Montenegro

Durmitor: descrição, atrações, direções

Durmitor: descrição, atrações, direções
Contente
  1. Descrição
  2. Clima
  3. O que ver?
  4. Como chegar lá?

Durmitor é uma reserva nacional montenegrina, que está localizada na parte norte do país. Esta cordilheira é reconhecida como a maior do mundo e tem 48 picos, sendo que o maior deles tem 2523 metros de altura.

Descrição

O Parque Nacional Durmitor é muito popular entre os turistas do país. Montenegro anunciou a criação do parque em 1952, mas, na verdade, a necessidade de proteger as áreas naturais foi declarada pelo Príncipe Nicolau I em 1907. Hoje esta área faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Durmitor é considerado um verdadeiro milagre da natureza, já que aqui em um enorme território estão localizados e florestas antigas, montanhas, lagos e rios. Junto com as belezas naturais, sobreviveram aldeias antigas, nas quais existem moradores que vivem de acordo com regras e cânones ancestrais. O modo de vida secular não mudou desde os tempos antigos, então uma pessoa comum que vem aqui pela primeira vez se sente em uma dimensão completamente diferente.

A área registrada do parque é de 390 quilômetros quadrados e está localizado entre as cidades de Zabljak, Shavnik, Pluzine, Mojkovac, Pljevlja. Expedições são enviadas regularmente para esta área natural. Ao mesmo tempo, os locais são tão ativos na visita ao território quanto os estrangeiros. Há muitos visitantes em Durmitor o ano todo. O parque é popular no verão por sua beleza natural, e no inverno você pode alugar uma prancha de snowboard ou esquiar.

Além da cordilheira, os rios Tara, Sushitsa e Draga correm no parque. Belos prados, florestas, lagos, numerosos riachos de montanha. Para comodidade dos turistas, concentra-se toda a infraestrutura necessária à viagem na cidade de Zabljak. Quase todas as rotas de excursão começam aqui, escaladores e caminhantes começam seu caminho a partir daqui.

Shavnik é uma cidade pequena, a menor em termos de população local... De acordo com o censo de 2003, 570 pessoas estão registradas aqui. Na cidade nascem os rios Bukovitsa, Bele e Shavnik, escolhidos pelos amantes do rafting.

Os prados e pastagens locais permitem que os residentes desenvolvam ativamente a criação de animais, de modo que aqueles que gostam de comer produtos naturais também vêm à cidade. As seguintes excursões são organizadas a partir da cidade:

  • canyon Nevideo - Komarnitsa;
  • Mosteiro da Bijela;
  • Mosteiro de Podmalinsko;
  • Parque Nacional Durmitor;
  • Rio Shavnik.

Pluzine é outra cidade com 1.500 habitantes, famosa por sua usina hidrelétrica e reservatório local. O povoado foi escolhido pelos amantes das atividades ao ar livre, a partir daqui começa o rafting nos rios Tara e Piva. Tara faz parte da área protegida de Durmitor. Este rio corre entre rochedos pitorescos e cai periodicamente com cachoeiras. A temperatura da água não sobe acima de + 15 ° C, é considerada potável. Na Europa, é a maior via fluvial, cuja água não requer purificação.

Moikovac é outra cidade às margens do rio Tara, e daqui há acesso às montanhas Sineyavina e Belasitsa. Esqui e rafting são atividades populares para os turistas que escolheram esta cidade como parada.

Os lagos circundantes são ricos em trutas, por isso os amantes deste tipo de lazer reúnem-se aqui durante a época de pesca. Entre os atrativos da cidade estão:

  • a casa da moeda do século 12;
  • o mosteiro de São Jorge;
  • Mosteiro da Moraca.

Hotéis populares onde os turistas gostam de ficar:

  • Krstac;
  • Palas;
  • Tara;
  • Lipka;
    • Bianca.

    A tarifa média do quarto é de 35 euros por dia por pessoa.

    Clima

    A zona climática de Durmitor está localizada ao norte da zona costeira, portanto em maio e junho é mais frio aqui do que na maior parte do país. O parque nacional também atrai pela sua frescura. Aqui você pode se esconder do calor que assombra os montenegrinos durante a alta temporada.

    É conveniente monitorar o clima em Durmitor no inverno, verão, primavera ou outono usando uma tabela meteorológica especial, que inclui dados de vários anos. Por exemplo, um diagrama obtido nos últimos 30 anos informará sobre as características climáticas típicas da área. Condições meteorológicas esperadas que você mesmo pode estudar facilmente:

    • temperatura;
    • precipitação;
    • brilho do sol;
    • ventoso.

    As cartas meteorológicas estão disponíveis em recursos da Internet, como meteoblue. Dados da Durmitor indicam que a temperatura máxima aqui pode ser em agosto (até +22 graus), e a mínima é possível em janeiro (-5 ° C). Ao mesmo tempo, pode ser cerca de -16 ° C à noite. Não é particularmente ventoso aqui: a velocidade das rajadas de vento é de 4 a 12 m / s. A maior quantidade de precipitação é possível em abril, maio e, especialmente, chuvas frias em novembro.

    A temperatura média diária mais confortável pode ser em setembro - + 8 ° C, é nesta época que é especialmente bonita em Durmitor.

    Ao planejar férias, é recomendado levar em consideração os indicadores de temperatura média, para que você possa se preparar para todas as surpresas do clima na região. Considerando a programação de dias de sol e precipitação, pode-se dizer que Durmitor é o mês mais seco em julho. O tempo nublado aguarda os turistas que decidem ir para a reserva no inverno, bem como em março ou novembro.

    O que ver?

    As principais atrações de Durmitor:

    • percursos pedestres;
    • reservatórios e riachos;
    • estação de esqui.

