Atrativos da cidade de Budva em Montenegro
Um dos melhores lugares para se hospedar em Montenegro é, sem dúvida, Budva. Juntamente com a área circundante, forma a famosa Budva Riviera - o principal pólo turístico do país.
Descrição de Budva
A cidade turística está localizada no centro da costa do Adriático de Montenegro, sua área total é de 122 km² e o comprimento das praias é de cerca de 12 km. A faixa costeira é cercada por belas montanhas.
O primeiro assentamento apareceu no século 5 aC.
O resort está subdividido em Cidade Velha e Cidade Nova. Em Old Budva há um sentido de civilização medieval, todos os monumentos históricos daquela época estão concentrados nela. A nova cidade é um local de entretenimento, onde se encontram uma grande quantidade de hotéis, pousadas, lojas e opções de lazer. A principal praia eslava também está localizada aqui.
Esta cidade irá agradar a diferentes categorias de viajantes. O clima ameno, o mar quente, as praias de areia bem equipadas e muitas diversões infantis serão apreciados por famílias com crianças. A abundância de restaurantes, clubes, discotecas, campos desportivos e campos de ténis agradará aos jovens e aos que preferem passar as férias com energia e diversão. Conhecedores de história e atrações culturais serão atraídos por templos, igrejas, ruas antigas, casas e outros objetos.
Um mapa turístico de Budva irá ajudá-lo a navegar pela área, decidir sobre uma visita de entretenimento e excursões.
Objetos históricos
Ao longo da sua existência (quase 2500 anos), esta acolhedora cidade montenegrina assistiu a muitos eventos memoráveis.Os gregos são considerados os fundadores da cidade, mais tarde o domínio passou para os romanos e bizantinos, na Idade Média fazia parte da República de Veneza. Desde o século XIX, a cidade tornou-se súdita da Áustria-Hungria, após a Primeira Guerra Mundial foi incorporada à Iugoslávia, e desde 2006 é o principal balneário de Montenegro.
Cidade Velha
Normalmente, é a partir desta parte que os viajantes começam a conhecer Budva - é muito confortável para caminhar, seu sabor medieval é sentido aqui. Ruas estreitas e praças dão charme, ao lado das quais há bares, cafés, lojas de souvenirs e edifícios residenciais. Este local histórico também oferece aluguel por temporada.
A Cidade Velha está rodeada por uma muralha, que tem 6 passagens, por qualquer uma delas se chega facilmente ao território.
Uma de suas principais atrações é a fortaleza marítima.
Cidadela
A Cidadela é uma poderosa fortaleza no ponto mais alto da estância, destinada a proteger a cidade do mar. As paredes da fortaleza foram alteradas 4 vezes, o primeiro edifício foi erguido em 840, a maior parte foi construída no século XV. Aqui estão preservadas torres, brechas, quartéis (século XIX), escadas.
Agora, o trabalho do Museu Marítimo e da biblioteca é organizado no território da cidadela, onde são recolhidos livros antigos sobre a história da Península Balcânica. Há um restaurante com acesso ao terraço da torre, que oferece uma visão geral de toda a cidade.
Em uma das paredes da cidadela (em frente à biblioteca), há um baixo-relevo representando o símbolo da cidade - dois peixes se entrelaçando. Segundo a lenda, há muitos anos viviam amantes em Budva, cujos pais foram proibidos de casar. Para não se separarem, eles se lançaram ao mar, mas não se afogaram, mas se transformaram em belos peixes que ainda nadam no Mar Adriático. Eles se tornaram o símbolo da cidade e explicam seu nome “Budva - haverá dois em um”.
A cidadela (como, em princípio, a Velha Budva inteira) é atraente para muitas equipes de filmagem que criam documentários e filmes históricos. Um grupo de cineastas trouxe um sino gigante e uma âncora para o set do filme. Eles se encaixam tão perfeitamente no quadro geral que decidiram deixá-los como um presente. Desde então, essas esculturas têm atraído a atenção dos turistas.
Museu Arqueológico
É um edifício de 4 andares repleto de muitos objetos antigos que foram descobertos em várias partes do país. As exposições são representadas por achados que datam do século V. AC NS. até a Idade Média. Aqui você pode ver lajes de pedra com inscrições, moedas antigas, pratos, cerâmicas, joias.
Templos
Nesta parte da cidade, existem igrejas antigas: São João, Santa Maria e Santíssima Trindade, que ainda estão em funcionamento. Dentro deles, os visitantes poderão ver painéis antigos, afrescos decorados com ouro e ícones valiosos. Uma pequena igreja de São Sava está localizada nas proximidades, mas no momento não está operacional.
A vida durante a temporada de férias no território da Cidade Velha é muito rica, muitos eventos culturais são organizados aqui: exposições de artistas, encontros de poesia, festivais de música e teatro.
Fortaleza de Mogren
É um dos monumentos históricos mais significativos do país. Ele está localizado no lado oeste da Baía de Budva, acima da praia Mogren-2. A fortaleza foi construída sob o domínio austro-húngaro na segunda metade do século 19 para proteger as fronteiras da cidade a partir do oeste. Durante a Segunda Guerra Mundial, um depósito de munição foi localizado aqui.
A fortaleza está disponível para visitas gratuitas, não existem excursões organizadas às suas paredes. Você pode chegar por conta própria, chegando ao final da praia é preciso escalar as pedras. O caminho mais seguro de Budva é ir até a rodovia Yadransky Way e seguir as placas, é impossível se perder.
A fortaleza oferece vistas da Velha Budva, da Praia Jaz e da Ilha Nikola.
Lugares sagrados
Devido à abundância de santuários, Montenegro é atraente para os peregrinos.Mas mesmo simples, sem sofisticação nesses assuntos, os turistas podem se interessar por antigas catedrais e templos.
Catedral de São João Batista
O lugar sagrado mais famoso da Cidade Velha, seus primeiros edifícios surgiram no século VII. Devido a desastres naturais, a catedral foi destruída, por isso foi reconstruída várias vezes. A vista que sobreviveu até hoje foi adquirida pelo templo em 1640. É constituída por uma torre sineira, uma igreja e um palácio episcopal.
- Torre sineira. Ele está localizado no lado norte da catedral e pode ser visto de qualquer parte da cidade. Sua elevação chega a 36 metros. Subindo até o topo da torre do sino, você pode admirar o resort de uma vista aérea.
- Igreja de São João Batista... Exteriormente tem uma aparência simples, mas a decoração interior é bastante rica. Contém o ícone milagroso da Virgem Maria com o pequeno Jesus. Presume-se que foi escrito por São Lucas no século XII, e é reverenciado por todos os crentes.
- Palácio do bispo... Localizado no lado sul da catedral, é um edifício gótico.
Mosteiro podmaine
Um mosteiro ortodoxo em funcionamento para homens, fundado nos séculos XII-XIV. Disponível para visitas gratuitas a turistas. Localizada na zona norte de Budva, a cerca de 2,5 km do Centro Histórico. Ele também tem um segundo nome, Podostrog. Os nomes são dados devido à sua localização - na região de Main e Mount Ostrog.
Não será difícil chegar de qualquer lugar em Budva - você pode pegar um táxi ou ir a pé.
O mosteiro fica em uma colina, rodeado por uma alta fortaleza de pedra. Anteriormente, foi a residência de verão dos Metropolitas de Montenegro. Existem duas igrejas dedicadas à Dormição do Santíssimo Theotokos.
- Igreja da Pequena Assunção - construída no século XV, de dimensões muito reduzidas, acima dela encontra-se um miradouro, de onde se vê perfeitamente a costa.
- Igreja da Grande Assunção - erguido em 1747, os serviços ainda são realizados diariamente.
Igreja St. Petka
Em Montenegro, Santa Petka (Paraskeva, sexta-feira) é especialmente reverenciada, ela é solicitada a se curar de doenças, para encontrar e manter a felicidade familiar. Em homenagem a este santo, pequenas igrejas e capelas são erguidas junto às estradas (sexta-feira).
Localizado perto do mosteiro Podmaine, aparentemente uma igreja pequena e comum. É significativo porque tem dois altares onde se realizam cultos para cristãos ortodoxos e católicos.
No território da igreja existe um pequeno parque com uma nascente e um pequeno cemitério.
Entretenimento
Repousando neste belo resort, o turista esquece completamente o tédio e a rotina, aproveitando o descanso e a diversão, que se apresentam da melhor maneira possível.
Parque aquático
De todos os centros de entretenimento aquático da região do Adriático - o parque aquático em Budva é o maior, com uma área de mais de 41.000 metros quadrados. Localizada em uma colina, pelos seus objetos parece que o litoral e a cidade estão muito abaixo, o que torna o esqui ainda mais interessante e deslumbrante.
Para as crianças, há uma bela cidade aquática com toboáguas e piscinas. A visita ao parque aquático para crianças com altura inferior a 100 cm é gratuita.
A entrada nas pistas de água é permitida a crianças com pelo menos 110 cm de altura, mas os visitantes jovens também não se aborrecem, pois existem várias piscinas para eles. O parque aquático hospeda constantemente eventos de entretenimento infantil.
