora do casamento);
- filhos menores de um dos cônjuges;
- crianças adotivas.
Portanto, se algum dos cônjuges se mudou para o Montenegro a trabalho ou por outro motivo, o outro cônjuge receberá esse status já após a reunificação. O recurso deve ser apresentado pessoalmente. Para menores e incapazes, é apresentado por representantes legais. Você precisará fornecer um passaporte internacional válido (sobrepondo o período do boravak por 3 meses ou mais). Além disso, as autoridades de migração precisarão de:
- uma fotocópia do seu passaporte internacional (é possível sem certificação em cartório);
- Documento de registro;
- confirmação da necessária garantia financeira;
- confirmação da provisão de alojamento para estrangeiros;
- apólice de seguro médico por pelo menos 30 dias;
- recibos de pagamento de autorização de residência.
Você pode confirmar a conexão familiar:
- certidões de casamento (para estrangeiros - duplicatas e originais de traduções, que são comprovadas por assinaturas de tradutores judiciais);
- fotocópia (incluindo não confirmada) do bilhete de identidade de um cidadão do Montenegro;
- uma segunda via da certidão de nascimento (acompanhada do texto original da tradução, assinada pelo responsável);
- de vez em quando, informações biométricas (fotos, impressões digitais e assinaturas pessoais).
Emprego
Neste caso, o pedido, juntamente com o próprio requerente, deverá ser apresentado também por representantes de uma entidade económica ou de um empresário privado. A lista principal de documentos exigidos é a mesma que para o reagrupamento familiar. Além disso, você terá que apresentar uma autorização de trabalho. É elaborado no serviço de emprego.
Essa licença deve ser emitida no máximo 5 dias antes de entrar em contato com a autoridade de migração.
Qualquer empresa pode enviar um convite. Ambas são empresas e organizações montenegrinas pertencentes aos próprios candidatos. Nesse caso, um boravak é emitido por um período de 12 meses. Em essência, não há diferença de um visto de trabalho regular. Você pode abrir uma empresa em Montenegro se apresentar um atestado de ausência de antecedentes criminais, seguro saúde, documento educacional (com confirmação).
O registro de uma empresa levará de 5 a 7 dias, e um boravak será emitido em duas semanas. O processo se acelera durante os meses de inverno. A taxa de inscrição é de 300 euros. Este valor inclui taxas estaduais, registro de endereço legal, abertura de contas, registro em autoridades fiscais e outras. Terá ainda de pagar pela produção de selos, pelo imposto imputado, pelos serviços de um contabilista (as duas últimas despesas são contabilizadas mensalmente).
Compra de imóvel residencial
A lei, aprovada em 1º de abril de 2015, permite a obtenção de autorização de residência em Montenegro na compra de imóvel por até 12 meses. Sua extensão é possível sem restrições.Mas, ao mesmo tempo, é preciso lembrar que ainda é impossível obter a cidadania plena. Com uma pesquisa diligente em Montenegro, você pode comprar uma habitação a preços acessíveis. Os custos das contas de serviços públicos e outros custos semelhantes são menores lá do que em outros países europeus.
Educação
Estudar em Montenegro também está se tornando outra boa forma de imigração. Em alguns currículos, não é obrigatório saber o idioma. Não é necessário visto. O registro da autorização de residência ocorrerá já no país, quando a pessoa entrar na universidade. Este método é adequado para quem não tem oportunidade de adquirir moradia; as licenças são emitidas inicialmente por 6-12 meses, depois podem ser estendidas até o fim do período de estudo.
Investimento e negócios
Esta opção pode ser considerada a solução mais promissora e competente. Afinal, a atividade comercial, mesmo experimental, já caracteriza uma pessoa de um certo lado, aumenta sua solidez. Todas as outras coisas sendo iguais, são os comerciantes que dão preferência às autoridades. Isso é importante porque existem quotas inequívocas para o número de autorizações de residência emitidas.
Saindo do país por mais de 30 dias, você poderá se deparar com o cancelamento desse status.
Você pode abrir um novo empreendimento já no 2º dia de sua estadia em Montenegro. Portanto, a prioridade é dada às organizações que criam empregos no território do estado. Além disso, os negócios exigem muito mais conhecimento das leis locais e regulamentos financeiros do que a vida normal. É melhor estudar muitos dos detalhes no local.
A realidade da existência da empresa, como em outros países, é confirmada por:
- contratação de pessoas;
- arrendamento de instalações;
- compra de equipamentos, consumíveis, matérias-primas;
- vendas de produtos acabados e serviços;
- pagamento de impostos e taxas.
Refugiados
Há muitas notícias sobre as inundações de refugiados que inundam a Europa. Como costuma acontecer, isso é exagerado. Inclusive porque é difícil dar um passo do reassentamento forçado para a cidadania plena. Você terá que provar exaustivamente seu direito de receber o status de refugiado.
É quase impossível provar perseguição política aos habitantes da Rússia, e os fundamentos econômicos não são considerados.
As condições nos campos de refugiados são extremamente ruins. Apenas a quantidade mínima de alimentos e higiene básica é mantida. Recomenda-se, inclusive a nível quase oficial, que procure um imóvel por conta própria. O interrogatório nas autoridades de migração é muito difícil, o comportamento é avaliado com muito cuidado. É provável que, nos próximos anos, a emissão da condição de refugiado e a subseqüente concessão da cidadania sejam mais restritas.
Obtenção de cidadania
Ao imigrar para Montenegro, vale lembrar que a cidadania é concedida apenas a quem já vive no país há pelo menos 5 anos. É emitido mais rápido apenas em alguns casos:
- quando há família com cidadão da república há 3 anos;
- quando uma pessoa é reconhecida como refugiada;
- quando o candidato é de origem montenegrina;
- quando é parente de cidadão montenegrino ou estrangeiro já titular da cidadania montenegrina.
Avaliações
A maioria das reclamações de migrantes para Montenegro está relacionada ao baixo padrão de vida. Na maioria das vezes, os imigrantes da Rússia trabalham na área de turismo, fotógrafos, programadores, freelancers (na mesma ou em outras indústrias). O custo de alugar um apartamento e pagar pelos serviços públicos não prejudica muito o seu orçamento pessoal. Não há necessidade de acumular grandes somas de dinheiro. É apenas o suficiente para pensar bem.
Devemos estar preparados para que, ao alugar um imóvel, seja cobrada imediatamente uma taxa para o primeiro mês e o mesmo depósito de seguro para o mês seguinte. O depósito quase nunca é devolvido, mesmo que todos os bens estejam em perfeitas condições. A alta umidade perto da costa exige uma inspeção muito cuidadosa de todas as propriedades em oferta. A infestação de fungos é bastante comum lá.
Para emigrar, você deve aprender o idioma (isso é útil para você e mostra respeito pela população local).
As chuvas de inverno podem levar ao desânimo. Mas basta ir a outra região de Montenegro para mudar a situação. Os imigrantes estão satisfeitos com o nível de segurança neste país. Para abrir um negócio, é recomendável utilizar os serviços de agências especializadas. É bem possível ter sucesso aqui, o principal é pensar em tudo e agir com atenção!
Para saber quanto dinheiro você precisa para imigrar para Montenegro, veja o vídeo abaixo.