Lista de pontos de referência em Tivat
Uma década atrás, Tivat era uma cidade completamente normal, mas demorou um pouco e esta área de Montenegro foi simplesmente transformada. De um lugar cinzento e monótono, tornou-se um dos centros turísticos do país.
Descrição da cidade
Tivat foi nomeada em homenagem à famosa rainha da Ilíria - ela governou Teuta, uma pequena parte de Montenegro. Em 229 AC. NS. A rainha foi atacada pelas tropas romanas e fugiu das terras férteis desenvolvidas perto do Lago Skadar para as terras na Baía de Kotor. Foi lá que sua residência de verão foi construída mais tarde.
A cidade hoje se destaca pela alta atratividade turística, e aqui está o porquê.
- Há um grande aeroporto internacional a menos de 5 km de Tivat.
- Tivat está convenientemente localizado - a antiga cidade de Kotor fica a apenas um quarto de hora de distância, um dos resorts turísticos mais populares de Budva está localizado a meia hora de distância, e não demorará mais de 20 minutos para ir de Tivat até as praias de areia da península de Lustica.
- A cidade tem uma infraestrutura bem desenvolvida - há muitos cafés e restaurantes com culinária nacional, há grandes estacionamentos pagos e gratuitos, internet wi-fi grátis.
- A cidade é pequena e compacta - se desejar, você pode facilmente percorrê-la a pé, para que os turistas não precisem alugar um carro para conhecer todos os pontos turísticos.
- Em Tivat, os visitantes têm muitas oportunidades de recreação ativa, o mergulho é especialmente comum. Não é por acaso que muitos hotéis têm seus próprios centros para mergulhadores experientes - eles podem mergulhar nas águas do Adriático a qualquer momento.Além disso, existem várias trilhas para ciclismo na cidade, e um mini-cruzeiro pela orla costeira é oferecido aos amantes dos passeios marítimos.
- Existem várias praias no litoral de Tivat, reconhecidas como uma das mais luxuosas e confortáveis de Montenegro. Em geral, são cerca de 17, sem contar as áreas de lazer privadas e as pequenas baías, que não são particularmente confortáveis, mas não perdem a procura. Talvez a única desvantagem do descanso nesta cidade seja o zumbido dos aviões decolando e pousando várias vezes ao dia. O aeroporto está muito próximo e os aviões são claramente visíveis e audíveis.
O clima em Tivat é ideal para turistas - ameno no outono e inverno, e quente, mas não exaustivo no verão... Temperatura do ar de junho a setembro durante o dia sobe para 26-29 graus, à noite é um pouco frio - o termômetro é mantido em torno de + 15-17 graus.
Você pode nadar nas praias de Tivat até outubro - nessa época, a temperatura do ar é mantida em 21-22 graus, e a água é aquecida até 20 graus.
No inverno, a temperatura raramente cai abaixo de zero, durante o dia o sol aquece o ar até 13-15 graus. As chuvas são escassas, mas seu pico máximo ocorre em novembro, além de dezembro e janeiro - portanto, esses meses não são muito procurados pelos visitantes de Montenegro.
O que você pode ver em 1 dia?
Se você tem muito pouco tempo para visitar Tivat, em primeiro lugar vale a pena dar uma olhada nas mais belas baías da cidade. O mais popular entre os visitantes é a marina moderna para iates caros. Porto Montenegro, o único complexo de iates na costa do Adriático. Inicialmente foi concebida como uma pequena vila, pelo que pode encontrar aqui Regent Hotel & Residences cinco estrelas, um complexo esportivo, um grande número de museus e bons restaurantesalém disso, há tudo que você precisa para fazer a manutenção de iates: oficinas, pequenas oficinas, rampas e, claro, reabastecimento.
A construção desta “cidade dentro da cidade” começou em 2006, e alguns anos mais tarde o Porto Montenegro tornou-se um porto de pleno direito para pequenos navios. Em 2015, ele foi reconhecido e premiado pela British Yacht Ports Association por um júri de autoridade.
No território desta mini-cidade, conta com empresas conhecidas em todo o país. Museu do patrimônio marítimo, suas coleções falam sobre a história vitoriosa do Adriático e mostram todas as melhores tradições das regiões costeiras de Montenegro. As amostras da exposição incluem mais de 30 peças, aqui você pode encontrar submarinos feitos na Iugoslávia, equipamentos para navios a vapor austro-húngaro, várias máquinas industriais e até mesmo o diário da Princesa Xênia de Montenegro.
As paredes do complexo único são decoradas com pinturas de Salvador Dali, Kulis e Roy Lichtenstein. Junto à entrada do museu, encontra-se um par de submarinos, levantados da parte inferior e restaurados.
Um passeio aconchegante passa por Porto Montenegro, de onde os turistas têm uma vista incrível de Baía de Tivat. Ao longo do passeio poderá ir até à Baía de Kalimania, onde poderá observar um grande número de pequenas embarcações pertencentes a pescadores locais - aqui poderá sentir todo o sabor nacional e originalidade desta terra única.
A propósito, no caminho você pode olhar para parque da cidade bem conservado, localizado perto da marina - este é um lugar aconchegante onde os moradores com seus filhos adoram passear. As pessoas chamam este parque Capitol, foi fundado em 1892. Naqueles anos, Montenegro estava sob o jugo da Áustria-Hungria, era aqui que o famoso General Maximilian von Stern mandava trazer plantas de todo o mundo, onde havia apenas navios civis e militares.
É por isso que existem tantas plantas verdadeiramente únicas aqui.
Lugares interessantes dentro da cidade
No entanto, a descrição dos pontos turísticos de Tivat não termina aí. Detenhamo-nos com mais detalhes em uma visão geral dos lugares mais populares para turistas nesta pequena cidade.
Palácio de bucha
Nos tempos antigos, este palácio pertenceu à família Bucha - eles eram diplomatas famosos na corte real. A história do edifício remonta a mais de cinco séculos, ao mesmo tempo que era considerado verdadeiramente luxuoso. O conjunto arquitetônico inclui um edifício residencial, uma torre defensiva, uma pequena igreja e anexos.
Toda a área é cercada por uma cerca de pedra. Infelizmente, até hoje, a aparência original do palácio não pôde ser preservada - como resultado do terremoto que ocorreu em Montenegro, ele foi parcialmente destruído e passou por restauração e reconstrução subsequentes.
Hoje, abriga uma galeria de arte e os amantes da música clássica se reúnem aqui para desfrutar de apresentações de músicos renomados.
Igreja de São Sava
São Sava é considerado um dos santos mais queridos e venerados no território da ex-Iugoslávia. Nascido na família do Príncipe Stephen, ele foi tonsurado em uma idade jovem. Durante sua longa vida, Savva viajou muito, frequentemente visitando a Rússia, assim como Jerusalém. Graças ao seu excepcional dom diplomático, ele fez muito para impedir as destrutivas guerras destrutivas em seu país.
Após a morte de Estêvão em 1594, o vizir turco mandou queimar suas relíquias no alto Monte Vracar, mas sua fama permaneceu no coração das pessoas e foi passada de geração em geração.
Vários séculos depois, decidiu-se construir um novo templo, onde se conserva a única parte remanescente das relíquias - a mão, é ela quem se considera um dos mais importantes santuários do Montenegro.
Casa verona
Este edifício, erguido em estilo gótico renascentista, é um verdadeiro exemplo de um ninho nobre medieval. Inicialmente, a casa pertencia à famosa família Bisanti no Montenegro, mas em 1744 foi comprada por Antoine Verona. Infelizmente, hoje a publicação está abandonada, mas, mesmo assim, não perde seu espírito e valor histórico.
Para os turistas, são de particular interesse todos os tipos de carnavais que se realizam em Tivat. Assim, nos primeiros dez dias de fevereiro, aqui acontece um baile de máscaras tradicional em Montenegro, em maio moradores e visitantes da cidade celebram o Dia da Juventude, no final da primavera abre suas portas um festival gastronômico, durante o qual absolutamente todos podem saborear pratos feitos com uma planta incomum, que é considerada uma das variedades comestíveis de dente de leão.
No final de julho, na primeira quinzena de agosto, as apresentações acontecem no resort famoso teatro mediterrâneo Purgatori. Além disso, nos dias de verão, uma mini-olimpíada do jogo nacional "bochanyu" é realizada aqui - esta é uma versão local do jogo em pequenas cidades.
Em novembro, Tivat recebe os visitantes como parte das Jornadas de Cultura - durante as comemorações acontecem exposições, apresentações teatrais, espetáculos de todos os tipos e shows.
Atrações próximas
Há muitos lugares interessantes não muito longe de Tivat, que definitivamente valem uma visita.
Mount Vrmac está localizado em uma pequena península, podemos dizer que Tivat fica bem no sopé desta rocha. A montanha irá agradar aos amantes de esportes ativos e caminhadas na floresta de pinheiros relíquia, enquanto caminha a partir das plataformas de observação, vistas deslumbrantes se abrem. Na verdade, toda a península de Vrmac é um lugar ideal para caminhadas e trekking. Não é por acaso que os moradores chamam este lugar de paraíso natural na terra, são mais de 20 trilhas para caminhadas e várias ciclovias íngremes.
Selyanovo - uma pequena vila turística, muitos consideram-na uma das partes de Tivat, no entanto, os locais dizem o contrário.No entanto, o status administrativo não importa. A única coisa que é importante para os turistas é uma praia de areia incomumente bonita que se estende por um promontório incrivelmente bonito com um farol alto.
Você pode até caminhar até a praia - o caminho de Tivat não levará mais do que 15-20 minutos.
Lower Lastva localizadas imediatamente atrás de Selyanovo, existem também várias praias, no entanto, em termos de beleza e habitabilidade, são inferiores às zonas de lazer de Selyanovo - o facto é que aqui as praias são maioritariamente de betão. Mas, por outro lado, os visitantes podem apreciar a vista de pequenas casas venezianas e outros vestígios do antigo luxo da região. Na verdade, Lower Lastva é considerada um monumento a céu aberto e, portanto, todas as trilhas para caminhadas passam por essa área montanhosa.
Montanha Lastva - outra pequena aldeia, localizada no topo do Monte Vrmac, 300 m acima do nível do mar. Da costa à aldeia existe um caminho íngreme com cerca de 3 km de comprimento. As pessoas viveram em Gornaya Lastva desde tempos imemoriais, mas em meados do século passado, quase todas se mudaram, então hoje apenas algumas pessoas que cultivam uvas e azeitonas vivem lá. Ecologistas montenegrinos se esforçam para popularizar o lugar e, apesar de a vila estar quase totalmente abandonada, fluxos de turistas correm para cá, como antes.
Recentemente, estão em curso discussões sobre a possibilidade de criar uma ecovila em Lastva.
Kalardovo É uma das praias mais confortáveis de Tivat. O local está localizado em uma baía aconchegante, o litoral é predominantemente arenoso, a entrada para a água é rasa, por isso o local é especialmente procurado por visitantes da cidade com crianças.
Tivat Solila - a famosa reserva montenegrina, que fica a apenas dois quilômetros do aeroporto. É o lar dos pássaros mais bonitos e surpreendentes - flamingos cor-de-rosa, bem como cormorões e outras aves exóticas podem ser encontrados aqui. A zona é bastante pantanosa, pelo que, para comodidade dos visitantes, estão equipadas zonas pedonais e ciclovias, bem como vários miradouros.
Arquipélago monástico consiste em três pequenos ilhéus, em anos anteriores pertenciam inteiramente à igreja, e todos os edifícios sobre eles eram de natureza exclusivamente religiosa. Durante a construção do socialismo, na Iugoslávia, a religião foi separada do Estado e considerada contrária à ideologia comunista.
A maioria dos edifícios foi destruída, mas, no entanto, alguns sobreviveram até hoje.
Ilha das Flores na verdade, tem um nome muito mais prosaico - Prevlaka. Na verdade, é difícil chamá-la de ilha, pois está ligada ao continente por um pequeno istmo. Em anos anteriores, a área era rica em vegetação, no entanto, com o tempo, as flores aqui diminuíram e a composição dos habitantes mudou significativamente - vieram aqui os militares iugoslavos, que construíram pensões.
Um pouco mais tarde, refugiados da Bósnia se estabeleceram aqui - como resultado, nada restou da antiga beleza dos jardins floridos aqui. Dos monumentos históricos, apenas um templo em ruínas e as ruínas de um hotel conhecido ao mesmo tempo podem ser distinguidos.
Ilha de São Marcos está localizado logo atrás da Ilha das Flores. Durante a existência da Iugoslávia, existia um grande eco-território com um hotel em forma de bangalô e uma grande área de lazer. Mas durante o colapso do país, todos os projetos ambientais foram esquecidos e a ilha mergulhou na devastação. Hoje, todos os imóveis foram comprados por uma das maiores corporações do país e estão em andamento as obras de reconstrução do local.
Para uma visão geral dos pontos turísticos de Tivat, veja o vídeo a seguir.