Existem 7 atrações aquáticas extremas para adultos:
- "Hydrotube" - altura de descida 17,5 me comprimento 60 m;
- "Tornado" - tubo de corrediça fechado com 145 m de comprimento;
- "Buraco negro" - um tubo deslizante fechado, normalmente encontrado em qualquer, mesmo no menor parque aquático;
- "Grande kamikaze" - o escorregador mais extremo, é uma descida para a piscina de uma altura de 26 m ao longo da borda íngreme da qual tem 67,5 m de comprimento;
- "Pequeno kamikaze" - análogo ao escorregador anterior, mas com menor nível de descida - 17,5 m de altura, 62,5 m de comprimento, a velocidade de descida chega a 80 km / h;
- "Rafting" - é permitido escalar este escorregador com crianças, sua altura é de 13 m e seu comprimento é de 122 m;
- "Multislide" - você também pode deslizar com crianças, a descida possui 6 rampas paralelas, você pode se divertir com sua família ou empresa, iniciando uma competição pela descida mais rápida.
Parque de diversões
Como em qualquer cidade turística, Budva possui um parque de recreação ativo para crianças e adultos. Funciona no verão no aterro. Para obter impressões e emoções inesquecíveis, pode ir a um parque de diversões, onde existem, por exemplo, os seguintes:
- "Kamikaze";
- "Carrossel";
- Dream Ship;
- trenzinho "Merry Rainbow";
- "Barcos de choque" na piscina;
- "Estilingues";
- curso de corda;
- bonde, bondinho;
- slide "Gigante";
- karting;
- trampolins;
- máquinas caça-níqueis.
Os amadores de desportos radicais e os que preferem um descanso, mas mais comedido, poderão encontrar o entretenimento ao seu gosto.
Há uma área especial para os fãs de esportes aquáticos ativos perto do parque. Você pode praticar esqui aquático, scooter, flyboard ou barcos mais tradicionais, caiaques, "Banana", "Vatrushka".
Arredores mais próximos
Durante as férias, você pode encontrar muitos itinerários interessantes para visitar ao redor do resort.
Ilha de São Nicolau
Situa-se apenas a 1 km da praia eslava e é claramente visível da costa. Também é chamado de Havaí de Montenegro por causa do restaurante na praia que leva esse nome. A ilha vale a pena visitar por causa do mar límpido e das baías aconchegantes. É possível chegar por meio de barcos que saem das praias. O território é pequeno - apenas 2 quilômetros, mas impressiona pela vegetação e pela limpeza ecológica. A área da praia tem cerca de 800 metros de extensão.
Há uma pequena igreja com o nome de São Nicolau, o padroeiro dos marinheiros, e esta ilha foi batizada em homenagem a seu nome.
Fortaleza Kosmach
O atrativo está disponível para visitas independentes, está localizado a 30 minutos de carro do resort em direção à cidade de Cetinje. Você pode chegar lá de táxi, carro alugado ou ônibus. O ônibus sai da rodoviária, você precisa descer na vila de Braiichi.
A fortaleza foi construída em 1850 sob o domínio austro-húngaro na colina Kosmach, localizada a cerca de 800 metros acima do nível do mar. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi parcialmente destruído (dos três andares erguidos, apenas dois permaneceram), vestígios de projéteis militares ainda são visíveis em suas paredes.
Ao caminhar pela fortaleza abandonada, você precisa ter cuidado, não há nada de particularmente notável no interior - desolação e devastação. Uma aparência mais impressionante da fortaleza, emoldurada por belas montanhas, fica do lado de fora. Além disso, a colina oferece uma vista deslumbrante da Riviera de Budva.
Sveti Stefan
A Ilha de Santo Estêvão está localizada a apenas 7 km de Budva. Anteriormente, era uma vila de pescadores comum e agora o resort de maior prestígio em Montenegro. As celebridades mundiais gostam de descansar aqui. Na verdade, toda a ilha é ocupada por uma cidade hoteleira. Há visitas guiadas para turistas, mas você também pode ir ver esse esplendor de ônibus ou táxi.
A cidade também tem muitos lugares interessantes a uma curta caminhada. Os fãs da vida noturna podem ir ao popular clube Top Hill, que está localizado nas colinas. Existem também discotecas à beira-mar.
Muitos turistas gostam de passear ao longo do Boulevard Slavyansky, há uma abundância de cafés, restaurantes, minimercados para roupas, muitas lojas de souvenirs, a venda de excursões em todo o Montenegro é organizada.
Budva oferece atividades de lazer interessantes e variadas. Muitos turistas, por terem passado por aqui, certamente vão querer voltar!
Os pontos turísticos da cidade são mostrados no vídeo a seguir.