    No território da reserva existe um gelo caverna Ledena pecina. Ele está localizado em uma colina onde somente turistas treinados podem ir. A caverna tem 100 metros de comprimento. Sua superfície interna é pontilhada por belas estalagmites e estalactites. Os relevos gelados cintilam e cintilam, e em alguns lugares se assemelham a estátuas fantásticas.

    Outro marco famoso é Ponte Djurdzhevich. É considerada a mais alta da Europa, visto que se eleva acima da superfície em cerca de 172 metros, seu comprimento é de 365 metros. O edifício foi erguido no final da década de 30 do século passado.

    Até recentemente, essa ponte era a única que ligava o norte e o sul de Montenegro. O edifício tem valor arquitetônico e histórico. A ponte inclui cinco belos arcos, sob os quais se estende a vastidão do cânion.

    Existem muitas trilhas para caminhada no parque, a mais famosa delas é a ciclovia que leva ao famoso Lago Negro. Externamente, é verde esmeralda, transparente e visível por completo, até o fundo. O nome do reservatório deve-se à montanha próxima, que projeta uma sombra na superfície da água.

    Outro lago está conectado ao Lago Negro, que é chamado de Pequeno (é significativamente inferior ao primeiro em área). Em profundidade, é mais profundo, quase duas vezes. O lago existe devido ao derretimento das geleiras, numerosos riachos descem até ele, o maior dos quais é Fluxo do moinho. Ele difere do resto por sua constância e plenitude. Muitos outros riachos desaparecem antes que a onda de calor chegue em agosto.

    Ao redor dos lagos existe uma trilha de caminhada de cerca de 3 km, que pode ser percorrida em duas a três horas. Vistas naturais fascinantes se abrirão ao longo do caminho. Recomenda-se percorrer o percurso ao longo da manhã, pois então quase não haverá pessoas no caminho.

    Dito isso, a luz do sol é suave pela manhã, então você obterá fotos perfeitas. Para a passagem para o lago terá de pagar uma taxa - cerca de 2 euros.

    Outro curioso Lago Durmitor - Pivskoe, é famosa por sua água mais pura e belos cenários.

    Você pode contemplar toda a reserva da montanha mais alta Bobotov Cook... Existem rotas turísticas colocadas no topo, mas não podem ser chamadas de simples. A natureza nas montanhas é diferente, e a neve praticamente não derrete.

    As excursões ao parque nacional custam a partir de 40 euros para um adulto e cerca de 20 euros para uma criança, crianças até aos três anos não pagam. Rotas populares - para o Lago Skadar, que é considerada a maior da Europa, até ao antigo santuário da Moraca.

    Não menos popular desfiladeiro do rio Tara. Aqui tem bungee, tem restaurante com pratos da culinária nacional.

    Além das belezas naturais, o parque possui locais históricos. Estes são os mosteiros do Arcanjo Miguel, Dovolya, Dobrilovin, bem como cemitérios que datam do antigo período romano.

    A região é famosa por seu alto nível ecológico. Caminhar pela área local não está completo sem coletar ervas medicinais e preparar chás saudáveis. Esta área também é popular entre caçadores e pescadores.

    Como chegar lá?

    No mapa das rotas turísticas, Durmitor é marcado como um parque de montanha, um lugar de recreação ativa. A maneira mais conveniente de chegar até ela é pela cidade de Zabljak (o nome se traduz como "piscina infantil"). A cidade está sempre cheia de turistas, no inverno vêm aqui os amantes do esqui alpino e, no verão, os adeptos das caminhadas e do ciclismo.

    Zabljak dificilmente pode ser considerada uma cidade pelos padrões russos, já que pequenas casas particulares aqui estão alinhadas ao longo de uma rua. A área é limpa, o alojamento em parques de campismo para um turista custará a partir de 25 euros ou mais. O "Razvrshe" é o "hotel" local mais popular com chalés para duas pessoas, com duche e WC, bem como televisão por satélite. Os quartos e uma cama no setor privado são amplamente alugados, então será muito fácil encontrar um lugar para ficar durante as suas férias.

    É organizado um serviço de autocarro para a cidade, por exemplo, da capital pode-se chegar ao local por 7 euros. Apenas as estradas locais são de baixa qualidade e a distância da capital é bastante longa - mais de 120 km. O tempo de viagem da capital é de pouco mais de 2 horas.

    Demorará quase três horas para chegar da cidade de Tivat. A estrada que sai desta cidade turística é melhor, a autoestrada está até incluída na rota europeia E65.Uma rodovia de duas pistas se estende ao longo de toda a costa do Adriático e conecta Budva, Petrovac, Sutomore, Bar e Ulcinj. Você pode usar um carro alugado para uma viagem.

    A distância exata entre Tivat e Zabljak é 177 km. Para se deslocar, necessitará de cerca de 15 litros de gasolina, cujo custo ronda os 18 euros.

    Se você não tiver um carro, você pode pegar a rota de ônibus de Tivat. Na parada Tivat Zob, você precisa entrar no ônibus, pagando à operadora cerca de dois euros. Depois de dirigir 10 km, você precisa descer na parada Kotor. Este caminho levará cerca de 20 minutos. No ponto de parada, você precisa pegar um ônibus Bozur, pagar cerca de 15-20 euros e dirigir até o seu destino final.

    A viagem de Kotor à cidade de Zabljak levará cerca de quatro horas. Outras rotas de ônibus populares:

    • Budva - Zabljak;
    • Bar - Zabljak;
    • Kolashin - Zabljak;
    • Petrovac - Zabljak.

    Também há uma rota de Belgrado, a tarifa será de 22 euros.

    No próximo vídeo, você pode se familiarizar visualmente com o Parque Nacional Durmitor, as montanhas e reservatórios de Montenegro.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa